O crocodilo

Resenhas - O Crocodilo

1 | 2 | 3 | 4

Giordano.Sereno 15/03/2024

Duas obras em um volume
Temos aqui duas obras distintas reunidas em único volume. O que as une é a crítica à crescente ocidentalização (ou europeização) cultural da Rússia no século XIX. A primeira obra é o conto inacabado "O Crocodilo" e a crítica é velada. A segunda é um ensaio onde Dostoiévski escancara a crítica de uma vez
O Crocodilo é um conto super divertido, inteligente e bem humorado. Temos uma espécie de narrativa fantástica em que um funcionário público russo é engolido (literalmente) por um crocodilo alemão carinhosamente chamado de Carlinhos. E aí se segue todo tipo de absurdo. Você não consegue parar de ler e de rir. Se fosse só o conto, seria 5 estrelas fácil. O fato de o conto estar inacabado não atrapalha em nada.
Depois temos o ensaio. Foi meu primeiro contato com a não ficção de Dostoiévski. Apesar de um texto inteligente e interessante, algumas partes são sonolentas.
Mas recomendo a leitura!

Cris 26/02/2024

26.02.2024
Gostei bastante das impressões que Dostoiévski menciona em sua viagem à Europa, Alemanha, Londres, França e Itália. Em relação ao conto O Crocodilo, é uma sátira que beira o absurdo. Alguém em sã consciência gostaria de morar dentro de um crocodilo?

Ulissis Henrique 13/02/2024

Duas visões da natureza humana
Sobre "O crocodilo", eu amei, dei muitas gargalhadas, uma pena o Dostoiévski não ter terminado a história, fiquei curioso sobre o desfecho. A trama absurda me lembra muito "A metamorfose" de Kafka. A sátira parece criticar a burguesia da época, a falta de empatia quando se trata de ganhos, ou seja, num mundo cada vez mais voltado para lucro e sucesso pessoal, as pessoas vão perdendo a sua humanidade no processo.
Quanto a "Notas de inverso sobre impressões de verão" retrata bem a "síndrome de vira-lata". Enquanto lia me peguei pensando se a história se referia aos russos ou aos brasileiros. Não é um dos melhores que eu já li do Dostoiévski, longe disso. Na verdade achei bem chato.

Karime 07/02/2024

Intenso e direto.
São duas histórias diretas que mostraram o quão a Rússia buscava o progresso igualmente a Europa e enquanto isso tentava manter sua cultura intacta em relação as mudanças.

Reflexivas em relação ao Capitalismo e ao Socialismo da época, em um livro denso e a temporal.

jullia.0 07/02/2024

Eu não esperava nada, mas "notas de inverno sobre impressões de verão" conseguiu me surpreender um pouquinho.
não é o melhor do dostoiévski (nem de longe!), mas vale a experiência!

Flavia Bevilacqua 25/12/2023

Recomendo fortemente
Este livro apresenta o dilema entre pedir ajuda e todos descobrirem que você estava fazendo algo errado ou então não pedir ajuda e ficar preso em uma situação muito desconfortável.
Foi minha primeira leitura do Dostoievski, ele escreve com um sarcasmo que não tem como rir das situações apresentadas. É um livro de fácil compreensão. Recomendo fortemente esta leitura.

Hilton 22/12/2023

O crocodilo se trata de um conto que me deixou horrorizado de início e me fez dar gargalhadas logo em seguida com uma crítica à entrada de capital estrangeiro na Rússia.
já Notas de Inverno... retratou de forma ferrenha e interessante o ponto de vista dum russo sobre a Europa Ocidental, especialmente sobre Paris e França, mostrando claramente as diferenças entre a região e o país natal do autor.

Raissa 13/11/2023

Kafka versão Lacoste
Esse primeiro conto inacabado faz várias críticas ao capitalismo europeu e ao progressismo russo, com uma pitada de sarcasmo e répteis que podem te engolir vivo! ? Mesmo eu não achando a história 100% perfeita (e essa pequena parte seja apenas 40% do que o Dostoiévski queria escrever), não dá pra dizer que seja uma história ruim. A última parte são os relatos do Dostô enquanto fazia uma viagem pela Europa, num momento complicado da vida dele... não digo que entendi todas as reflexões, mas adorei as críticas sobre o padrão de "família perfeita" que é baseada em riquezas, não no amor. Enfim, achei legalzinho o primeiro conto e gostei bastante das críticas sobre a burguesia na época!

jackpveras 09/11/2023

Crocs-crocs!
O crocodilo é um conto maravilhoso, engraçado e até filosófico. A história traz reflexões muito bacanas acerca da natureza humana, vaidade e, sobretudo, do Ego. Se o livro contivesse apenas essa história, eu daria cinco estrelas brincando e estaria em intenso derretimento passional frente à genialidade de Dostoiévski.
Mas, nem tudo são flores.
A segunda história, Notas de inverno sobre impressões de verão, é de uma chatice fora da lógica.
Enfim, até os gênios pisam na bola de vez em quando.

Beth 01/10/2023

Não é minha obra preferida de Dostoiévski, mas não deixa de ser um interessante mergulho nos pensamentos de um russo da época sobre os comportamentos de uma Europa vista como tão distante.

Pisi14 25/08/2023

Surreal e divertida
O livro mostra que Dostoiévski pode ser uma leitura leve, agradável, divertida e que o autor sabe fazer comédia além do drama e das grandes questões existenciais

Daiane 24/05/2023

Regular
O conto é interessante, porém estar incompleto é frustrante, parece-me um caça-níquel da editora.
"Notas de Inverno" tem bons momentos quando faz crítica e deboch da burguesia. Adorei a parte que fala de Londres e sobre a fraternidade.
No geral não gostei, imagino que agrade apenas aos estudiosos e os fãs do autor.

Cíntia 24/05/2023

"Em primeiro lugar, o crocodilo, para meu espanto, é completamente vazio."
"Enquanto se procura uma solução, o tempo passa."

Icaro 09/04/2023

Dosto sempre!
Clássico é clássico. O crocodilo é uma história surreal de um homem engolido por um crocodilo e os princípios econômicos que o impedem de ser retirado da barriga do animal. Notas de Inverno sobre Impressões de Verão versa sobre uma viagem pela Europa feita pelo autor, suas impressões sobre Paris e a falta de juízo dos franceses é incrível.

1 | 2 | 3 | 4