A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Márcia 01/07/2021

Ótimo livro
Romance sobre o trágico episódio envolvendo o transatlântico St. Louis, que ao levar 936 refugiados judeus para Cuba, não tiveram permissão para desembarcar.
Triste, comovente e revoltante.

danimotta_ 25/06/2021

Ótimo livro, ótima leitura.
História maravilhosa! O começo é cheio de detalhes e não me prendeu tanto porque eu queria saber logo a história do St. Louis. Quando ela começou a surgir, eu fiquei viciada. Li toda a parte sobre o navio em uma noite. Gostei da forma como o autor resumiu a vida de Hannah depois do St. Louis e da forma como sua história se cruza com a de Anna.

Jaque @blogmalucadoslivros 07/05/2021

Inesquecível
A garota alemã foi meu segundo contato com a escrita do autor Armando Lucas Correa, e mais uma vez fui surpreendida por uma trama impactante com a segunda guerra de pano de fundo.

A PREMISSA:
1939. A segunda guerra mundial teve início e começou a mudar a vida de todos na Alemanha e no mundo, mas principalmente dos judeus. Hannah tinha uma vida normal para uma criança de onze anos, ela adorava brincar com seu amigo Leo Martin até que com o andamento da guerra, a família de Hannah se vê forçada a fugir do país para sobreviver.

O transatlântico St. Louis com destino á Cuba, é a única oportunidade que a família de Hannah, Leo e mais 936 refugiados têm para fugir dos horrores da guerra. Mas em um conflito militar tudo é incerto e todos naquele navio ainda serão obrigados a tomar decisões trágicas para sobreviver.

Em 2014 Anna Rosen, de repente recebe uma carta de sua tia-avó Hannah. A vida de Anna também nunca foi fácil, mas com essa carta ela e sua mãe decidem partir para Cuba, afim de descobrir mais sobre o passado da família.

O QUE EU ACHEI:
A garota alemã é um livro baseado em fatos reais, daqueles que nos marcam pra vida toda. Uma obra com um contexto histórico riquíssimo, em que fica nítido todo o trabalho de pesquisa que o autor teve para entregar essa história que sem dúvidas já se tornou uma das melhores que li este ano.

É uma trama impactante, mas escrita com muita sensibilidade, que me arrancou algumas lágrimas. Na verdade, sempre me emociono com tramas que abordam a segunda guerra e a escrita do autor me deixa ainda mais emocionada e até revoltada com tudo, mas isso é necessário em obras assim.

"O bom da música, como ele sempre diz, é que você pode levá-la junto a você, na sua cabeça. Ninguém pode rouba-lá."

A garota alemã é sem dúvidas uma leitura que todo mundo deveria fazer. Um livro simplesmente inesquecível.

site: https://www.instagram.com/p/CObUkDrDw-G/

Laíssa 01/05/2021

Excelente!!
Como é bom sabermos da história das pessoas durante a segunda guerra, nos faz abrir os olhos para que erros do passado não se repitam!!
Leitura super indicada!

Poly 18/04/2021

Me encantei com a leitura do início ao fim, conhecendo a história de duas corajosas garotas em épocas tão diferentes.
O autor fez um trabalho ótimo em alternar gerações com muita clareza, e trouxe lindos tributos na sua escrita.
Como foi incrível conhecer Anna e Hannah, e ver suas vidas se cruzando!

Adiel.Guimaraes 12/03/2021

Marcante!!!
Uma história que te leva a refletir sobre os relacionamentos humanos e as barreiras que muitas vezes são criadas em forma de ideologias politicas, religiosas etc ocasionando preconceitos, perseguições, violências...
Levando em seu desenvolvimento inúmeros inocentes !!!

Monithex 28/02/2021

A garota alemã
Simplesmente de arrepiar!
Hannah e Anna, épocas diferentes, histórias que se cruzam.
É simplesmente encantador a narração de Hannah, uma garotinha geniosa e inteligente. A gente consegue enxerga-la correndo pelas ruas de Berlim, ao convés de St Louis e deseja vê-la amadurecer e viver sua história com Léo.
E tudo que acontece com Léo, é de partir o coração. O final é simplesmente encantador e de arrepiar. Aquece o coração o encontro das duas, e como Hannah se sente realizada através de Anna.
Só ficou meu desejo de que Hannah enfim encontrasse em vida sua felicidade.
Prepare-se para fortes emoções!

02/02/2021

Refletir
Na leitura e depois fiquei muito reflexiva sobre como um grupo tenta se opor ao outro, dominar, mandar, julgar, esquecendo do respeito ao próximo, desrespeitando as diferenças e como cada imposição muda a vida das pessoas , refleti muito sobre a questão do refúgio e como hoje lidamos com essa questão, tudo muito difícil, mas foi bem lindo conhecer Hannah e Anna, suas histórias, suas emoções!!!

Danielle270 11/01/2021

Eu procurei um livro que falasse sobre a Segunda Guerra Mundial, achei um que me fez até odiar o destino de Léo, mas ao mesmo tempo apaixonar pela determinação e esperança de Hannah... Como uma leitora e também sobrevivente do St. Louis diz: "Espero que muitos jovens leiam este livro, porque está tragédia, ignorada durante tantos anos, é lição que o mundo deve conhecer e nunca esquecer: a compaixão pelos refugiados."

DêlaMartins 01/11/2020

História baseada em fatos reais. Hannah, que fugiu de Berlim com os pais no navio Saint Louis (real) e que, junto com a mãe, foi uma das únicas a conseguir desembarcar em Cuba e ali viver. Ela criou o filho de um irmão (nascido em Cuba) e esse filho acabou migrando para os EUA, se casou e teve uma filha (Anna), que ele não conheceu porque morreu antes de saber sobre a gravidez. Hannah localiza Anna e a mãe e, elas se encontram em Cuba, quando melhor conhecem a história de seu pai/ marido.

a.bookaholic 21/09/2020

Que livrão!
A Garota Alemã é baseado na história real do Navio ST Louis que zarpou da Alemanha em maio de 1939 com cerca de mil passageiros no total, sendo por volta de 900 deles judeus. O destino era Cuba, país que negociou aceitar refugiados. Porém, houve uma mudança de termos enquanto o navio estava em alto mar. A chegada ao novo país foi negada e pouquíssimos passageiros tiveram autorização para desembarcar. O navio teve de regressar para a Europa e estima-se que ao menos 1/4 desses passageiros tenha morrido em campos de concentração.

O livro é dividido entre duas narradoras que intercalam os capítulos entre passado e presente: Anna (narradora do período presente, em 2014) que recebeu uma carta de uma tia-avó distante, Hannah, que quando menina esteve a bordo do ST Louis. Os personagens são construídos minuciosamente e cada um deles têm uma história pra contar.

Nesse livro aprendi bastante sobre Cuba, sobre o período da Revolução Cubana. Que coisa horrível! Tinha até mesmo campos de concentração lá com uma frase na entrada semelhante àquela de Auschwitz.

Após negada a entrada em Cuba, o ST Louis tentou refúgio nos EUA e no Canadá, e também lhes foi negado. Essas nações, apesar de tardiamente, reconheceram a gravidade e responsabilidade de seus atos. Cuba, diferentemente, nem ao menos faz menção ao ST Louis em seus livros de história.

"Ninguém se importa com o fato de termos comprado esses documentos com as economias de toda uma vida. Agora um presidente desalmado ousa assinar um decreto para invalidá-los."

site: instagram.com/a_bookaholic

Mila Góes 15/08/2020

A garota alemã
A história do St. Louis é uma narrativa nova e me prendeu bastante. Mas o restante do livro achei mto romanceado e um pouco cansativo.

Fabi 23/07/2020

Demorei pra me envolver no livro. Mas depois ele realmente me prendeu. A história é triste, mas a escrita é muito linda.

Vivi B Tetzner 23/07/2020

Emocionante
Amo as histórias da época das guerras. E essa me prendeu do início ao fim. Nos faz refletir sobre como a vida era difícil naquele tempo, como as pessoas sofreram. Vários Momentos vc tem vontade de chorar. Muito emocionante!