Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Vitinho 21/12/2020minha estante
Eu também achei esse livro muito ruim, nem consegui terminar ????????????

Hebert Braz 21/12/2020minha estante
Eu tô surpreso com a quantidade de 5 estrelas. Meu livro veio diferente, só pode kkkkk

Campos 21/12/2020minha estante
Valeu pela dica vou passar longe

Alana N. 29/12/2020minha estante
Leu errado kkkkk lê de novo

florence28 08/01/2021minha estante
Já tentei ler várias vezes e abandonei, será que é tão ruim assim? Tem tanta gente dando 5 estrelas

Hebert Braz 18/01/2021minha estante
Então, né... Eu recomendo abandonar. Terminei na força do ódio mesmo.

Raphael.Fraemam 18/02/2022

Um projeto FANTÁSTICO de literatura nacional que precisa continuar
Felipe Castilho entrega um universo muito interessante com Untherak e constrói uma narrativa em torno do dia a dia das pessoas que são submetidas a um sistema de opressão que existe muito antes do seu nascimento.

Ele dá voz para as pessoas que decidem lugar contra o sistema e têm esperança de dias melhores. Castilho consegue fazer isso demonstrando que a felicidade está nas pequenas coisas e que as pessoas não podem desistir.

Espero que o projeto em torno da Ordem Vermelha não tenha terminado e que tenhamos uma continuação em breve!
trinha 18/02/2022minha estante
esse livro é incrível!!! eu ja vi o autor falando que a parte 2 ja ta pronta e tinha q cobrar a editora? algo assim

Andressa 18/02/2022minha estante
Pois é o primeiro boato que escuto do segundo livro.

trinha 18/02/2022minha estante
eu vi nos destaques no instagram do autor!

JP Scofield 18/02/2022minha estante
Esse livro é simplesmente fantásticos. Tem de tudo que é bom: plot twist, romance LGBT, personagens cativantes e um bardo. Perfeito.

Raphael.Fraemam 26/02/2022minha estante
O livro foi extremamente bem construído! Eu realmente espero que esse projeto não tenha ficado engavetado, fico feliz com os boatos e agora na torcida para que a parte 02 seja lançada ainda nesse ano!

Gramatura Alta 23/02/2018

Você destruiria seu mundo em nome da verdade? A última região habitada do mundo, Untherak, é povoada por humanos, anões e gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls. Nela, a deusa Una reina soberana, lembrando a todos a missão maior de suas vidas: servir a Ela sem questionamentos. No entanto, um pequeno grupo de rebeldes, liderado por uma figura misteriosa, está disposto a tudo para tirá-la do trono. Com essa fagulha de esperança, mais indivíduos se unem à causa e mostram a Una que seus dias talvez estejam contados. Um grupo instável e heterogêneo que precisará resolver suas diferenças a fim não só de desvendar os segredos de Untherak, mas também enfrentar seu mais terrível guardião, o General Proghon, e preparar-se para a possibilidade de um futuro totalmente desconhecido. Se uma deusa cai, o que vem depois?

Como quase toda a fantasia publicada nas últimas décadas, ORDEM VERMELHA utiliza de muitos elementos de O SENHOR DOS ANÉIS, alterando de leve alguns conceitos, criando pequenos detalhes diferentes e dando uma roupagem que mistura os personagens tradicionais (anões, elfos, humanos, orcs, ogros, etc.) com personagens de anime e suas armas gigantescas, mágicas e poderosas. Tudo isso, quando bem aplicado, mesmo não sendo original, não é ruim, pelo contrário. E o autor consegue aplicar de forma competente e segura cada uma dessas características. Mas apenas em algumas partes.

A história de ORDEM VERMELHA é cheia de altos e baixos. Existem momentos muito bons, emocionantes, com lutas bem descritas, perseguições que causam ansiedade, confrontos surpreendentes que criam um interesse gigante na continuação da leitura. Mas também existem outros momentos que são muito ruins, com falhas, furos, excesso de descrições, personagens rasos, diálogos sem sentido e atitudes desmedidas e ilógicas. Ou seja, há partes que eu li em minutos, e há partes que eu pensei seriamente em abandonar a leitura.

Todas as páginas em preto e letra branca que precedem as divisões em partes da história e mostram o avanço de um guerreiro portador de uma espada imensa, exatamente como sua habilidade na luta, são muito boas. Principalmente a última, quando é desvendado quem é esse guerreiro.

A história de Raazi e Yanisha, duas kaorsh, uma raça camaleônica, também conquista e conversa com nossos dias atuais por ser uma relação homoafetiva. As duas guerreiras se completam, demonstram e convencem o leitor do amor que uma sente pela outra e causam uma dor de estômago quando temos que acompanhar a luta das duas em uma arena mortal.

Aelian, o jovem falcoeiro que é o personagem principal, consegue conversar com o leitor, consegue criar uma empatia e uma torcida, mesmo ele fazendo coisas absurdamente estúpidas durante a aventura. Inclusive, seu falcão é bem utilizado, aparece nas partes que precisa, sem parecer gratuito, e ocupa o papel de animal de estimação por quem todos torcem para que não seja sacrificado em algum momento.

Temos também o general vilão, Proghon, braço direito de Una, a deusa poderosa e imortal desse mundo. A forma como ele é apresentado e os seus poderes, conseguem passar todo o temor necessário para o leitor ficar na dúvida sobre o destino final dos heróis. Mas, da mesma forma que Aelian, o general tem atitudes inexplicáveis.

Todos os outros personagens possuem seus problemas de construção, por aparecerem de forma rápida demais e permanecerem por pouco tempo na trama, sem dar chance do leitor criar um vínculo; ou por não ter uma presença que realmente importe; ou por, simplesmente, não servir para nada, a não ser morrer mais para a frente.

E é nesse ponto que começam os problemas, nessa tentativa do autor de transformar os personagens e a trama em algo grande, quando, na verdade, não passa de uma história de heróis contra vilões, sem muitas reviravoltas ou surpresas.

Aparição é um guerreiro que enfrenta o regime tirânico da deusa Una e de seu general. Ele causa diversos problemas, como ataques aleatórios em locais militares, ou ajuda pessoas que são perseguidas por soldados, independentemente do motivo. Ele tem um pacto com o general Proghon de um não combater o outro. Acontece que esse pacto não tem a menor lógica, já que Proghon é muito mais forte que Aparição, pode matá-lo a qualquer momento e não é apresentado um único motivo para que ele não faça isso. Simplesmente é dito que é assim e pronto, dando aquela sensação de que o autor mirou nos pontos em que os dois conversam, mas como não encontrou forma de fazê-lo de forma natural, criou esse subterfúgio do pacto.

Inclusive, a única arma capaz de matar Proghon fica em sua sala particular, onde ele fica meditando, de onde só se pode sair por uma porta. E o que Aparição faz? Invade essa sala acompanhado por um outro personagem sem qualquer capacidade de se defender e sem um plano de fuga, apenas para criar o momento em que o pacto será quebrado e a batalha acontecerá. Batalha essa que não tem motivo nenhum para já não ter acontecido antes.

Um outro personagem, Ziggy, um garoto dono de um monstro de estimação, aparece na trama de uma forma até convincente, mas depois disso, ele não é usado para nada, a não ser no final, em um destino construído apenas para emocionar.

Venoma, uma garota que faz a vez de assassina que se infiltra em qualquer lugar, é a relação afetuosa de Aelian. Mas ela aparece em um capítulo, no outro os dois já estão apaixonados, embora ela o trate igual lixo, e no outro já fizeram sexo e já estão lutando. Não existe uma construção da relação, fica algo superficial, apressado, embora sejam gastas páginas e páginas para descrever uma festa e diálogos sem qualquer função dentro da trama, como se o autor estivesse presente nessa ocasião, aproveitando a bebida, a música e as danças, enquanto o leitor é obrigado a assistir de fora, algo bastante chato.

O mesmo acontece com Harun, o anão da história, que em um momento é um vilão, no outro é mostrado como herói e no outro se torna vilão de novo, mas de forma que não convence em nenhum dos momentos. Inclusive, sua história é aquela que mais se aproxima da história de Gimli, de O SENHOR DOS ANÉIS. Em uma trecho, quando Aelian e Harun estão dentro de um corredor subterrâneo, achei que estava lendo uma cópia do livro de Tolkien.

Mas, apesar desses problemas, durante a leitura, como disse lá em cima, você encontrará partes muito boas que balancearão a qualidade da obra. Preciso acrescentar que a escrita do autor me surpreendeu e é boa o suficiente para conseguir deixar o leitor à vontade em um mundo estranho. Apesar do excesso de momentos e diálogos desnecessários, o autor sabe como escrever de forma a convencer o leitor a não desistir, e sabe como criar uma ação dentro de um ambiente que não se torne confusa ou difícil de imaginar. Isso é algo que muitos leitores famosos e mais experientes não conseguem fazer, ou seja, é algo para se elogiar e aplaudir.

E tem o fato de ser uma obra nacional que, como tantas outras, demonstra a capacidade de muitos de nossos autores atuais em igualar suas obras, ou mesmo superar, em termos de criatividade e qualidade com os autores de outros países, que são, muitas vezes, mais valorizados que os nossos.

site: http://gramaturaalta.com.br/2022/07/18/ordem-vermelha-filhos-da-degradacao/
Beatryz Duarte 02/03/2018minha estante
Muito boa sua resenha. Ele tem continuação ou é livro único?

Gramatura Alta 02/03/2018minha estante
Beatrys, tem continuação. É uma trilogia.

Gramatura Alta 02/03/2018minha estante
Beatryz, tem continuação. É uma trilogia.

Julie 11/07/2019minha estante
Qual o título das continuações GETTUB? Porque eu procurei e não achei, acho q ainda n foram publicadas...

Gramatura Alta 13/07/2019minha estante
Ele ainda nem escreveu...

Heliton 24/02/2020

O conhecimento é poder, e o que transforma a sua realidade.
Untherak - assim é conhecido a terra em que a deusa Una escolheu para que as raças existentes nesse mundo convivessem -, é o palco onde o enrendo da Ordem Vermelha ocorre. Um território onde há privilégios para Autoridades, Únicos e de outros cargos de altas patentes, para os servos, sobram o trabalho extremo para pagar as suas dívidas familiares e tentar comprar a sua semi-liberdade.

Os capítulos da história são alternados entre os personagens principais, onde no decorrer da narrativa acabam se juntando para alcançar um objetivo em comum. Bem escrito e de fácil leitura, o livro faz uso de poucos personagens no seu enrendo para facilitar a fluidez da história, dando espaço para a construção deles e o desenvolvimento do trama, sem se perder na narrativa.

Durante a leitura me deparo com um mundo que contém varias raças e mistérios em relação a degradação (um deserto, o mundo fora dos muros de Untherak) fechando o trama com um clima de total mistério para uma continuação (No fim eu tava tipo: "mano, como assim?").

Um bom livro de fantasia nacional, gostei do mapa que veio acompanhado, ilustrando melhor Untherak, fora o glossário ao fim do livro para consultar os termos citados durante a leitura. Por fim, Ziggy>>>>>all.
Jack Cortinove 20/08/2021minha estante
Acabei de comprar esse livro na book friday só pq queria uma fantasia medieval e aí venho ver as resenhas e me deparo com uma sua... deu até um animo a mais pra ler hsuahaja
Aguarde mensagem minha, pois claro que quero discutir o história contigo Kkkkkkkkkk

Heliton 20/08/2021minha estante
Ksksksksk leia naty, acho que é o melhor momento para isso, pois esse livro vai ganhar continuação esse ano ainda (se a intrínseca não decidir adiar). Se tu gostar a gente cvs ;) acho q vai sim, assim como eu.

Victor.Marques 13/12/2021minha estante
Gosto muito desse livro, esperando ansioso a continuação

Heliton 13/12/2021minha estante
Logo logo sai o próximo livro. Tbm estou ansioso por ele.

@solitude_e_books 10/06/2019

Nunca Spoiler
Só tenho que dizer que foram poucos os livros de fantasia que li até hoje que não teveram partes chatas e arrastadas, na verdade desde quando li O Hobbit não tinha lido um livro que tivesse me proporcionado um leitura 100% prazerosa, enfim peguei pra ler Ordem Vermelha do Felipe Castilho e terminei hoje e tenho que dizer que foi uma das melhores experiências literária que tive nos últimos anos.

É um excelente livro com personagens cativantes e uma escrita prazerosa, sem dúvidas um livro gostoso de ler, valeu muito apena cada página lida.

Foi um projeto da CcXp junto com o autor Felipe Castilho que culminou com uma obra prima da literatura fantástica nacional.
Niájera 10/06/2019minha estante
Esse livro é sensacional. Aguardamos ansiosos a sequência.

@solitude_e_books 11/06/2019minha estante
Sem dúvidas, um livro redondinho....se é que vc me entende rsrsrs

Niájera 11/06/2019minha estante
Você sabe se há uma previsão?

@solitude_e_books 11/06/2019minha estante
Até procurei, mas nada encontrei sobre :(

Victor108 27/12/2020

Melhor livro brasileiro que já li
Confesso que fiquei com um pouca de medo desse livro, só por ser brasileiro, mas me surpreendeu, a representatividade nesse livro é incrível, e os personagens muito bem construidos, ansioso para a continuação
bea 06/01/2021minha estante
eii, você poderia me recomendar uma classificação de idade p esse livro?
não encontro em lugar algum

Victor108 09/01/2021minha estante
bea, assim, eu diria uns 14 ou 16, por que ele é bem violento

Kiara25 18/01/2021minha estante
Bea, apenas para informar, você não encontrou nenhuma classificação para esse livro porque elas não são colocadas em nenhum livro. Livros não carregam classificações indicativas.

Fernando Lafaiete 04/01/2018

Ordem Vermelha: Uma fantasia nacional de alto nível!

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação, primeiro lançamento da CCXP, era um dos lançamentos que eu mais tinha vontade de ler; mas confesso que não tinha muitas expectativas em relação à história e principalmente em relação à escrita do autor.

Felipe Castilho tem uma escrita madura, forte e bem envolvente. O mundo de Ordem Vermelha é árido, cruel e bem palpável. Eras atrás todos os seres viviam em paz até os humanos corromperem a todos e iniciar uma guerra entre as raças. Revoltados com os mortais, os deuses puniram e destruiram a todos. Alguns seres mágicos foram deformados e outros tiveram seus dons anulados. O único lugar onde se é permitido viver é Untherak, uma cidade brutal governado por Una, a Deusa proveniente da União de todos os Deuses. Nesta cidade não existe liberdade e todos são escravizados; seja direta ou indiretamente.

Como em toda história de tirania, nesta fantasia também existem aqueles que não aceitam tal situação. Mas o que fazer? Como lutar contra uma Deusa? Para onde ir, sendo que fora de Untherak só existe o deserto?

Ordem Vermelha é um livro onde a diversidade domina. Existem personagens andróginos, negros, gays, gênero fluído e todos com destaque na narrativa. As personagens femininas são muito bem trabalhadas e a força dessas mulheres é contagiante. Raazi e Yanash já surpreendem nas primeiras páginas. São determinadas, destemidas, corajosas e poderosas. Aelian Oruz, o principal personagem é um rapaz lento, fraco em um primeiro momento, mas bem desenvolvido.

As cenas de ação são bacanas e os vilões são excelentes. Várias raças são apresentadas e o sistema de magia oscila entre o confuso e o fascinante.

Senti falta de um background maior a respeito dos personagens. A amizade entre eles acontece muito rápido e as vezes essas relações não me soaram muito sólidas. Entretanto, gostei demais da história no geral e este aspecto acabou se tornando um detalhe digerivel.

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é um livro sobre um grupo oprimido de personagens lutando para derrubar uma tirana. Este plot se assemelha muito com Mistborn de Brandon Sanderson, e as semelhanças vão muito além de apenas o plot principal. O sucesso desta obra não é somente um hype injustificável. O livro é bem escrito, os personagens são bem inseridos, as cenas de ação convencem e os plot-twists são mais que funcionais.

O final me deixou meio confuso por apresentar uma revelação completamente inesperada. Eu tive que reler o final antes do epílogo pra ver se tinha perdido alguma coisa. Fiquei revoltado e ao mesmo tempo desesperado para ler a continuação. Se iniciei a leitura deste primeiro volume esperando nada, o mesmo não acontecerá com o próximo. Se será bom eu não sei, mas Ordem Vermelha já configura na minha lista de fantasias favoritas e estou na torcida para que o mesmo aconteça com o próximo.

Termino a leitura sem entender muita coisa, cheio de perguntas e ávido por respostas. Que o segundo livro me surpreenda mais que o primeiro. E pra quem gosta de fantasia; leia sem medo. Livro nacional que não deve nada para as fantasias internacionais.
Cássia 09/01/2018minha estante
Difícil resistir, mais um pra lista!

Fernando Lafaiete 09/01/2018minha estante
Rsrs... Esse livro é excelente. Espero que goste Cássia. :)

Anjos 27/04/2023

Surpreendente
Não lembrava porque tinha comprado esse livro, então comecei a ler sem expectativas, e qual não foi a surpresa ao ver uma alta fantasia com uma história sem clichês, sem elementos copiados de outras fantasias. O fato de ter mais de um narrador não atrapalha o entendimento. Infelizmente temos um final inacabado e depois de cinco anos, ainda não temos uma continuação. Mas valeu a pena a leitura.
Pedro Gonçalves 24/11/2023minha estante
Vai chegar continuação esse ano

Anjos 07/12/2023minha estante
Que ótimo :)

Marlus.Caua 18/06/2019

Então...
O livro é bom, tem uma boa temática, e Felipe Castilho nos dá uma ótima fantasia. Ele nos apresenta uma cidade, em um cenário que ela é a única existente em todo o mundo, e ele mesmo é um deserto chamado de Degradação. O sistema monarca reina no livro com a Deusa imortal, e sem falhas chamada Una. Mas todos sabemos que por ser um sistema político controlado por humanos, ele possue falhas sim, e durante o livro iremos ver o declínio desse sistema, e a destruição da cidade de Untherak.

Esse livro tem apenas um problema, e está no desfecho dele quando o autor deixa tudo para o final, e isso acaba desmotivando os leitores, pois além de ser um final bastante provável, ele não foi bem um final. E para quem terminou de ler o livro e ainda espera pela dois, e esperança é que ele realmente seja lançado, já que o autor não pronuncia nada sobre em suas redes sociais.

Então minha deixa é que o livro é bom sim, mas se existir a continuação...
TaliaZanoni 19/06/2019minha estante
Concordo, apenas o final me deixou um pouco decepcionada, mas o livro em si é muito bom e eu nem tenho palavras para definir a escrita, é maravilhosa! ? Porém, se tiver continuação será ainda melhor!

Lijadson.Ribeiro 19/06/2019minha estante
Concordo plenamente!

Diogo490 27/01/2023

Surpresa
Gostei muito do livro, ótimos personagens, ótima narrativa. Você se envolve com cada personagem, e que final foi esse? Misturar de sentimentos.
Obs chateado por depois de tanto tempo do lançamento, não temos previsão pra uma continuação.
Hey_Impv 10/02/2023minha estante
Por isso q eu ainda não li, tô esperando a continuação pra ler de uma vez e nada ainda

Ana Abrantes 16/02/2023minha estante
O segundo tá previsto pra esse ano.

Wesnen Tellurian 29/07/2018

ESSE LIVRO É UMA VOADORA NA COLUNA | Canal KrossOver
É de causar indignação, uma voadora para arruinar sua coluna vertebral. Eu fiz a resenha completa em um vídeo para o Canal KrossOver. Confira no vídeo, que você vai curtir muito.

site: https://www.youtube.com/watch?v=gje7dOMmF2k&t=114s
Niájera 27/08/2018minha estante
undefined

Wilson Júnior 17/08/2018

O clássico e o moderno se encontram!
Dessa vez vamos falar sobre um livro de fantasia nacional que me surpreendeu muito - de maneira positiva, claro. Ordem Vermelha, do Felipe Castilho, assistam o vídeo de resenha!

site: https://www.youtube.com/watch?v=Tl5kn681zmo&feature=share
Juliana 17/08/2018minha estante
vou ler!

Johnny12 13/07/2020

A melhor fantasia nacional
Ordem vermelha: filhos da degradação é uma fantasia que coloca muitos livros gringos no chinelo.

A construção do universo é muito bem feita, com uma mitologia bem construída que se mostra consistente durante toda a história.

Os personagens, arrisco a dizer, são a melhor coisa da história. Você se apaixona por eles, torce e no final, sente que são amigos próximos.
Amanda 03/01/2024minha estante
Quero muito ler esse

Nerdvino 25/01/2018

Excelente
Sempre esperei para ver surgir um livro de fantasia nacional, que fizesse frente aos blockbusters estrangeiros, esse dia chegou através desse livro!
Esse livro faz parte de um projeto conjunto da editora Intrínseca e CCXP, através da figura do Erico Borgo.

Um livro muito bem escrito, dono de uma trama cheia de reviravoltas, personagens incríveis e mulheres na ação e no comando.
Uma construção de mundo criativa e diferente dos clichês, que vemos muitas obras padecerem desse problema no gênero de fantasia.
O ritmo da obra é frenético e o autor conduz muito bem os eventos, tornando difícil a tarefa de largar o livro de lado e parar de ler.
Recomendo que todos leiam, que gosta de fantasia vai se apaixonar, quem não gosta passará a gostar!
Ruas 05/06/2018minha estante
Já esta na minha lista!

Dendê 07/06/2020

Fraco e mal executado
Esse livro é bem ruim.

A primeira parte é fantástica, da pra perceber que é um universo realmente rico criado por varias mãos. As raças sao interessantes e a premissa eu achei genial. Mas o escritor, nao conseguiu dar seguimento a ideia criada pelo grupo Omelete, e se perde tentando desenvolver personagens fraquíssimos!

Depois da primeira parte, que explica o universo, suas regras e a cidade de forma interessante, a historia começa a destrabelhar de uma forma bizarra.

Eu me senti enrolado em diversas partes do livro, com diálogos desinteressantes e personagens mais fúteis ainda. Da segunda parte em diante o autor tenta te surpreender de todas formas possiveis, com plot twists forçados e desconexos.

Pra mim é um livro com uma premissa genial, porém mal executada.
Renan Barcelos 04/07/2020minha estante
Também senti isso em relação à divisão das partes. A primeira parte ótima, e aí vai caindo a qualidade...