Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Nath 13/08/2020

Impressionante Fantasia Distópica
História de fantasia com um toque de escuridão, digna de receber atenção internacional.

A história da Ondem vermelha se passa dentro de Untherak ,povoada por humanos, anões, gigantes, sinfos e kaoshs, todos sujeitos à um sistema opressor ditado pela deusa Una.
O festival da morte vai acontecer novamente depois de anos de espera, oportunidade perfeita para desencadear uma revolta contra uma deusa supostamente onipotente.

Lhy 15/08/2020

Me salvou da temida Ressaca Literária
Depois de muito tempo sem ler, resolvi pegar esse livro da estante por ser de um autor nacional. Ver fantasia sendo escrita por um brasileiro é realmente gratificante, minha leitura foi super rápida, os personagens te prendem, e os trechos no meio do livro nas páginas pretas me deixaram ainda mais cativada. O final me surpreendeu muito, fiquei um pouco triste, porém com muita vontade de uma continuação (espero que realmente tenha). Indico para quem quer começar tanto na fantasia, por ser um mundo de fácil entendimento, como para quem quer começar nacionais, por ser realmente muito bom!!

Adrielle Frazão 22/08/2020

Deve ser mais valorizado.
Um título de um autor brasileiro que deveria ter muito mais reconhecimento.
Aqui temos um mundo totalmente novo, com vários detalhes sobre essa realidade tão extrema para a sociedade. O autor imaginou o que seria de um mundo em que tudo acabasse , terras devastadas e só uma parte da população conseguisse seguir da forma mais civilizada possível, e vemos com o desenrolar da história como é possível ditar as regras quando saber o que contar ao mundo.
Sério, eu fui extremamente surpreendida pela narrativa e pelos apelos que o livro traz.
Recomendo demais, principalmente para dar a chance ao autor e pedir pra editora lançar logo o segundo pois a sequência já existe.

Ella.Ribeiro 12/09/2020

Algo por ai
Achei o livro com uma temática interessante e de uma criatividade maravilhosa, apesar de achar diversas partes clichê e o desenvolvimento dos argumentos serem repetitivos. Outro ponto que tenho a falar é acerca do psicológico dos personagens que (a meu ver) não foi desenvolvido de forma satisfatório para as situações e a idade que eles tem.
Eu gostei bastante da obra e estava ansiosa para termila-la e quebrar meu bloqueio de leitura que estava bem grande, pois fiquei dois anos em resaca literária.

Crônicas Fantásticas 14/09/2020

Ordem Vermelha – Filhos da Degradação
Resenha por Ana Oliveira

Título: Ordem Vermelha – Filhos da Degradação – Volume 1 | Autor: Felipe Castilho | Editora: Intrínseca | Gênero: aventura, ficção, literatura brasileira | Páginas: 448 | Ano de publicação: 2017 | Nota: 4,0/5,0

O que fazer quando uma grande aventura épica se mostra a sua frente cheia de curvas e sobes e desce, como uma montanha russa emocionante? A gente se joga nela!

Comecei a ler “Filhos da Degradação” sem pretensão alguma. Nunca tinha ouvido falar do livro e nossa outra colunista, a Brena, sugeriu que lesse o livro para o esquenta CCXP. Topei. E ainda bem que topei! “Filhos da Degradação” me cativou ao ponto de desejá-lo ter em minha estante física.

O autor, Felipe Castilho, leva-nos por uma história repleta de cultura, aventura e, acima de tudo, luta por ser um ser vivente. Como boa jogadora de RPG tentei a todo custo fazer ligação entre as raças do livro e as raças que conheço do universo de D&D. Algumas eu consegui, como sinfos, anões, humanos. Mas os kaorsh até agora são um enigma para mim. Pelas imagens de divulgação, que achei na internet, é como se fosse um tipo de humano mais alongado e com capacidades camaleônicas (que eu amei). Acho que se fosse um personagem do livro de Castilho seria uma kaorsh.

A mitologia que o autor engenhosamente monta no livro, logo no primeiro capítulo, deixa-nos a par da criação do mundo e das raças: os seis deuses primordiais acabam por desembocar em uma única deusa altiva e soberana, que descontente com a criação, pune a cada uma das raças de modo implacável. E assim temos o início da nossa história, da nossa jornada.

Acompanhamos ao todo 6 personagens principais. Contando primeiro com Aelian e Raazi, logo são inseridos Ziggy e Harum. Humano, kaorsh, sinfo e anão, respectivamente. O autor dividiu o livro em 3 partes, mas pensando agora, não sei se a minha divisão do livro bate com a dele. De toda forma, temos o primeiro arco, onde os personagens são apresentados, uma pulga atrás da orelha – pelo menos da minha – é plantada e um grande acontecimento fecha esse arco.

Na segunda parte, nós já temos um grupo meio que formado. A história está mais coesa e nos mostra que o que é contado vai muito além das vidas dos personagens centrais. Há um questionamento acerca da sociedade em que eles vivem, do modo como a deusa rege tudo e de como deveria ser a vida dos viventes naquela cidade. Tudo bem próximo a nós que lemos, mesmo sem viver em Untherak.

Na terceira parte, temos algumas reviravoltas que nós (ou pelo menos eu) não esperávamos. Alguns outros personagens são adicionados aqui, como Aparição e Venoma, dando-nos a sensação de que finalmente o grupo está completo. Apegamo-nos aos personagens e nos vemos chorando uma, duas, três vezes com os desdobramentos.

Toda vez que leio um livro, eu discuto ele comigo mesma e tiro algumas conclusões do que já li até aquele momento na história. Claro que às vezes o enredo envereda por um caminho totalmente diferente e me surpreende, nem sempre minhas conclusões dão onde os autores realmente vão. Posso dizer que com 2 partes do livro minhas conclusões chegaram onde o autor chegou. E a última parte me pegou desprevenida e me tirou o fôlego e as lágrimas.

Muitos plot twist que nos deixam sem fôlego e tendo que correr para recalcular a rota… Aviso: se você é do tipo que não aguenta desapegar, cuidado. Este livro pode te fazer chorar bicas.

No mais, posso dizer que as surpresas são sempre bem-vindas, e que acabei entendendo que algumas coisas tinham que acontecer para enriquecer o livro. Posso dizer que me senti lendo um daqueles livros estrangeiros que eu tanto gosto, com o orgulho de saber que toda essa qualidade é genuinamente brasileira. Ah! Quase esqueço de comentar, mas há um estilo de dança-luta típica dos sinfos, que pelo gingado descrito, lembra muito a capoeira. Será que o autor acabou levando nossa “arte-marcial-jogo-coreografia” para dentro da literatura, imortalizando-a para sempre como a kaita?

Lei mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2018/11/05/ordem-vermelha-filhos-da-degradacao-volume-1/

Zack_Newton 16/09/2020

MDS QUE LIVRO MARAVILHOSOA
Gente do céu, que livrao. Muito bem escrito, o enredo é muito bom, o final foi muito revelador, amei demais!!!

JeffSouzaXD 18/09/2020

Um ótimo livro de fantasia de autor nacional.
Existem alguns conceitos que nós leitores de fantasia já conhecemos de muitas outras obras. Mas nesse livro eles são apresentados sob um outro ponto de vista. Lê uma resenha mais no Instagram Binóculo Literário https://www.instagram.com/p/CBBqHrvhtpU/?igshid=1a3c4zxjrvufp

JL Marcal 22/09/2020

Livro incrível e muito bem escrito
Primeiro livro que leio do Felipe Castilho e de cara afirmo: Castilho é um grande autor e sabe escrever muito bem. Recomendo com toda a certeza a leitura desse livro!!!

Milena Moura 25/09/2020

a construção de mundo é boa e os plots são legais, mas eu não consegui me conectar com nenhum personagem da história, e isso é uma das partes mais importantes pra mim

Aelita Lear 19/10/2020

Top!
Esse livro é top, em todos os aspectos. Fiquei impressionada com a construção da história, dos seres e tudo mais. A escrita é super envolvente e cheia de frases de efeito, da vontade de grifar o livro todo! Mas tenho certeza de que deve ter inúmeras resenhas nesse sentido...
Então preciso falar de uma coisa que esse monstrinho que cursa editoração reparou: na diagramação! Sério, esse livro é suuuuuper bem diagramado, fiquei encantada com a perfeição dela!!
Amei demais e recomendo a leitura!

Ally 22/10/2020

O que dizer sobre essa obra maravilhosa, Ordem vermelha me prendeu de uma forma tão cativante que me fez favorita-lo desde o início.
Com uma mistura de fantasia, surrealidade e distopia essa história te faz se emocionar, sorrir, dar pulos de alegria, e também se indignar da forma mais hedionda.
Enfim, te faz sentir cada linha. O meu fascínio pelos personagens me fez querer conhecer cada vez mais esse incrível universo. Leiam muito e se encantem assim como eu.

Emilly 02/11/2020

Que livro!!
Demorei pra terminar mas quando fechei o livro fiquei satisfeita com as decisões q o autor tomou e como amei o final , acredito q temos muitas coisas pra conhecer desse mundo espero q seja possível hahaha me surpreendi bastante com algumas revelações e os personagens são maravilhosos é claro q cada um tem suas peculiaridade mas juntos eles tem o msm propósito

@letiioliv 10/11/2020

QUE LIVRO É ESSE?!?!?!?!
MEU DEUS! Esse livro é tudo pra mim. Apesar de não ser o meu estilo de leitura, o livro é tão bem construído e a leitura se torna tão fluida no decorrer do tempo em que se lê que ele conquistou meu coração. As reviravoltas que o Felipe escreveu são muito improváveis, tanto que eu ficava boquiaberta toda hora! LEIAM ESSE LIVRO!!!!!!!

Dilou 10/11/2020

Incrível
É o primeiro livro nacional de fantasia que eu leio e com toda certeza, agora é um dos meus livros favoritos, espero ansiosamente para que a CCXP permita o volume 2 logo

O Crowler 21/11/2020

Feliz demais lendo esse livro
Sério, pra quem gosta de Mistborn e de fantasia no geral esse livro é perfeito, fico feliz de ter uma obra dessa escrita aqui no Brasil.