Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha Liudmila Petruchévskaia

Resenhas - Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mônica 17/02/2024

Irmãos Grimm vão à Rússia.

Leitura finalizada 17/02/24

Ju_allencar 05/01/2024

Gostei em partes
É um livro de contos, confesso que alguns não me pegaram, eu simplesmente não entendi certas histórias. Outros eu gostei bastante como o da vizinha e o bebê, o da mulher gorda e o do sobretudo. É uma experiência diferente ler um livro assim. A primeira leitura de 2024 não foi tão boa assim, mas valeu a pena conhecer a autora.

Carol 22/12/2023

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha
O título já informa que será um livro fora do comum

Liudmila causa estranhamento e perplexidade

Não sei se por conta da tradução ou por desconhecimento da cultura russa ou muito provavelmente, por ambos

Fiquei perdida nesse livro
Incomodada, querendo parar de ler na maioria das páginas

Tiveram contos que eu gostei bem mais ou menos
Muitos que eu precisei ler e reler

Muitos que eu fiquei? mas gente?
Quê isso? É isso mesmo?

Não é algo que eu leria por iniciativa própria

Li por estar em um maravilhoso Clube de livros de mulheres - o Leia Mulheres BH

Leria novamente? Não
Indico? Não

Respeito a autora por que sei o quanto é difícil
para as mulheres ocuparem lugares além do comum, do socializado para elas ocuparem e desejo sucesso para ela,
certamente, há quem goste, eu não gosto e tem público para tudo nesse mundo

Tiago 22/12/2023

Contos russos com um toque de morbidez
Uma coletânea de contos de Liudmila Petruchévskaia, autora russa contemporânea. Os contos centram-se principalmente em morbidez, humor negro, traições e vingança. Apesar de não haver uma marca temporal explícita, os contos parecem ser ambientados na era soviética. São contos em sua maioria bem curtos e com uma escrita bem direta, sem rodeios. A qualidade dos contos não é homogênea ao longo da obra. Há alguns muito bons e há alguns bem fracos e aborrecidos. Os que mais gostei foram: "A Mão", "A Vingança", "A Higiene", "O Sobretudo Preto", "O Segredo de Marilena" e "O Testamento do Velho Monge".

PandaGato 18/11/2023

Nem vi o tempo passar
Esse livro me tirou de uma ressaca literária de meses. Em menos de 24 horas eu devorei todos os contos dessa engenhosa autora russa que consegue em poucas páginas gelar sua espinha, sua alma e sua barriga. Não apenas uma obra literária mas um pedaço de cultura muito interessante.

Marina 29/08/2023

A maioria das resenhas negativas é de pessoas que se apegaram muito ao adjetivo "assustadores" da capa. Realmente não é a palavra certa, os contos são bizarros, macabros, paranormais. Não é meu gênero preferido, mas ainda assim achei interessante por ser tão diferente e inesperado. Terminei a maioria dos contos com uma cara de "que 🤬 #$%!& foi essa?". Alguns são melhores que outros, como sempre acontece numa coletânea de contos, mas acho que a leitura valeu a pena, sim.

Evelyn529 25/07/2023

Não consegui terminar
O livro não é ruim, longe disso. Tem histórias boas e assustadoras. O que me incomodou é que tem muitas histórias cansativas também, muito confusas. Mas acho que o problema foi eu sendo lenta e não entendendo a história.

Gabi® 14/07/2023

Ainda que todos os contos fossem ruins, 2 já valeriam tudo.
No geral, adorei o livro! Alguns contos eu achei bem chatos, outros, achei incríveis.

No entanto, quero destacar dois: ?A vingança? e ?O sobretudo preto?. O primeiro faz alusão ao título do livro e seu final me surpreendeu demais; o segundo, já dá pistas do que se trata logo no começo, no entanto, a forma como ela conta é o mais especial.

Estes dois estão entre os melhores contos que já li na vida.

Recomendo muito e quero ler mais coisas dela!

Andriola 28/04/2023

Cansativo
Sinceramente esperava bem mais desse livro, uns 3 contos no máximo prenderam minha atenção, os outros não faziam sentido, além de ser bem cansativo. O título do livro te faz querer ler, mas é só capa mesmo.

Raíssa 07/04/2023

Sono
Algums contos são bons (melhores até do que de uma certa autora famosa), mas como qualquer coletânea de contos, uns fazem mais sentidos que os outros.

Camila Robyn 13/03/2023

Razoável
Sinceramente, me forcei a terminar esse livro e confesso que pulei alguns contos. Fui atraída pelo título do livro e fiquei um pouco decepcionada, não fez jus as minhas expectativas rs. Porém, teve alguns contos interessantes sim, mas em sua maioria achei chato ou sem sentido.

felpspovoa 26/01/2023

quando o skoob começar a dar os devidos créditos de resenha para os usuários eu faço uma resenha deste livro :)

Elineuza.Crescencio 17/01/2023

Contentamento, desespero e esperança.
Leituras de Janeiro 2023 - 6 – 6
Título: Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha
Autor: Liudmila Petruchèvskaia
País: Rússia
Páginas: 268
Editora Companhia das Letras – SP - 2013
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 16/01/2023

Autora
Liudmila Petruchèvskaia nasceu em 1938 em Moscou, onde mora até hoje.
Sua obra foi banida na União Soviética e só publicada após a Perestroika, quando a autora já tinha quarenta e nove anos e sua obra tornou-se muito respeitada.
Petruchévskaia assina mais de quinze volumes de prosa e também é reconhecida como dramaturga: desde os anos 1980, suas peças vêm sendo encenadas pelas melhores companhias de teatro da Rússia.
Em 2002, recebeu o prêmio Triumph, o mais prestigioso do país, pelo conjunto de sua obra.
Aqui no Brasil tem também traduzida “A menininha do Hotel Metropol” publicada em 2020.

Temática do livro
Apresenta vinte e um contos divididos em quatro temáticas: 1. Canções dos eslavos do leste; 2. Alegorias; 3. Requiens e 4. Contos de fadas.
Os contos falam de temores que tocam o âmago do ser humano com narrativas dos temores sobre psicológicos da maternidade, da paternidade, da vida e da morte.
Em alguns momentos a autora remete a situações passada na União Soviética antes da Perestróika.
Há contos tristes e outros de grande contentamento e esperança.
Esse foi o primeiro contato que tive com a autora e gostei bastante.
Em 2018 foi uma das celebridades que compareceram a FLIP aqui no Brasil.

Lilian 15/01/2023

O livro tem contos medianos, que trazem uma atmosfera fantástica ou sombria ou ainda mórbida, mas são tranquilos de ler

08/01/2023

Bom, mas esperava mais
Confesso que esperava mais dos contos, alguns deles me cativaram bastante e me estimularam, outros foram bem sem graça e não consegui me apegar muito.
mrs.archeron 08/01/2023minha estante
como vcs fazem pra colocar um comentário assim sem ter que fazer uma resenha??

08/01/2023minha estante
quando vc registra o histórico de leitura tem como deixar um comentário junto

mrs.archeron 08/01/2023minha estante
ataaaa obgg, acabei de instalar?

08/01/2023minha estante
por nada! se precisar de ajuda é só mandar mensagem ?

mrs.archeron 09/01/2023minha estante
aaa obrigadaaa?