Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Rainara 01/01/2024

Elio, Elio, Elio.
Esse livro é surpreendente. Não é um livro que seja para todos, acredito que seja para um público específico em fases específicas da vida, mas vamos para as minha considerações.

Me prendeu desde a primeira página, peguei para ler aleatoriamente para o fim de semana e juro, tirei lições de vida valiosíssimas. A importância que precisamos dar aos momentos, o cuidado com a responsabilidade afetiva que cai em nossos ombros quando nos envolvemos com alguém, me tirou risos e lágrimas. Me apaixonei e me decepcionei. Me diverti e também sofri. Esse livro te dá um turbilhão de sentimentos e com a mesma intensidade lhe toma todos de uma vez, Elio meu protegido para todo o sempre.

confortoemlivros 31/12/2023

Um dos melhores do ano
Acho que foi o livro mais rápido que li esse ano, agradeço a Mariana por ter me apresentado (me tirou de uma ressaca literária que parecia uma eternidade) ?

A escrita do autor é tão rica em detalhes que já coloquei o segundo na minha lista. Não vou colocar spoilers e nem falar sobre a história aqui, mas só saibam que eu AMEI (mesmo não concordando com tudo)

O pai dele foi com certeza um dos meus personagens favoritos e já irei assistir o filme pra ver se dá jus ao livro

marimoscaz 30/12/2023

Intenso
Não dei 5 estrelas pois o começo me cansou ao ponto de quase abandonar a leitura. Mas insisti e fui me envolvendo, entendendo a cabeça do Elio e essa intensidade da paixão que sentia. Achei um final sensato, é a vida como é, sem final feliz. Um final, possivelmente, real.

Gustavo616 29/12/2023

Taylor swift - right where you left me but make it queer
Gostar de alguém e não dizer nada, sofrendo em silêncio ao ponto de se sentir miserável? Não admitir que gosta da pessoa sendo que só a IDEIA de não dar certo te corrói por dentro? I?m here for it!! Nota 10 para a intensidade dos sentimentos e a forma com que eles são descritos no livro.

?Talvez fosse o álcool, talvez fosse a verdade, talvez eu não quisesse que as coisas ficassem abstratas, mas senti que deveria dizer, porque era o momento de dizer isso, porque de repente me ocorreu que era por que eu vim, para dizer a ele: Você é a única pessoa de quem gostaria de me despedir quando morrer, porque só então essa coisa que chamo de minha vida fará algum sentido. E se eu soubesse que você morreu, minha vida como a conheço, o eu que estou falando com você agora, deixaria de existir.?

Diandra.Duarte 27/12/2023

Uma das melhores leituras desse ano, a escrita do autor é simplesmente impecável com tantas referências e tanto enriquecimento.

Cami 27/12/2023

Uau
é tudo que eu tenho pra dizer. esse livro não é dos mais comuns, se escreve diferente, pois passa mais tempo na mente do Ellio e possui poucos diálogos, mas uau, simplesmente perfeito.
"Sustente meu olhar e me chame pelo seu nome"

brudelrey. 23/12/2023

Pensar na dor antes da dor.
compreensível pq amam ou odeiam esse livro, sou do time que amou. o elio ser exagerado é a melhor parte desse livro, como alguém aos 17 consegue ser TAO poético? ele é tão adolescente e nao ironicamente temos mtos pensamentos parecidos(sim preciso de ajuda) a parte 1 e 2 sao boas mas nunca vão se comparar a parte 3 e 4 que foram sensacionais.
obs: tem uns trechos bem micosos mas com ctz leria novamente o livro

Raphael306 22/12/2023

Me identifiquei muito com o Elio. Eu sou ele do início ao fim. ???
"É melhor falar ou morrer?"

Yasmin 21/12/2023

O final foi meio... Agridoce.
Eu fiquei um tempo sem ler esse livro, mas quando o peguei mais uma vez, ele me prendeu e mexeu comigo de um outro jeito.
É um livro ótimo, e eu realmente tive um gostinho por ele. Ele é mais uma obra que vou levar para o coração e que eu posso recomendar de coração aberto.
Foi... Recompensador pegar ele depois de tanto tempo e me prender como nunca antes.

ValAria34 20/12/2023

Apenas lágrimas
O livro me tirou o fôlego, risadas e choro. Confesso que quando cheguei ao final e não recebi o final feliz que tanto sonhei, desabei em lágrimas junto com o Elio.

Jess 18/12/2023

Reler esse livro a cada novo ano é como ir visitar o meu lugar favorito no mundo. Consigo sentir o sol no meu rosto e o sal do mar por todo o meu corpo. Tenho a sensação de que um verão inesquecível está bem na minha frente, mas ainda de uma forma misteriosa atrás das páginas.

É uma história que eu sei contar de trás para a frente e nunca me canso dela. Ao abrir a primeira página do livro, a cada novo verão que o pego para reler, é a mesma sensação de pertencimento, de estar voltando para a Itália, em meados dos anos oitenta. A releitura é pela história, mas também pelo sentimento que ela me causa. É um livro que tem muito de mim, de quem eu sou, nas páginas e em personagens.

E falando sobre personagens... Elio. Ele é um dos mais verdadeiros e encantadores que conheci em toda a minha vida. Eu amo a forma como ele sente e se entrega para para cada sentimento, sentindo tudo. Eu adoro como ele encara a vida e mais ainda o seu olhar ao descrever as coisas que ama e também odeia. Eu amo a sua intensidade e a sua verdade, o seu medo e a sua ansiedade. A sua entrega para coisas que não entende muito bem e a forma como fala das que entende, com amor e carinho. É um personagem tão cativante... se tornou uma inspiração.

Perdi as contas de quantas vezes reli esse livro. É a minha oitava? Ou é a nona? Eu apenas sei que em todas elas acabo descobrindo uma coisa nova ou um sentimento novo. Entendo melhor uma coisa ali ou outra coisa lá. É sempre divertido reler uma história que você ama, com personagens que você se identifica.

Rosieee 18/12/2023

O tempo nos deixa sentimentais. Talvez, no fim, o tempo seja o...
Motivo pela qual sofremos...

Eu fui com muita sede pra esse livro. Simplesmente não aguentava mais o fato de sempre adiar a leitura por causa de imprevistos em minha rotina. Então chegou a chance, e okay. Não foi arrebatador como imaginava que seria, na verdade, foi problemático.

Céus eu tenho tantos pontos pra colocar nessa resenha que minha mão nesse exato
momento está pegando fogo pra digitar essas palavras.

Vamos começar pelo começo:

O Elio em muitos (muitos mesmo), momentos e cenas que eu lia, de certa forma, me sentia como ele. O drama da paixão, o fato de estar apaixonado mas negar com toda a sua força. Os bilhetes (nunca vou superar "prefiro morrer a saber que você me odeia"). Essas atitudes dele, os sentimentos confusos e conflitantes ao longo do livro me fez eu ter um carinho enorme por ele, porque de certa forma, me identifiquei com alguns sentimentos descritos por ele.

Temos Oliver então, um estudante universitário da Colômbia, que veio passar as férias ao lado de quem? isso mesmo, da família de Elio, nas maravilhas da Itália. Ele é o típico galanteador que qualquer um cairia por amores. Carismático, bonito, musculoso (o próprio Elio disse), mas, confuso. Sério, eu shipava os dois, mas, sinceramente? acho que agora tenho repulsa.

Muitas vezes, o Oliver evitava o Elio, consequentemente entrava em uma depressão profunda. Eu lia aquilo e pensava:
"Meu Deus, se o Oliver soubesse disso, será que ele pararia com essa bobeira de não se falarem mais?"

Eu me senti muito confusa durante a leitura. Tinha momentos que eu odiava Elio por sua extrema sensibilidade e depois ficava com ódio de Oliver pelo fato de que ele NÃO tinha a responsabilidade com o Elio. E aí entra um ponto que queria muito comentar...

O Elio tem dezessete anos nos primeiros três capítulos do livro (depois no quarto capítulo, acompanhamos a velhice de ambos), Oliver tem vinte quatro anos... Na primeira vez deles, foi horrível e estranho pra mim ler, porque Elio não gostou. Sentiu remorso daquilo (eu ficava pensando, será que continuo a leitura ou eu paro por aqui?)

Isso me fez eu odiar o Oliver. Sinto ódio, mas sinto carinho também. Mais ódio do que carinho, mas ainda há resquícios de carinho por ele, mesmo que seja pouco. De certa forma, sinto que Oliver foi alguém "importante" para Elio... (é... sei lá eu estou muito confusa diante do que eu li...)

Eu iria falar sobre a cena do pêssego, mas acho que a do banheiro é mais problemática... então deixa quieto...esse livro é problemático.

Mas também devo mencionar que apesar de ser problemático, tem lá suas poesias.

Quando terminei o livro essa manhã, confesso que dei graças a Deus que terminou. O final foi capenga, mas, é. Nem bom e nem ruim.

Eu realmente não sei o que dizer. Esperava mais, coloquei altas expectativas.

Prefiro manter a neutralidade... melhor segurar minhas mãos antes que eu digita coisas demais...

Não gostei mas também não desgostei...

2 estrelinhas...

Isaque 13/12/2023

Essa história é delicada e genial
A paixão que adquiri por essa história é coisa de outro mundo; queria, de alguma forma, pertencer à ela, fosse como um pedaço da matéria dos sentimentos, desejos, do Elio, fosse no modo como o André Aciman descreve tão bem o desconforto, o prazer, a convicção, o pressentimento, a vontade, o instinto, a vida no modo do Elio de ver o mundo ao seu redor. Até agora, até o momento, considero Me Chame Pelo Seu Nome como o livro que mais bem define a essência dos sentimentos intensos, puros, caóticos, que se atropelam, que se transformam, se engradecem, minguam, que são únicos, eternos e inconstantes, mas nunca rasos, que o ser humano, que o adolescente, no seu interior possui.

Esse autor colocou tanta coisa forte e estrondosa em palavras, e tão competentemente, que me deixou elevado durante toda a leitura da obra; cara, me senti muito seduzido, Muita loucura.

Para mim, o livro relata uma história que aconteceu porque devia acontecer, porque devia ser real, pelo encontro dos personagens, pelo ambiente no qual se encontraram, por uma força maior, que está além de qualquer romantização ou criação externada para qualquer intuito. Me sinto na liberdade de amar essa história que me foi apresentada, com seus poréns e imperfeições.

Mais um favorito da vida!

Bx3b_3 12/12/2023

É problemático,
Mas eu amo.É impossível pra mim dizer que eu desgosto dessa leitura,quando ela foi algo tão arrematador,visceral,íntimo...
Dói sentir as dores do Elio.
Eu tenho um sentimento de que o Elio é um personagem tão real,carne e osso,dor e calmaria,que eu não consigo sentir raiva do Elio,dizer que os dois tem culpa pela culminância dessa relação,o Elio é um menino,uma pessoa de paixão,de intensidade,não é justo querer que ele seja responsabilizado por um erro que estava tão fora do controle dele,que esteja para além dos limites do alcançável.Era maior que o Elio e menor que sua intensidade.
Eu te amo Elio,eu amo tudo o que você significa pra mim,meu menino de carne,osso,dor,angústia,paz,calma,paixão e intensidade.

dudabsouza05 12/12/2023

Um livro ótimo para ler nas férias!!
O amor de verão expresso no livro é algo tão bom e você realmente se sente como Elio ou Oliver vivenciando essa onda do belo romance deles. O autor soube bem como retratar os sentimentos dos personagens e fazer com que o leitor também vivencie-os! Recomendo muito!!