Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Jamilli Farineli 29/06/2021

Poesia em forma de prosa
Intensidade é a definição. Se houvesse a necessidade de definir em uma única palavra, seria essa.

Me ganhou desde o início, desde o primeiro parágrafo, a escrita me encantou e eu favoritei antes mesmo de conhecer os personagens.

Parecem minha família e meu lugar. Mesmo aqueles que não apareceram tanto. Quero sair daqui hoje e imediatamente viajar até a Itália, para ser Elio, ou viver como ele.

"Encontramos as estrelas, você e eu. E isso só acontece uma vez na vida.Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."

Quero reler, reler e reler. Grifei muitos trechos, porque amei muito.
Math 29/06/2021minha estante
agora vc me incentivou a ler este!

Jamilli Farineli 30/06/2021minha estante
caras, é perfeito, sério, lê, n sei como demorei tanto

Lity 26/06/2021

Me chame pelo seu nome
Elio muito romântico e poeta, uma qualidade muito boa, fazendo um gostar do começo do livro, porém quando fui compartilhar o livro que estava lendo com uma amiga ela falou que continha pedófila fiquei travada na leitura mas continuei pois queria assistir o filme e no final é um bom livro
Thaina66 26/06/2021minha estante
Não acredito que ouve pedófila, em muitas partes do livro é possível perceber como o Elio é um menino maduro. Além que o Oliver sempre respeitou muito o Elio

Lity 26/06/2021minha estante
Eu entendo eu também não tinha observado isso porém segundo a lei se tem menos de 18 é então fica complicado de analisar sendo que ele estava quase fazendo 18

Victor108 21/02/2021

Expectativa quase alcançada
O livro até que é bom, mas tenho algumas reclamações
1 - Não sei se tem alguma sentido poético por trás, mas o Élio me irrita um pouco, tem uma parte do livro que ele fala: "Eu sou nojento né?" E eu só consigo pensar, sim você é. E eu nem tô falando da cena do pêssego, essa foi o de menos, eu tô falando quando eles estão no hotel, quem leu entendeu.
2 - A parte de Roma pra mim foi a pior, achei um pouco sem graça.
Apesar de tudo o livro é bom e até que gostei do final.
Joyce 24/02/2021minha estante
nossa simm, essa parte de roma eu pulei varios paragrafos

Gabe | @cafecomgabe 11/02/2018

Marcante e emocionante
“Antes que você perceba, seu coração está desgastado. E quanto ao seu corpo, chega uma hora que ninguém olha pra ele e muito menos quer chegar perto dele.”

Nossa, como é difícil organizar as ideias e falar sobre esse livro tão marcante. Em resumo temos a história do Elio narrada pelo próprio durante o verão de 83 em alguma cidade ao norte da Itália. Seu pai grande professor acolhe jovens escritores e filósofos para uma espécie de estágio de verão e é nesse momento que surge Oliver, uma rapaz de 24 anos que vai mudar para sempre a vida de Elio.

Antes de ler eu tinha a impressão de se tratar de mais um YA com temática LGBTQ com pouco a se acrescentar além de dramas adolescentes com casos de bullying e cenas apelativas de sexo. Felizmente me enganei nas primeiras páginas. Esta história vai além, o autor relata com riqueza de detalhes e uma linguagem fácil, fluida e bem desenvolvida toda a insegurança do personagem principal com 17 anos em meio a descobertas da adolescência, sentimentos inexplorados, trata sobre a incerteza do futuro, da fragilidade da vida. Elio se aventura numa paixão nunca antes imaginada, paixão esta que mexe com cada detalhe de seu ser. Incrível acompanhar seus sentimentos a flor da pele, poder explorar sua mente, onde um mínimo toque é descrito com a mais bela junção de palavras que por vezes duram páginas sem nunca cansar o leitor, ao terminar você percebe que mal estava respirando de tão intensa que é a narrativa.

Se eu falar mais sobre o livro darei spoilers desnecessários, quero finalizar fazendo uma comparação à incrível adaptação que concorre ao Oscar 2018. O filme retrata fielmente todo o conteúdo do livro, sem apelação nas cenas mais picantes. É incrível a fotografia da Itália em meados dos anos 80. A atuação de todos está impecável, principalmente o ator que interpreta Elio (que inclusive concorre ao Oscar de melhor ator). O filme acaba onde o livro prossegue com uma continuação logo após o Natal. Não senti que essa "quebra" na linha do tempo prejudicou a história, de forma alguma. Apenas nos deu um final resumido, mas não menos emocionante.

Call Me Be Your Name será um livro que vai ficar marcado em mim como uma das maiores e melhores obras de romance de formação que eu já li na vida. Simplesmente impressionante a delicadeza e ao mesmo tempo intensidade com a qual esse livro nos atinge emocionalmente.
Dani Naza 19/02/2018minha estante
estou lendo, muito bom. Adorei a sua resenha

Lizia.Yohanna 13/03/2021

Me decepcionei
Fui com muita empolgação mais não chegou nem perto do que eu esperava. A história em si é boa, o Elio é meu espírito animal quando se apaixonada se joga com tudo mais não consegui de jeito nenhum simpatizar com o Oliver e esse final só me fez achar ele ainda mais escroto, em pensar que ainda tem um segundo livro, mais lerei assim mesmo.
alex 15/03/2021minha estante
Ranço do Oliver tb rsrs

Paloma 24/03/2018

Não fiquem com muitas expectativas
Creio que o que aconteceu comigo é que minhas expectativas sobre esse livro eram muito altas e me decepcionei um pouco com ele.
O livro é muito bom, bem escrito, a trama é interessante e o livro é bem poético. O que me incomodou no entanto é que por mais que o livro tivesse momentos bonitos e singelos, eles não me emocionaram. Gostei do livro mais pelo lado racional dele. Achei que o livro traz muitos questionamentos relevantes para nossas vidas, porém não senti uma conexão real com os personagens.
Dafne Takano 02/04/2018minha estante
Contemplada por esse comentário. O Livro é interessante, mas não consegui sentir a profundidade da personalidade de Elio, acho que o filme conseguiu demonstrar bem mais essa intensidade de sentimentos do que o livro em si.

Manoela185 18/03/2021

Me chame pelo seu nome
Confesso que não esperava muito do livro, mas acabei me apaixonando.
Passei muito nervoso com o Elio, parecia que eu tava ali dentro do livro sofrendo junto com ele.
Algumas partes eu fiquei vermelha igual pimentão KKKKKKKK sem comentários sobre o pêssego.
Eu simplesmente amei e recomendo
dandorim 18/03/2021minha estante
Aaaaaaa ? tb amo

Isabella 08/02/2021

Não sei o que pensar
Estava muito animada para ler esse livro, já que assisti o filme e o adorei, mas assim que comecei a ler percebi que não conseguiria imaginar os personagens de um jeito diferente dos atores, então desde a primeira vez que o Oliver apareceu já fiquei com raiva por causa de tudo que o ator que o interpreta está sendo acusado. A escrita também não me agradou, já sabia que seria um livro bem floreado mas não imaginava que seria tanto como foi e não gostei muito disso, o que também fez com que meu ritmo de leitura fosse muito lento, já que me perdi por várias vezes em meio a falas que são desnecessárias (na minha opinião). Não consegui me identificar muito com os personagens e nem compreender o que eles estavam sentindo, apesar disso sei que é um livro que muitas pessoas adoram.
liv_sard 09/02/2021minha estante
mitou

Maria.Isabel 28/02/2021

"(...) Se não depois, quando?".
Um romance de verão, avassalador. Não, não é um clichê em que dois rapazes se apaixonam, é muito mais que isso. É paixão, é desejo, é sobre o primeiro amor, é sobre descobertas. A primeira paixão de um jovem chamado Elio pelo jovem escritor Oliver, 7 anos mais velho. Imagine o primeiro momento da vida em que esteve apaixonado, é assim que Elio se sente. O receio em contar tudo de uma vez, o medo de não ser correspondido, imaginar essa pessoa com outro alguém, a ansiedade em vê-la e principalmente a felicidade de estar com ela (sentimentos vividos por ambos). O livro consegue transcrever toda singularidade e intensidade sob tudo que acontece, detalhes poeticamente belos que buscam mostrar a realidade dos sentimentos. A sensibilidade dedicada a cada personagem gera uma conexão imensa. A forma da escrita é leve e o desenvolvimento da história é impressionante. E o final? Sem dúvidas impactante.

?O tempo nos deixa sentimentais. Talvez, no fim, o tempo seja o motivo pela qual sofremos.?
Arielly 28/02/2021minha estante
Aiin perfeitoo ???

Giovana 06/03/2021minha estante
terminei ele ontem e vim aqui ler as resenhas pq qnd eu lembro ainda choro e queria ler dnv kkkkk tb vi o filme antes e acho q foi uma experiência muito boa

camis 24/03/2021

h0m0f0b1a
esse andre aciman mt homofobico n faz o casal gay ficar junto e ainda faz uma gay chorar swrio
Pedro 24/03/2021minha estante
to asssim: KAKAKAKAKA

xjuliasoaresx 23/04/2021minha estante
exatamente!!!

Leticia 14/05/2021

3,5/5,0 (estrelas).

Talvez o livro mereça 4,0 estrelas? Talvez.
Mais dei 3,5 pelo fato de que o livro tem uma parte bem chatinha, que enrola mto o leitor, e também por que o livro não tem capítulos, é dividido em partes (Partes 1,2,3 e 4) e cada parte tem umas 60 páginas, não gosto de capítulos grande, então esse fator me desmotivou bastante. Fora isso gostei bastante do livro.
alice 06/08/2021minha estante
Eu perdi a vontade de ler esse livro depois que fiquei sabendo da pedofilia...

bruna 29/05/2021

"se não depois, quando?"
eu amei demais, a escrita do autor me fez sentir como se eu estivesse em B, foi como se eu passase o livro inteiro criando memórias nesse "paraíso" só para que no final eu sentisse essa sensação estranha de nostalgia sobre coisas que eu nunca realmente vivi. Essa leitura acabou comigo, mas também foi uma das melhores experiências que eu já tive, e sem contar com alguns "defeitos" da história (pedofilia cof cof autor problemático) vale super a pena ler.

ps: recomendo assistir o filme antes.
bruna 29/05/2021minha estante
obs: risco de lágrimas ;)

Henrick 07/05/2021

Decepção
Sempre vi pessoas elogiando demais esse livro então pra mim foi uma grande decepção. Muita descrição sempre foi um problema pra mim, e é exatamente oq acontece nesse livro, o livro quase não tem diálogos e é muito insuportável de se ler.

Me manti no livro pelo hot, e é fácil fazer isso pq o Ellio pensa em transar com o Oliver o livro inteiro. O hot até que dá pro gasto mas o resto do livro foi muito decepcionante.

O livro tem um romance meia boca e uma leitura extremamente cansativa. A segunda parte do livro até que foi bem fluído, mas da terceira para a quarta só foi de ladeira a baixo.

Não recomendo, mas já ouvi muitas críticas boas, então... recomendo ver o filme para pelo menos conhecer a história.
Thais645 07/05/2021minha estante
Concordo com sua visão a respeito da história. Esse livro tem mais o "hype" do que qualquer outra coisa. Pra mim foi decepcionante. Fui até atrás do filme para saber se era tudo isso mesmo, e não mudei de opinião. Achei um romance frustrado e frustrante. Muito mais coisa poderia ter sido melhor explorada, mas é morno, moroso. Gostei das descrições dos cenários e paisagens da costa italiana, até são poéticas, bem descritas, mas os personagens principais são dois chatos de galocha.