Dante

Dante Tici Pontes

Resenhas - Dante

1 | 2 | 3 | 4

Rose 30/03/2019

O livro conta a história de Dante, um rapaz de 27 anos que sofre com o Transtorno Bipolar. Ele foi diagnosticado aos 19 anos, logo após a morte de sua mãe. Desde então ele trava uma batalha contra doença.

Dante mora com seu melhor e único amigo Benjamin, uma rapaz que apesar de todos os problemas e a montanha russa que é Dante, além de entender e gostar do rapaz, também se preocupa com ele. Isso porque a doença acabou afastando Dante de seu pai.

Quando a doença surgiu, o pai de Dante não entendia muito bem o problema, e por conta disso não aceitava muitas das ações do filho. Com isso, a relação entre ele foi ficando muito estremecida, e agora, mesmo com o pai entendendo melhor todo o processo, eles mal se falam.

Depois de uma briga com o dono da empresa em que trabalhava, Dante acaba conhecendo Angel, por quem se encanta imediatamente. Apesar do charme e beleza, Dante deixa Angel p. da vida e passa uma imagem muito distante do que realmente é.

Mas quis o destino que os dois se encontrassem novamente, e desta vez foi totalmente diferente, o que possibilita que Dante se aproxime de Angel da forma que ele realmente desejava. Ciente dos problemas de saúde de Dante, Angel decide seguir com a relação e ajudar o namorado da melhor forma.

O problema é que quando tudo parece ir bem, Dante sempre acaba "surtanto" e causando alguns dissabores. O maior deles, e que magoou profundamente Angel, foi quando ele a abandonou no momento em que ela mais precisou dele, da presença e apoio do namorado.

Cansada ela resolve dar um basta na relação, o que acaba fazendo Dante enxergar que o real problema não é sua doença, mas sim a forma como a encare e enfrenta.

Dante está no fundo do poço, mas com o apoio de seu pai e de Benjamin, ele começa a caminhar de volta para a superfície. Devagar, e solidificando cada passo, ele tem como intenção final reconquistar o grande amor de sua vida.

Será que depois de tantos problemas vividos e outros que com certeza ainda virão, Angel será capaz de perdoar Dante e dar a ele mais uma chance?

Acompanhar a jornada de Dante foi muito intrigante e angustiante. Intrigante porque nunca tinha lido algo relacionado a bipolaridade, e angustiante, porque pude perceber como é complicado não só a vida de uma pessoa com este transtorno, mas também das pessoas que vivem com ele.

Eu particularmente não conheço nenhuma pessoa com este transtorno, pelo menos não que eu saiba, mas em relação ao personagem Dante, confesso que não morri de amores por ele. Eu entendia a doença e seus problemas, mas o que me irritava nele, é que ele sabia que tinha o problema, sabia o que precisava fazer sobre a doença, como tratá-la, preveni-la e até controlá-la, mas ficava teimando em não seguir o tratamento. Não sei se isso é comum nas pessoas que convivem com o transtorno, mas Dante muitas vezes parecia uma criança mimada de 5 anos que não queria comer verduras.

Foi preciso perder tudo para que ele se desse conta de todo mal que causava principalmente a ele. Apesar disso, a história é boa, trás um contexto muito bom, e principalmente, mostra como é importante termos ao nosso lado pessoas que nos amam de forma tão desapegada. Que nos carregam nos momentos em que não conseguimos dar nenhum passo, e que não desistem, mesmo quando já jogamos a toalha. É um enredo que passa veracidade, e isso me deixou bem satisfeita.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Erika 11/03/2019

Uma história de força
RESENHA DANTE - TICI PONTES.
?Oi pessoal, esse foi o primeiro livro que tive o prazer de ler , que aborda o tema de transtorno bipolar.
?Dante é um jovem administrador, que sofre de transtorno bipolar. Seus relacionamentos são sempre sexo apenas, até conhecer Angel.
?Angel é uma jovem vendedora, alegre, determinada, e que vai lutar de todas as formas para ajudar seu grande amor Dante a se manter no controle.
?A Angel é uma personagem admirável, é muito bacana acompanhar sua luta contra o preconceito do seu relacionamento, suas lutas pra ajudar Dante, ela entra de cabeça nesse relacionamento.
?Dante por outro lado é direto, não mede as palavras, não aceita seu diagnóstico, e luta todos os dias pra se sentir " normal". Constantemente é obrigada a enfrentar seus demônios, e nessas condições, acaba perdendo o controle e machucando as pessoas que realmente ama. Mas da maneira mais difícil ele vai descobrir que seu pior inimigo é ele mesmo.
?Eu gostei muito do casal, mas confesso que quem ganhou meu coração foi Benjamin, melhor amigo de Dante, e protagonista do segundo livro da série, que pretendo ler em breve.
?A autora Tici Pontes, descreve de uma maneira muito intensa, as dificuldades dessa doença, tanto do paciente, como da família. Ela também destaca importância de ter acompanhamento. Foi realmente uma leitura de muito aprendizado e conscientização.

Renata.Bertagnoni 26/02/2019

Dante
Dante dono de uma forte personalidade, sofre de uma doença que muitas pessoas desconhecem, e se tem algum conhecimento não a tratam como doença, ele sofre de bipolaridade, e não aceita ser um doente dependente de remédios para manter seu equilíbrio e vive fugindo de seus tratamentos, deixando seu melhor amigo Benjamim muito preocupado e as vezes de saco cheio por ter que aturar suas crises.
Tudo muda para ele no momento em que esbarra em Angel em um café, depois de pedir demissão de seu trabalho, uma moça bela, de coração e alma puros.
Eles começam um relacionamento, onde tudo parece estar indo de vento em polpa, ele por sua vez abandona novamente seus medicamentos achando que está no controle de suas ações, ele acaba descobrindo um novo talento, pintar.Com uns contatos de Angel uma exposição é marcada e Dante em uns de seus surtos acha que suas pinturas não são boas o suficiente e acaba estragando tudo e magoando Angel.
Depois de um recomeço difícil ele e Angel passam por uma perda irreparável, será o destino capaz de unir novamente estas duas almas e o amor será maior do que a perda e o egoísmo de Dante.
Um livro para se emocionar, discutir questões sobre doenças que na maioria das vezes não levamos em questão e um romance de superação.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 20/02/2019

Emocionante, e uma reflexão para vida
Dante tem um relacionamento conflituoso com seu pai, desde que a mãe morreu em um acidente que ele presenciou, a tragédia foi também o gatilho para que os sintomas de seu transtorno mental se mostrassem, e ele tivesse a primeira crise.

A bipolaridade de Dante pode ser controlada através de remédios controlados, mas apesar de ele frequentar a terapia com o Dr. Adler, ele se sente podado de sua personalidade quando toma seus remédios, especialmente quando está se sentindo bem, ou seja nas crises de euforia.

Um dia ele sai de casa para o trabalho e resolve passar em uma cafeteria, lá ele conhece Angel, uma ruiva baixinha sem papas na língua que imediatamente o odeia por ele ser tão babaca furando a fila e escolhendo o que ela deveria beber.

Dante fica obcecado por ela, e apesar de seu terapeuta alertar que a atração/paixão que ele pensa sentir, possam ser provocados pelo seu transtorno, nosso protagonista decide que precisa ver ela novamente.

Quando ele finalmente consegue vê-la outra vez, está sob efeito das medicações novamente, um Dante controlado e mais "normal" que rapidamente se desculpa, e faz com que ela sorria, e se divirta ao lado dele. A combustão se torna instantânea e nenhum dos dois consegue mais viver sem o outro.

Só que para esse amor seguir em frente, Dante terá que se superar em cuidados consigo mesmo, pois como sempre deixa de tomar a medicação seus surtos e alterações de humor, fazem com que cometa atos impensados, desde falar coisas inapropriadas para os pais de Angel, a chamar a amiga da namorada de palavras de baixo calão.

Em alguns momentos da trama as alterações de humor são tão drásticas que ele chega a cometer atos insanos, dos quais se arrepende imediatamente.

O Livro aborda também a depressão, suicídio, e como os sentimentos de amor e amizade podem ser a única razão que impede o doente de desistir.

Este livro maravilhosamente bem escrito, e bem pesquisado, entrou para minha lista de melhores lidos em 2019 rapidamente, me mostrando uma faceta da bipolaridade que eu não conhecia, e ao mesmo tempo mostrando que sempre há esperança, e o amor pode ajudar neste processo de cura.

@Livrosdami_ 26/12/2018

Emoção, raiva, carinho, alivio, amor.... Tudo junto e misturado
Dante, tem 27 anos, é um homem bonito inteligente, formado em administração, tudo normal ne? Mas Dante é bipolar, faz tratamento, porém não aceita o tratamento, nem a doença.
Deixando de tomar seus medicamentos, ele se vê em uma crise constante.
Em meio a angústia Dante conhece a Angel, a princípio ele acha que a jovem odeia ele. Mas aos poucos eles vão se conhecendo e Angel tenta ajudá-lo do jeito que pode.
Mas será que Dante está preparado para essa ajuda?
Será que Angel conseguirá se manter firme?
💊
Sabe aquele livro que você devora? Sabe aquele livro que você chora e rir em seguida?
Dante é esse livro. Uma narrativa fluida, envolvente, uma história tão bem narrada que você sente a aflição, a raiva, o amor, a loucura de Dante e ainda sofre com ele.
Eu sabia que ia chorar com esse livro, e obvio que chorei.
Dante sofre muito, não só pela doença, mas por sua imaturidade.
Em uma determinada cena, eu fiquei com raiva da Tici, pois eles não mereciam, estava tudo aparentemente bem, mas entendi que Dante precisava se aceitar, só depois disso ele poderia seguir.
Angel é uma personagem que da brilho ao livro, mas foco principal é Dante e até Benjamin, amigo que cuida do Dante nas piores crises.
💊
Adorei a leitura e super recomendo.
A obra está disponível na Amazon.
Ticiana.Pontes 17/01/2019minha estante
Obgada ?

Anna Maia @livrosdashesha 11/12/2018

Uma história linda.
Dante sofre de transtorno bipolar e vive lutando contra seu tratamento, isso mesmo contra o tratamento e não contra a doença, ele acredita que pode melhorar sozinho e que não precisa dos medicamentos, a falta dos medicamentos faz com que Dante tenha crises que afetam principalmente seus amigos e parentes.
Um certo dia Dante esbarra com uma garota pequena e marrenta chamada Angel, mesmo o encontro sendo um desastre ele não tira a garota da cabeça e quando o destino decide proporcionar um novo encontro a atração entre os dois é inevitável.
Dante acredita que Angel é a sua salvação, mas, será que só o amor de Angel e o suficiente para controlar sua bipolaridade?
Será Dante capaz de seguir o tratamento por causa de Angel?

A escrita da Tici é leve e a história envolvente, comecei a ler e não queria mais parar, pois é uma leitura agradável e muito interessante devido o assunto abordado. Os personagens são bem construídos e é fácil se apegar a eles.

Esse livro é cheio de mensagens e lições de vida, eu amei ler Dante, foi uma experiência agregadora, o que eu sabia sobre transtorno bipolar é o que a maioria das pessoas sabe, que causa alterações de humor, mas, lendo esse livro eu vi que é muito mais que isso, essa doença envolve tantos sentimentos, não tinha idéia do que a pessoa doente sente ou o que a família passa. Recomendo!

@livrosdashesha
Ticiana.Pontes 17/01/2019minha estante
Obgada ?

Cia da Leitura 09/12/2018

Emocionante é surpreendente
? Dante é um livro intenso, que nos faz parecer estar vivendo tudo aquilo!! Tici trás um tema tão importante e de forma tão real, que só quem tem conhecimento e experiência com o distúrbio falaria com tanta propriedade. Uma história de amor, amizade, mas principalmente da dificuldades de quem tem algum transtorno.
? Nesse livro você vai encontrar uma história envolvente, bem construída e que trás personagens realistas, que quando parar p pensar irá reconhecer em algum conhecido!!!
Dante... um protagonista que não quer ser controlado pelos remédios e sim ter controle de sua própria vida, mas suas dificuldades e as reviravoltas tornam tudo mais difícil, mas nada impossível!!!
? Me emocionei em vários momentos, principalmente, mas a perda da Valentina e como Dante reage é de acabar com o emocional de qualquer um!!! Mas o que mais me chamou atenção foi a força de vontade das pessoas que o amava em acreditar e apoiar mesmo quando ele Mendonça não acreditava mais ser possível!!!
? Mais um que SUPER RECOMENDO! E claro que estou mais que curiosa para saber a história de Benjamin, livro já publicado! Espero ler em breve!!!

Nalí 06/12/2018

Dante é um homem de 27 anos que, após uma tragédia, foi diagnosticado com Transtorno Bipolar. Apesar de já conviver com o problema há anos, ele não consegue admitir que os remédios sejam a melhor forma de manter o transtorno sob controle e acaba tomando a decisão errônea de parar de toma-los. Já sem os efeitos dos medicamentos Dante passa por centenas de sentimentos, misturados e confusos, fazendo-o entrar em crise.
Dante divide apartamento com seu melhor amigo Benjamin e tem um relacionamento complicado com o pai. Ele esta insatisfeito com seu trabalho e com sua vida. Durante um período sem o uso dos remédios Dante conhece Angel, uma doce e jovem garota que mudo sua vida de uma forma inesperada.
E como sempre, vou parar a resenha por aqui, para que tenhas a oportunidade de desbravar essa história sem receber spoiler!
Dante é um livro pujante que aborda uma doença mental que poucos entendem, na forma de um romance emocional, a autora conseguiu disseminar um pouco de conhecimento aos leitores sobre esse transtorno que afeta milhões de pessoas.
O livro é narrado em terceira pessoa e é uma leitura rápida. Os personagens são bem construídos, apesar de Dante estar longe de ser um “mocinho”, além do transtorno bipolar, durante a leitura perceberás que ele é imaturo e egoísta. Em alguns momentos terá pena e compaixão por ele, porém em outros a raiva dominará seus sentimentos, mas isso o torna um personagem crível. E é o crescimento e o amadurecimento do personagem ao longo da trama, que torna a história comovente.

Fabiana 06/12/2018

Maravilhoso!!!!!!
Dante tem 27 anos, lindo, engraçado, inteligente, formado em administração e desde seus 19 anos sofre de Transtorno de bipolaridade, em muitos momentos Dante rejeita o tratamento devido aos seus efeitos colaterais. Ele mora com Ben seu grande amigo,e em um determinado dia conhece Angel uma garota linda,sensível que compreende e aceita sua condição trazendo à Dante esperança de uma vida normal. Mas será o amor suficiente para suportar

Com uma escrita sensacional Tici Pontes prende o leitor com um enredo intenso e sensível , que através de Dante me fez compreender o que é essa doença e como funciona a mente de quem convive com esse transtorno e pessoal não é fácil, ser bipolar não é só ter mal humor vai muito além. Confesso que quando pequei esse livro pensei ser um romance clichê a julgar pela capa, mas fui surpreendida e me faltam palavras para tudo que esse livro me fez
sentir.
Dante é um personagem muito intenso, a devastação emocional que ele sofre é exaustiva e ele leva o leitor junto nesse redemoinho de emoções, você sente raiva, chora, sorrir, seu coração sentirá todas as dores que ele carrega. Entre muitos erros e alguns acertos e um final emocionante Angel e Dante aprenderam à duras penas que a vida nem sempre será um mar de rosas, pra quem tem essa doença,mas que você tem que estar pronto pra nadar entre os espinhos.
Recomendadíssimo.

Talita Rodrigues 30/11/2018

Uma história tocante
Gostei muito da forma como a autora desenvolveu a história e os personagens. Além disso, achei tocante a maneira como o tema do transtorno bipolar foi tratado. A delicadeza da escrita da autora em contraste com a força da história torna o livro emocionante e relevante. É um livro que mostra como o amor, em todas as suas cores e formas, pode superar as dificuldades e transformar vidas. Indico para quem gosta de histórias de amor fortes e inspiradoras. O livro está disponível na Amazon.

Fabi | @acervoencalhado 29/11/2018

Intenso, lindo e perturbador
Aos 19 anos Dante perdeu a mãe e isso foi um gatilho; desde então, o rapaz convive com a bipolaridade e a dificuldade de se relacionar, especialmente com seu pai.

Morando com o amigo Benjamin, que parece ser o único capaz de compreendê-lo, Dante reluta em tomar os remédios que controlam suas crises.
Quando conhece Angel, tudo muda. A ruiva abusada, que despejou chá gelado em sua cabeça, não sai dos pensamentos de Dante.

Aos poucos, o rapaz consegue a confiança da moça e de uma amizade, nasce o amor. Disposto a fazer dar certo, Dante retoma o tratamento e passa a extravasar as emoções pintando lindos quadros.

Mas quando ele acha que está conseguindo controlar a doença sem os medicamentos, tudo dá errado e ele estraga uma grande noite.

Após um tempo internado, Dante se reconcilia com Angel e uma grande surpresa os torna ainda mais unidos. Ele consegue seguir seu tratamento à risca e tudo parece muito bem. Mas quando uma fatalidade recai sobre a vida do casal, Dante surta e abandona Angel no meio do desespero e da dor.

Será que o amor de Angel é suficiente para perdoar Dante? Poderá Dante se reerguer depois dessa perda?

°°°°°°°°°

Ah, meus amigos..eu nem sei por onde começar. Em muitos momentos compreendi o Dante. É dolorosa essa identificação e, ao mesmo tempo, edificante.

Dante é inteligente, complexo, sarcástico, iintenso. A escrita da Tici é apaixonante, muito fluida. Seus conhecimentos na área da saúde foram a cereja do bolo.

Uma parte, em particular mexeu muito comigo: quando Dante surta no momento em que Angel mais precisa dele. Por mais que entenda Dante, não sei se o perdoaria. Fiquei realmente abalada e nem imagino como reagiria.

Foi lindo acompanhar o amadurecimento do personagem e a solidificação de seu relacionamento com o pai. Achei bacana também o personagem expressar as emoções na pintura; os detalhes narrados foram comoventes e conseguimos visualizar perfeitamente. Ficou ótimo!
Encerramos as leituras coletivas de 2018 no grupo @amigasresenhando com chave de ouro. Eu super-recomendo esse livro!!

Natalie e Vivian @avidezliteraria 26/11/2018

Um acidente. Um sobrevivente. Uma morte. E uma mente transformada e transtornada pelo resto da vida.

Dante é um charmoso rapaz. Porte atlético, cabelos escuros, olhos azuis. Mas vive um dilema constante dentro de sua própria mente. Após a morte da mãe, Dante foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar. Da depressão profunda ao estados de humor eufóricos e também caóticos, sua vida é cheia de altos e baixos.

A narrativa se conduz de forma intensa e arrebatadora. E como a própria mente do portador do transtorno descrito, os acontecimentos são por vezes imprevisíveis e inesperados.

O livro permite vivenciar, através da leitura, o funcionamento da mente bipolar. A euforia, a ansiedade, os medos, a dúvida, o desespero, a depressão. Mas acima de tudo, a solidão resultante de não controlar a sua própria mente e de não encontrar ninguém que entenda a sua dor.

Momentos de felicidade, erros, arrependimentos, perdas, preconceito, problemas familiares e tantos outros ingredientes se mesclam na trajetória do protagonista, enquanto ele redescobre os seus limites e se sente indo do paraíso ao inferno.

A obra mistura romance e drama, questiona e flerta sobre os conceitos tão preconceituosos e existentes na sociedade, e que envolvem o portador de qualquer transtorno que necessite de tratamento psicológico ou psiquiátrico. Um livro que conscientiza ao mesmo tempo que entretém e com certeza nos faz refletir sobre a loucura e a normalidade dentro de cada um de nós.

site: https://avidezliteraria.worpress.com

Srta. Guimarães 28/10/2018

Ameiiii
Dante é um homem de 27 anos , ele sofre de TRANSTORNO BIPOLAR, por achar que não precisa do tratamento acaba abandonando os remédios. .
. ?O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.? .

Um certo dia, ele conhece Angel, uma mulher pequena, de cabelo cacheado e acaba gostando dela. O primeiro encontro não foi agradável, por conta de uma discussão, Angel joga um copo de chá gelado no rosto de Dante, ele até que gosta, e nesse momento, se descobre completamente apaixonado. .

À medida que o relacionamento se desenvolve, os problemas surgem, Dante está afastado do tratamento, suas crises de euforia e depressão são constantes. Angel se torna uma mulher persistente, forte e decidida, isso acaba fortalecendo Dante, que busca o tratamento e a aceitação da família de Angel e também de sua amiga Filo. .

A história é toda mto bem escrita!
Indico essa leitura a todos. Quem conhece ou vive com esse transtorno, irá se identificar e quem não conhece, irá entender um pouco como acontece.

1 | 2 | 3 | 4