Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Leonardo.H.Lopes 14/01/2024

Os Cinco Porquinhos

Após 16 anos da morte de um famoso pintor e da condenação de sua esposa pelo crime, que se matou na prisão, Poirot recebe a visita da filha do casal que, após atingir a maioridade, recebe uma carta escrita por sua mãe antes da morte onde alega que é inocente. A partir dos relatos de cinco testemunhas oculares, tomamos conhecimento dos fatos. Os relatos destas testemunhas, escritos em primeira pessoa, não são confiáveis e escondem pontos cruciais dos acontecimentos conforme os interesses particulares de cada um desses narradores.

Entretanto, o detetive Poirot costura os fragmentos de relatos e descobre o que estava escondido, revelando ou não o verdadeiro assassino, mas descobrindo finalmente o que realmente aconteceu naquela tarde longínqua. O desfecho, de certa forma, surpreende. O leitor mais esperto, com toda certeza, consegue formular teorias embasadas sobre o que poderia ter levado uma ou outra daquelas pessoas a cometer o assassinato e o motivo de a mulher do pintor ter se mantido inerte, durante seu julgamento, mesmo sabendo que era inocente. Contudo, tudo o que parece não o é, e Agatha Christie consegue surpreender, nos últimos minutos do segundo tempo.

Um ótimo romance policial que, apesar de sua estrutura (não vemos muita ação acontecendo no presente da história e tudo nos é mais contado do que mostrado), a leitura consegue sim prender e ser leve, rápida, como todo livro da Agatha. Não é o suprassumo da literatura, mas nem todo livro precisa ter, haja vista que há dias em que tudo o que mais queremos é uma leitura despretensiosa para lazer e entretenimento.

Nogueira 14/01/2024

Incrível
Aghatinha não erra né? Como sempre, esse livro traz o Poirot investigando um caso que aparentemente já foi solucionado, ele entrevista as testemunhas, analisa documentos e consegue fazer mágica com o que acha. Não se engane, você vai ser enganado até o último capítulo. A grande pergunta que fica é: você tem certeza que sabe quem matou amyas?

Oly 13/01/2024

A história prendeu do início ao fim, fiquei muito curiosa pra saber o que tinha acontecido e sempre mudava de opinião até as últimas páginas

kau 11/01/2024

Eu sempre erro o assassino
é um bom livro da agatha, mas não é um dos melhores. o assassino é obvio mas ao mesmo tempo não é, e o mais interessante é como o assassinato foi feito.

AkelG 10/01/2024

Amores mal resolvidos e... veneno!
Gosto demais dos livros em que o Hercule Poirot está a frente dos casos. Agatha é meu xodó da adolescência, com ela eu me apaixonei por livros, e principalmente, pelo gênero suspense.

'Os cinco porquinhos' tem escrita fluida, linguagem clara e mantém o interesse do início ao fim.

Um pintor, uma esposa traída, uma jovem atraente, amores mal resolvidos e veneno! Combinação perfeita!

mrstadmes 10/01/2024

Tudo começa quando Carla procura o grande Hercule Poirot para desvendar um crime que aconteceu há 16 anos. É interessante como, na reconstrução do ocorrido, o detetive compara os suspeitos com porquinhos e como, apenas nas entrelinhas, consegue inocentar a culpada e encontrar o real assassino. É sempre um gosto ler a narrativa e as construções de Agatha Christie.

Diego 07/01/2024

Maravilhoso
A respeito da leitura (que, na verdade, foi em áudiobook), ao menos em minha opinião, é um livro à altura do legado da rainha do crime: um mistério intrigante; ágil, porém com personagens habilmente construídos e dotados de profundidade e individualidade; absolutamente envolvente, do tipo que viramos compulsivamente as páginas para descobrir que segredos guarda o parágrafo seguinte.

realmadu 05/01/2024

O porquinho que está tentando entender o que leu
Que livro sensacional!
Primeiro livro que leio da Agatha e realmente gostei bastante. Fiquei em dúvida em relação a dois suspeitos, meio que acertei indiretamente.
Esse livro me fez voltar a ler com mais voracidade, vou guardá-lo com carinho. No entanto, apesar disso, ainda sinto que falta alguma coisa (por isso não dei 5 estrelas). Acho que queria mais emoção no final ou sei lá. Independente disso, a construção dos fatos foi insana, amei muito.

Enfim, o livro continua sendo incrível. Recomendo demaissss!!!!

Brave 03/01/2024

Magnífico
Minha primeira experiência Agatha Christie e estou apaixonada. Uma história envolvente que não dá pra parar de ler. Poirot entrou na minha lista de detetives preferidos.

Amei a fluidez da história. Fiz várias teorias e no final ainda fui surpreendida. A forma como cada detalhe vai completando o quebra-cabeça é genial. Recomendadíssimo.

Malu 03/01/2024

Crale
Um porquinho foi à feira;
Um porquinho ficou em casa;
Um porquinho comeu rosbife;
Um porquinho não comeu nada;
Um porquinho gritou ?uí uí uí?.

Carolina.Lazzarett 30/12/2023

Não é o melhor livro da Agatha mas ele tem o seu charme. Um misteriosinho bem light pra ler no tédio.

Anne.Valente 30/12/2023

Esse porquinho é interessante...
Pra surpresa de absolutamente ninguem, amei esse livro!! Agatha Christie é genial só digo isso!
E adorei como esse em especial foi escrito. Conseguimos "estudar" tudo que aconteceu de uma forma diferente que nos outros livros, mais imparcial não sei, o que me fez sentir a própria detetive. Comparar os relatos, encontrar erros, formular teorias... eu amei!!!
Recomento super!

kahreads 29/12/2023

Após 16 anos
Uma moça chamada Carla chama Poirot pra resolver um caso de 16 anos atrás. A mãe dessa moça matou o pai dela, supostamente. E Poirot fala com possíveis suspeitos e com a polícia. Ele consegue desvendar o crime. Vale muito a pena ler, um dos melhores com Poirot!

juria 27/12/2023

Os cinco porquinhos
Gostei muito do livro e da temática de investigar um crime que já havia sido cometido anos atrás. Muito interessante.

Alle_Marques 24/12/2023

“— Um veredito do tribunal nem sempre é um fim.”
...
Segue exatamente a formula Agatha Christie de escrever, não é nenhum pouco diferente de tantos outros livros da autora, mas por isso deixa de ser bom? Não!

Neste caso, ela traz uma abordagem um pouco diferente sobre o crime, é um caso antigo, já arquivado e com a (suposta) assassina já presa, condenada e executada. Poirot precisa lidar com convicção de todos de que é uma história já resolvida e que deveria permanecer no passado, além do receio de estar se deixando levar pelos próprios sentimentos.

O livro é muito bem construído, tem um humor certeiro e pontas muito bem amarradas, Agatha consegue, como ninguém, surpreender mesmo quando já esperamos ou imaginamos as reviravoltas, sua criatividade é sem igual e seus personagens, mesmo os que seguem já um padrão, conseguem se destacar o suficiente para sentirmos algo por eles, seja coisas boas ou não, Poirot então, nem se fala, mantem a essência única e fascinante a cada livro, e como sempre, ela nos entrega um final inesperado, coerente e bem feito.

Mais uma vez não adivinhei o(a) assassino(a), desconfiei em certos momentos, mas por não “entender” seus motivos, descartei, das minhas teorias, Agatha jogou um balde de água fria, uma por uma, mas nada que eu já não esteja acostumada.
...
[...] — A verdade, mr. Blake, tem o hábito de se fazer conhecer. Mesmo depois de muitos anos. [...]
19° Livro de 2023, 25ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023