Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Iago_B 28/02/2024

Essa foi a minha primeira obra de Agatha Christie, comecei sem esperar nada, e recebi absolutamente tudo.

O detetive Poirot tem a árdua tarefa de desvendar um mistério de 16 anos atrás, e para isso, deve colher depoimentos das 5 pessoas que estiveram de alguma forma envolvidas na tragédia e confrontar seus relatos para descobrir a verdade.

O livro é enxuto, sutil mas ao mesmo tempo visceral, foge de todas as obviedades, não cai em armadilhas do gênero que tentariam autores menos certeiros, mas Agatha Christie não é qualquer escritora e "Os 5 Porquinhos" definitivamente não é qualquer livrete criminal.

Julia Moraes 27/02/2024

O livro tem uma estrutura diferente das outras histórias da Ágatha Christie, repassar a mesma cena várias vezes e em alguns momento cheguei a achar chato. Mas, como sempre, a curiosidade de saber o desfecho fala mais alto porque ela sabe como cultivar isso no leitor.

deardean 25/02/2024

Que rainha
Esse livro é sobre um caso que aconteceu há anos atrás, então Poirot não tem nada físico pra poder analisar e investigar, ele precisa resolver o mistério apenas conversando e pegando o relato das pessoas envolvidas na época e sentando numa cadeira pra pensar e, bem, ele é o Poirot.

Basicamente eu ENGOLI essa leitura, fiquei o tempo todo criando mil teorias e consegui errar mesmo assim (e isso foi muito gratificante!)

Mais uma leitura maravilhosa da nossa rainha.

Jessikelly0 22/02/2024

OS CINCO PORQUINHOS
Mais um mistério da rainha do crime concluído com sucesso.
O enredo, inicia-se com Carla Lemarchant, uma canadense de 21 anos, que procura Hercule Poirot para investigar o caso de 16 anos atrás de seus pais.
Carla quer casar-se (sinto que já vi essa cena antes, em outro romance da Agatha rs") mas, primeiro ela precisa descobrir o mistério do assassinato de seu pai, um artista chamado Amyas Crale. Sua mãe, Caroline, foi condenada à prisão perpétua pelo envenenamento mortal do marido, porém, ela não sobreviveu muito tempo na prisão. Embora todos acreditassem piamente que Caroline é a assassina (ela também "assumiu" a autoria na época), ela deixa uma carta para sua filha Carla, alegando sua inocência.
É muito interessante como o quebra cabeças começa a encaixar diante da visão das cinco testemunhas do caso. Cada um tem um ponto de vista diferente sobre o dia do incidente, e Poirot precisa juntar todas as peças. Sobre o final, é claro, não poderia faltar aquela famosa reviravolta das histórias de Christie.

Beatriz.Maiostri 21/02/2024

:O
Meu primeiro livro da agathinha e achei muito doido o plot twist, ela conduz muito bem nosso pensamento; só achei que a narrativa poderia ser mais dinâmic

deborabaracho 21/02/2024

?É com os olhos da mente que realmente vemos?
Simplesmente amo as reviravoltas dos livros da Agatha. A criatividade q essa mulher tem é surreal! Mais uma vez desconfiei e não acertei o assassino kkk
A leitura prende, é gostosa, rápida e muito fluida. Poirot como sempre sendo a cereja do bolo. Recomendo

Lorenna.Lima 19/02/2024

Mais uma de Hercule Poirot
Eu amo esse velho desvendando um mistério. É sem dúvidas o melhor detetive da literatura. Usa da psicologia, da leitura de caráter e do comportamento humano como fio condutor à solução dos seus casos. E essa sempre é a melhor parte dos livros da Agatha, principalmente os com o Poirot, você pode até adivinhar o assassino, mas ela/ele sempre vai te surpreender no porquê e na revelação dos sentimentos e razões mais obscuros por trás dos crimes.

Bruna3810 19/02/2024

Chute o assassino e erre com ctz
Vc vai tentar mas o assassino é a pessoa que vc menos espera ou se dá conta de que existe na história hahaha

bruna 13/02/2024

História interessante, final nem tanto
Mais um livro da Agatha que finalizo e preciso dizer o quão a mente desta mulher escreveu coisas brilhantes. Adoro como ela escreve e o livro foi muito interessante, me prendeu a atenção do início ao fim.
Da metade do livro estava suspeitando de duas pessoas e infelizemente era uma delas, prefiro quando é extremamente surpreendente assim como em outras obras dela, não acredito que este livro seja uma delas.
Apesar de envolvente e bem escrito, o assassino estava aparente em minha percepção e o final foi fraco pois ficou em aberto e não levaria em nada indiferente se fizessem algo ou não. Ficou para imaginar, e quanto a Carla, nada foi dito sobre sua reação ou dos demais. Achei fraco.
Vale a pena ler apesar do final não ter sido surpreendente para mim.

Denilsoncampos 12/02/2024

Bons personagens!
Achei os personagens interessantes. No decorrer da trama notei alguns detalhes que me ajudaram a montar uma via de narrativa do que aconteceu, uma ideia forte. Agatha é muito escritora! O final é satisfatório.

Lucas1429 08/02/2024

Os porquinhos
É o primeiro livro da Agatha Christie que leio e, devo dizer, fiquei muito surpreendido. Não pensei que fosse gostar, não é muito o meu tipo de leitura, confesso, mas o mistério por trás da morte de Amyas Crale é bem curioso de se acompanhar e me deixou bastante envolvido. O início me pareceu um pouco maçante e lento, mas quando Poirot começa a entrevistar as testemunhas do caso Crale as coisas começam a fluir melhor. Falando nisso, foi muito interessante acompanhar as diferentes perspectivas de cada personagem sobre a tragédia e, principalmente, sobre os participantes centrais, Amyas e Caroline Crale. É uma investigação focada na psicologia desses personagens (coisa que gostei muito como foi feita), já que devido ao tempo, não existem mais tantas provas materiais a serem periciadas, o que resta é tentar entender quem eram Amyas e Caroline.
Não me pareceram repetitivas as narrativas das testemunhas, ou “porquinhos”, claro que os fatos centrais se repetem, mas, ao meu ver, as diferentes narrativas e pontos de vistas vão se somando e dando uma visão mais ampla do que, de fato, ocorreu. Os personagens são muito legais, com personalidades bem definidas e com participações que me agradaram. Ao todo, o livro me pareceu muito bem estruturado e com um ótimo final. Com toda certeza vou ler mais casos do monsieur Poirot.

Beatriz3857 07/02/2024

Mais uma obra da gata triste que me prendeu desde a primeira página, sou apaixonada na escrita de Agatha, amo todas as histórias e essa não seria diferente. a história é muito envolvente, o testemunho dos 5 porquinhos nos faz duvidar de tudo, criar outros cenários, arrumar algum motivo pela morte de Amyas e sério é surpreendente! não acertei de fato o culpado, MAS senti coisa ruim dessa pessoa no primeiro momento. recomendo demais!

Hugo.Mucci 04/02/2024

Mais uma vez com Agatha. Mais uma vez ludibriado.
A Rainha do Crime deu todas as possibilidades, deixou tudo escancarado na minha cara, mas acabei errando o(a) assassino(a).

O livro tem um formato um pouco diferente dos livros mais comuns do gênero, mas não é chato ou maçante, muito pelo contrário, pois mantém um ritmo muito legal e te prende do início ao final.

Acertei o motivo, a forma do assassinato, mas errei quem matou. É aquela pequena recompensa que a Agatha dá só pra fazer a gente ter alguma coisa para se gabar no fim do livro.

De qualquer forma, é mais uma recomendação da minha escritora favorita.

Ligiamx 01/02/2024

É com os olhos da mente que realmente vemos!
Hercule Poirot é contratado pra investigar um assassinato que ocorreu há 16 anos atrás, o pintor Amys Crale foi envenenado pela sua esposa Caroline, após está já não suportar mais as traições do marido. Caroline é presa e morta. Anos depois, a filha deles, já adulta, não acredita na culpa da mãe e contrata o detetive Hercule Poirot (o melhor de todos) para descobrir a verdade sobre o que aconteceu.
Nesse livro, cada suspeito após seu depoimento particular com Hercule Poirot, faz um relato por escrito dos acontecimentos do dia do assassinato, os suspeitos são: Philip Blake - melhor amigo de Amyas, Meredith Blake - químico e irmão mais velho de Philip, Elsa Greer - jovem amante de Amyas, Cecilia Williams - governanta e Angela Warren - irmã mais nova de Caroline.
Hercule Poirot consegue mais uma vez, através da pscicologia, revelar o verdadeiro assassino.