Guerra e Paz vol. 01

Guerra e Paz vol. 01 Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Gabriel Farias Martins 21/02/2023

Mais leve do que parece
Apesar dos nomes e apelidos diversos de uma gama tão rica de personagens ser confusa à princípio, a história se desenrola de forma muito leve, repleta de bons diálogos e reflexões
Tolstoi sempre surpreende positivamente

Carol749 20/02/2023

Tolstói é considerado um dos grandes autores da literatura mundial e não é atoa.
O autor consegue com primazia enrredar a vida de três grandes familias russas e o impacto das guerras napoleônicas nas vivencias da aristocracia.
Com personagens extremamente complexos é difícil não se apegar a algum deles, com todas as nuances de pessoas falhas e em constante evolução (para a melhor ou pior).
Nessa primeira metade é possível vivenciar a guerra, mas também vemos as regras e aparências que mantém a alta sociedade russa da época.

Marcos.Gonçalves 18/02/2023

Entendi porque é um grande clássico
Comecei achando que seria uma literatura complexa, difícil e que não iria gostar. Felizmente me enganei.
É simplesmente um dos melhores livros que já li. Tem drama, pensamentos filosóficos, profundidade de vários personagens, fofoca, intriga e muita ação. Não temos "Paz", mas "Guerra" e intriga temos de um monte. Foi um livro que li lentamente, pois foi uma leitura conjunta, mas é tão grande que poucas páginas por dia, parecia algo grandioso. Vai ser um favorito da vida e é certeza que vou pensar muito sobre mesmo depois de meses após a leitura.
Feliz que é só a metade.
aartemesalva-nat 18/02/2023minha estante
Meu próximo calhamaço

Marcos.Gonçalves 25/02/2023minha estante
Leia, é incrível!

João 16/02/2023

Mas que expressão!
Aqui eu tenho que tomar bastante cuidado com minhas palavras. Afinal de contas, quem sou eu, mero mortal, para falar de um produto da mente de Liev Tolstói?

"Guerra e Paz" trata-se de uma mistura entre uma história de ficção e romance, que envolve personagens complexos e suas ainda mais complexas interrelações, e a história "real" (termo questionado por Tolstói) da humanidade. Pode não parecer tanto, mas é uma solução incrível!

O autor consegue penetrar no íntimo de cada personalidade, cada cenário e cada situação com uma capacidade descritiva e imaginativa surreal. Foram durante essas passagens que eu parava pra olhar um pouco a paisagem e constatar a beleza desse universo literário.

"O que é Guerra e Paz? Não é um romance, muito menos uma epopéia, menos ainda uma crônica histórica. Guerra e paz é aquilo que o autor quis e conseguiu expressar, na forma em que a obra foi expressa." - o autor.

lareS2 16/02/2023

Devo admitir que demorei mais do que o normal para completar a leitura, que às vezes se tornava maçante. Entretanto, a prática emprega por Tolstói na construção da história é incrível, realmente se percebe o limiar entre a guerra e a paz, contornada pelo horrores da guerra, e reforçada pela vida, que se pode dizer comum à época, das personagens principais, que são envoltas por questões e preocupações humanas.

Maristela 05/02/2023

Em meio as inquietações da guerra, bailes, reuniões sociais e políticas, as personagens também estão em busca de si, conhecendo-se, buscando a possibilidade de corrigir seus defeitos, da possibilidade de uma vida nova, pura, e da felicidade.

Mari 04/02/2023

Novela Historica
O livro Guerra e Paz é um livro longo, onde realidade e ficção seisturam, vc se imagina em diversos momentos se o personagem X realmente existiu . Senti que alguns personagens poderiam ser melhor desenvolvidos e seu final contato de modo mais detalhado.

DeaGomes 27/01/2023

O que move milhões de pessoas matar umas às outras?
Esse livro não apresenta personagem ou enredo centrais, então fazer resumo ou resenha é bem complicado, porém, na minha opinião, 3 personagens carregam a história (Natacha, Pierre e Andréi).

É um livro que conta a história da invasão das tropas francesas e o início da queda de Napoleão tendo, como palco, a Rússia entre os anos de 1805-1820. A história da guerra é intercalada com a história de algumas famílias nobres de Petersburgo e Moscou - várias intrigas, traições, paixões, amizades...

Não é uma leitura difícil, porém é trabalhosa (no começo) pela quantidade de personagens, com seus 50 mil nomes, apelidos e apelidos dos apelidos, e tudo (obviamente) em russo ? Precisei anotar todos os núcleos familiares. Depois vamos nos familiarizando e reconhecendo quem é quem, demora um pouco, mas acaba acontecendo ?

Deixo, como sugestão de suporte de leitura, O Livro da Literatura (p. 178), que faz uma bela introdução da obra, do contexto histórico e da linhagem das principais famílias (quem é filho, amigo, marido, amante de quem).

Sugestões de pesquisa antes dessa leitura (não precisa ser nada tão aprofundado, mas vai ajudar muito saber o mínimo desses fatos históricos):
? Batalha de Austerlitz;
? Tratado de Tilsit;
? Bloqueio Continental, decretado por Napoleão em 1806 à Rússia;
? Batalha de Borodino;
? Incêndio de Moscou.

Por fim, farei apenas um apontamento sobre a grande questão que fica desse gigantesco trabalho de Tolstói: o que move alguém matar milhões de pessoas, quando se sabe que isso é física e moralmente ruim?

Segundo Tolstói, a causa não pode estar na vontade de um só indivíduo. Mas então quais são as causas? Como milhões de pessoas começaram a matar umas às outras? Quem deu a ordem? Qual a causa que deu início às atrocidades das guerras Napoleônicas? Os livros não apresentam as causas, os historiadores tentam, mas não dão respostas claras. O próprio Guerra e Paz é uma tentativa, mas tampouco responde.

Há inúmeras explicações, mas nenhuma delas, segundo Tolstói, pode ser chamada de causa, isso porque toda a guerra decorre de uma causa irracional, sem sentido concreto. Por mais que se tente explicar, não é possível chegar a causa. Explicar é racionalizar, e a guerra não é racional, ela é terrível, cruel e desnecessária.

Pode-se falar que a causa é o poder. Mas o que é o poder? O poder é uma palavra abstrata que não aponta para nada que seja concreto e palpável. É uma palavra que repetimos, reconhecemos, mas que não sabemos o seu real significado. Porém, apesar de toda a sua abstração, a experiência nos mostra que o poder existe e que move muitas pessoas no mundo todo. E qual é o seu objetivo? O que o poder visa? Visa mais poder! O poder existe para se ter mais poder, ou seja, o poder é sua própria causa e sua própria finalidade.

Portanto, o poder é irracional, assim como a guerra é irracional, e qualquer tentativa de se explicar a causa que move toda essa absurdidade é uma tentativa fadada ao fracasso.

Maíra 26/01/2023

Leitura incrível
Guerra e Paz, Liev Tolstói

Particularmente, Guerra e Paz é um livro perfeito. Eu diria que é até mesmo um monumento da literatura universal. Tolstói escreveu de uma maneira tão completa que não falta absolutamente nada em sua obra.

Meu conhecimento prévio sobre a obra; o Imperialismo Napoleônico, baseava-se na biografia de Napoleão, até essa leitura, em que compreendi a perspectiva russa da história. Todavia, Tolstói não concentra a narrativa em torno das guerras, mas a expande para vários outros acontecimentos.

Assim, eis o questionamento: por que ler um livro de mais de 1.500 páginas que já se sabe o desfecho?

Inicialmente, há a forma artística na qual o livro é narrado, fugindo de conceitos técnicos encontrados em livros de história. Tolstói reconta o passado e, dos mujiques à nobreza, todos os indivíduos se tornam únicos sob sua escrita sofisticada e compreensível, que, embora utilize uma imensa quantidade de figuras históricas e fictícias, não se torna possível esquecê-los, seja pelas recordações do autor, ou por presenciar a vida dos personagens ao longo de 15 anos.

Atrelando-se à temática de outras obras do autor, Guerra e Paz é estruturada em 5 famílias que são os núcleos principais da história. Através deles, Tolstói evidencia uma de suas principais características, sua arte humanista, a qual ele explora com variados assuntos e aflora emoções surpreendentes, que irão te fazer rir, chorar e refletir.

Ademais, o escritor critica a descrição dos eventos em livros históricos, atestando-as como imprecisas, enaltecendo somente personalidades históricas notáveis sem se atentar a população, sendo eles os mais prejudicados de uma guerra.

Assim, não posso deixar de relacionar essa obra ao conflito vivenciado pela Ucrânia atualmente, que mesmo tendo seus diversos motivos para estar acontecendo, são causas insuficientes para seres humanos tirarem a vida uns dos outros, relacionando à mensagem principal de Guerra e Paz: nada justifica a guerra.

Por fim, gostaria de reiterar que esta foi uma das leituras mais incríveis da minha vida.

Fernanda 21/01/2023

"Guerra e Paz" é simplesmente um dos melhores livros que já li e, arrisco dizer, um dos melhores livros existentes. Os personagens, as histórias contadas, o tipo de pesquisa que Tolstói teve que fazer para escrever, as reflexões filosóficas contidas ao longo do livro, a descrição das cenas de batalha... é tudo muito envolvente. Confesso que fiquei órfã dos personagens, que já os via e percebia como íntimos, como pessoas que conheci, e isso é devido ao modo com Tolstói escreveu e descreveu todos os pormenores da narrativa. Não posso deixar de notar que todas as reflexões filosóficas feitas ao longo dos capítulos são confirmadas pelo segundo epílogo, que apesar de ser longo e confuso em alguns pontos (confesso que eu preferiria mais um epílogo com os personagens da obra) é um ensaio que detalha e explica muito do que se passa na história do livro.
É a primeira obra de Tolstói que li e, com certeza, abriu um novo mundo de livros dele pra mim, que já estou em busca de outros. Ah, além de tudo, me fez ficar muito curiosa sobre como seria o livro completo sobre os dezembristas. Bem que ele poderia ter escrito, né?
IsaAlb 21/01/2023minha estante
Pierre Bezúkhov meu único e verdadeiro grande amor não há ninguém se iguale ?

Maristela 17/01/2023

?Fico feliz quando posso fazer o bem , mas corrigir uma injustiça é a felicidade suprema?
Página 487

psraissafreire 17/01/2023

Um e-mail.
Oi, gente! A primeira resenha do ano é bem especial e um pouquinho diferente. Vou transcrever para vocês um e-mail que mandei para duas amigas minha (temos essa mania de mandar e-mails umas pras outras). Nele eu falei sobre "Guerra e Paz". Aqui está!

“Sem a consciência de si é inconcebível qualquer observação e qualquer aplicação da razão.”

Queridas Duda e Lau,

Faz quase meia hora que finalizei "Guerra e Paz". Ainda preciso ler os posfácios que estão inclusos na minha edição da Companhia das Letras, mas a leitura da obra em si foi concluída. Ainda me encontro sem palavras para expressar a magnanimidade, a grandiosidade que esta trama possui e da importância para o meu pensamento sócio-histórico. Ele me fez pensar em muitos aspectos, tanto internos quanto externos.

É por causa desse tipo de obra que eu fico fascinada e tão hipnotizada pela leitura. A maneira como um livro me desperta e me faz pensar no mundo em que vivemos e como vivemos... Só um livro é capaz de fazer isso, e só um clássico como "Guerra e Paz" consegue fazer isso de maneira tão maestral, tão impecável e inesquecível. Esta trama vai perdurar na minha mente por muito tempo, sério, e espero um dia ter contato novamente com personagens e uma escrita tão primorosos.

Pensar na forma como analisamos os momentos históricos e seus principais personagens, na atribuição gritante que damos a estas pessoas e o protagonismo que construímos em cima deles: foi isso que o Tolstói conseguiu atribuir na sua maior obra. A segunda parte do epílogo foi extremamente genial, TODAS as passagens são dignas de reflexões inesgotáveis.

Enfim, mesmo sabendo que há muita ficção ali, com aqueles personagens, aquelas "fofocas" que eu já contei para a Eduarda kakakakak... Ainda assim não dá para largar, não dá para NÃO imaginar todos os cenários, ouvir as músicas, sentir os olhares, os toques, os beijos, as falas. É tudo tão palpável, meninas! Ai, estou fascinada, completamente FASCINADA!

Olha, eu vou mandar aqui o último capítulo da obra, que está na segunda parte do epílogo. Peço que tenham paciência e leiam, é impossível não se arrepiar. Obrigada por lerem até aqui, amo-lhes muito!

"Desde que foi descoberta e provada a lei de Copérnico, a simples admissão de que não é o Sol que se move, e sim a Terra, aniquilou toda a cosmografia dos antigos. Talvez fosse possível, uma vez refutada a lei, conservar o antigo conceito do movimento dos corpos, porém, como ela não foi refutada, seria impossível, pelo visto, prosseguir o estudo dos mundos ptolomaicos. No entanto, mesmo após a descoberta da lei de Copérnico, os mundos ptolomaicos continuaram a ser estudados por muito tempo.
Desde que o primeiro homem disse e provou que a quantidade de nascimentos ou de crimes está subordinada a leis matemáticas, e que determinadas condições geográficas e político-econômicas determinam esta ou aquela forma de governo, e que determinadas relações da população com a terra produzem os movimentos dos povos — desde então, foram destruídas, a rigor, as bases sobre as quais se edificou a história.
Talvez fosse possível, uma vez refutadas as novas leis, conservar o conceito anterior de história, no entanto, como ele não foi refutado, pareceu impossível continuar a estudar os acontecimentos históricos como frutos da vontade livre das pessoas. Pois, se tal forma de governo se estabeleceu ou se tal movimento de um povo se executou devido a determinadas condições geográficas, etnográficas ou econômicas, a vontade das pessoas que representamos como as determinantes da forma de governo ou como os motores do movimento de um povo já não pode ser vista como uma causa.
E, no entanto, a história antiga continua a ser estudada em pé de igualdade com as leis da estatística, da geografia, da economia política, da filologia comparada e da geologia, frontalmente opostas aos seus postulados.
Na filosofia física, houve por muito tempo e de modo obstinado uma luta entre a visão antiga e a nova. A teologia pôs-se em guarda na defesa da visão antiga e acusou a nova de destruir a revelação. Mas, quando a verdade venceu, a
teologia edificou-se de forma igualmente firme sobre o solo novo.
Assim também, em nossa época, existe há muito tempo e de forma obstinada uma luta entre a visão antiga e a visão nova da história, e a teologia também se põe na defesa da visão antiga e acusa a nova de destruir a revelação.
Num caso e no outro, de ambas as partes, a luta desperta paixões e sufoca a verdade. De um lado, aparecem o medo e a compaixão por todas as construções erguidas pelos séculos; de outro lado, existe a luta da paixão de destruir.
Para as pessoas que lutaram contra a verdade suscitada pela filosofia física, parecia que, se reconhecessem aquela verdade, seria destruída a fé em Deus, na criação do firmamento, no milagre de Josué, filho de Naum. Para os defensores da lei de Copérnico e de Newton, para Voltaire, por exemplo, parecia que as leis da astronomia demoliam a religião e ele usou a lei da gravidade como uma arma contra a religião.
Da mesma forma parece ocorrer hoje em dia: basta reconhecer a lei da necessidade, e se destrói o conceito da alma, do bem e do mal e todas as instituições governamentais e eclesiásticas construídas com base nesses conceitos.
Da mesma forma, assim como Voltaire em sua época, hoje em dia os defensores não declarados da lei da necessidade empregam a lei da necessidade como uma arma contra a religião; da mesma forma que a lei de Copérnico na astronomia, a lei da necessidade na história não só não destrói como até reforça o solo sobre o qual são construídas as instituições governamentais e eclesiásticas.
Tal como na questão da astronomia antigamente, também agora na questão da história toda a diferença de opinião está fundamentada na admissão ou na rejeição da unidade absoluta que serve de medida aos fenômenos visíveis. Na astronomia, era a imobilidade da Terra; na história, é a independência da personalidade — a liberdade.
Assim como para a astronomia a dificuldade da admissão do movimento da Terra consistia em ter de renunciar à sensação do movimento dos planetas, também para a história a dificuldade da admissão da subordinação da personalidade às leis do espaço, do tempo e das causas consiste em ter de renunciar ao sentimento imediato da independência da própria personalidade. No entanto, assim como na astronomia a opinião nova dizia: “De fato, não sentimos o movimento da Terra, porém, ao admitir sua imobilidade, chegamos a um absurdo; mas ao admitir o movimento, que nós não sentimos, chegamos às leis” — também na história a opinião nova diz: “De fato, não sentimos nossa independência, porém ao admitir nossa liberdade chegamos a um absurdo; ao admitir a própria independência em face do mundo exterior, do tempo e das causas, chegamos às leis”.
No primeiro caso, era preciso renunciar à consciência de uma inexistente imobilidade no espaço e reconhecer um movimento que nós não sentimos; no caso presente, é igualmente necessário renunciar a uma liberdade inexistente e reconhecer uma dependência que não sentimos.

FIM"

Mabi.Goncalves 12/01/2023

Primeiro livro que li após ressaca literária
Os livros são em duas partes, o que me assustou bastante. Eu tava numa ressaca literária quando peguei para ler, talvez por isso tenha achado o primeiro livro tão maçante e demorei muito para terminar de ler. A leitura não fluía, fiquei 1 ano tentando ler o primeiro livro. Já recuperada da ressaca, comecei a ler o segundo livro, e a leitura rendeu muito mais. Fiquei mais envolvida pelo que lia e conseguia ler mais páginas por dia. Terminei o segundo livro em mês. Gostei dos livros e me repreendia com a minha maneira de pensar em certa passagem do livro. Teve um momento em específico que uma cena me chocou bastante.

Trindade 04/01/2023

Obra impressionante
Tem uma narrativa fluida e bem divertida. Mas é necessário que preste atenção redobrada nos personagens, pois é muito fácil confundi-los.

Raphael Milão 03/01/2023

Demorei a terminar de ler, mas é um ótimo livro, mostra uma visão de como era a Rússia no período de guerra de Napoleônicas e o comportamento da sociedade russa.