Análise da Inteligência de Cristo: O Mestre dos Mestres

Análise da Inteligência de Cristo: O Mestre dos Mestres Augusto Cury

Resenhas - O Mestre dos Mestres

Ramon 18/10/2015

Mais uma obra do Augusto Cury...
Sempre tinha ouvido falar do A.Cury, mas nunca tinha lidos seus livros, o que sabia dele era de um vídeo contando seu passado ateu e sua conversão ao cristianismo, o que me chamou a atenção pela semelhança com minha história. Pois bem, resolvi dar uma chance ao autor, comecei pelo Vendedor de sonhos, e me maravilhei pela sabedoria contida, o rompimento de paradigmas e tudo mais...
Em o mestre dos mestres, é feita uma análise muito interessante de Jesus, mesmo que vc seja uma leitor da Bíblia, é muito agregador ver a profundidade como o A.Cury aborda certas passagens. Não interessa qual religião vc seja e mesmo que não tenha nenhuma, ler e aprender com Jesus é algo único, prezeroso e que muda sua vida de uma maneira inexplicável. Nesse livro vemos uma análise detalhada de certos aspectos de Cristo, seu imenso amor, seu caráter...Cristo foi único e sem igual na história, sua sabedoria, sua lógica e sua maneira de lidar com a vida e com as pessoas. A.Cury aborda todas essas relações de uma maneira muito interessante. Vale investir seu tempo nessa obra e aprender com o Mestre dos Mestres.

Artur 09/09/2015

Muito dificil
Livro muito bom, porem linguagem muito dificil de entender por conter linguagem cientifica demasiada .

Leandro 29/03/2015

O Mestre dos Mestres
Apesar de não gostar de auto-ajuda (até porque, pensei que o livro não o fosse, mas percebi que ele tende sempre a cair no gênero ao longo do texto), li esse livro duas vezes por medo de cometer injustiça contra ele na primeira impressão que tive. Li inclusive as resenhas acima para ver se alguém teve os mesmos sentimentos sobre ele que eu. Bem, tiveram.

A ideia é boa e original - nunca havia ouvido sobre alguém querer examinar a inteligência de Cristo. Entretanto, me parece que Augusto Cury não conseguiu extrair o máximo dela nesse livro. Me pareceu um livro encomendado e oco, cheio de períodos curtos costurados e frases de efeito produzidas para agradar ao leitor e não expor verdadeiramente uma análise sobre a inteligência de Jesus. Muitas dessas frases, inclusive, se repetem inúmeras vezes no livro e provocam um desgaste na leitura, trazendo ao leitor um sentimento de leitura em círculos.

Claro que existem alguns pontos fortes: algumas reflexões sobre atos de Jesus (como sua entrada triunfal em Jerusalém, ou sua atitude de olhar para Pedro enquanto este o negava) valem a pena, mas não arrebatam o coração do leitor e parecem ilhas de refrigério no meio de um mar de frases prontas para agradar.

Prentedo ler os outros quatro volumes da coletânea e espero sinceramente que melhore o tom e a abordagem do tema. 3 estrelas: duas pela originalidade do tema e uma pelas reflexões.

elle carmo 11/10/2019minha estante
enfim, encontrei uma resenha que me represente. particularmente também achei o tema muito original, mas ele nunca desenvolvia as ideias de uma forma contínua. sem contar que sempre que entrava em um assunto interessante, soltava um "não vamos nos aprofundar nisso neste livro".

marcelgianni 08/12/2014

Análise do comportamento de Jesus
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Primeiro livro da coleção, que trata da capacidade ímpar de Jesus de transmitir grandiosos ensinamentos, fazendo-se de exemplo. O ponto negativo é o caráter repetitivo do autor, reforçando ideias que passam a impressão de que se está lendo a mesma coisa novamente.

Nicolas Guerra 31/08/2014

A inteligência de Jesus
Aprendi muito com esse livro. Mostrou as atitudes extraordinárias de Cristo e o jeito que ele tocava o âmago de cada um. Conviveu com pessoas que eram descriminadas pela sociedade,porém não descriminava ninguém, o autor deixa bem claro que Cristo queria amigos não escravos religiosos. Com o tempo podemos refletir sobre nossas ações e procurar tentar entender as atitudes incríveis de Jesus Cristo e sua forma admirável de amar e tocar intrinsecamente cada ser.

Rui Alencar 05/04/2014

...Quem se embriaga com o orgulho está condenado à infantilidade emocional e à pobreza intelectual, além de fazer da sua vida uma fonte de ansiedade. O orgulho gera muitos filhos, um dos quais é a dificuldade de reconhecimento de erros e uma necessidade compulsiva de estar sempre certo. Aquele que recicla seu orgulho e se liberta do jugo de estar sempre certo transita pela vida com mais tranquilidade. A pessoa que reconhece suas limitações é mais madura do que a que se senta no trono da verdade...

Paula 01/12/2013

O Mestre dos Mestres
"Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas idéias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade.
Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação.
Em O mestre dos mestres, primeiro volume da coleção Análise da inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos.
Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas atitudes. Quando se esperava que ele falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte.
Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão.
Nestas páginas, você fará uma viagem pelos mistérios da mente do Mestre dos Mestres. Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas.
****
"Nada é tão fascinante como penetrar no mundo inatingível da mente ou da psique. Dentro de cada ser humano há um mapa a ser percorrido com sutilezas, momentos de alegria, períodos de sofrimento, golpes de ousadia, tempos de recuos, pensamentos que transmitem tranqüilidade, idéias que causam perturbação.
Depois de estudar o perfil psicológico de alguns pensadores como Nietzsche, Freud e Einstein, resolvi investigar a inteligência daquele que dividiu a história: Jesus Cristo.
Seu comportamento, suas palavras, sua capacidade de se proteger nos focos de tensão, a habilidade de libertar seu imaginário e a fineza de sua arte de pensar aplicada a situações em que por certo reagiríamos agressiva ou timidamente deixam perplexo qualquer profissional ou cientista que se disponha a estudá-lo em profundidade – psiquiatras, psicólogos, cientistas da educação, sociólogos. É o que pretendo demonstrar.
Estudar a mente de Jesus Cristo é incomparavelmente mais complexo do que estudar a mente de qualquer outro pensador . O resultado desse estudo é uma coleção de cinco livros que escrevi para tentar explicar suas várias facetas.
Este é o primeiro livro da coleção. Nele veremos que Jesus foi o Mestre dos Mestres, o maior educador da história. Ele conseguia atingir com delicadeza, sabedoria e perspicácia as regiões mais profundas do inconsciente de seus complicados discípulos. Fico perturbado ao constatar que ele aproveitava momentos incomuns para dar solenes ensinamentos.
Devo confessar que investigar Jesus Cristo fez implodir meu orgulho, revelar minha pequenez, dissecar minhas mazelas psíquicas. Veremos que analisar sua inteligência nos permite dispor de excelentes ferramentas para nos educar e educar quem amamos, pois os ensinamentos de Jesus oxigenam nossas mentes, expandem o prazer de viver e estimulam a sabedoria." - Augusto Cury

Aline 28/07/2013

Volume I - sobre a Analise de Cristo
Sob o ponto de vista da psicologia Cury aborda atitude que Cristo tomou no momentos de sua vida.
Como pode um homem ter passado por tantas provações, privações e ainda assim se manter lúcido e integro?
O livro também faz uma investigação na capacidade que Jesus tinha de liderança tornando - o o maior líder que já existiu.

Dressa Oficial 12/07/2013

Resenha - Mestre dos Mestres
Olá, tudo bem com vocês ?

Sei que muita gente não gosta de livros "auto ajuda" mas eu sou muito fã do Augusto Cury e adoro os livros dele, e também adoro um livro de "auto ajuda" acho que esses livros sempre trazem algum tipo de aprendizado e isso me faz crescer como ser humano e acho super válido absorver coisas boas que lemos para a nossa vida.

Esse livro é uma analise da inteligência de Cristo e é uma série de 5 livros que o Augusto Cury fez para entender melhor como funciona a mente do ser humano mais inteligente que viveu na terra.

Não é um livro de história, apenas conta fatos que aconteceram com Cristo e como ele reagiu a determinadas situações, lógico que não temos como nos comparar a ele mas se tentarmos entender o que Cristo quis passar para todos talvez se torne mais fácil viver sem sofrimentos e mantendo bons pensamentos.

O livro nos mostra que todo ser humano tem diversos pensamentos seja ele bons ou ruins, tomar uma decisão em um momento de nervoso se torna quase impossível e questiona:
"Como Cristo tinha o poder de pensar coisas boas nas situações mais difíceis e manter boas atitudes nas situações mais extremas? ".

É legal que ele nos mostra, que devemos gerenciar os nossos pensamentos, não temos como bloquear mas se gerenciarmos os pensamentos podemos nos tornar muitos mais sensatos em decisões importantes.

Página 12
"Jesus foi o personagem mais complexo e enigmático que transitou neste misterioso teatro existencial.
Seu comportamento, suas palavras, sua capacidade de se proteger nos focos de tensão, a habilidade de libertar seu imaginário e a fineza da sua arte de pensar aplicada a situações em que por certo reagiríamos agressiva ou timidamente deixam perplexo qualquer profissional ou cientista que se disponha a estuda-lo em profundidade".

Augusto Cury nos mostra nesse livro que muitas coisas que hoje acomete a sociedade já era vivida por Cristo e ele tentava justamente passar ensinamentos para não se chegar na atual situação que se encontra a humanidade hoje.

Acreditamos que sofrer faz parte do nosso crescimento, mas esquecemos que sempre quando passamos por situações desagradáveis queremos resolver os nossos problemas primeiro e depois pensar no outro, e normalmente nessa fase ruim, sempre magoamos as pessoas que mais amamos e Cristo fez totalmente ao contrário. Ele parava para pensar em todo o sofrimento que passou e tentava tomar a melhor atitude para com ele mesmo e os outros.

Augusto Cury nos propõe quebrar paradigmas e pensar em nossos sentimentos, mesmo os ruins ou bons e tentar aprender com eles, saber gerenciar cada sentimento é muito difícil mas podemos aprender.

Página 24
"Todos nós passamos por determinadas angustias e ansiedades, pois algumas das mazelas da vida são imprevisíveis e inevitáveis. Na escola da existência aprende-se que se adquire experiência não só com os acertos e as conquistas, mas, muitas vezes, com as derrotas, as perdas e o caos emocional e social. Foi nessa escola tão sinuosa que Jesus se tornou o Mestre dos Mestres".

O livro me fez parar para pensar no que realmente importa na vida, ele mostra o quanto de pessoas hoje sofrem no mundo com depressão, angústias, síndromes e etc.

Muito gente acha que quem tem mais bens materiais é rico e feliz, mas muitas vezes se engana pois bens materiais não traz paz de espirito!

Pagina 120
"Quem tem dez casas não tem dez vezes mais prazer na vida ou dez vezes mais segurança emocional do que quem tem um casebre. Quem tem um milhão de dólares não é milhares de vezes mais alegre do que quem só possui alguns míseros trocados.
É possível possuir muito financeiramente e ser emocionalmente triste, infeliz. É possível ter riquezas materiais e baixa capacidade de contemplação do belo".

Perdemos muito tempo guardando mágoas e rancores de pessoas que nos magoaram muitas vezes sem querer ou apenas porque pensamos errado dela, a vida seria muito mais leve se fosse sem rancor e angústia, o bem que o perdão faz em nossas vidas é muito relevante e nos liberta para uma nova caminhada de aprendizados.

Página 170
"Cristo desejava aliviar a emoção do peso das mágoas, dos rancores, dos complexos de inferioridade, dos sentimentos de culpa e de autopunição. Apesar de ter todos os motivos para ser rígido e até julgar as pessoas, nele só havia espaço para o perdão, que não é um sinal de fraqueza, mas de grandeza emocional.
Perdoar é expressar a arte de amar.
Perdoar uns aos outros é um principio fundamental. Perdoar alivia tanto os sentimentos de culpa como as mágoas. O sentimento de culpa fere a emoção. A magoa corrói a tranquilidade".

Terminei de ler o livro me sentindo mais leve e percebendo o quanto me importava com coisas pequenas e irrelevantes diante do cenário maravilhoso que é a contemplação do belo.

Percebi que estar bem comigo mesma e para com o próximo não tem preço, para quem gosta de aprendizado e se desprender de paradigmas , leitura mais do que recomendada.

Página 187
"O mundo pára na comemoração de seu nascimento no final de dezembro, mas a maioria das pessoas não tem consciência de como ele foi uma pessoa magnífica e surpreendente...".

Beijos

Até mais ...

Andressa

site: http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

Mary D. 29/01/2013

Sempre tive uma admiração especial pelos livros do Augusto Cury, principalmente Nunca desista de seus sonhos, admito que passei a ver a vida de outro modo depois de o ter lido, menos pessimismo, talvez.
Essa coleção me conquistou antes mesmo do primeiro capítulo do livro, o prefácio é motivador, nos faz ver Jesus Cristo de outro forma, não somente como um profeta ou como o filho de Deus, mas sim como uma pessoa brilhante, mostra a personalidade e o pensamento.
Enfim, um ótimo livro e coleção. Recomendo.

Carol Omena 23/01/2013

FANTÁSTICO!

Lorena 02/01/2013

Mestre
A ciência se cala quando a fé se inicia!