Uzumaki

Uzumaki Junji Ito

Resenhas - Uzumaki

Fabinho 07/07/2023

Espetacular
Eu amo junji ito e essas histórias embora no meio tenha duas loucuras de que nada parece estar acontecendo , essa foi com a conclusão mais profunda das que eu li.

André Hausmann 05/07/2023

Uma espiral de loucura
Essa é a minha primeira experiência com o trabalho do mangaka especialista em horror Junji Ito. Possuidor de um traço e estilo narrativo bem expressivos, ele se tornou uma referência em relação às histórias de terror, com obras com reviravoltas e cenas que permanecem em nossas mente devido suas ilustrações.

Uzumaki foi originalmente publica em três volumes, mas sendo que a editora Devir publicou num volume único. A história gira em torno de misteriosos eventos que acontecem numa pequena cidade japonesa, por onde somos guiados por Kirie Goshima e seu namorado Shuichi que tentam compreender o local é afetado pelos efeitos de espirais.

Apesar de parecer uma premissa simples, aos poucos o leitor vai entendendo o poder desse mistério, e porque não dizer, maldição, que afeta tanto as estruturas naturais como também as construídas pelo homem, sem contar o próprio ser humano. Seja na forma que alguns dos habitantes possuem adoração ou temor pelo evento, como também como os corpos vão se ajustando.

O autor sabe trabalhar com os momentos de tensão, de curiosidade e de terror que mantém a curiosidade do leitor, ao mesmo tempo em que vai criando no decorrer da história uma sensação de perigo crescente. Isso graças à excelente junção entre seu ritmo narrativo e suas ilustrações extramente detalhadas. Sem pressa de chegar ao final, Junji Ito nos leva pela curiosidade, às vezes mórbida, e o desespero para tentar entender o porquê de tantos episódios estranhos.

Apesar de parecer que os acontecimentos no início não terem relação, na parte final tudo começa ficar ligado e as respostas para algumas das perguntas são apresentadas. Esse foi um ponto interessante da publicação em volume único, se a narrativa fosse dividida talvez eu não finalizasse a leitura.

Uzumaki é uma leitura perturbadora, ainda mais por ser bem diferente do estilo de terror que nos ocidentais estamos acostumados. Algo que é aumentado pela arte da obra.

Mylly 01/07/2023

Com certeza esse mangá deixou uma marca significativa em mim. Estou me sentindo muito satisfeita após terminar.
Segundo que leio do Junji ito e só tenho uma coisa a dizer, gênio do horror, como pode uma pessoa ter uma mente tão brilhante assim.
As animações são lindas, os traços perfeitos, até mesmo com as bizarrices eu ficava maravilhada.
E apesar de tudo, não é apenas terror, a história consegue trazer algumas analogias a críticas ao regime social, já no final do mangá tem um pouco explicando e mesmo que não seja abordado de forma direta, você consegue ter uma noção e entender o que quis passar.

Os personagens são tão cativantes, e eu só conseguia sentir pena da coitada da Kirie, todo capítulo ela sofria kkkkk

Barry Allen. 26/06/2023

Sensacional a criatividade, gostei dos mini contos e como se conectam a história toda, gostei do final.

Gustavo Rodrigues 25/06/2023

Pode soar repetitivo, mas sempre tenho que dizer que a bizarrice é a maior característica das obras do Junji Ito. Uzumaki é excelente, e a bizarrice é usada em toda a história, mas na dose certa.

Não é uma obra pra todo mundo, porque o negócio aqui é muito muito muito excêntrico. Não leia querendo entender o porquê das coisas acontecerem, porque aqui tu não encontra muitas explicações. As coisas acontecem e é isso.

Sendo sincero, até prefiro que seja dessa forma. Tudo é tão bizarro, tão exótico, que é melhor ter pouca explicação. Não adianta querer explicar o inexplicável.

Só pra não ficar dúvida: você entende toda a história perfeitamente. Só não vai ter muito detalhe de algumas coisas. Não posso falar mais pra não ser spoiler.

Lê aí que é top, confia no pai. ?
Dri 03/07/2023minha estante
Junji Ito é incrível

DenisJK 11/06/2023

Junji ito
Eu adoro o junji Ito, eu acho fascinante como a atmosfera dos contos, histórias, ambiente e os traços dele dá muita vida pras coisas, esse japa sabe como deixar alguém desconfortável com seus rabiscos, inclusive, eu fiquei. maldito cap dos caramujos, que nojeira do krlh Junji Ito.

wdyminji 08/06/2023

Simplesmente o melhor mangá do junji ito na minha opinião, o meu preferido. sou completamente apaixonada em uzumaki, toda o enredo me deixou alucinada e eu amei a forma como tudo foi representado, os traços e sentimentos expressos ali me deixaram apaixonada, já li e reli várias vezes! cada vez mais apaixonada por essa obra de arte.

Lucasarraes 02/06/2023

Uzumaki - misterioso e nosense
Junji Ito, trás em Uzumaki uma história com tons sombrios e uma introdução que te faz continuar nesse universo bizarro, apesar de alguns arcos conterem barrigas ou não levarem para algum ponto onde a história o reutilize, deixando-os em uma espécie de conto dentro da narrativa, apesar desse detalhe a história se torna satisfatório para se acompanhar, mesmo podendo haver questionamentos sobre sua conclusão.

NinaSpinola 24/05/2023

Espirais pra todo lado
De longe a coisa mais doida que eu já li na vida. Reconheço a criatividade do autor. Apesar de ter me desapontado com o final, até gostei dessa loucura.

skuser02844 22/05/2023

Nada como começar a ter medo de espirais
Kurôzu-cho é uma cidade pequena e pacata. Nada acontece lá. Não tem fofoca, não tem invasão nas escolas e o pior, não tem um bar do qual os torcedores podem assistir os jogos de futebol e no final se agredir com facões. Ou seja, uma cidade tranquila.

Apesar de tranquila, uma maldição bem especifica ataca os moradores. Causando admiração, medo e curiosidade, veremos como cada personagem dessa história maluca é afetado por esses malditos espirais.

Para quem tem curiosidade em tomar o chá do santo daime, porém fica com medo com os efeitos colaterais, recomendo que leia esse manga, pois os efeitos serão exatamente os mesmos.

Aqui tem tudo que eu mais gosto. Vai ter loucura, insanidade, terror, nojeira, aleatóriedade e uma grande história sobre uma cidade amaldiçoada. Eu sou suspeito a falar, confesso, esse manga para mim, é a obra prima do Junji ito.

De certa forma, temos dois personagens principais, Kirie e Shuichi. Me refiro de certa forma, pois o livro é um grande apanhado de contos do qual contam o reflexo dessa maldição na cidade. Por curiosidade esses nossos dois tchuthuquinhos irão presenciar grande partes desses acontecimentos e assim como nós, ficar completamente abismados com o nível que as coisas escalam sem nenhum pudor ou sutileza.

Esses contos caminham por todos os subgeneros do terror e funcionam muito bem. Claro, que para as pessoas mais acostumadas com o terror "americano" pode haver estranhamento com certas paradas e até achar risivel certos momentos. Porém, o cara que escreve essa resenha, acabou se deliciando com todos os contos e até sentindo uma onda de insanidade conforme a história acontecia. A empolgação lendo foi tanta que mal senti as 668 dessa maravilha.

Fazendo uma breve comentário sobre a arte: Lindo demais. Impressionado em como o Junji ito consegue desenhar atrocidades e a loucura do espiral de uma forma tão única. Parabéns Junji ito! Se por acaso eu sofrer um acidente e meu corpo ficasse totalmente destroçado parecedo um slime, eu gostaria que o Junji ito me desenhasse em forma de homenagem. Fica ai o convite.

Pequena observação: Existe uma explicação metaforica sobre o conceito do manga e confesso que fiquei brizado. Para mim é espiral, lesma e loucura. Qualquer outro conceito a mais para mim é como diria os jovens, chapar de linguiça.

Por fim, agradeço a Junji ito por me fazer sentir medo de tantas coisas aleátorias (Lesma, espirais, cabelos voadores, molas de carro, bebês e cogumelos e o terror oriental).

Luana.Carrilho 21/05/2023

Girando na espiral
Gostei muito da história, foi minha primeira leitura do Junji Ito. Fiquei presa querendo saber o final, apesar de não o ter entendido direito. Pra mim, a jornada valeu a pena e com certeza vou ler outras obras do Junji Ito.