A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Ana SPV 30/07/2023

Uma história real.
Esse livro nos trás um pouquinho dos anos de 1939 até o ano de 2014. Fala sobre a vida de personagens que sobreviveram à segunda guerra mundial, e os que não sobreviveram.
Fala do importante navio, o transatlântico St. Louis de Hamburgo - Amerika Linie. Que zarpou do porto de Hamburgo com destino a Havana, em cuba. O navio levava a bordo 900 passageiros, a grande maioria composta de refugiados alemães e judeus, e 231 tripulantes. Dois dias depois, outros 37 passageiros embarcaram no porto de Cherbourg.

O livro nos mostra histórias do passado e presente de duas personagens, que são parentes, que aprenderam a lidar com a dor da perda e da rejeição da população.

É um livro triste. Pois ao ler nos colocamos no lugar das pessoas que tiveram e foram obrigadas a abandonar o seu lar, seus trabalhos, heranças, ao qual conquistaram com muita dedicação, e de uma hora para outra, eles perderam tudo.

Yasmin.Schlomer 26/07/2023

Uma história de quem escapou da guerra
Esse livro é lindo em suas singularidades, é triste, é comovente e é verídico.
A 2° Guerra é um assunto que choca a todos e não pode ser esquecida. Acho que todos deveriam ler pelo menos um livro com uma história real sobre esse período.
Esse livro é dividido entre duas narrativas, não é massante de se ler, nem tão pesado mas também nem tão leve. A história me comoveu, me chocou, me fez refletir.
Ao final do livro há algumas fotos e uma nota do autor muito esclarecedora, gente por favor LEIAM.
É incrível.

Gabriella472 24/07/2023

Maravilhoso
O livro retrata mais uma história da Alemanha nazista, o que eu acho muito legal

Esse livro me fez chorar ?,
o romance no livro é tão bom

Nem sei como descrever o livro,apenas sei que é bom e bom e mais bom

Super recomendo

barbaragonzagaf 27/05/2023

Muito bom! Escrita fluida, capítulos envolventes.

Inspirado em um evento da Segunda Guerra Mundial pouco explorado e comentado, que passou a ser reconhecido, por alguns governos, no final do último século e início dos anos 2000.

Aline.Leite 22/05/2023

A história da Hanna e da Ana são ao mesmo tempo parecida e diferentes. Uma história que nós faz refletir em muitas coisas. Ainda não estou conformada com oque aconteceu com o Leo, eu não sabia se ficava com raiva ou triste. Super recomendo.

Bianca 28/04/2023

História Boa
História muito boa, mas muito enrolada
Achei que poderia ter se desenvolvido mais rápido a história de Hannah

Elaine 27/04/2023

Histórico
Li numa tacada só e chorei várias vezes no decorrer da leitura.
Além da história sobre a II Guerra, o livro nos apresenta também os acontecimentos da Revolução Cubana, q, assim como o Nazismo, Tb não deve ser esquecida.

Arabe Sol 30/03/2023

A infinita tristeza da guerra
O livro foi um pouco confuso e meio que arrastado no começo por misturar épocas e pessoas aparentemente sem qualquer ligação histórica. Isso me fez demorar um pouco pra ler, mas do meio pra frente as peças se encaixaram e pra parar de chorar foi difícil.... além de tudo o livro é baseado em fatos (só descobri no final do livro) e isso me destruiu.... pra quem gosta de livros sobre a segunda guerra e que esteja em condições psicológicas pra ler, é um prato cheio. Mas aviso que se vc estiver meio depre, ou triste, ou em uma fase ruim da sua vida ou algo assim, talvez seja interessante dar a vez pra um livro mais leve.
Mas que vale a leitura vale... ainda mais nos tempos atuais.

Pati 22/02/2023

Não é possível acreditar que algo tão terrível realmente tenha acontecido, é dolorido de ler, ao mesmo tempo em que não é possível parar de ler. Um livro que faz dar valor a cada pessoa que temos em nossas vidas!

Nanza 02/02/2023

Eu amei o livro, realmente muito bem escrito, mistura histórias incrivelmente tristes. Nos faz reviver junta das duas toda essa situação.
Não favoritei, apesar das 5 estrelas, não sei bem pq, talvez por ter sido audio livro, mas me emocionei em diversos momentos.

marcinha 21/01/2023

Mais um romance de guerra
Mais um romance excepcional sobre a segunda Guerra mundial. Uma garota alemã e sua família fogem da Guerra à bordo do navio St Lois . Esse é romance histórico baseado em fatos reais que você não consegue parar de ler. Um livro para varar a noite lendo.

Iza 12/01/2023

Foi uma grata surpresa. Não é o tipo de leitura que costumo fazer devido à tristeza vivida nesse período mas gostei muito do livro. Estou feliz que resolvi lê-lo.

Janaina.Granado 29/12/2022

Eu sempre quis ler esse livro, mesmo ele sendo sofrido, gosto muito dos livros que nos falam sobre a segunda guerra mundial, holocausto, tudo que os judeus sofreram deixam meu coração em pedaços, mas é importante sabermos desse lado da história da humanidade, algo que jamais deveria se repetir. Em A Garota Alemã o autor nos traz a história de Hannah uma menina de 12 anos que foi obrigada a abandonar seu país, se perdeu de pessoas que amava e viu sua vida virar de cabeça para baixo, é um livro que me doeu na alma, mas um livro muito necessário, super recomendo.