A História de Amor de Anastásia Romanov Fabiane Ribeiro

Resenhas - A História de Amor de Anastásia Romanov

Stefânia Cedro 14/03/2018

Imaginei algo diferente...
Sempre gostei de tudo relacionado a Anastásia Romanov, principalmente as várias ficções sobre como ela foi a única sobrevivente de sua família, e como viveu após aquele terrível acontecimento. Então, claro que fiquei curiosa com esse livro que apresentava a proposta que tanto amo.

Qualquer um que já fez alguma pesquisa sobre o assunto, sabe que a fuga de Anastásia não passa de invenção fantasiosa, que a jovem Grã-duquesa morreu com seus parentes, e nunca foi uma sobrevivente como muitos queriam acreditar.

Então, quando peguei um livro chamado "A história de amor de Anastásia Romanov" e que na sinopse nos é prometido que irá "especular ficcionalmente o que teria acontecido com a grã-duquesa, caso tivesse sobrevivido", achei que encontraria um livro com um romance e cheio de tramas sobre como ela sobreviveu (Algo bem do tipo daquele desenho maravilhoso que sou apaixonada). Mas não foi nada disso que encontrei.

O livro é basicamente uma biografia do que aconteceu a família, com um final que me deixou totalmente frustrada, achei até meio bizarro. Como disse que especulativa ficcionalmente o que teria acontecido, acho que poderia ter feito algo menos fantasioso.

Temos quatro narradores no decorrer da trama, Noel (um pesquisador), Anastásia, Alexei (o irmão mais novo de Anastásia) e Vladmir (Um dos guardas que se apaixona por ela). E pra mim as partes do Noel foram em sua maioria encheção de linguiça, achei totalmente descartáveis.

Mas o que me deixou mais frustrada é o fato de não ter um desenvolvimento romântico. Claro que o título pode sugerir a outros tipos de amores, mas a maneira que foi formulado dá a entender que é um romance. Acho que quando fala "história de amor" sempre estamos nos referindo a história sobre como encontramos a nossa "metade da laranja". Não me intendam mal, tem sim um romance, mas não tem desenvolvimento nenhum, não dá nem pra torcer pro casal ficar junto, pois nem tem cenas para isso.

Se você quer uma biografia mais dinâmica sobre os Romanov, vai gostar desse livro, mas se assim como eu, espera outras coisas, não vai encontrar!
Mi / Mimi 16/03/2018minha estante
Exatamente! Fiquei bem decepcionada também :( esperava um romance como o do desenho ??

Stefânia Cedro 17/03/2018minha estante
Não esperava um romance como o do desenho, mas queria algum desenvolvimento romântico. Mas todo o romance que teve foram só os olhares trocados.

Mi / Mimi 19/03/2018minha estante
Pois é...queria q tivesse desenvolvido o romance ?

Clara 03/08/2018minha estante
estou caminhando para o final do livro e já estava decepcionada não quero nem imaginar no final, apesar de gostar do Ross por me identificar com ele pelo amor que temos pela história da Anastásia desde novos fora a introdução que não achei " ohhh não viveria sem..." o resto e descartável quebra o relato que o que realmente interessa , fora minha decepção com fatos históricos que a autora apresenta errado no livro ela troca ordem de nascimento de irmãs da Anastásia, fala que a família não era muito devota à Deus, sendo que eles foram ate canonizados pela igreja católica ortoxa pela fé deles em seus últimos dias, e pinata Nicolau II como um cara totalmente frigido ...

Kauanny.Cellia 25/04/2019minha estante
Eu não vi química alguma entre a Anastásia e o Vladimir. Amei demaaaaais as partes que falaram da história real da queda dos Romanov, e fiquei muito empolgada com essa nova visão da sobrevivência da Anastásia e de Alexei, q na verdade não existiu. Mas foi tudo por água abaixo com aquele final ridículo e corrido. Única coisa que salvou foi a pequena referência a música icônica do desenho: "Foi no mês de dezembro".

Mi / Mimi 25/04/2019minha estante
Exatamente, Kakau

Joh 16/02/2021

Uma alternativa ficcional para o que aconteceu com a família Romanov parecia a premissa perfeita, mas no final me senti enganada, como se a trama tivesse saído do foco e depois voltado a estaca zero.
Recomendo pelo contexto histórico, e se quiser saber um pouco sobre a monarquia russa e czares.
Debbye 24/02/2021minha estante
Estou com ódio aqui. Acredita que o protagonista masculino do meu livro abandonou a mocinha sozinha em casa por que ela disse que não ama ele pq ela estava com medo?! O que passa na cabeça desse homem?

Joh 25/02/2021minha estante
Menina que tenso?

Karoline67 14/03/2022minha estante
Senti um pouco isso também

Nattália Azevedo 23/05/2018

A História de Amor de Anastásia Romanov
Quando eu soube do lançamento desse livro da Fabiane Ribeiro, meu coração chegou a palpitar, justamente porque nele eu encontraria a junção de duas coisas, que amo de paixão, a primeira delas um ótimo romance e a segunda a história de uma das dinastias mais poderosas que já passaram pela Terra, os Romanov (aqui é o meu lado estudante de história falando hahaha)
Para quem não sabe os Romanov governaram a Russa durante 300 anos e encontraram seu fim com a Revolução Russa, um fim bem trágico por sinal já que “supostamente” toda a família real e alguns empregados foram mortos.
Para quem conhece um pouco sobre essa história ou ao menos assistiu ao filme Anastásia da Disney hahaha sabe que durante muito tempo se questionou o que de fato teria acontecido com a filha mais jovem do czar, já que quando os restos mortais de sua família foram encontrados, os ossos que deveriam pertencer à quarta grã- duquesa e seu pequeno irmão não estavam lá e A História de Amor de Anastásia Romanov nos conta justamente o que teria acontecido, caso a menina realmente tivesse escapado da morte pelas mãos dos Bolcheviques.
O livro é narrado em primeira pessoa por quatro personagens, anos e países diferentes, a própria Anastásia, seu irmão Alexei, Vladimir - o jovem guarda bolchevique, responsável por vigiar toda a família real durante o período de cativeiro – e Noel – um menino que conhece sobre a história e os mistérios que envolvem Anastásia ainda em sua infância e a partir daí passa a pesquisar tudo sobre ela - são os responsáveis por nos apresentar as emoções de cada capítulo.
Eu particularmente adorei o livro, como ele nos enche de informações verídicas e históricas sem se tornar algo maçante ou cansativo, claro que além dos fatos reais temos a imaginação da autora correndo solta, visto que o livro faz referência a uma suposição.
As páginas finais me surpreenderam de uma maneira grandiosa, indo totalmente contra ao que eu havia imaginado como desfecho, tanto que não pude segurar as lágrimas, já que a autora transmitiu com sabedoria, sutileza e verdade os sentimentos de todos os personagens.
Para finalizar afirmo que me sinto incapaz de transmitir em palavras tudo o que esse livro me passou, como ele me fez refletir e como me encantou... Gostaria de contar mais a respeito dele, mas não quero dar qualquer tipo de spoiler, que adiante o enredo por menor que seja, quero que vocês sintam tudo que senti, o nervosismo, a aflição e toda a expectativa por um final feliz, ainda que ele chegue um pouco diferente do que pensamos.
Indico o livro sem medo e garanto que ele se tornou o mais novo item de minha lista de livros preferidos da vida.
BOA LEITURA...

Tião 07/08/2018

Equilibrada
Gostei do livro. Fabiane Ribeiro mais uma vez soube dosar o enredo. Afinal os acontecimentos que permearam todo o drama, davam clara demonstração que um romance mais intenso entre os protagonistas seria impossível. Dessa forma a autora manteve uma certa lógica, evitando caminhos com narrativas demasiadamente apelativas.

Valeria 01/08/2019

Decepção
O livro começou muito bem mas depois ele foi ficando chato e sem sentido apenas no finalzinho que deu uma melhorada, ela podia ter escrito uma bela estória. Mas não foi feliz de verdade , um ponto positivo pra parte histórica do livro fora isso muito fraco

Gabriela 13/09/2019

Chorei do início ao fim
Amo a história de Anastásia Romanov desde a infância. Ter lido esse livro quando adulta me trouxe grandes emoções de quando era apenas uma criança encantada com histórias de princesas, assim como cortou o meu coração com a aproximação com a terrível realidade que foi o reinado da família Romanov.
Esse livro foi um março em minhas leituras e sem dúvidas é o meu preferido. Desculpe, O Ceifador, mas esta foi Anastásia Romanov desde o início.

Comenta Livros 01/11/2019

Essa família tem muito o que explicar ao mundo
Gostei do livro, pois tem muita coisa interessante dessa família, vista através dos olhos de uma de suas filhas. Tem mais comentário lá no blog.

site: http://comentalivros.com/a-historia-de-amor-de-anastasia-romanov-fabiane-ribeiro/

Ana Clara 18/05/2020

Quando iniciei a leitura, eu esperava por um romance internamente se passado na Rússia com Anastácia como protagonista e confesso que fiquei um tanto decepcionada ao não encontrar isso, mas sim idas e vindas entre Estados Unidos nos anos 90 e Rússia em 1917.
Sou suspeita para recomendar esse livro pois sou apaixonada pela história russa, mas ao ler este livro devemos nos lembrar que é uma história fictícia e buscar pelos fatos reais. Um ótimo complemento é o filme Anastácia da Disney.

catxalciati 09/06/2020

Decepcionada
O livro baseado em fatos reais, conta a história de Anastásia Romanov e de como ela teria sobrevivido ao assassinato de sua família pelos soldados bolcheviques. O livro contém 4 narrativas: Noel, um menino que leu a história de Anastásia e se apaixonou por ela muitos anos depois de sua suposta morte; Vladimir, um soldado bolchevique que se apaixonou por Anastásia e a ajudou a fugir; Alexei, irmão mais novo de Anastásia que também conseguiu fugir; e claro, Anastásia;

O desenvolvimento do livro é ótimo e a construção das personagens também, mas fiquei totalmente decepcionada com o final.

Merillk 18/06/2020

A História de Amor de Anastásia Romanov
Nesta história conhecemos o jovem Noel que estuda a história da Revolução Russa, principalmente sobre a família Romanov. Seu amor por Anastasia e sua família vai tão longe que ele dedica sua vida a decorar cada detalhe do passado tentando encontrar uma pista sobre o desaparecimento do corpo da princesa desaparecida. Em outra parte da história, nos deparamos com a própria Anastasia narrando sua vida depois da invasão no palácio e de sua família e ela serem levados para uma pequena casa afastada na floresta. Vemos como são tratados, humilhados e infelizmente mortos assim como na verdadeira história do Czar Romanov. Porém, também conseguimos acompanhar o amor da jovem princesa florescendo por um de seus jovens guardas e como ela lida com esse amor proibido mas correspondido.

Daphne 23/06/2020

Gostei muito
Passei a minha infância toda assisto o filme da Anastásia e amava! O livro não é fantasioso como o filme, mas amei muito como foi escrito e como ficou ?fiel? ao que aconteceu na vida real. Indico super!

livros.let 09/07/2020

Completamente diferente dos outros livros da autora. Não me conquistou tanto assim e não senti muita conexão com os personagens. Apenas no final apareceu a escrita da Fabiane que eu amo.
Bom livro, história legal mas não me apaixonei.

Lari 11/08/2020

Um livro bem razoável, espera muito mais da historia, mas não quer dizer que a escrita e ruim