A origem da família, da propriedade privada e do Estado

A origem da família, da propriedade privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

Allisson 03/08/2020

Livro importante para compreensão do que se intitula bem como da origem do capitalismo.

Gorthaur 17/05/2021

Datado mas necessário
Era de se esperar que um livro com mais de cem anos que trata de assuntos sociais estivesse datado de certa forma, mas há diversas coisas que podem ser absorvidas.

Rafitchu 06/09/2021

???
A editora cometeu alguns erros na ortografia, espero que façam uma edição corrigindo tais erros, pois atrapalham na leitura. Fora isso, é um livro perfeito. Estou arrependido que eu fiz um trabalho recente que podia ter algumas citações do deste livro, tenho certeza que enriqueceria.

Gisele 16/01/2022

Um livro essencial para compreender a evolução da sociedade enquanto capitalista, partindo de pequenos núcleos familiares.

Mateus.Correa 02/11/2022

Um livro que deveria ser explorado por todos que desejam entender o Estado, e a ligação com a família e a propriedade privada.

A exemplificação das linhas da família até chegar a propriedade privada é algo surreal, pra entendermos como a ideologia implica até na forma de nos relacionarmos com outros, ou seja ideologia burguesa é bem presente em todos os meios ali encontrados.

Depois dessa leitura, até a forma de relacionamento ficará mais lúcida a sua origem.

Pra não dar spoiler, ficarei por aqui!

vicklendo 20/01/2023

I love monogamia
Devo dizer que a parte em que o Engels fala das gens, das fases da barbárie e blablabla foi MUITO chata.
Acho que eu deveria ter prestado mais atenção nessas partes e ter previamente um conhecimento aprofundado nos pensamentos de Engels e Marx para entender melhor esse livro.
Mas enfim, gostei da forma como o autor traça uma linha histórica para explicar as raízes do família, da propriedade e do Estado, de modo que fica explícito que tudo isso é marcado na relação oprimido×opressor, na hierarquia de relações que deveriam ser igualitárias.

Paulo2196 29/05/2024

Nossas origens
Um livro fundamental para começar a entender como a sociedade chegou aos moldes atuais. Engles aborda nesta obra tudo o processo evolutivo do homem em comunidade, desde o estado selvagem, a barbárie até a chegada da civilização. Trata-se de uma análise histórica que nos ajuda a compreender a concepção de materialismo e a filosofia marxista, com ênfase para o aparecimento do Estado Capitalista Moderno, calçado na produção e no poder.
Não é uma obra fácil de se ler, é preciso ter um pouco de paciência para entender alguns trechos. É salutar prestar bem atenção quando ele começa a falar de "gens", pois este termo toma quase metade do livro. A gens Iroquesa. A gens Grega, até chegar no trecho que fala da Gênese do Estado Ateniense, daí em diante este termo ganha notoriedade e é preciso entender bens estas partes .

Clara.Braga 31/01/2023

Clássico
A leitura desse livro é uma tanto chata e me esforcei para terminar, podem isso muda em nada a importância do conteúdo e sua visão material histórica dialética da familia.

É clássico por um motivo.

Hanna155 17/03/2023

Engels
O Engels é o melhor da filosofia, com uma linguagem basica ele consegue exemplificar uma teoria tao densa como é a de Morgan sobre as gens. É uma obra atemporal e completa, mesmo datando do século 19 se torna recente. Sua teoria de como a familia e a propriedade privada se sustentam e se perpetuam dentro do capitalismo é brilhante. E para quem ja entendeu as contradições do capitalismo esse livro é o melhor complemento de estudo possivel.

Adeola 13/04/2023

Muito interessante e uma leitura essêncial
Engels trás uma panorâmica da sociedade antes e depois do sistema capitalista, a forma como ele descreve algumas sociedades já foi obviamente apontada como "errada" por alguns antropólogos por não existir isso de civilização vs barbárie mas é interessante como Engels prova que existiam sim sociedades organizadas sem uma classe explorando e oprimido outra, como ele sempre pontua que acontece no modelo capitalista, o que só me deixou em dúvida é se é possível levar toda essas análises pra sociedades não europeias, será que esse modelos antes do sistema capitalista eram exatamente em civilizações africanas por exemplo?

Ele também fala da família monogâmica ( o que me faz pensar mais ainda se o que ele pesquisou se aplica pra fora da Europa ) e sobre como o pilar marido que subjuga mulher e filhos é um dos pilares do estado burguês ( inclusive ele colocar que o Estado só existe para controlar a luta de classes e que por isso é dominado pelo poder da classe dominante exploradora), nesse aspecto ele também fala um pouco sobre a realidade material das mulheres enquanto subjulgadas na sociedade, mas não se aprofunda tanto na opressão feminina, na minha opinião, opressão que vem mesmo antes do modelo capitalista.

De qualquer forma, considero essa uma leitura extremamente essencial.

deadly_romantic 14/05/2023

Limitado, mas essencial
"a origem da família, da propriedade privada e do Estado" é uma análise profundamente complexa da historia do nascimento da luta da classes. em diversos aspectos ela é extremamente dificil e, nao apenas isso, bastante limitada (no que se diz respeito ao que um autor europeu do final do século XIX poderia produzir como trabalho antropológico em seu contexto historico, o que inclui uma perspectiva eurocêntrica e pseudoevolucionista em varios momentos). porém, apesar de todos esses problemas, o livro expõe em sua essência uma tese fundamental para qualquer debate relacionado a gênero e Estado pela perspectiva marxista; tese essa muito bem sintetizada no capítulo final, o que compensa os vários capítulos anteriores ultra complicados e cheios de detalhes especificos.
é uma leitura pesada e cansativa, mas muito enriquecedora!

Luiz.Machado 14/06/2023

E uma obra de extrema importância, pois trata da evolução da família de uma perspectiva antropológica.

vic pompeo 18/06/2023

Tive que ler esse ngc para a faculdade e odiei? não entendi metade das coisas, pela complexa forma de escrita, mas até certo ponto foi interessante ver as ideias de Kant sobre como obter e manter a paz perpétua

Alan fborges 03/07/2023

"A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" é uma obra relevante para a compreensão das bases históricas e sociais de nossa sociedade atual. Através de uma análise crítica e embasada em evidências, Engels oferece uma visão do desenvolvimento social, levantando questões sobre as estruturas que moldaram e continuam a moldar as relações humanas. No entanto, é importante ressaltar que esta obra é uma interpretação marxista da história, e existem diversas críticas e análises alternativas sobre o tema.