A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Gabriella891 04/05/2024

Gosto bastante dessa historia,e gosto tbm de livros da Alemanha nazista,nao sei porque mas acho muito interessante

adrianovinicius1976 01/05/2024

Hannah Rosenthal é uma menina de 11 anos que tem uma vida normal para uma garota de sua idade, passa a maior parte do tempo brincando com seus amigos (especialmente o que morava perto de sua casa, Leo Martin). Entretanto, estamos em uma Alemanha do ano de 1939, logo a realidade de todos os moradores do país sofre uma bruta alteração: com o caminhar da guerra pelo território alemão, Hannah precisa fugir.

Ela não entende muito bem os motivos, mas embarca em uma navegação em direção a um país que pouco tinha ouvido falar chamado Cuba, o transatlântico St. Louis, sofre as consequências do ódio e do preconceitos gerados por um dos regimes mais macabros da nossa história.

Já em 2014, acompanhamos a trajetória de Anna Rosen, uma menina prestes a fazer doze anos que recebe uma carta um tanto quanto enigmática de sua tia-avó já falecida, Hannah. A carta traz um conteúdo que as faz se perguntarem mais da história da mulher, e nisso elas embarcam para Cuba.

O autor utiliza-se da história da família Rosenthal para tecer sua narrativa voltando para o tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial. Sua escrita é muito sensível e respeitosa, mas ainda sim consegue ser bruta e nos fazer refletir ainda mais sobre o quão o homem pode ser cruel.

Um outro ponto interessante foi a inserção da história da embarcação St. Louis que partiu de Berlim no início da guerra, desconhecia a história e entrar na narrativa conhecendo mais sobre o navio que levou quase mil judeus para fora do território alemão foi uma experiência muito assustadora e visceral.

Nati Medeiros 06/04/2024

Excelente leitura, com o desenrolar da história ela vai prendendo sua atenção. Apesar de tantos livros e filmes sobre a segunda guerra e o Holocausto, o livro abordou fatos que eu desconhecia, e a forma como foi escrito nos faz "entender" aquele sentimento de impotência e desespero vivido no contexto do Nazismo. História triste, mas tem uma beleza poética por fim

Mari 26/03/2024

Não tem como não se impactar ao ler qualquer livro sobre a segunda guerra mundial, pensar o que aconteceu e como o mundo ignorou os fatos. A pergunta que fica o que fazemos pelos refugiados de hoje

Daiane.Zanetti 19/03/2024

Prepare os lencinhos
Baseado em historia real.
Conta a história dos 937 passageiros a bordo do St. Louis, a maioria de alemaes judeos, que partiu do porto de Ediburgo com destino a Havana, mas que ao chegar teve o desembarque negado, deixando que menos de 30 pessoas desembarcassem, separando familias e condenando-os. Na volta foi parado de porto em porto tendo o desembarque novamente negado, EUA, Canada (inclusive tem um monumento para lembrar da vergonha de nao ter aberto os portos). Por fim foi desembarcado em Paris, Belgica, Bulgaria. Mas em seguida, Adolf Hilther declarou guerra invadindo a todos eles. E assim eclodiu a 2°guerra mundial.
Em particular conta a Historia de Hannah e Ana.
Hannah esteve a bordo do st. Louis, com seus pais e seu melhor amigo Leo, comemorou seu aniversário de 12° anoa bordo. E narra tudo o que passou desde quando começaram os ataques nas ruas de Berlim aos judeus, chamando-os de impuros, as aventuras dos dois amigos, assim como os medos e inseguranças, como as coisas mudaram, e as atitudes que os levaram a embarvar no st. Louis. A bordo a situaçao apesar de amena tem o clima tenso.
Anna perdeu seu pai, sobrinho de Hannah, no atentado as torres gemeas, ela nem chegou a conhece-lo, pois ainda estava em gestacao. O caminho das duas Rosen (Rosenthel) se cruza quando ela faz 12 anos tambem e ela e a mae parte pra Cuba para conhece-la.
Saber do seu passado e assim conhecer um pouco do pai.
É emocionante ver como as historias se cruzam, narrado pelo ponto de vista das duas, ver como as coisas se repetem em Cuba e o desespero de familias separadas, quando a maioria dessas pessoas (pra nao dizer todas) morrerem em Auschwitz, matou nao apenas pessoas, mas tambem os familiares daqueles que aportaram em cuba, e os que conseguiram sobreviver após isso.
Tem pesos que sao demais pra algumas pessoas. Os fardos invisiveis, a dor que nao cessa...
E um dado importante descrito no livro. Todos os documentos, tudo sobre st. Louis que deveriam existir em Cuba desapareceram.

Fernanda.PantaleAo 18/03/2024

A dúvida se é uma história real
A história é simplesmente incrível, você não quer parar de ler. Remete a uma teia de tragédias históricas e partes que não se vê ou estuda na escola. Incrível. Livro fantástico

Evy 17/03/2024

Foi uma leitura arrastada e ao mesmo tempo interessante, leio muito sobre a segunda guerra mundial e esse foi um ponto de vista diferente, ver um judeu conseguindo fugir dos nazistas e se refugiando na América, foi uma vida muito difícil para essa família tanto durante a segunda guerra mundial quando depois, queria que a coitada da menina tivesse tido inúmeros momentos felizes após conseguir fugar da Alemanha, mas só teve desgraça em cima de desgraça.
É uma leitura triste em muitos momentos e ficamos pensativos sobre como a humanidade pode ser ruim com as pessoas por motivos inexistentes ou por puta besteira.
Não é o meu livro favorito sobre o tema, mas mesmo assim indico bastante a leitura.

Nina Souza 06/03/2024

Um livro impressionante [10/193 países - Cuba]
Das ruelas alemães repletas de nazistas à Nova York em sua contemporaneidade: um livro que retrata muito bem como os traumas e as consequências de uma guerra são capazes de deixar marcas tão profundas que marcam gerações.

“A garota alemã” é um livro simplesmente fantástico em sua essência, e que possui duas crianças no protagonismo vivendo dois tipos de lutos distintos causados por conflitos: Hannah vivendo a Segunda Guerra Mundial e Anna marcada pela perda do pai. Em algum momento, as duas linhas do tempo se encontram, mostrando que os traumas atingem a todos em diferentes níveis – seja a perda material, entes queridos, a esperança, o pertencimento, a pátria, e, até mesmo, a própria identidade.

É muito difícil falar desse livro sem estragar a surpresa para outro leitor. Ao mesmo tempo que sinto que posso falar horas sobre ele, mal consigo colocar em palavras tudo o que senti com essa leitura. É uma espécie de descarrego emocional muito grande. É um livro triste – mas, como na vida: é possível encontrar acalento nas cenas mais simples. E, acredite, elas realmente causam uma comoção imensa.

Tanto Hannah quanto Anna são crianças, e o autor conseguiu captar temperamentos distintos para situações distintas. Hannah tinha uma urgência de ser mais madura e perspicaz pela própria condição em que vivia (mas, ainda assim, tinha a ingenuidade e a necessidade de ser uma criança!), já Anna é um pouco mais inocente e tem muito mais liberdade de ir e vir. O leitor percebe esse contraste geracional bem colocado entre as alternâncias de linha do tempo, o que dá ao livro uma verossimilhança bem interessante a trama.

A maior beleza, para mim, foi acompanhar o crescimento de Hannah Rosenthal, apesar de não ter vivido uma vida fácil, proporcionou uma perspectiva de mundo que vou carregar comigo por um bom tempo. Sua história de vida, apesar de fictícia, carrega cenários dolorosamente reais, principalmente a todas as intolerâncias, ganâncias, crises migratórias e humanitárias que ainda herdamos na contemporaneidade.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Dani Guimarães 05/03/2024

Ressaca literária
O começo do livro é um pouco confuso, mas logo embala. É um desses livros que tem de tudo: amor, um soco no estômago e uma baita ressaca literária. Apenas leiam!

Rodrigo.Tassini 04/03/2024

A garota alemã
Descreve a infância de uma garota judia desde o inicio do controle do poder pelo nazismo, passando pela fuga de Berlim, o crescimento em Cuba, um país onde não sentiam como seu lar, até o encontro com outra garota que é o futuro dos Rosenthal.

dayakms 15/02/2024

O autor conta história de gerações diferentes de uma família de refugiados judeus que deixou a Alemanha com destino a Cuba a bordo transatlântico St. Louis, mas o foco está realmente em Hannah (daí o título).

A parte histórica foi super interessante para mim porque eu não sabia nada sobre o St. Louis e essa é a parte que foi melhor deselvolvida no livro. Gostaria de mais detalhes sobre outros momentos históricos que impactaram a família, mas entendo que o foco do livro era realmente Hannah. Inclusive acho que existe espaço para uma continuação (pelo que eu vi, o autor tem outros livros com temática parecida, mas não é a continuação desse enredo).

O livro tem duas coisas que eu amo: romance/ficção histórica e duas histórias paralelas/complementares contadas por narradores diferentes em épocas diferentes. Não tinha como eu não gostar. Mas é uma história triste do começo ao fim, tanto do ponto se vista histórico como romântico.

Jothamon 14/02/2024

Memórias
Uma história simples, triste e profunda sobre uma família que luta para fugir dos horrores do que está se transformando na 2 Guerra Mundial.
Com relatos pessoais de duas personagens, Hannah e Anna, somos transportados por décadas na visão e vivência de cada uma.
Enquanto aquela procura sobreviver e manter seus sonhos, esta quer descobrir quem ela é. Apesar de uma ter uma história mais cruel que a outra, ambas descrevem suas angústias e sofrimentos, bem como seus desejos e emoções.
Mudança. Ordem. Busca.