50 poemas de revolta

50 poemas de revolta Vários autores

Resenhas - 50 Poemas de Revolta

LetAcia1104 11/03/2024

Eu poderia simplificar em uma palavra, estupendo.
O livro é uma coletânea de poemas feitos por grandes escritores brasileiros, logo já se imagina o conteúdo maravilhoso que vem escrito em cada página. Toda vez que eu virava uma folha era uma enxurrada de palavras perfeitamente colocadas me levando a uma epifania sobre conflitos, não apenas sobre os antigos como por exemplo, entre os indígenas e colonos mas também os contemporâneos sobre política moderna.
Eu recomendo muito esse livro principalmente para quem gosta de poesia bruta que esquece o romantismo e fala as verdades. Esse livro é um grito de intervenção para a sociedade.
Ratana.Queijo 12/03/2024minha estante
Adorei, vou ler dms?

Fausto 10/03/2024

Faltou um recorte social mais amplo
Uma antologia que tem de Drummond a Conceição Evaristo não tem como ser ruim, mas poderia ser melhor. Numa antologia que se propõe a coletar vozes da revolta, e que portanto alia critérios estéticos e políticos, é incompreensível que dê tanto peso a poetas brancos oriundos das classes média e alta e ignore a riqueza das produção poética dos autores negros de favelas e comunidades vindos dos movimentos de saraus e slams. Pelo menos um Sérgio Vaz e uma Luiza Romão teria que ter.

FellipeFFCardoso 02/03/2024

Um livro bom, com presenças importantes, mas preguiçoso. Com tantos poetas novos por aí escrevendo, inventando, traduzindo mundo, colocando pingos nos is, cortando tês, rimando pobre e rimando rico, com a mão tão mais livre e mais contemporânea, ainda que neste nosso país os temas sejam praticamente os mesmos há 500 anos, ainda me pergunto qual o medo da própria literatura e de quem comercializa a literatura da poesia. Por que é tão difícil dar espaço a novos poetas? Por que insistimos tanto e apenas nos cânones? O meu 51º poema de revolta que se une a esse livro é esse: terminar de lê-lo e saber que li mais do que já está consagrado. Eu quero a voz nova, eu quero o resto do Brasil falando também.

marisa13 06/02/2024

O ódio é bom e justificado
A priori, devo explicar que só vou fazer essa resenha para manter o costume que estou cultivando esse ano. Vai ter resenha de todos os livros para auxiliar minha memória fraca e me forçar a escrever sobre sentimentos que tenho com a prática da leitura.
Sobre esse daqui, reitero que foi lindo demais. Não consigo tratar especificamente de nada, já que são muitos autores e muitos poemas. Gostei da maioria. Foi muito bom reencontrar alguns poemas do Ferreira Gullar, haja vista que em 2023 tive uma grande obsessão nas obras dele, isso acabou se esvaindo e esse livro recuperou.
Enfim, o ódio revolucionário é necessário, correto e inevitável. Abandone os coachs e vá ler poesia, preferencialmente essas daqui, desse livro?

Lara 29/10/2023

Na média o livro é bom, tem algumas poesias excelentes, lutras boas e outras do tipo que não da pra entender nada então fica dificil gostar.

Carol Abrantes 29/08/2023

Atemporalidade da vida e suas facetas
O livro "50 Poemas de Revolta" é uma coletânea de poemas de diversos autores, tais como Angélica Freitas, Conceição Evaristo, Ferreira Gullar, Mário de Andrade, Vinicius de Moraes e muitos outros.
Lançado em 2017, tem vindo a conquistar notoriedade. Na verdade, merecia uma visibilidade ainda maior, visto que esta antologia, como o próprio título sugere, consiste em poemas de revolta. No interior deste livro, irá deparar-se com temáticas que incluem intolerância, desigualdade social, racismo, ancestralidade, patriotismo, e outros tópicos indiscutivelmente atemporais que refletem a sociedade atual.
Se você é um leitor inclinado a indagar e refletir, este livro é para você. É importante destacar que a linguagem não é complexa , tornando a leitura ágil, apesar das suas 125 páginas. No entanto, não é uma leitura de digestão simples. O preço desse livro também é acessível e pode ser encontrado facilmente em formato de ebook.

?[...] Porém meu ódio é o melhor de mim.
Com ele me salvo
E dou a poucos uma esperança mínima.? (p. 20)

?feminista sábado domingo
segunda terça quarta
quinta e na sexta
lobiswoman.? (p. 122)

?[...] eu quero a destruição de tudo que é frágil:
cristãos fábricas palácios
juízes patrões e operários.? (p. 41)

João_abrantess 11/04/2023

50 POEMAS DE REVOLTA
Esse livro é ótimo para uma reflexão sobre nossos atos, atitudes e o que podemos fazer para mudar esse contexto.
Um livro ótimo para conscientização e uma forma de mudar esse nosso cenário preconceituoso e destruidor da natureza.
Gostei e achei essa experiência perfeita.

Daniele Freitas Pacheco 31/03/2023

Achei os poemas bem diversificados, isso pra mim foi muito bom. Ao ler esse livro tive acesso a poetas consagrados e a poetas contemporâneos selecionados por abordar o mesmo sentimento de revolta.

Lais.Lagreca 23/01/2023

Ótima antologia!
Gostei muito de ler essa antologia. Reli poemas aclamados e conheci outros.

Destaco meu favorito:

Socorre, de Alice Ruiz
socorro, eu não estou sentindo nada.
nem medo, nem calor, nem fogo,
n ão vai dar mais pra chorar
nem pra rir.

socorro, alguma alma, mesmo que penada,
me empreste suas penas.
já não sinto amor nem dor,
já não sinto nada.

socorro, alguém me dê um coração,
que esse já não bate nem apanha.
por favor, uma emoção pequena,
qualquer coisa que se sinta,
tem tantos sentimentos,
deve ter algum que sirva.

socorro, alguma rua que me dê sentido,
em qualquer cruzamento,
acostamento, encruzilhada,
socorro, eu já não sinto nada.

bella 08/01/2023

inconsciência da tragédia em plena tragédia
bah não sei nem o que comentar na real, uniu, realmente, as duas coisas que mais me motivam: poesia e ódio.
já tinha lido alguns em outras antologias, mas os novos me agradaram muito e renderam diversas marcações, como em "memórias de um homem-bala", de fabiano calixto: "burros, cegos e imbecilizados/ celebrando nossa bandeira/ nosso passado de absurdos gloriosos"

Síntique 09/11/2022

Poesia agressiva
Eu não sou muito conhecedora de poesia, mas gosto muito de algumas. Eu acho um estilo literário muito subjetivo, e precisa ser apreciado com calma e profundidade. Esse livro tem um estilo de poesia que não estava acostumada. Uma poesia agressiva, militante, forte. Eu normalmente leio poesias sentimentais e depressivas, muito centradas no eu. Esse livro foca no todo, na sociedade, nas injustiças. Tem textos muito bons, devo admitir. Mas eu particularmente prefiro poesias pessoais, e textos sobre as injustiças sociais eu prefiro mais argumentativos. Mas é um livro excelente para os adeptos do gênero.

Jack 13/10/2022

50 poemas de revolta
Eu não sou muito de ler poesias então é um mundo novo pra mim.

Sendo bem sincera teve poemas que eu não entendi, outros que eu me identifiquei e muitos que falam sobre nossa realidade, tanto sobre coisas passadas como coisas do presente, sinto que tem poemas que você tem que ler com calma e tirar um tempo pra refletir e assim conseguir absorver tudo que ele tem a passar.

No geral foi uma experiência boa e pretendo ler mais livros de poesia, é algo que tem me chamado atenção.

Tiago 02/10/2022

Poesia como resistência
Uma coletânea de poemas de autores clássicos à nova geração com uma temática em comum: a resistência.
Cada poeta fala de um lugar e de um tempo específicos.

Livrinho pequeno mas cheio de mensagens e reflexões. Prato cheio para trabalhos pedagógicos (meu lado professor nunca me abandona haha).

Dinolayieon 02/09/2022

Um dos melhores livros que já me passaram na escola!
Críticas sociais, autores nacionais, poesia e contextos diversos: oque poderia dar errado??? Uma coletanea perfeita e que nos toca de verdade. Ótimo para trabalhar em sala de aula e ter inspirações diversas (no meu caso, para a escrita de contos e desenhos). Me sinto mais próxima de meu país após essa leitura!

Lin 08/08/2022

Esperava mais deste livro, não sou fã de poesia, mas criei uma grande expectativa pelo fato de ter referências de grandes escritores brasileiros.. tem muitas poesias curtas, de tipo 3 linhas e que ao meu ver parecem sem sentido.. tem algumas interessantes também tipo a de Vinicius de Moraes.. mas no geral, esperava mais...