Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Leticia 14/05/2021

3,5/5,0 (estrelas).

Talvez o livro mereça 4,0 estrelas? Talvez.
Mais dei 3,5 pelo fato de que o livro tem uma parte bem chatinha, que enrola mto o leitor, e também por que o livro não tem capítulos, é dividido em partes (Partes 1,2,3 e 4) e cada parte tem umas 60 páginas, não gosto de capítulos grande, então esse fator me desmotivou bastante. Fora isso gostei bastante do livro.
alice 06/08/2021minha estante
Eu perdi a vontade de ler esse livro depois que fiquei sabendo da pedofilia...

Brito 27/10/2020

Tocante, mas difícil
No geral é um livro bom, sem um grande enredo ou conflito que relata de forma muito singela um romance pelicular, porém tem partes muito cansativas e desnecessárias que nós fazem querer abandonar o livro. O filme retira os momentos mais cansativos então recomendo muito mais o filme do que o livro.
Lucas1429 18/12/2020minha estante
Concordo, caro colega. Eu estou com 78% lido e quase abandonando... Bem cansativo. Não desenrola! O filme é fluido, muito bom.

_luca_ 28/11/2020

Eu levei um tempo para ler o livro, preso na ideia das tarefas acadêmicas, mas pensativo sobre as inspirações e reflexões que Elio deixaria e causaria em mim. Compreendo tudo, ou talvez eu ache que compreendo, mas, acima de tudo, sei senti-las. E é isso.
"- Você é sempre sábio assim?
- Não sou nem um pouco sábio. Já disse, não sei de nada. Conheço livros, e sei como concatenar palavras... isso não quer dizer que eu saiba falar sobre as coisas que mais importam para mim." (p. 92, 2018).
Nicole 30/11/2020minha estante
NOSSA PERFEITO

Will 03/10/2020

Achei um pouco cansativo, talvez a falta de diálogo possa ter me causado essa sensação. É assustador como alguém se apaixone pelo o outro dessa maneira, chega a ser um "amor" obsessivo. E o final para mim só confirma que quem estava realmente amando era Elio, enquanto Oliver cedeu ao desejo e teve uma pequena paixão.
calie 03/10/2020minha estante
exatamente! você definiu minha opinião de maneira perfeita

sordeps 13/12/2020

sobre encontrar a felicidade
esse livro não é só sobre o romance em si, é sobre o poder do amor. sobre o que se vive durante a paixão e as marcas que ficam no coração. sobre se encontrar em outra pessoa. sobre ver o mundo, não pelos seus próprios olhos, mas pelo olhar da pessoa amada. é sobre sentir o que precisa sentir, seja dor ou felicidade, gratidão ou desejo. é sobre a liberdade de ser livre. mas além disso, é sobre manter vivo dentro de si a essência de se ter vivido um grande amor. sobre deixar os laços se perpetuarem ao longo do tempo
Clarice Guitton 13/12/2020minha estante
amo com todas as minhas forças

Leo 10/12/2020

A leitura mais tediosa do mundo
Olha a narrativa é bem construída é tem um enredo legal mas acho que o autor enrolou, e o livro ficou como uma leitura pesada, sem graça,e com muitos detalhes desnecessário, o envolvimento dos personagens foi tão mais tão demorado que apenas no meio do livro que eles tem um tipo de interação mais intensa, se eu pudesse mudar algo com toda certeza seria isso. Mas de resto o livro é parcialmente bom, não índico se você não tem paciência
Lucas1429 17/12/2020minha estante
Concordo! Tediosa e arrastada essa leitura. Tá difícil kk

Keise.Petra 21/02/2021

Eu não sei.
Pensei muito se escreveria uma resenha sobre então eu queria muito compartilhar isso com o mundo. Pontos a serem observados (não necessariamente uma opinião, diria uma pulga atrás da orelha)

1. ?esperava algo exótico, recebi uma fanfic..?!?
2. eu gostei muito da escrita do autor, provavelmente vou reler o livro ou buscarei por outras obras, mas... se não fosse o contexto artística/cultural eu não sei se o livro seria atrativo.
3. aparentemente opinião incomum aqui, mas pq o livro me soou algo tão ?pedofilia?.

sério, eu posso tá falando muito caca aqui, mas esses pontos não saem da minha cabeça, ainda não vi o filme pode mudar MT coisas, mas não pude evitar isso.
Sakura 22/02/2021minha estante
O filme é bem mais leve que o livro, e está disponível na Netflix. Eu entendo esse seu pensamento, por ele soar meio pedófilo, eu senti isso. Com certeza, ñ sei se para você mas para mim, pela idade dos personagens, fica todo hora pensando "Elio, ele é muito mais velho que você. Misericórdia". Mas acho que o livro ñ é pedófilo, pois o Oliver, apesar de ser bem intenso na demonstração de atração com o Elio, não força a barra, ele não obriga-o a fazer coisas, a sair com ele e, principalmente, a ter relações sexuais com ele. Então eu meio que não considero por isso. Mas pode ser que você tem um pensamento diferente do meu...

Gabi 15/02/2021

finalmente terminei de ler, no início eu tava muito perdida na história e acabou ficando meio chato, achei o elio muito enrolado pra falar algo pro oliver me irritei muito plmds, eu fui gostar do livro só no último capítulo... fui ler com muita expectativa e acabei me decepcionando
@Ju 06/03/2021minha estante
Assista o filme recomendo! (tem na Netflix)
Tipo no filme eu odiava o Oliver e estava no time Elio. Mas li o livro e mudei de ideia!
O Elio só faz bosta e depois culpa o Oliver, enquanto o Oliver é a fada sensata que está com menina do câncer!

liis 25/01/2021

PQP QUE LIVRO PERFEITO
Eu não tenho como descrever em palavras tudo que senti lendo esse livro, a narrativa no começo não fluía,mas acho que depois da Parte 2, o livro começou a ficar viciante, passei horas lendo o livro de pouco em pouco para não acabar logo,e agora que acabei é como se um vazio tivesse tomado conta de mim, eu AMEI esse livro, agora eu preciso ver o filme
livis0 25/01/2021minha estante
AMOOOOOOOO meu livro favorito da vida

Giovana 06/03/2021minha estante
terminei ele ontem e vim aqui ler as resenhas pq qnd eu lembro ainda choro e queria ler dnv kkkkk tb vi o filme antes e acho q foi uma experiência muito boa

Victor108 21/02/2021

Expectativa quase alcançada
O livro até que é bom, mas tenho algumas reclamações
1 - Não sei se tem alguma sentido poético por trás, mas o Élio me irrita um pouco, tem uma parte do livro que ele fala: "Eu sou nojento né?" E eu só consigo pensar, sim você é. E eu nem tô falando da cena do pêssego, essa foi o de menos, eu tô falando quando eles estão no hotel, quem leu entendeu.
2 - A parte de Roma pra mim foi a pior, achei um pouco sem graça.
Apesar de tudo o livro é bom e até que gostei do final.
Joyce 24/02/2021minha estante
nossa simm, essa parte de roma eu pulei varios paragrafos

rosanyvieira 18/01/2019

A narrativa é iniciada através de uma lembrança de Elio, a partir da chegada de Oliver, um dos vários orientandos que o seu pai acomodava durante todos os verões na casa da família. Todos os pensamentos do personagem nos ficarão expostos, e dessa forma, acompanharemos todos os estágios da sua relação com Oliver. Talvez tenha sido por isso que a história me cansou um pouco: cada detalhe é revelado, a narrativa é muito intimista, devaneios de Elio e situações reais se misturam, a ponto de chegar em um momento que eu não sabia se tal ato havia acontecido ou era somente o desejo do narrador se sobrepondo.

A leitura permaneceu truncada e arrastada até a metade do livro, o que me desanimou bastante (comecei a leitura com uma expectativa nas alturas, certa de que ia adorar cada página lida). Após os 50% de leitura, a história finalmente se desenvolveu e a partir daí comecei a compreender melhor os anseios de Elio, suas dúvidas e seu medo em relação ao novo ? aquela era sua primeira experiência com um homem. Fiquei imaginando o quanto esse livro acolheu e abraçou milhares de pessoas por aí, que vivenciaram ou estão vivenciando essas mesmas dúvidas, o medo e a sensação de insegurança que o autor descreveu de forma tão sensível.

O final do livro é arrebatador ? me emocionei com o desenvolvimento da história, mas o final me deixou devastada (por ser bonito e triste ao mesmo tempo). Quanto à adaptação cinematográfica, não assisti, mas acredito que ela funcionaria de forma mais satisfatória comigo, já que o meu problema com a história foi em relação à forma de narrativa. Feita essa ressalva, é indiscutível como o livro traz um tema profundo, bem como quão importante essa história é para quem leu e se viu em cada anseio e arroubos de paixão que assolou o coração de Elio naquele verão italiano de 1983.

@literanda_
Luiza 16/11/2019minha estante
Isso é exatamente o que eu senti lendo

Manoela185 18/03/2021

Me chame pelo seu nome
Confesso que não esperava muito do livro, mas acabei me apaixonando.
Passei muito nervoso com o Elio, parecia que eu tava ali dentro do livro sofrendo junto com ele.
Algumas partes eu fiquei vermelha igual pimentão KKKKKKKK sem comentários sobre o pêssego.
Eu simplesmente amei e recomendo
dandorim 18/03/2021minha estante
Aaaaaaa ? tb amo

Lizia.Yohanna 13/03/2021

Me decepcionei
Fui com muita empolgação mais não chegou nem perto do que eu esperava. A história em si é boa, o Elio é meu espírito animal quando se apaixonada se joga com tudo mais não consegui de jeito nenhum simpatizar com o Oliver e esse final só me fez achar ele ainda mais escroto, em pensar que ainda tem um segundo livro, mais lerei assim mesmo.
alex 15/03/2021minha estante
Ranço do Oliver tb rsrs