O crocodilo

O crocodilo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O Crocodilo


55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Julio.Argibay 10/06/2021

Crocodilo europeu
Eu li este conto e fiz a resenha já tem algum tempo, eu acho q sumiu do aplicativo. Mas a estória eh muito boa, ele se utiliza do realismo fantástico, acho bem diferente do que o escritor se propõe. Foco na psique dos personagens. Eh interessante novas propostas de um autor tão visceral que joga seus personagens no limite da razão. O segundo conto também se destaca. O autor viaja pela Europa e conta como foi esta experiência através de uma ótica extrangeira.
comentários(0)comente



Ulissis Henrique 13/02/2024

Duas visões da natureza humana
Sobre "O crocodilo", eu amei, dei muitas gargalhadas, uma pena o Dostoiévski não ter terminado a história, fiquei curioso sobre o desfecho. A trama absurda me lembra muito "A metamorfose" de Kafka. A sátira parece criticar a burguesia da época, a falta de empatia quando se trata de ganhos, ou seja, num mundo cada vez mais voltado para lucro e sucesso pessoal, as pessoas vão perdendo a sua humanidade no processo.
Quanto a "Notas de inverso sobre impressões de verão" retrata bem a "síndrome de vira-lata". Enquanto lia me peguei pensando se a história se referia aos russos ou aos brasileiros. Não é um dos melhores que eu já li do Dostoiévski, longe disso. Na verdade achei bem chato.
comentários(0)comente



Flavia Bevilacqua 25/12/2023

Recomendo fortemente
Este livro apresenta o dilema entre pedir ajuda e todos descobrirem que você estava fazendo algo errado ou então não pedir ajuda e ficar preso em uma situação muito desconfortável.
Foi minha primeira leitura do Dostoievski, ele escreve com um sarcasmo que não tem como rir das situações apresentadas. É um livro de fácil compreensão. Recomendo fortemente esta leitura.
comentários(0)comente



Daiane 24/05/2023

Regular
O conto é interessante, porém estar incompleto é frustrante, parece-me um caça-níquel da editora.
"Notas de Inverno" tem bons momentos quando faz crítica e deboch da burguesia. Adorei a parte que fala de Londres e sobre a fraternidade.
No geral não gostei, imagino que agrade apenas aos estudiosos e os fãs do autor.
comentários(0)comente



Samuel.Manzini 04/09/2018

Por quê, Dostoiévski?
Só lamento "O Crocodilo" não ter sido finalizado, eu estava gostando muito.
Aliás, comecei a ler sem saber que era um conto inacabado. Foi um potencial desperdiçado!

Um pensamento que me veio à cabeça: será que Franz Kafka leu "O Crocodilo" antes de se tornar escritor?

comentários(0)comente



Laura 10/03/2023

Quando me dei conta o conto tinha acabado. Assim, do nada!! Senti muita falta de uma continuação, achei que terminou de forma brusca.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Iara 22/06/2011

"Notas de inverno sobre impressões de verão" é muito bom, adorei a descrição dos franceses sob o ponto de vista russo!
comentários(0)comente



Inlectus 16/02/2011

Bom livro.
Aqueles tipos de contos dúbios e belos, que divertem e fazem pensar, leitura agradável.
comentários(0)comente



Lucas 19/12/2015

Um ataque ao vazio de sentido do Ocidente
As "Notas..." são impressionantes. No mesmo tom exaltado daquelas outras notas - do Subsolo - e também de um outro passageiro russo de trem - "Sonata a Kreutzer" de Tolstói - mergulha-se numa maldição contra o suposto prazer de viajar. Além do tom francamente ranzinza, impressiona a condenação moral do autor-narrador contra Paris e seus habitantes - dos prazeres fáceis, rotina indolente, diletantismo fútil, hedonismo, adultério, exibicionismo, narcisismo, afetação intelectual - de um profundo vazio de sentido, que se estende ao Ocidente de um modo geral, já que Londres e algumas cidades alemãs também entram no pacote de impiedosas críticas. É difícil deixar de notar o paralelo entre esta crítica russa, com sua fé ortodoxa e sua moral semi-oriental, e a crítica atual dos radicais islâmicos que atacam Paris e o Ocidente. No mesmo paralelo, cabe observar o destaque que Dostoiévski dá ao opressivo estado de vigilância sobre o fluxo de migrantes e viajantes em Paris.
O fato é que o vazio de sentido que acomete o Ocidente - tema do recente "Submissão" de Houellebecq - já incomodava e indignava radicais morais como o autor-narrador russo destas Notas. E não sem razão.
comentários(0)comente



Adriana1161 29/08/2018

Intenso
Esse livro mostra, na primeira parte, um Dostoiévski muito fantástico, até demais rsrs. Ele escreve um texto no estilo do "Nariz" de Gógol. E na segunda parte, um Dostoiévski crítico, filósofo e político.
É uma sátira.
São duas histórias que na verdade querem mostrar a luta pra manter a cultura russa, mesmo almejando o progresso europeu. São reflexões sobre o Capitalismo e o Socialismo. E é incrível, como ele fala o que quer dizer, sem dizer!
Enxurrada de impressões, ideias e pensamentos.
É impressionante, como Dostoiévski tinha um pensamento tão atual, incrível mesmo!
comentários(0)comente



Lilian 06/01/2023

Primeiro em o Crocodilo achei super interessante o assunto e o sarcasmo que ele utiliza, me surpreendeu muito?.quanto as notas de inverno achei super fortes as críticas que ele faz ao burguês europeu, muito interessante esse ponto de vista.
comentários(0)comente



Victor 30/12/2022

Excelente
É claro, Dostoievski está além do meramente banal, difícil seria encontrar texto dele que fosse apenas "bom". O crocodilo é um texto incompleto, que trás consigo a crítica aberta e satírica à ocidentalização industrial da Rússia Czarista. A ideia é desenvolvida nas Notas de Inverno sobre Impressões de Verão.

Divertido e ácido.
comentários(0)comente



z..... 24/11/2018

Edição Literatura Mundial em Quadrinhos (Escala Educacional, 2011)
A HQ surpreendeu positivamente! Está muito interessante e provocativa, numa estética simples e bem arranjada para diferentes leitores, em aprendizagens com revelações, descobertas ou reflexões sobre os sistemas financeiros.

O conto inspirador é do século XIX, em que Dostoievski poderia ser considerado pessimista diante do crescimento do capitalismo, mas de forma pragmática foi surrealmente coerente ao sistema que se implantava, também instigante à corrupção e meios desapegados de ética, capaz de arranjos imorais e grotescos pelos objetivos. A história, por mais esquisita e ridícula que pareça, de um jeito autêntico e irônico reflete a atualidade. Fala de lucro, propriedade privada e coletiva, desvio de caráter, ideais imorais. Enfim, uma leitura satisfatória.

A arte é simples, lembrando caricaturas em estética antiga, muito ajustada a proposta almejada por Dostoievski. Simplicidade cativante numa leitura prazerosa. Pena que o autor não finalizou...

Imaginava o crocodilo como o grande vilão, mas é só mais uma das vítimas do que a ambição humana é capaz de atropelar estupidamente.

Gostei bastante do quadrinho!
comentários(0)comente



55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR