A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A origem da família, da propriedade privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

giu 26/02/2023

A mera corrida pela riqueza não será o destino final
"[...] Os interesses da sociedade são absolutamente prioritários em relação aos interesses individuais e ambos devem ser postos em uma relação justa e harmônica. A mera corrida pela riqueza não será o destino final da humanidade, [...]. O tempo que passou desde o início da civilização é apenas uma pequena fração da duração transcorrida da existência humana e apenas uma pequena fração das eras ainda por vir. A dissolução da sociedade ameaça ser o fim de uma corrida que tem como único fim e objetivo a riqueza; pois essa corrida contém os elementos de sua própria destruição. Democracia no governo, fraternidade na sociedade, igualdade de direitos, educação universal inaugurarão o próximo nível mais elevado para o qual a experiência, a inteligência e a ciência tendem sem cessar. Ele será um reavivamento ? só que em forma superior ? da liberdade, da igualdade e da fraternidade das antigas gentes.[...]"

Julio.Cesar 18/10/2016

O que é a família se não uma cerca?
Nas tribos primitivas tudo era coletivo, a comida, o trabalho, os parceiros sexuais.
O que predominava era o direito materno. Sabia-se quem era a mãe, mas não o pai.
O homem participava da caça e pesca, enquanto a mulher cuidava da casa e da prole. Tanto o homem, quanto a mulher, ocupavam posições sociais iguais. Fazia-se para o todo, para o grupo. Chamava-se isso de comunismo primitivo.
O homem, que até então, ocupava-se da coleta de suprimentos, passou a domesticar os animais (vaca, cabra, etc), de modo a ter suprimentos permanetes.
Deste modo, conforme suas propriedades iam aumentando, o homem passou a ter uma posição mais importante que a da mulher.
Cria-se então, esta cerca, chamada de família, onde estão as propriedades do homem. Dentre elas a propria mulher, os filhos, o gado e logo depois os escravos.
A familia tornou-se necessária para que o homem tivesse certeza da consangüinidade de sua prole, para a qual pudesse deixar seu patrimônio quando morresse.
Foi então que se deu a queda do direiro materno e, no lugar, se estabeleceu o direito paterno.

Pablo 15/11/2017

Comunismo é uma merda!
Engels explica com base nos estudos dos antropólogos Lewis Henry Morgan e Bachofën uma teoria absurda sobre a família, incitando o anarquismo esquerdista, o comunismo, o incesto e outras teorias absurdas para conseguir implantar o comunismo.

O comunismo é uma merda.

Se eu soubesse antes que o comunismo/socialismo é baseado em teorias tão absurdas sobre a família, e a sociedade em geral, jamais teria apoiado este regime dos meus 18 aos 25 anos.

O comunismo é uma merda.

Sim, o comunismo apoia a poligamia, a poliandria e a destruição da família. Está claro neste livro. A única pergunta que eu gostaria de responder é: A quem interessa a destruição da sociedade?
NegrALANE 19/06/2018minha estante
Hahahaha bem engraçado. Pra começar eu duvido que você já tenha sido comunista. Por que? Simplesmente por que alguém que já foi comunista e após ler um livro é verificar incoerências iria argumentar contra tais incoerências e não usar as palavras baixas e sem qualquer argumentos de base que você está usando.
É muita ignorância de sua parte achar que alguém com um nível de leitura básico não captaria a sua tentativa de dealegitimar algo tão grande.
Segundo: você não deve ter concluído a leitura. Do contrário não afirmaria que Engels se baseou somente em Morgan é Bachofen.
Você pode muito bem criticar e eu mesma pretendo fazer uma crítica contundente a algumas coisas do livro, mas minimante, compreenda que crítica é ir além, daquilo que se está criticando.

Pablo 26/06/2018minha estante
Moça,

Obrigado pelo comentário.

E você pode citar as outras fontes que Engels estudou? Pode responder aqui mesmo ou mande uma MP que tenho interesse em conhecer mais.

Francisco 10/03/2019minha estante
Pode começar lendo este.

Yago 20/06/2023

Recomendo
Um livro super atual que faz interseção com a história é a sociologia,ele explica muitas coisas que sinceramente demorarei um tempo para absorver ,ponto negativo é que as vezes é muito enrolado em momentos desnecessários ,por fim tem uma leitura muito fácil e tranquila

Dayara.Silveira 24/04/2024

Feminismo Marxista
Demorei bastante tempo para ler, mas valeu a pena!
Engels explica como se estivesse falando com uma criança e isso é maravilhoso. Neste livro, li os princípios do feminismo marxista e fiquei bem feliz por saber que eles não são atuais.

TÁSSIA ROCHELLI 06/02/2014

A origem da família, da propriedade privada e do Estado
"A forma de família que corresponde à civilização e vence definitivamente com ela é a monogamia, a supremacia do homem sobre a mulher, e a família individual como unidade econômica da sociedade. O Estado é o resumo da sociedade civilizada, sendo, sem exceção, em todos os períodos que podem servir como modelo, o Estado da classe dominante e, de qualquer modo, essencialmente máquina destinada a reprimir a classe oprimida e explorada. Característico da civilização é ainda, por um lado, a fixação da oposição entre cidade e campo como base de toda a divisão social do trabalho e, por outro lado, a introdução dos testamentos, por meio dos quais o proprietário pode dispor de seus bens, mesmo depois de morto." (pp 1665-166)

Daniela 25/11/2021

Imprescindível
Este livro é imprescindível para quem quer pensar criticamente sobre a família, sobre propriedade privada, sobre machismo, patriarcado e sobre o que gerou o Estado.
É uma leitura fácil, mas complexa, que coloca em cheque toda a idealização patriarcal da família.

Maria11408 08/01/2023

Pra ler isso daqui você precisa:
- Uma base sociológica e histórica boa
- Ter muita interpretação de texto
- Consciência de classe
- Um bom psicólogo pra lidar com os traumas depois

Thiago Rios 20/09/2020

Clássico fundamental
Esse é daqueles livros que te fazem buscar por mais conhecimento, te fazem querer entender o mundo, num período tão conturbado da nossa história. Livro fundamental para entendermos a construção da nossa sociedade e também para a o desenvolvimento do pensamento da esquerda.

alex santos 21/08/2021

Imprescindível
Como se construiu a base da exploração social, em que muitos são sacrificados, para enriquecer una poucos e ainda acharmos tudo natural.

Elisa Dinah 16/08/2021

Essencial!!!
Esse aqui é leitura obrigatória, e eu só soube depois de ler. Engels lança mão aqui de debates que infelizmente seguem atuais e vivos como nunca. Entender a origem da opressão feminina é essencial para combatê-la. No mais, a descoberta de Engels de que o Estado é uma construção para amortizar a luta de classes é impecável. Um clássico do marxismo.

rafaelladelua 30/06/2021

interessante
achei a leitura densa e pouco fluida. várias nomenclaturas e definições se repetem ao longo dos capítulos e isso por muitas vezes me entediou. no entanto, insisti em concluir a leitura e o classifico com um nota alta porque seu conteúdo é fascinante. muitas noções do meu dia a dia se alteraram conforme a leitura se desenrolava e eu me via entendendo o porquê por detrás de certas instituições que imperam sobre mim diariamente. enfim, aprendizados que com certeza me marcarão. adorei e espero ler mais de engels.