O crocodilo

Resenhas - O Crocodilo

1 | 2 | 3 | 4

Julio.Argibay 10/06/2021

Crocodilo europeu
Eu li este conto e fiz a resenha já tem algum tempo, eu acho q sumiu do aplicativo. Mas a estória eh muito boa, ele se utiliza do realismo fantástico, acho bem diferente do que o escritor se propõe. Foco na psique dos personagens. Eh interessante novas propostas de um autor tão visceral que joga seus personagens no limite da razão. O segundo conto também se destaca. O autor viaja pela Europa e conta como foi esta experiência através de uma ótica extrangeira.

Ulissis Henrique 13/02/2024

Duas visões da natureza humana
Sobre "O crocodilo", eu amei, dei muitas gargalhadas, uma pena o Dostoiévski não ter terminado a história, fiquei curioso sobre o desfecho. A trama absurda me lembra muito "A metamorfose" de Kafka. A sátira parece criticar a burguesia da época, a falta de empatia quando se trata de ganhos, ou seja, num mundo cada vez mais voltado para lucro e sucesso pessoal, as pessoas vão perdendo a sua humanidade no processo.
Quanto a "Notas de inverso sobre impressões de verão" retrata bem a "síndrome de vira-lata". Enquanto lia me peguei pensando se a história se referia aos russos ou aos brasileiros. Não é um dos melhores que eu já li do Dostoiévski, longe disso. Na verdade achei bem chato.

Flavia Bevilacqua 25/12/2023

Recomendo fortemente
Este livro apresenta o dilema entre pedir ajuda e todos descobrirem que você estava fazendo algo errado ou então não pedir ajuda e ficar preso em uma situação muito desconfortável.
Foi minha primeira leitura do Dostoievski, ele escreve com um sarcasmo que não tem como rir das situações apresentadas. É um livro de fácil compreensão. Recomendo fortemente esta leitura.

Daiane 24/05/2023

Regular
O conto é interessante, porém estar incompleto é frustrante, parece-me um caça-níquel da editora.
"Notas de Inverno" tem bons momentos quando faz crítica e deboch da burguesia. Adorei a parte que fala de Londres e sobre a fraternidade.
No geral não gostei, imagino que agrade apenas aos estudiosos e os fãs do autor.

Samuel.Manzini 04/09/2018

Por quê, Dostoiévski?
Só lamento "O Crocodilo" não ter sido finalizado, eu estava gostando muito.
Aliás, comecei a ler sem saber que era um conto inacabado. Foi um potencial desperdiçado!

Um pensamento que me veio à cabeça: será que Franz Kafka leu "O Crocodilo" antes de se tornar escritor?

Laura 10/03/2023

Quando me dei conta o conto tinha acabado. Assim, do nada!! Senti muita falta de uma continuação, achei que terminou de forma brusca.

Iara 22/06/2011

"Notas de inverno sobre impressões de verão" é muito bom, adorei a descrição dos franceses sob o ponto de vista russo!

Inlectus 16/02/2011

Bom livro.
Aqueles tipos de contos dúbios e belos, que divertem e fazem pensar, leitura agradável.

Lucas 19/12/2015

Um ataque ao vazio de sentido do Ocidente
As "Notas..." são impressionantes. No mesmo tom exaltado daquelas outras notas - do Subsolo - e também de um outro passageiro russo de trem - "Sonata a Kreutzer" de Tolstói - mergulha-se numa maldição contra o suposto prazer de viajar. Além do tom francamente ranzinza, impressiona a condenação moral do autor-narrador contra Paris e seus habitantes - dos prazeres fáceis, rotina indolente, diletantismo fútil, hedonismo, adultério, exibicionismo, narcisismo, afetação intelectual - de um profundo vazio de sentido, que se estende ao Ocidente de um modo geral, já que Londres e algumas cidades alemãs também entram no pacote de impiedosas críticas. É difícil deixar de notar o paralelo entre esta crítica russa, com sua fé ortodoxa e sua moral semi-oriental, e a crítica atual dos radicais islâmicos que atacam Paris e o Ocidente. No mesmo paralelo, cabe observar o destaque que Dostoiévski dá ao opressivo estado de vigilância sobre o fluxo de migrantes e viajantes em Paris.
O fato é que o vazio de sentido que acomete o Ocidente - tema do recente "Submissão" de Houellebecq - já incomodava e indignava radicais morais como o autor-narrador russo destas Notas. E não sem razão.

Adriana1161 29/08/2018

Intenso
Esse livro mostra, na primeira parte, um Dostoiévski muito fantástico, até demais rsrs. Ele escreve um texto no estilo do "Nariz" de Gógol. E na segunda parte, um Dostoiévski crítico, filósofo e político.
É uma sátira.
São duas histórias que na verdade querem mostrar a luta pra manter a cultura russa, mesmo almejando o progresso europeu. São reflexões sobre o Capitalismo e o Socialismo. E é incrível, como ele fala o que quer dizer, sem dizer!
Enxurrada de impressões, ideias e pensamentos.
É impressionante, como Dostoiévski tinha um pensamento tão atual, incrível mesmo!

Lilian 06/01/2023

Primeiro em o Crocodilo achei super interessante o assunto e o sarcasmo que ele utiliza, me surpreendeu muito?.quanto as notas de inverno achei super fortes as críticas que ele faz ao burguês europeu, muito interessante esse ponto de vista.

Victor 30/12/2022

Excelente
É claro, Dostoievski está além do meramente banal, difícil seria encontrar texto dele que fosse apenas "bom". O crocodilo é um texto incompleto, que trás consigo a crítica aberta e satírica à ocidentalização industrial da Rússia Czarista. A ideia é desenvolvida nas Notas de Inverno sobre Impressões de Verão.

Divertido e ácido.

z..... 24/11/2018

Edição Literatura Mundial em Quadrinhos (Escala Educacional, 2011)
A HQ surpreendeu positivamente! Está muito interessante e provocativa, numa estética simples e bem arranjada para diferentes leitores, em aprendizagens com revelações, descobertas ou reflexões sobre os sistemas financeiros.

O conto inspirador é do século XIX, em que Dostoievski poderia ser considerado pessimista diante do crescimento do capitalismo, mas de forma pragmática foi surrealmente coerente ao sistema que se implantava, também instigante à corrupção e meios desapegados de ética, capaz de arranjos imorais e grotescos pelos objetivos. A história, por mais esquisita e ridícula que pareça, de um jeito autêntico e irônico reflete a atualidade. Fala de lucro, propriedade privada e coletiva, desvio de caráter, ideais imorais. Enfim, uma leitura satisfatória.

A arte é simples, lembrando caricaturas em estética antiga, muito ajustada a proposta almejada por Dostoievski. Simplicidade cativante numa leitura prazerosa. Pena que o autor não finalizou...

Imaginava o crocodilo como o grande vilão, mas é só mais uma das vítimas do que a ambição humana é capaz de atropelar estupidamente.

Gostei bastante do quadrinho!

1 | 2 | 3 | 4