A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Alice 20/12/2022

Um dos melhores do ano
Me interesso muito pela temática e esse livro foi um dos melhores. Baseado em um fato histórico do navio St Louis que foi rejeitado em Cuba com refugiados da Alemanha.

jessicapdss 16/10/2022

Baseado numa história real, A Garota Alemã é um romance magistral. A bordo do famoso transatlântico St. Louis, uma garota de 11 anos e 936 refugiados judeus fogem da Alemanha Nazista. Berlim, 1939. Hannah Rosenthal, de 11 anos, tinha uma vida de contos de fadas. Ela passava as tardes no parque com seu melhor amigo, Leo Martin. Mas, agora, as ruas estão cheias de nazistas. Eles vislumbram uma esperança para sair desse inferno: o St. Louis, um transatlântico que pode propiciar aos judeus uma travessia segura para Cuba. Mas logo as circunstâncias da guerra mudam e o navio que era sua salvação agora parece ser a sua sentença de morte. Nova York, 2014. Anna Rosen, ao fazer 12 anos, recebe um envelope misterioso de Hannah, uma tia-avó que criou o pai falecido. O conteúdo do envelope inspira Anna e a mãe a viajarem a Cuba para conhecer Hannah e descobrir a verdade sobre o trágico passado da família.

Bru 13/10/2022

Para quem gosta de tema de segunda guerra mundial, certamente vai gostar de ler. Uma história enriquecedora e emocionante, mas triste também. Só de imaginar o que uma garota de apenas 12 anos passou naquela época, ainda mais em época de guerra, vai se comover com cada coisa que ela passou!

Indico demais!

Maih Lima 09/10/2022

Baseado numa história real, A Garota Alemã é um
1939.

wwtf.ash 09/10/2022

A garota alemã
Livro é extremamente bom, o melhor até agora relacionado a Segunda Guerra, uma história emocionante e incrível, super recomendo.

Ana Claudia 28/08/2022

1939 - Hannah Rosenthal é uma menina alemã de 11 anos. Filha de uma família privilegiada em uma Alemanha de 1939, seu pai era tudo em sua vida e sua referência na vida. Sua mãe é uma mulher bonita e bem elegante. Tem um melhor amigo, Léo, com que brincava nos parques.

De repente, sua vida muda completamente quando ela, Léo e sua família são hostilizadas nas ruas e considerados impuros.

Quando a vida de sua família começa a sofrer perdas materiais, o pai decide ir embora da Alemanha fugindo do nazismo no navio St. Louis. O navio vai levar 900 refugiados que vão partir para Cuba.

2014 - Anna Rosen é uma menina descendente de alemão que nasceu em Nova York. Ela mora com sua mãe.

Certo dia, uma correspondência misteriosa chega em sua casa de uma tia avó que Anna não imaginava que existia dizendo que criou se pai. Anna sempre teve vontade de saber o paradeiro de seu pai que foi embora quando a mãe ainda estava grávida dela. Anna decide embarcar para Cuba com sua mãe em busca de encontrar sua tia avó para saber sobre suas origens e sua família.

Carol.Castro 27/08/2022

Perfeição em livro!! ???
Amei o livro do início ao fim! O livro é ótimo para conhecermos um pouco mais sobre a história que os judeus passaram na Alemanha,.. aqueles que tiveram o "privilégio" de sair da Alemanha antes de toda a guerra explodir... Porém o livro, por meio de personagens fictícios nos mostra que toda a esperança daquela embarcação acabou virando um pesadelo para inúmeras famílias. E oque falar de Hanna e Anna??!! A cada capítulo vc fica mais curiosa para ler o próximo e descobrir oque iria acontecer! Amei muito! Os personagens são cativantes e a leitura é bem fluida e viciante!

Cris 30/07/2022

Roda da consciência...
Todos os livros que trazem em suas linhas a história do holocausto me comove de uma forma que não tem explicação, tal reação não poderia ser diversa!

Está obra é mais uma daquelas que você chora, se revolta, se recompõe, busca acreditar que pode dar certo...

Se pensar no que esses seres humanos passaram (isto por q a obra é baseada em um contexto histórico real, apesar dos personagens serem fictícios) e da forma que todos viraram as costas para eles, por só só já é desesperador.

Mas se já não bastasse todos os judeus estão vivendo, seja na Alemanha, no St. Louis, e já em Cuba a vida de Hannah não será fácil, mesmo depois de 75 anos, quando tudo começou a desmoronar para a família dos Rosenthal.

Para quem gosta de histórias da segunda guerra, vale muito a leitura.

(Roda da consciência: monumento
financiado pelo governo canadense que lamenta a recusa desse país em aceitar os refugiados de St. Louis)

Cris @cristinadaitx 10/07/2022

O autor Armando Lucas Correa se baseia em fatos reais para criar esse esplêndido romance. Em 1939, o transatlântico St. Louis sai de Hamburgo, com mais de 900 passageiros, refugiados da guerra. Eles investem todas as suas economias para pagar um visto que daria a eles a chance de desembarcar em Cuba, e depois chegar aos EUA. Mas, infelizmente, devido a um golpe de um integrante do governo cubano, somente 22 refugiados desembarcam. Entre eles, segundo a história escrita pelo autor, estariam Hanna, a garota alemã e sua mãe. Ali elas vivem até o final de suas vidas, culpando o governo cubano por todas as desgraças de sua família. O pai de Hanna, Max, não consegue desembarcar e torna-se uma das vítimas de auschwitz. O irmão dela, Gustav, criança que sua mãe trouxe no ventre durante a travessia no St. Louis, morre em um desastre de avião. E Louis, filho de Gustav, que foi criado por Hannah, morre no atentado das Torres gêmeas, nos EUA. Mas, ela descobre que Louis deixou uma filha, Anna. Essa menina traz a ela a esperança de que, talvez, alguém da família Rosenthal possa ter um final feliz. Depois que Hannah e Anna se encontram, Hannah pode finalmente ?se deixar partir? e reencontrar-se com Léo, seu amor de infância.

Lu 20/06/2022

É estranho dizer que um livro é muito bom quando ele nos conta uma história triste. Mas é A garota alemã é exatamente assim: um livro muito bom, que conta uma história triste iniciada em um período nebuloso da humanidade, que a cada passo em direção a esperança perpetua a tristeza de seus personagens.

BArbara 20/04/2022

me destruiu...
sempre estaremos em dívida com os 907 passageiros do St. Louis que viveram o inferno em 1939, que foram obrigados a deixar seus lares e migrar para outros países, que também os negaram. não consigo descrever o que foi essa leitura, um nó na garganta do começo ao fim.

Renata1004 07/04/2022

Marcante!
Abordando um assunto que sempre ganha a minha atenção, ainda assim, trouxe novos acontecimentos históricos à narrativa. Indico com certeza!

Vanêssa 26/03/2022

Gostei bastante do livro! Uma história triste e emocionante q se passa no período da segunda guerra mundial.