Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Rosana 29/03/2024

Final simplório!
Bem.. acho que o final do livro foi bem simplório.
Sem muitas reviravoltas e consequências.
Tantas narrativas foram desnecessárias ao meu ver.
Poderia se um conto com menos páginas.
Todos os motivos foram bem rasos.

Comecei ele dia 25 ou 24. Terminei 29/03/2024

Veh Peter 27/03/2024

"Quero demonstrar-lhe, mademoiselle, que mesmo nas pequenas questões eu sou uma espécie de mágico. Há muitas coisas que sei sem precisar que alguém me diga."
Muito bom!!!! Logo no início do livro da pra perceber que vai ser um clássico com a essência do Poirot. Confesso que a canção dos cinco porquinhos me fez lembrar a dos dez negrinhos que foi um livro que eu gostei bastante.
A Agatha nos apresenta cada personagem envolvido no crime e quais as suas impressões sobre o fatídico dia, primeiro sob o ponto de vista do Poirot e depois através de cartas escritos por eles mesmo. Dessa forma, nos apegamos à personagens e vamos tirando nossas próprias conclusões sobre o que teria acontecido de verdade.
No final, ocorro a reconstituição do crime e o motivo de eu ter dado 4 estrelas foi porque o final eu achei bem prevesível mas gostei bastante do enredo e da forma como o livro se desenvolveu.
É uma leitura bem fácil e agradável. Recomendo.

Felipe 24/03/2024

Ok
Primeira experiência que não foi a melhor possível com Ágatha.
Achei os encontros e as cartas um pouco exagerados (tamanho). A história é boa e o desenvolvimento bom também e ela faz um bom trabalho em nos fazer suspeitar de todos menos do verdadeiro culpado.
Uma boa leitura no fim das contas.
literairebloem 31/03/2024minha estante
Se essa foi sua primeira experiência, então, devo dizer-lhe, não deves ter, de facto, uma impressão justa da Rainha do Crime, inquestionavelmente! Recomendo demasiado a leitura de "E Não Sobrou Nenhum" (o mais conhecido e maior clássico da autora, que, em minha opinião, faz jus à fama!) e outro que considero bom, "O Adversário Secreto, de Tommy e Tuppence" (livro onde é apresentado o casal de detetives, e em minha opinião, bem envolvente e com final que me foi bem imprevisível). Espero que possa aproveitar melhor uma leitura que demonstre mais os dons da mesma!

Felipe 01/04/2024minha estante
Eu sou fã incondicional dela. É meu refúgio literário sempre que eu tenho dúvida do que vou ler. Acho que foi o oitavo livro dela que eu li e o primeiro que, pra mim, foi um pouco cansativo.

Jackson121 19/03/2024

Diferença entre a solução e a resolução
Simplesmente ele mostra que o caso já foi resolvido, mas nada solucionado. Tem mistérios e fatos interessantes que te deixam em dúvida por algum tempo até você se esquecer e, mais tarde, você lembrar de uma maneira muito mais clara e surpreendente

Uma crítica interessante é que, por mais que a premissa tenha sido super interessante, a questão do poema sobre "os 5 porquinhos" não foi tão abordado assim. Por mais que apareça entre algumas linhas e títulos, achei que não foi o suficiente

Maria Cristina 17/03/2024

Um dos únicos livros de Agatha que consegui imaginar de quem se tratava o assassino, mas vale muito a pena ler.

Tamara Ferraz.As3Artes 16/03/2024

Intrigante e empolgante
Os cinco porquinhos é uma obra intrigante e tem uma trama muito bem construída. Um livro empolgante, com resolução surpreendente do caso em questão. O livro tem dois pontos interessantes : Primeiro, os suspeitos escrevem um relato do crime sob seu ponto de vista. Segundo, o crime desvendado, enfim o confronto de duas realidades.
A forma como o enredo é conduzido é fantástica. Você realmente precisa chegar as últimas páginas para entender toda a trama e se surpreender com o final.

Bruna 11/03/2024

Muito, muito bom

Desconfie de quase todos, inclusive da pessoa culpa ?.

Mas o método para descobrir foi muito bom, tentei prestar atenção aos detalhes e mesmo assim não é nada comparado a nosso detetive ?

Faria 09/03/2024

Agatha Christie desta vez coloca Hercule Poirot para desvendar um crime que ocorreu há dezesseis anos atrás.

A autora habilmente conduz o leitor por uma teia de pistas e personagens, revelando surpresas até o desfecho final.

E que final, quando você acha que descobriu quem foi o assassino, lá vêm Poirot com novas pistas e nada é o que parece.

Paulinha 04/03/2024

Amei!!!
Um mistério intrigante é desvendado através de uma investigação minuciosa, revelando segredos do passado que simplesmente me surpreendeu!!! Amei!!!

FabAola.Helem 04/03/2024

THE QUEEN
Já escutei muito sobre a Agatha. O quanto ela é uma escritora incrível. Rainha do suspense. Isso tudo me fez ter muitas expectativas, e, por isso, sempre enrolei muito pra ler os livros dela.

Esse foi o primeiro livro que li dela e eu simplesmente passei a noite acordada pensando sobre o que eu tinha acabado de ler.

Ela é excepcional na escrita, na divisão do livro, da maneira que ela engana a gente com detalhes que sempre estiveram ali, que a gente leu e não se tocou. Os personagens são cativantes e complexos ( ou detestáveis e complexos kkkk) e a narrativa não te faz só ler ela me fez fazer anotações, teorizar, passava 90% do tempo falando sobre o livro e os outros 10% rezando pra alguém falar sobre pra eu falar mais um pouco.

Enfim, incrível, incrível como tudo se liga, tudo se justifica tudo se conecta. Acho que vou passar outra noite olhando pro teto kkkkkkk

Só não dei 5 estrelas, porque no final não mostra as reações das pessoas com a verdade revelada. Não que torne a obra incompleta, pq do jeito que acaba já é excepcional, é só minha necessidade de finais detalhados kkkk

Patrick 03/03/2024

Simplesmente incrível
Que livro incrível, fiquei totalmente imerso no caso, fazia um tempo que eu não ficava tão empolgado com uma história!
A autora conseguiu me deixar completamente com muita vontade de ficar lendo o próximo capítulo, ela tá na minha lista de autores favoritos!
Agora vou procurar de ler os outros livros dela kk

Rebecca165 01/03/2024

Livro muito bom, que me prendeu nas primeiras páginas! Amei e odeie as personagens e criei várias hipóteses do que realmente aconteceu.
Acho que por causa própria premissa o livro pode ser um pouco repetitivo, mas isso não me incomodou tanto
Por fim achei o final muito bom, e embora não tivesse passado pela minha cabeça nada disso, acho que faz todo sentido.