A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Bina 06/11/2023

Ok
Um bom livro, acho que o final ficou muito solto a partir da proposta da escrita ele poderia ter explorado mais. Não é um livro que eu pegaria pra ler novamente mas também não é um livro ruim.

Comenta Livros 31/10/2023

Maravilhoso
Um livro emocionante que conta a história de pessoas e suas vidas durante e após uma guerra. Um grande amor e um final espetacular com muita emoção. Amei cada página.

site: https://comentalivros.com/a-garota-alema-armando-lucas-correa/

Jussara 27/10/2023

Aquece o coração
Uma linda história baseada em fatos reais.
Hanna uma linda menina Alemã de apenas 11 anos, que tinhas sonhos e adorava passear e se aventurar pela ruas da Alemanha com o seu melhor amigo Leo, vê seu mundo mudar com o início da 1 Guerra Mundial.
Seus pais tiveram que tomar decisões difíceis para conseguir sobreviver, em meio a toda a dificuldade, deixaram o seu lar, abandonaram suas vidas e saíram em busca de um novo país para iniciar uma nova página.

Aventura começa no Transatlântico St Louis, fazendo a travessia da Alemanha até Cuba, a chegada a ilha foi cheia de tristeza, angustias e indecisão. O pai de Hanna deve que tomar a difícil decisão de deixar sua filha e esposa gravida sozinhas em um novo país, pois não podia descer do navio, e assim a historia começa a ganhar novos rumos.

O livro traz duas personagens principais Hanna e Anna, que durante o desenvolver da historia elas se encontram, e suas vidas se tornam uma só.

Esse livro aqueceu o meu coração, recomendo se você gostar de saber mais sobre fatos da 1 Guerra Mundial.

Jussara 27/10/2023

Aquece o coração
Uma linda história baseada em fatos reais.

BnecoDeNeve 22/10/2023

Não ligo para a Anna
Eu gostei do livro, mas não tanto da parte da Anna. Eu queria acompanhar a história da Hannah, tava focada nela, daí trocava para Anna que eu tava bem aí.
Teria dado 5 estrelas se não fosse isso, por que é uma história emocionante.

eduanton 18/10/2023

Não gostei
Romance em estilo autobiográfico ?narrado? por duas pessoas tia-avó e sobrinha-neta, em épocas diferentes. História interessante, mas não envolvente. Mas vai do gosto de cada um.

Nic 16/10/2023

Achei chato!
Achei chato!! O livro trata da fuga de judeus em 1939 no navio St. Louis, a história é real, mas que se torna cansativa ao ficar apenas narrando as lamentações da Garota alemã.
Vendo as avaliações vi que foi muito bem avaliado por muita gente, então, quem quiser pode dar uma pesquisada mais aprofundada antes de fechar a porta por conta da minha decepção aqui...rsssss.
Livro A Garota Alemã - 408 pág.
Do autor cubano Armando Lucas Correa ??

Gomor 12/10/2023

Mais um livro da Segunda Grande Guerra Mundial, acho que é meu tema histórico favorito nos romances. A cada livro, vem mais uma coisa diferente para aprender. Dessa vez, a história nos conta sobre Hanna Rosenthal que junto com seus pais e seu amigo mais querido, Leo, fogem da Alemanha pré guerra no navio St Louis rumo a Cuba, único país que aceitara refugiados. Muitos revezes e a vida passa. Setenta e cinco anos depois, Hanna conhece Anna, sua sobrinha neta. O livro é de uma beleza que só me fez desejar que ele não acabasse. Amei! Leiam!

camillafetter 07/10/2023

Sobrevivência e esperança
Resumo da obra
Um romance triste e angustiante vivido por uma alemã judia chama Hannah e sua família durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e por Anna e sua mãe em Nova York nos dias atuais.
A obra é baseada em uma história real com duas linhas do tempo que se encontram em determinado momento. Uma delas conta a história de Hannah e sua família, seu amigo Leo e seu pai durante a Segunda Guerra Mundial. Essa parte da história conta a vida dos judeus, todo o ódio vivido por eles, em Berlim durante a guerra e sua fuga para Cuba em um transatlântico. A outra parte conta a história de Anna e sua mãe em Nova York, sua sobrevivência ao luto pela perda do pai no atentado às torres gêmeas em 2001.

Resumo de vida do autor
Jornalista premiado, Armando Lucas é um cubano que mora em Nova York e trabalha na revista de língua espanhola mais vendida nos Estados Unidos. Com sua influência como jornalista conseguiu acesso a histórias de sobreviventes do Holocausto para escrever o livro A Garota Alemã.

Análise crítica da obra
A Garota Alemã é um livro muito fácil de ler. O drama vivido pelas personagens desenvolve a fluidez no texto. A narrativa é bem construída e conecta muito bem os fatos vividos pelas personagens.
Personalidades bem delimitadas e comportamentos bem descritos, é muito fácil identificar cada personagem no livro. A riqueza de detalhes na descrição dos cenários é marcante ao ponto de se relembra cada um deles sempre que as personagens estão novamente em determinado cenário.

Jefe 02/10/2023

Livro tem como tema a Segundda Guerra Mundial. Porém diferente de outros livros este não se trata da guerra em si mas de uma filha que busca fugir antes que tudo aconteça.

Rutinha100czs 30/09/2023

Uma história com pano de fundo da segunda Guerra mundial sempre emociona, mesmo sendo fictícia. Porque no funco, tem muito de verdade.

Gustavo616 27/09/2023

Extremamente sensível
Um dos livros mais profundos e mais sensíveis que já li na vida. Impossível não se emocionar com a história de Hanna

Cyntia Chaves 19/09/2023

Tristeza sem fim
"A garota alemã" é um romance histórico passado em dois tempos, sendo um em 2014, concentrado na personagem Anna, americana, e outro focado em Hannah, uma alemã que viveu a angústia de deixar o próprio país com sua família a bordo do transatlântico St. Louis, em busca de abrigo em Cuba, para se proteger da guerra que estava em fase inicial.

A história começa tênue, quase romantizada, mas vai ganhando força no percurso.

A narrativa relata principalmente a vida de Hannah e tudo o que lhe ocorreu desde que pisou em solo cubano.

Acho que os personagens ganharam mais vigor nessa fase, quando outras gerações surgiram e, de algum modo, também precisaram lidar com a dor herdada de seus antecedentes, além de se encontrarem em um momento de muitas lutas e conflitos políticos.

Mesmo não considerando um grande romance, a leitura rendeu uma boa experiência. E, curiosamente, chorei no meio, mas não no fim.

Trata-se de um relato triste e, por isso, não recomendo a quem prefere ler romances com temáticas mais leves.