A Mansão Hollow

A Mansão Hollow Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mansão Hollow

Lylyzinha 16/04/2022

Mais uma vez, ricos fazendo riquices, adoro
Dos três livros da gata triste q já li (assassinato no expresso do oriente, morte na mesopotâmia e, agora, mansão hollow) mansão hollow foi O meu favorito !

Eu adorei toda a ambientação, essa estética de outono, friozinho q é exatamente como ta o tempo aqui na minha cidade então foi deliciosa a experiência kkkk. Eu tbm amo esse conceito de gente rica, passando o final de semana em mansão, ou dando um almoço de gente rica e esse tipo de coisa sabe ? Pq normalmente é uma fofocaiada atras da outra, pq todo mundo tem podre e todo mundo sabe o podre de todo mundo KKKKKKKKK então, com mansão hollow, nao foi diferente, pq tem essa vibe. Aproveitando a deixa, o livro até me lembrou outro livro q chama "a lista de convidados", esses dois tem mais ou menos essa vibe de gente rica dando "festa" sabe ? A diferença é q lista de convidados é um suspense né, entao é uma ambientação diferente, mais "assustadora" do q mansão hollow, mas tem algumas semelhanças.

Eu real, adorei o livro, pq teve algo q nos dois outros livros da Agatha q eu li, nao tinha. Que é : o foco na vida dos personagens ! Isso foi o q mais me fez gostar desse livro, pq a gente conhece mesmo todos os personagens, a gente tem o ponto de vista de cada um deles, a gente sabe o q eles pensam em determinadas situações, e tudo isso ajuda mto na gente aqui, bancar o detetive. Coisa q nao acontecia nos outros livros, pq normalmente, tem uma pancada de personagem, mas a gente nao conhece eles de fato ! Entao nao ajuda mto nós a fazer uma ligação dos personagens com o assassinato, aí depois no final só vem o monólogo de 20 paginas, onde, provavelmente, o assassino de fato, a gente nem sequer conhece direito pq nao teve foco nele e nos outros tbm. Entao, em mansão hollow, eu adorei q fugiu total dessa fórmula da q eu li nos outros dois livros.

Mas..... Tem uma coisa q me impede um pouco de dar as 5 estrelas. A forma COMO foi revelado o assassino. Eu gostei mto de QUEM é o assassino pq acho q tem mto sentido e até um pouco de critica ali, pq basicamente, todo mundo menosprezava essa pessoa e achava q ela era um nada. Entao eu amei O assassino. Mas a forma como foi dito pra nós, leitores, quem era, eu nao gostei pq foi anti climático, foi sem graça sabe ? Por mais q, como eu disse antes, fugiu da fórmula q eu li nos outros dois livros, então (graças a Deus) nao teve o monólogo de 20 paginas, eu queria uma coisa mais dramática, uma tensão maior pra falar pra gente, quem é o assassino. Então, de verdade, me decepcionei um pouco com a forma q foi revelado. Ah, outra coisa tbm q nao curti mto... Tem um leve romancezinho de dois personagens ali, q eu achei tao nada a ver KKKKKKK serio, nao mudou nada e foi sem graça tbm, simplesmente foi colocado ali essas duas pessoas e pronto. Só essas duas coisas q me incomodaram mesmo, de resto ta td certo.

Mesmo não sendo um livro 5 estrelas, eu vou favoritar pq foi mto legal a experiência, e eu amei tudo tudo tudo, tem frases impactantes e uma pequenas crítica ali. Ver uma historia do ponto de vista de todos os personagens, ajuda demais a gente formular teorias?

PS : o Hercule Poirot ta simplesmente PERFEITO nesse livro, serio?

Denise 21/12/2020

Um excelente livro
Eu comecei a ler Agatha Christie na adolescência. Li praticamente todos. Muitos eu ainda lembro da trama e de quem é o assassino. mas a maioria não. Por isso resolvi relembar e comprei 5 Kits na Amazon que possuem 3 livros em cada. Esse foi o primeiro que escolhi pra começar. E gostei muito. Como sempre a história é interessante e o assassino é quem menos se espera. Fiquei encantada com a personagem da Lucy Angkatell. Acho que não conseguiria conversar com ela durante 5 minutos, mas que ela é cativante, tenho que admitir, rsrsrsrs Recomendo . Acho que vão gostar.

Viviane 22/12/2020

Surpreendente
Novamente Hercule Poirot está de matar em mais um mistério de tirar o fôlego

Lari_BT 29/11/2023

Hollow
Neste livro Agatha nos apresenta novamente à diversas personagens, bastante originais como sempre. Logo de início entendemos suas motivações, anseios, e personalidades, que são extremamente interessantes e importantes para chegar ao assassino.
O desenvolvimento do enredo que a autora faz é esplêndido. No final, cada detalhe sempre faz sentido e se encaixa perfeitamente com a conclusão.
Agatha Christie segue me surpreendendo com seus personagens variados e o aprofundamento que ela dá a eles. Esse não se tornou um dos meus favoritos, mas, com toda certeza, é memorável.

Julia 14/01/2021

agatha sempre arrasando no desenvolvimento e construção de personagens de suas obras. o final foi um pouco underwhelming pra mim, mas achei uma obra impressionante, independente.

jujamaia 22/01/2021

Esse livro já começou com personagens muito interessantes e diferentes entre si. Eu ainda não consegui decidir se o mistério foi o mais difícil ou o mais fácil de se desvendar, e acho que a revelação do assassino foi diferente de todos os outros livros da autora.

Eu gostei bastante das pessoas que estavam envolvidas, principalmente de Edward, Henrietta, Midge e Lucy. Todos eles tem personalidades bem distintas mas todas interessantes de seu próprio modo.

Exploraram muito bem também a personalidade da vítima, fazendo com que o leitor pudesse sentir ódio ou amor por ela, eu senti os dois ao mesmo tempo.

Tenho também algumas críticas - mas não mudam muito minha opinião na história. Acho que Veronica Cray merecia um desenvolvimento melhor, ela apareceu muito pouco e tinha um grande potencial. Outra coisa que achei estranho é o envolvimento de Poirot na investigação. Parece que não foi a mesma coisa e que ele não foi capaz de coletar quase informação nenhuma, o que não conversou com a competência dele nos outros livros. Parecia um personagem que faz uma participação especial, não um detetive famoso de uma série de livros.
Banzé 24/01/2021minha estante
Também achei o envolvimento dele bem vago...... Interessante.

jujamaia 24/01/2021minha estante
Sim, nos outros ele é muito mais participativo. Achei que nesse ele foi bem lento.

Lari 26/01/2021

Um pouco decepcionada com a Rainha do Crime
Este não é, de longe, um dos melhores livros da Agatha Christie. A lentidão no começo, uma morte que demora quase 100 páginas para acontecer e Hercule Poirot parecendo um figurante e não o ilustre detetive, me fizeram enrolar para terminar o livro.

A revelação de como o crime foi cometido é o que salva, complexo e com algumas reviravoltas, mas não o suficiente para receber 5 estrelas.

Rayany2 28/01/2021

Razoável (?)
Gostei bastante da descrição dos lugares e principalmente dos personagens, porém me decepcionei um pouco com o desenrolar da trama, principalmente seu desfecho. Alguns fatos pareceram vazios ou óbvios, isso me desagradou um pouco ? mas é apenas minha opinião pessoal. No geral, o livro é de uma leitura fácil e certamente o recomendaria para quem está iniciando no gênero.

Franklyn.Jeferson 01/02/2021

Uma trama que acabou sendo cansativa. Mas com personagens interessantes.

SassA 04/03/2024

Não acertei?
Mas? em minha defesa, até o Poirot foi tapeado dessa vez. A verdade é que a pessoinha ali foi genial em esconder tudo. O lance do cavalo de Tróia kkkkkk meu amigo.
É um livro ok, mas a Ágatha têm melhores certeza.

giu 18/05/2021

Esse é um dos livros da Agatha Christie com menores avaliações (aqui e no goodreads) que achei e estava bem receosa com sua leitura, porém a rainha do crime me surpreendeu mais uma vez.

A mansão Hollow traz um assassinato que parece estranhamente ensaiado e personagens com tantas camadas que diversas vezes durante o livro me questionava se os realmente conhecia, e alguns eu não conhecia MESMO. Todos os prsonagens me cativaram e me peguei não somente querendo saber mais sobre o misterio mas sobre suas vidas pessoais também. O modo como Agatha Christie conduz a narrativa e manipula nossos pensamentos a irmos de um lado para o outro com pistas falsas é incrível e eu não previ, nem por um segundo o desfecho tomado no livro.

Apesar disso senti que, por ser mais um dos mistérios de Poirot o detetive ficou muito alheio a história e ela podia facilmente ter acontecido sem a presença dele, o que me decepcionou um pouco. Outro ponto que me deixou levemente chateada foi o anti-semitismo de Agatha bem explicito na personagem dona da loja em que Midge trabalha, obviamente isso não tira o crédito da excelente autora que ela era, mas apesar de ser "uma mulher de seu tempo" acredito que devemos apontar erros de autores quando o encontramos, para não os perpetua-los.

Mafer 05/10/2021

Incrível!
Um simples caso, onde tudo parece claro, pode ser bem mais complexo. Eu adorei, o único ponto negativo foi que enrola um pouco em alguns momentos, mas no geral a leitura é fluída e interessante.

bells 11/10/2021

"Que dificuldade incrível, [?] afastar-se das pessoas."

"Os olhos vêem, às vezes, o que se quer que eles vejam."