A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Juh 07/02/2022

Muito Bom
Deixa claro que nem sempre somos livres, as vezes vivemos sob a perspectiva de outras pessoas, alem de que as diferenças sempre foram a forma de excluir certa parte da população, em busca de benefícios e privilégio, esse falso argumento é utilizado e induz a massa favorecida. Achei que o livro iria tratar mais de como estava a mente das pessoas depois do exílio, porem ele trás de maneira bem leve durante a leitura. O livro é muito bom.

Tereza Cristina 23/01/2022

Baseado numa história real... Triste, emocionante... muito bem escrito.
Gostei muito. Vale a pena a leitura.

Juliana 21/01/2022

Bom livro
Eu já tinha lido esse livro, mas não sei se cheguei ao fim. Dessa vez li todo, e me emocionei várias vezes. Uma história bonita e triste.

Marcio Claver 14/12/2021

A garota Alemã
Achei o livro tocante! Me lembrou um pouco o livro Herdeiras do Mar, talvez pelo tipo de narrativa ou porque mostra como as guerras mudam a vida das pessoas de ontem e de hoje.

Lorraine 11/12/2021

Nossa... este livro é lindo e ao mesmo tempo muito triste! Eu não conhecia a história do St Louis, o navio dos renegados. Ao conhecer o navio através do livro, fiz várias pesquisas e passei realmente a conhecer a história por trás de um livro tão impactante. O que aconteceu com aquelas pessoas foi realmente muito triste, e o autor conseguiu retratar o sofrimento que marca gerações. Recomendo a leitura.

Lívia 10/12/2021

"Nada mais pode nos acontecer, estamos vivendo num estado de terror, numa guerra ainda não declarada; não acho que exista muita coisa pior do que isso."

O livro conta a história de Hannah Rosenthal, e Anna Rosen. Hannah é uma menina de 11 anos que tem uma vida normal e passa a maior parte do tempo como qualquer criança da sua idade, brincando com seus amigos, especialmente Leo Martin, seu melhor amigo. Contudo, no ano de 1939, a Alemanha, seu país de origem, está sofrendo uma grande alteração com a guerra que se inicia, e Hannah precisa fugir. Ela não entende os motivos da sua fuga e de sua família, e claramente não entende porquê é chamada de "impura", no país que sempre considerou seu lar. E assim, embarca em um navio na direção de um país que não tinha ouvido falar, chamado Cuba, o transatlântico St. Louis, que leva 937 refugiados judeus alemães.

Já em 2014, vamos acompanhar a vida de Anna Rosen, uma menina que estava prestes a fazer doze anos e recebe uma carta da sua tia-vó Hannah. Dessa forma, Anna e sua mãe embarcam para Cuba afim de encontrar sua tia e descobrir a história do seu falecido pai, que foi criado por Hannah.

Diante disso, é notório que o livro conta a história de Hannah e Ana, a cada capítulo. Ele também relata os sofrimentos dos judeus na segunda guerra e o que aconteceu aos 900 passageiros do St.Louis. É uma história repleta de injustiças, sofrimentos e pequenas doses de alegria, precisamos conhecer o passado para que ele não se repita, e acolher aqueles que outrora foram vítimas da maior injustiça do mundo.

"O trabalho o libertará, é o que dizem (Arbeit Macht Frei)... Colocaram essa inscrição em alemão na entrada daquele inferno. Um dia, Papa não aguentou mais e se entregou à morte

@Mihleituras 08/12/2021

"Eu não tenho medo da morte. Que chegue a hora final, que tudo se apague e eu fique no escuro. Eu não tenho medo de me ver entre as nuvens, contemplando os que aqui ainda caminham em liberdade pela cidade. Morrer é como se a luz se apagasse, e com ela, todas as ilusões."

"Será que algum dia estaremos preparados para perdoar?"

Pêpe 31/08/2021

Comovente
Esse livro foi bem diferente de todos os outros que eu li sobre a segunda guerra mundial.
A história é sobre a Hannah que é alemã e a Ana, foi verídica, e conta sobre o exílio da Hannah em Havana.
Eles foram obrigados a irem embora da Alemanha, deixaram todos o bens, compraram autorização, para desembarcarem em Cuba, e passaram momentos felizes no transatlântico St Louis, a Hannah e o Léo, que eram super amigos, mas chegando em Cuba o presidente não autorizou o desembarque, e só 22 pessoas puderam ficar.
A Hannah e sua mãe ficaram sozinhas em Havana, um lugar que elas não gostavam e foram obrigadas a ficar.
Hoje a tragédia do St Louis é ignorada nas salas de aula, e todos os documentos relacionados à chegada do navio desapareceram.
O Livro e bem lindo...

Paula 20/08/2021

Tragédias descritas pelo olhar de duas meninas...
Uma palavra para resumir este livro: triste. Gosto muito de fazer leituras a respeito de algum momento histórico da humanidade, mas não pensei que iria me impactar com este. O início do livro já me deixou com expectativas, mas o restante só me deixava mais desanimada para continuar, pois a protagonista não consegue ser feliz, em raros momentos acontece algo bom. Pensar que não se pode contar com nenhum outro país é desanimador, dava para sentir o desconforto de morar num lugar que não era seu. A escrita do autor tem momentos poéticos e traz as angústias e vivências de duas meninas tão jovens, que o que dá vontade é de acolher as duas e dizer que nada de mal irá acontecer. É um livro para refletir e aprender um pouco mais da nossa história.

Suellen.Hosoi 18/08/2021

Um livro de guerra, que faz sofrer, pensar e repensar na maldade humana. Não relata os campos de concentração, mas descreve a vida dos Rosenthal, tentando fugir da Alemanha, antes da guerra ser deflagrada.
A história é contada em dois tempos. Hannah em 1939 e Anna em 2014... histórias que se misturam e contam as felicidades em Berlim, a fuga no St Louis, a esperança rumo a Havana, terminando nas "maldições" da família Rosen.

Lilosinskas 17/08/2021

Que livro, meus amigos!

A Garota Alemã combina com perfeição a história do navio com judeus expulsos da Alemanha em tempos de pré guerra e fatos da atualidade.

Sofremos e vimos, pelos olhos de garotas de 12 anos as confusões e questionamentos sobre a guerra e os "impuros" judeus.

Além disso, conhecemos Cuba e o Caribe sem a romantização dos resorts, visão extremamente importante, ao meu ver.

Um livro de leitura NECESSÁRIA para que a história não seja esquecida e repetida.

Até a metade do livro, ele parece um pouco lento, mas são todas passagens que vão se mostrando importantes e nenhuma ponta foca solta.

Minha recomendação é não ver as páginas finais antes de ler toda a história, as últimas 10 páginas me emocionaram de verdade (nunca chorei com nenhum livro!). Leiam os agradecimentos, inclusive!

CPF1964 30/07/2021

Opinião
Segundo livro que leio deste autor.

Simplesmente maravilhoso.

Romance histórico.

Como a estupidez humana (guerra) pode destruir a vida de uma mesma família por diversas gerações.

Segunda Guerra, Revolução Cubana e Torres Gêmeas.

Setembro, Setembro......

Melhor livro que li este ano.

A leitura valeu cada segundo.

Márcia 01/07/2021

Ótimo livro
Romance sobre o trágico episódio envolvendo o transatlântico St. Louis, que ao levar 936 refugiados judeus para Cuba, não tiveram permissão para desembarcar.
Triste, comovente e revoltante.