Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

sah 20/04/2021

call me by your name ? :)
O autor descreve os sentimentos com uma intensidade e uma perfeição que me tocaram muito. Tem um ar melancólico e belo, me tocou de uma forma mt íntima (me identifiquei com várias coisas, principalmente com as emoções do Elio), senti e vivi cada pedacinho da história, a ansiedade, a tristeza, o nervosismo, a espera e a excitação dos personagens de uma forma incrível.
Eu amei também o lugar por onde tudo se passa, as vielas escuras em Roma, as rochas, os rios, a livraria, o bar... tantos lugares com tanta história pra contar.
Foi uma experiência mt boa e com certeza é algo q vou levar pro resto da minha vida

ps: pra mim o final do livro foi bemmm melhor do que oq eles fizeram no filme
Carla.Maciel 20/04/2021minha estante
O penhasco de Monet foi meu lugar preferido do livro. Linda história.

niavenoso 21/04/2021minha estante
esse livro é simplesmente perfeito, o autor consegue fazer com que você se sinta lá, junto com eles, você vai sentindo as emoções junto com eles e isso é incrível

Catarina 20/04/2020

Amor de verão
Se alguém me perguntasse um livro que todo mundo deveria ler, sem dúvidas, eu responderia que este livro seria “Me Chame Pelo Seu Nome”. Ele não é um dos grandes clássicos mundiais ou aqueles livros aclamados por todo mundo, mas ele provoca sensações nos leitores, o que é pra mim é o mais importante em um livro.

O livro conta a história de Elio e Oliver. O primeiro, filho de um professor universitário que durante o verão recebe estudantes em casa. O segundo, Oliver, foi o acadêmico escolhido para passar uma temporada na Riviera Italiana. E no decorrer da história conseguimos acompanhar a interação entre eles dois, a princípio uma relação de amizade que aos poucos vai evoluindo para algo mais. Ver Elio se descobrindo ao longo do livro é muito bonito, é perceptível que o relacionamento dos dois é muito mais do que um simples amor de verão, é um encontro de almas.

“Me Chame Pelo Seu Nome” é uma história de amor, é simplesmente sobre amar e ser amado. O livro pode ser sintetizado em um quote do meu musical preferido, Moulin Rouge, “The greatest thing you'll ever learn is to love and be loved in return” (a melhor coisa que você vai aprender é amar e ser amado de volta). Quem gosta de histórias de amor, intensas e avassaladoras, vai amar esse livro.

É difícil ler esse livro e não se sentir apaixonada também, e isso foi uma das coisas que eu mais gostei nele. A história de amor é construída aos poucos, sem pressa e bastante intensa, sem aqueles clichês de paixão instantânea. O livro tem um tom melancólico, pois é narrado por Elio 20 anos depois de todos esses acontecimentos, durante a leitura o leitor é levado a conhecer um amor puro, honesto e vulnerável, a conexão que Oliver e Elio tem só acontece uma vez na vida. Fica até difícil descrever nessa resenha tudo aquilo que o livro é, você tem que ler para vivenciar.

Acho que não preciso dizer o quanto eu recomendo a leitura, deixei implícito nessa resenha. Vale a pena também assistir ao filme, está sensacional e bastante fiel ao livro. Além disso, a trilha sonora é outro espetáculo a parte, quem quiser escutar recomendo as 3 músicas do Sufjan Stevens (Mystery Of Love, Futile Devices e Visions Of Gideon).
@bibliotecadedramas 20/04/2020minha estante
Amei sua resenha, tenho ele no meu Kindle, provavelmente será minha próxima leitura

Catarina 20/04/2020minha estante
Obrigada! Eu sou suspeita pra falar porque amei demais esse livro, espero que você goste! Ahhh e assiste o filme depois, ele é tão bom quanto o livro!

Falk | @desfalkblog 03/05/2018

Bissexualidade, sinestesia e simbologias
Me Chame Pelo Seu Nome (filme e livro) está tendo repercussão como uma das melhores histórias de romance homossexual. Só que a denominação tá bem errada! Se trata de um romance bissexual. Elio e Oliver são dois homens (cis) bissexuais e birromânticos. Filme e livro deixam isso bem claro e é essencial apontar que existe representatividade bissexual aqui.

Na história, Elio é um jovem de 17 anos passando o verão com os pais num casarão do interior da Itália na década de 1980. Todo ano, a família recebe um intercambista para ajudar o pai de Elio com estudos e pesquisas de arqueologia. Dessa vez, quem chega é o americano Oliver, com seus 24 anos e um jeito indelicado de se despedir sempre dizendo “Até depois!” O orgulho dos dois acaba criando uma muralha entre os dois, mas as diferenças vão sendo deixadas de lado até o ponto de revelarem para si e para o outro o que realmente sentem.

O livro é repleto de símbolos e efeitos de sinestesia. O ato sinestésico acontece quando um fator externo ao nosso corpo brinca com os nossos sentidos. Basicamente, uma sensação se mistura com outra e dá uma sensação inesperada. Quando André Aciman aponta as músicas hits que tocam no rádio, de repente, nos vêm à memória algumas músicas de Laura Pausini ou Tiziano Ferro que tocaram em novelas globais.

Isso vale também para algumas cenas picantes. É completamente normal salivar de vontade e excitação quando Elio expõe todos os seus pensamentos sórdidos e narra suas descobertas sexuais. Afinal, é toda a libido em fúria de um adolescente conhecendo os próprios prazeres. E o efeito se repete com relação aos jantares, aos passeios, às cores... Tudo repleto de significado e importância pra deixar a história no seu melhor formato.

site: http://desfalk.com.br/me-chame-pelo-seu-nome-resenha/
Pudima 03/05/2018minha estante
Ótima resenha!!

@rccardopereira 15/06/2018minha estante
Amei a resenha.

vic.hiriart 09/07/2021

finalmente terminei, não aguentava mais ler. o livro não me prendeu em momento nenhum e eu achei tudo bem previsível. por mais que o final seja até legal, eu passei o livro inteiro querendo desistir da leitura. não recomendo kkkkkkk
agatha 09/07/2021minha estante
eu não cheguei nem na página 100, achei a escrita péssima

vic.hiriart 09/07/2021minha estante
ainda bem que não foi só eu kkkkkkkk

Lity 26/06/2021

Me chame pelo seu nome
Elio muito romântico e poeta, uma qualidade muito boa, fazendo um gostar do começo do livro, porém quando fui compartilhar o livro que estava lendo com uma amiga ela falou que continha pedófila fiquei travada na leitura mas continuei pois queria assistir o filme e no final é um bom livro
Thaina66 26/06/2021minha estante
Não acredito que ouve pedófila, em muitas partes do livro é possível perceber como o Elio é um menino maduro. Além que o Oliver sempre respeitou muito o Elio

Lity 26/06/2021minha estante
Eu entendo eu também não tinha observado isso porém segundo a lei se tem menos de 18 é então fica complicado de analisar sendo que ele estava quase fazendo 18

Cami 01/09/2021minha estante
Chorei

Julia Villela 02/09/2021minha estante
Chorando novamente - grata

thiffany 02/10/2020

Cor Cordium
Não tem palavras que descrevam o quanto eu amei esse livro e o tanto que ele de certa forma foi essencial pra mim!!

Chorar: ok
Gritar de felicidade: ok
Ficar triste junto com o Elio: ok
Chorar dnv: ok

Esse romance é perfeito.
Lido em 9 dias...
Dany 20/10/2020minha estante
Um dos romances mais lindos que já li.

thiffany 05/11/2020minha estante
Perfeitooo

Ta 09/10/2020

Apenas gostei
Ja havia assistido ao filme e tinha gostado, sabia o que esperar do livro, porém teve momentos em que o fato o personagem ficar idolatrando tanto seu amado me deu um pouco de vergonha alheia, sei lá, acho q essa sensação vem também pelo fato de que ele tem apenas 16 anos, e ama como se nunca mais fosse amar alguém de novo. Enfim, demonstra um sentimento intenso, que as vezes me parece um pouco chato. Mas, apesar disso é bom, gostei.
calie 09/10/2020minha estante
concordo com sua resenha, Ta! gostei do filme, mas abandonei o livro na metade, tamanha foi a vergonha alheia que senti

Ta 16/10/2020minha estante
Eh isso! Haha

Gu 30/09/2020

Se não depois, quando?
Me chame pelo seu nome foi uma experiência fantástica para mim nos livros de romance, um livro quente, bem construído, bem amarradinho em tudo que deveria ser, fala não só do romance avassalador e fervoroso dos personagens Oliver e Elio, mas como também trata de temas como o luto, o viver a juventude, a beleza da vida a nossa volta, a maturidade e acima de tudo a superação, não só sobre outras pessoas que passaram por nossas vidas, mas também pelo "eu" que deixamos para trás.

Esse livro me impactou de uma forma tão violenta, que as lições que tiro dele são para a vida toda, sobre como lidar consigo mesmo e com a vida a sua volta.

Me chame pelo seu nome é uma obra de arte literária, me destruiu com a mais bela delicadeza que poderia fazer, me deixou tão impactado e estagnado que eu vou precisar de um tempo até tomar outro livro em minhas mãos.

Por fim o que tenho a dizer é que essa obra tão profunda sobre muitos temas tocantes em nossa vida, abre feridas que você nem sabia que tinha, ou até nem possuía ferida alguma. Recomendo 100%
Douglas 09/10/2020minha estante
Que resenha linda, garoto

Gu 11/10/2020minha estante
aaaaaa muito obrigado ??

Viih 20/05/2020

Favoritei.
" - O sol estava em mim , e eu o amei com um amor quase pagão pelas coisas da terra...."

- Parece que e'était Luiz, parce que c'était moi.......

Imperfeito ! Assim como tudo que existe , o livro não é perfeito , existe buracos , buracos neles e buracos em nós, leitores, que serão mais escavados pelas palavras escritas nesse livro, e por ser tão imperfeito acaba-se por se transformar em perfeito......

Navegando pelo " tele cine" com o tédio se aterrando cada vez mais em mim , encontrei um título que dizia : " - me chame pelo seu nome", eu já havia lido milhares de títulos e nenhum tinha me chamado atenção, por que aquele chamará ? Quais os segredos que aquele filme escondia ? Sem ler sinopse então me entreguei as ruas da Itália , me entreguei ao verão , me entreguei ao sentimento, eu fui uma espectadora, e amei cada palavra , cada cena , cada personagem ali presente, Luca Guadagnino teve uma direção excelente , fez um filme impecável e que com certeza foi digno dos aplausos de André Aciman, assim como ele outrora venerou André Aciman, ao ponto de colocar sua escrita em milhares de televisões, eternizando essa história então, por DUAS vezes.

Sim, eu assisti o filme primeiro, e me encantei, talvez eu indique que vocês façam o mesmo , talvez não , por que se preocupar com a ordem dos atos? Se é fato a magia presente nos dois? ,Gostei da ordem que se fez presente em minha vida , pois Luca apresenta em sua direção mistérios , e André desvenda todos, então , a todo momento que lia , lembrava-me do filme e oq eu havia imaginado naquele meio tempo que não mostrou no filme , havia sido mostrado no livro e então solucionado aquilo que havia ficado em mim. Assisti e li , sem impor gênero , sem me fazer presente ali, gostei de ler a história não buscando algo em comum com minha vida , mas li como se estivesse pairando no espaço, sem respirar, de fato quase sai do meu corpo....

Essa história vai tratar de Élio e Oliver -do ponto de vista de Elio - dois jovens apaixonantes na Itália. Veremos no decorrer da leitura , que Élio por ser mais novo, tem sentimentos confusos , paixão, amor , pele na pele...... Amei me aprofundar nessas emoções e queria muito que houvesse um livro com o olhar do Oliver naquela situação....

Trilha sonora do filme me enfeitiçou , aconselho quem for ler , ouvir : "Love My Way- the psychedelic furs" , "Visions of Gideon" e uma que não está , mas, deveria estar no filme : " Is this love - Whitesnake".

É isso ... Até logo
Caio Dantas Cabral 20/05/2020minha estante
Amei a resenha!

Viih 20/05/2020minha estante
Obrigada !! *-*

Thiago Barros 17/06/2018minha estante
estou lendo e adorando ??

@rccardopereira 17/06/2018minha estante
Amei sua resenha. Compartilho os mesmos sentimentos. Também fiquei revoltado com final, não o fato de eles não ficarem juntos mas o total desprendimento que você cita. Quando eu terminei fiquei muito triste, chateado , mas depois quis fazer o mesmo que você. Eu até pensei em reler de cara, mas o melhor a fazer agora é guarda-lo com carinho e esperar até que esteja mais maduro (ou até a ferida cicatrizar). Eu amei a mensagem do livro sobre rito de passagem, o que um trouxe pro outro, mas o final gente meu Deus, o que me matou foi esse final. Preferi até o final do filme onde termina com o oliver dizendo ao telefone que se lembra de tudo e depois o Elio chora na lareira. Era isso o que eu queria.

Vinicius Casimiro 18/11/2020

Meu romance de verão ??
Esse livro me trás tantas memórias boas que só de pensar eu já fico feliz. Li nas férias e cada capítulo desse livro é escrito com tanta delicadeza e dedicação. Os detalhes pessoal, foquem nos detalhes...
Livros e Ivaílton 20/11/2020minha estante
Quero conhecer o livro

Vinicius Casimiro 21/11/2020minha estante
Super recomendo!

Matt 14/11/2020

Straordinario-fantastico
A paixão intensa está explícita em literalmente todas as páginas desse livro, o romance genuíno e doloroso em proporções avassaladores fazem com que a leitura seja tão boa que em muitos momentos você se vê totalmente entregue a história. Foi uma das coisas mais lindas que já li.
leticia 14/11/2020minha estante
maravilhoso

Su 14/11/2020minha estante
Amo demais esse livro. Muito poético, pura perfeição!!!

Bea de Brida 27/02/2022

pra quem quer uma crise existencial
até a metade pensei que era um livro q passaria em branco. aí depois dos 50% foi só desespero crise nostalgia melancolia e repensar a vida inteira. a narrativa vai te arrastando que nem uma enchente, não sobra nada. sofri horrores, recomendo ?????
Pattr_ 28/02/2022minha estante
"sofri horrores, recomendo" Kndksnd
to pra ler esse livro há tanto tempo mas nunca me despertou o interesse, mas como eu adoro uma crise existencial vou dar uma chance kns

Bea de Brida 28/02/2022minha estante
prepara o coração KKKKK

carolbpetry 23/10/2020

?O sonho estava certo... era como voltar para casa?
Acabei de terminar Me Chame Pelo Seu Nome e estou meio destruída, senti como se uma parte minha tivesse ido embora junto com a leitura. Que sensação de ter vivido esse grande amor junto do Elio e Oliver, sem realmente ter vivido; que sensação de nostalgia e saudosismo junto deles nas páginas finais; que sensação de ter sido real e não apenas palavras em um livro...
O autor soube escrever uma história tão interessante, leve e verdadeira, e tratou o processo do Elio em se entender como bissexual de uma maneira muito bonita, sensível e triste em alguns momentos. Uma quote maravilhosa que ilustra bem esse processo: ?Que estranho, pensei, que eles se sobrepusessem, sem que um excluísse o outro. [...] nenhum deles tinha nada a ver com o outro a não ser os dois Elios que eu era e sempre seria?.
Achei que o fato do Elio ser menor de idade seria algo problemático mas não consegui enxergar, e nem me senti desconfortável lendo, talvez pela maneira muito natural e nem um pouco forçada que o Aciman construiu a relação entre ele e Oliver.
Se durante a leitura, Me Chame Pelo Seu Nome era um forte candidato a se tornar um dos meus livros favoritos, agora que terminei ele já tem seu lugarzinho entre os livros que tem um espaço especial no meu coração. Que livro lindo, no sentido mais singelo e genuíno da palavra e nem um pouco no sentido generalizado. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos, sem querer fechar o livro e me despedir do verão italiano, do penhasco de Monet, dos dias em Roma, do jeito tímido e reservado de Elio, e de Oliver com sua camisa esvoaçante, seu jeito descontraído e seus ?até depois?.
Michelli Cordeiro 23/10/2020minha estante
Que resenha linda. Parabéns!

Rickelmy.Rodrigues 02/11/2020minha estante
linda a resenha, tive mesmo sentimento quando li!!