O Mestre dos Mestres

O Mestre dos Mestres Augusto Cury

Resenhas - O Mestre dos Mestres

Lívia 29/04/2020

Que Mestre é esse?
O livro retrata a história do maior Mestre de todos, o próprio Jesus. O autor tenta descrever a inteligência e a personalidade de Cristo. Por mais soberano que fosse, sua humildade ultrapassava todas as preliminares da sociedade. Ele via os erros não como objetivo de punição, mas como uma possibilidade de transformação interior. O mestre dos mestres ensinava não apenas com palavras, mas Ele vivia o que pregava. Cristo provavelmente foi o maior causador de insônia em sua época.
Recomendo muito (não só apenas para cristãos)!

Viviane.Dias 26/04/2020

Belíssimo livro do apaixonado por Jesus, Augusto Cury!
Como psicólogo e terapeuta, Cury analisa a inteligência emocional e psíquica de Jesus através de suas falas e ações diante das dificuldades e das problemáticas causadas pelos escribas, fariseus e por seus próprios discípulos. A forma como Cristo tratou as pessoas, como falou com elas e as acolheu em seus braços e palavras de amor, dividiu a história da humanidade em antes e depois Dele. Cury vai discutir como a psicologia de Jesus, se minimamente praticada, poderia transformar drasticamente a nossa humanidade até os dias de hoje.
Há cerca de 10 anos, li os 2 volumes do livro O vendedor de Sonhos desse mesmo autor e confesso que nunca mais peguei mais o li por não ter gostado da narrativa lenta e repetitiva. Continuo achando a escrita do Cury prolixa em diversos momentos, podendo ser mais enxuta sem perder conteúdo, no entanto gostei da paixão e das reflexões sucitadas e pretendo ler toda a coleção em 5 volumes sobre a figura de Jesus.

Larissa 26/04/2020

Um livro bom. Ele tenta trazer a personalidade e Jesus em uma versão não teológica e sim psicólogica. Achei interessante vários pontos, mas achei o livro muito repetitivo, e para mim não se desenvolveu muito, apenas repetia as mesmas coisas. Mas recomendo a leitura!

Camilla 08/04/2020

Jesus, o grande mestre
Os ensinos de Jesus transformam vidas

Thaiane Koppe 02/04/2020

Mestre dos Mestres, Jesus!
É um estudo muito bem trabalhado sobre a vida e obra de Jesus do ponto de vista da psicologia, vale a pena ler! Augusto Cury tem uma experiência particular com esses livros porque através do estudo da inteligência de Cristo ele passou a crer em Jesus pois até então se declarava ateu. E ele fala muito brilhante sobre o campo da psicologia.

Clara.Helenah 25/03/2020

Cheio de ensinamentos!
Esse é o primeiro título de uma série de cinco livros que traz como objetivo a analise da inteligência de Cristo. A gestão da emoção, os comportamentos, ensinamentos e propósito do maior líder que já existiu até hoje,

Gostei da escrito e do tom usado por Augusto Cury, o contexto do livro não puxa para o lado ?religioso?, são fatos e comportamentos de aplicação em todas as áreas da vida e embora eu recomende como leitura para uma gestão de emoção mais saudável, em especial, recomendo a aprendizagem a todo líder, tamanho são os ensinamentos.

Trecho: Queria produzir uma transformação nas entranhas do espírito e da mente humana, capaz de gerar tolerância, humildade, justiça, solidariedade, contemplação do belo, cooperação mútua, consideração pela angústia do outro.

Recomendadíssimo!

Pâmela 23/03/2020

"Invernos existenciais e focos de tensão"
Para mim, por diversas vezes a leitura se tornou um pouco repetitiva devido ao uso excessivo dessas duas expressões. Fora isso, vale a pena descobrir a análise psicológica que Cury faz da Inteligência de Jesus Cristo e, de como o filho de Deus e ao mesmo tempo do homem é considerado o maior educador da história!

BlancBunny 03/09/2019

O Mestre dos mestres - Resenhas Letti_Books
Este é um livro que recomendo muito para aquelas pessoas que, mesmo não sendo religiosas, se sentem curiosas a respeito de como o homem Jesus viveu na Terra, através dos olhos do psicanalista Augusto Cury , você vai se surpreender com tamanha inteligência que Jesus tinha e em como ele passava seus ensinamentos para todos ao seu redor de forma que possamos utilizar até hoje no nosso dia a dia. E não estou falando de religião, e sim da inteligência emocional e suas diversas aplicações na vida.
Vale muito a pena ler essa obra, garanto que você irá se surpreender de forma positiva em todos os capítulos lidos ?

Paulo.Cesar 17/08/2019

Recomendo
Um livro fascinante. Não se trata de religião, é sobre inteligência.

Bianca 22/07/2019

Temas contemporâneos, pontos de vista interessantes e muito senso comum
O tema do livro - uma análise da inteligência de Jesus Cristo - é bastante interessante: busca estudar a mente de Cristo do ponto de vista de um psiquiatra, de forma racional, relacionando os ensinamentos Dele às práticas de saúde mental e emocional.

O estudo parte dos quatro evangelhos, enquanto relatos históricos da existência de Jesus. Fala de saúde mental: sobre a importância do indivíduo tomar as rédeas da própria vida e enfrentar os males psíquicos, da resiliência, da criatividade e do autoconhecimento. Também fala de questões éticas e filosóficas: a importância de temas como fidelidade à própria consciência e o comportamento íntegro.

Também traz muito de senso comum: a importância da convivência com amigos, de extrair "sabedoria nos invernos da vida" e da interiorização que traz crescimento pessoal. Como todo livro do Augusto Cury, a análise vem recheada de clichês, figuras de linguagem simplistas e repetições, com aquela roupagem reconfortante típica da auto-ajuda.

Apesar disso, o livro também aborda questões muito contemporâneas - como o fato de a fé transcendental não anular a racionalidade humana ou a ciência - embora de forma muito superficial (o que não poderia ser diferente em um livro de 160 páginas).
Embora afirme não entrar na esfera religiosa, o autor reconhece a importância da espiritualidade e a grandeza das virtudes cristãs, como o amor incondicional, o perdão, a paciência, a convivência com os divergentes e a ajuda aos necessitados. Ele destaca muito a vontade de Cristo de criar um novo homem em cada um de nós, e identifica no "velho homem" combatido por Cristo a origem de todos os males psíquicos.

Penso que uma análise à luz da ciência jamais dará conta de analisar a existência de Cristo em toda a sua grandeza e complexidade, e me pergunto se esta proposta limitada à racionalidade poderia de alguma forma "deformar" a visão sobre Ele,
fazendo-nos esquecer sua divindade e transcendência. Porém, ao mesmo tempo vejo que a obra despertou em mim uma admiração por Jesus Cristo que nem mesmo as palavras dos líderes religiosos costumam inspirar, então concluo que o saldo da leitura foi positivo.

Silvia 17/07/2019

O Mestre dos Mestres
O livro abrange uma leitura simples porém apaixonante nos mostrando como JESUS interagia com as pessoas deixando sempre lições que faziam as pessoas refletirem e mexiam com o interior trazendo cura para vários problemas emocionais, de relacionamento, de enfermidades, amei conhecer melhor a personalidade do homem mais inteligente e amoroso que pisou nesta terra. Recomendo a quem já é apaixonado por ELE e quem ainda não se apaixonou pois é impossível continuar sendo o mesmo com relação a JESUS depois dessa leitura. ??

Nah Amaretto 25/04/2019

O livro traz a análise da inteligência de Cristo de forma simples, com passagens emocionantes, mostra como Cristo é uma pessoa especial, e como seu modo de lidar com a vida pode auxiliar o tratamento do stress, ansiedade e depressão.

camila 25/03/2019

Análise da Inteligencia de Cristo
A obra do Augusto Cury mostra a análise do personagem da história, Jesus Cristo, onde através dos ensinamentos e aprendizagens que foram deixados nos evangelhos, sob o ponto de vista psicológico. As atitudes que ele possuiu e atuou, revelam que quando se esperava que ele falasse, silenciava, quando seria para ter atitude punitiva, o perdão era seu melhor aliado, mostrava-se humilde, quando soube que seria preso, entregou-se ao seu destino. Porque ele não tentou escapar, porque não fugiu o que se passou por sua mente nos seus momentos finais.
O Livro nos, a cada obra que vamos tomando conhecimento, desfaz o que lá no ínicio possuiamos faz refletir, e pensar, sobre diversos temas, dentro da história de Cristo, muitas perguntas, mas pouquissimas respostas uma conclusão fechada. E até o ato final análisa-se não só sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, mas quem vem a ser Deus, e se ele existe, porque a terra possui tanta maldade, e nada a faz cessar.
Para entender essa obra, voce precisará ler todos os livros, e retornar a alguns capitulos, pois a cada página novas indagações, e perguntas farão voce pensar e refletir sobre tudo que vem pensando ser, e não ser.

Michel Chagas Aragão 26/12/2018

Augusto Cury é psiquiatra, cientista, pesquisador e escritor. Publicado em mais de 70 países, já vendeu no Brasil, 28 milhões de exemplares de seus livros. Em o Mestre dos Mestres primeiro volume da coleção Análise de Inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem desse homem que mudou o mundo através de uma inteligência mais grandiosa do que imaginamos.

Antes de tudo é interessante saber em seu próprio relato que Augusto Cury era um dos mais extremistas ateus. Isso faz refletir diversos momentos como afirma ele mesmo que esse livro também é indicado não somente a cristãos, mas também para ateus, para psicólogos, estudantes da área de filosofia, sociologia, funcionando como um documento de autoajuda e para fiéis um aprofundamento da inteligência de Cristo.
Baseando-se não apenas em sua experiência, mas estudando a maioria dos ateus não tem como fundamento ideias profundas sobre a existência ou não de Deus, apenas tem uma forte indignação sobre injustiças, incoerências e discriminações sociopolíticas cometidas pela religiosidade.
Existem mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento o que torna o mais bem documentado dos escritos antigos. Augusto mostra que não haveria como criar um personagem como Cristo, pois todas as humilhações e fraquezas que os discípulos passaram não seriam descritas por eles mesmos intensificando o quanto eles eram falhos. Pedro jurou que não negaria Jesus e o negou mesmo assim. Isso poderia ser prejudicial para um homem servo de Deus e poderia ser escrito de outra forma. Mas o impacto que a atitude de Cristo a demonstrar o seu amor mesmo sendo negado foi maior que Pedro decidiu escancarar a sua fraqueza.
A ciência pode conquistar a Lua, descobrir planetas, mas não consegue fazer com que o ser humano entenda que não existem diferenças entre nós. A cor no universo pode ter significado diferentes, mas para verdadeiros cristãos a cor da pele não divide, mas une. A religião que deveria unir está dividindo as nações e as pessoas estão sendo mais automáticas em suas atitudes. Se cada um olhasse para dentro de si e percebesse que precisamos um do outro para seguir. Se Cristo fosse aplicado em unidades escolares como forma de educar e entender o ser humano as crianças se tornariam adultos melhores, sabendo que não somos perfeitos, mas podemos corrigir nossos erros com pensamentos e atitudes benéficas.

@fernando.e89 14/12/2018

Um livro para todos!
Mesmo sendo um pouco repetitivo, Cury é um grande mestre em organizar idéias e mostrar o lindo caminho para uma mentalidade simples sob a tutela do mestre dos mestres Jesus Cristo. Um livro que todos deveriam ler!