O Ladrão de Raios

O Ladrão de Raios Rick Riordan

Resenhas - O Ladrão de Raios

Diegu 28/04/2017

Ótimo
Leitura leve, gostosa e envolvente!

Maiara 26/04/2017

O Ladrão de Raios
Desde quando lançou a série eu sempre tive vontade de ler. Gosto de tudo que fala sobre as histórias gregas, principalmente os Deuses olímpios.
E mesmo depois de muito tempo a leitura foi muito divertida, mesmo eu estando mais velha hoje haha. O Rick Riordan é perfeito na hora de mesclar uma história tão antiga com os dias atuais.
O livro é narrado em primeira pessoa e a série se inicia com as descobertas de Persy Jackson sobre sua identidade e seu pai. Quando ele pensa que sofre de problemas de atenção e atribui a isso aos seus problemas na escola acontece alguma coisa que mostra à ele que não é bem assim.
Além das descobertas, ele também vai ter que dar conta de roubo que aconteceu no Olímpio.
Sem spoiler! rs

Ana Catarina 11/04/2017

Incrível
Fantástico como Rick mistura a mitológica grega com a nossa realidade.

R.Silveira 07/04/2017

Mitologia com aventura
Fantástico, primeiro livro em primeira pessoa que li e foi ótimo, a combinação mitologia grega com aventura ficou fantástico.

Eluanne.Brito 05/04/2017

Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Um jovem que possui dislexia e DA, aparentemente? normal até descobrir seu parentesco nada comum, tendo como pai um deus grego que, por ventura virá a descobrir quem é no decorrer a história. Junto com seus novos amigos Annabeth e Grover, foge do acampamento em busca do tal o Raio que fora roubado de Zeus. Juntos eles vivem aventuras e desafios já que eles emanam cheiro de semideuses, o que atrai os mais diversos tipos de monstros mitológicos, que querem matá-los.
Primeiro livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos do autor Rick Riordan.

chayaleluia 03/04/2017

"Só porque você não me via, não quer dizer que eu não estava com você."

Nesse primeiro volume conhecemos o Percy Jackson, nunca conheceu seu verdadeiro pai, vive com sua mãe Sally e seu padrasto asqueroso Gabe. Disléxico e com déficit de atenção que passou a vida inteira sendo expulso dos colégios. Um dia indo para uma excursão do colégio em um Museu, Percy foi atacado por sua até então professora e a partir daí sua vida não foi mais a mesma.

O único lugar que estaria seguro é no Acampamento Meio - Sangue, é para lá que ele vai junto com o Grover, que na verdade é um Sátiro encarregado de protegê-lo. No acampamento ele conhece Annabeth, filha de Atena, com quem de inicio rolou uma antipatia, mas acabaram construindo uma amizade e também a Luke, filho de Hermes. Como nem tudo são flores Percy é acusado de roubar o Raio-Mestre de Zeus, para provar sua inocência ele parte em uma perigosa aventura cheia de obstáculos, batalhas e descobertas junto com Grover e Annabeth.

O Ladrão de Raios é um daqueles livros que nos surpreende desde as primeiras linhas. Um livro com um cenário maravilhoso, personagem fortes muito bem construídos e muita ação. Uma história empolgante, dinâmica, envolvente e curiosa.

Eu gostei muito da escrita do Rick Riordan ele me surpreendeu muito com essa série, esse livro fala de amizades, dramas familiares e traições. Percy é um personagem maravilhoso cheio de humor e sarcasmos, Annabeth é rainha fiquei mega apaixonada por ela e sobre Grover nem se fala, melhor protetor. Um livro com uma fantasia incrível que recomendo á todos!

P.S: Sobre a adaptação cinematográfica eu gostei, porém quando comprei o livro me sentir traída e odiei por um dia ter gostado daquele filme, mas confesso que sempre que passa eu assisto. Não assistir a continuação e nem pretendo, chega de masoquismo. Devo reler O Mar de Monstros já que na época tinha lido em base do filme e assim poder dar continuidade a essa série que é umas das minhas preferidas.

Instagram: @readinglover

Jhonatan I Clichê Imperial 31/03/2017

Aqui se inicia a série que transformou-me no leitor que hoje sou.
Percy Jackson é um garoto de apenas 12 anos que sempre passa por apuros - também por sua rebeldia - a cada escola que frequenta. Seu TDAH - transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - só o confunde e isso o torna vulnerável a chacotas dos demais alunos. As coisas estão saindo fora do comum na visão do garoto e após ser atacado por uma professora que virou um monstro, um ser mitológico, em plena visita ao Metropolitan Museum of Art, o mesmo tem sua vida mais que bagunçada e a cada hora passa a receber informações que não consegue processar.

Sua mãe, Sally Jackson, que passa a ter ciência desses acontecimentos o guia juntamente com Grover Underwood, seu único amigo e deficiente físico que logo revelara ser seu protetor e mostrar possuir uma forma estranha para um garoto - um híbrido de bode e humano - o leva para o Acampamento Meio-Sangue.

CALMA, NÃO É MUITA INFORMAÇÃO - AINDA - VAI LENDO.

Sally é capturada por um monstro às portas do acampamento e Percy em ato heroico se vinga do monstro e salva seu amigo. Ali Percy e todos os descendentes de pais divinais estariam em casa já que o acampamento fora criado nesse intuito, abrigar futuros heróis e os treiná-los. Protegidos, não encontrariam tantos monstros e passariam a receber constantes treinamentos.

Após estar se adaptando aquele novo mundo onde os mitos saltam das páginas e são bem realísticos, Percy vai descobrindo a verdade de tudo. O garoto recebe uma missão e a seguir uma profecia que em apenas dez dias deveria salvar Olimpo, os deuses e a humanidade de uma grande guerra que seria causada pelo furto do raio mestre de Zeus, recaindo a culpa no pequeno Percy.

"Você irá para o oeste, e irá enfrentar o
deus que se tornou desleal.
Irá encontrar o que foi roubado,
e o verá devolvido em segurança.
Será traido por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar sem salvar aquilo
que mais importa."

O garoto é usado pelos deuses para satisfazer suas vontades, alguns ambiciosos, outros mais sensatos mas todos que passariam por Percy acrescentariam algo em sua mala de conhecimentos. Ali ele não desiste, não aceitara ter perdido sua mãe e busca seu tio, Hades, nos palácios do mundo inferior.

Além da boa dose de humor, dos personagens embora com idade baixa serem inteligentes, o livro - o tio Rick, na verdade - critica os danos que nós humanos fazemos ao planeta, a poluição e demais depredações. Usa Grover, que se dedica a conquistar sua licença de buscador para encontrar o grande deus Pã (um ato memorável para os sátiros)

Nota para este livro não deve ser menos que a máxima, Riordan é o responsável por me trazer a literatura, anos atrás, e despertar grande paixão por essa arte. Assim como fez comigo, pôde e tenho certeza que fez com inúmeras crianças pelo mundo.

Minha vontade é resenhar, não ambiciosamente mas de forma leve, todos os livros da série já que é a minha favorita.

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2017/03/resenha-o-ladrao-de-raios-rick-riordan.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

HenryDi 30/03/2017

Um livro cumpriu sua proposta mas tinha potencial para mais
Na primeira vez que li “O Ladrão de Raios” eu tinha 12 anos, assim como o protagonista, no entanto, já era muito mais maduro que ele. Isso fez com que minha experiência não fosse tão boa, pois o Percy era muito “bobo” e as incessantes cenas de ação eram cansativas e repetitivas. Li toda a série do Percy, sempre tentando gostar o máximo possível, mas realmente não rolou. Eis que, passado alguns anos, me vejo dando uma nova chance ao Rick Riordan e comprando de uma vez só (num momento de insanidade) todos os livros mitológicos escritos por ele (eu amo o Black Friday).

Fui ler os livros com uma nova perspectiva. Antes, a “imaturidade” do Percy atrapalhava minha identificação com ele, mas hoje eu tento pensar como o garoto que fui aos oito anos de idade, levando a nostalgia a substituir minha antiga irritação. Dessa forma os pensamentos e atitudes do Percy se tornaram aceitáveis, até por que ele não é realmente imaturo. Ele pensa como um garoto comum de 12 anos (bem, talvez nem tanto já que puberdade e sexualidade são inexistentes em livros infanto-juvenis, enquanto na vida real é bastante presente). Eu é que era “adulto demais” e/ou “sério demais” aos 12, me identificando com muito mais facilidade às personagens de livros YA [que costumam ter entre 15 e 18 anos].

Enfim, passado o momento em que explico minha relação com a saga, chega a hora de analisar o livro em si: a história é simples, sem muita profundidade, cheia de cenas de ação e tiradas cômicas. Para alguns isso é ruim, para outros é incrível, pra mim é simplesmente OK.

A forma como o autor recria as lendas e mitos dos deuses gregos, deixando tudo menos violento e assustador e tornando mais alegre e cômico, é bastante criativa.

Há algumas semelhanças com Harry Potter (Anabeth e Grover lembram muito Hermione e Rony, e os chalés do Acampamento Meio-Sangue nos fazem recordar das Casas de Hogwarts), mas não se trata de plágio. A história de Rick toma rumos bem diferentes e funciona de forma distinta à obra de J. K. Rolwing.

A primeira aventura de Percy Jackson não traz muitos ensinamentos e reflexões como outros livros infantis (ex.: As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, O Hobbit ou, até mesmo, Coraline) mas isso não tira o mérito da obra, afinal Rick Riordan em nenhum momento se propôs a escrever algo que mudasse vidas. “O Ladrão de Raios” é puramente entretenimento rápido e fácil, com o objetivo de divertir jovens num curto período de tempo e mostra-los que ler pode ser prazeroso.

P.S.: Um acerto da série Percy Jackson é ter heróis disléxicos. Isso passa batido para muitas pessoas, mas deve ser muito importante para crianças disléxicas ter esse tipo de representatividade.

P.S.2: acredito que seja repetitivo de minha parte escrever isso, mas... QUE COISA HORROROSA É AQUELE FILME DO PERCY JACKSON! O elenco é a única coisa que se salva, pois os atores são carismáticos, mas de resto... #Socorro

Nina 29/03/2017

Meh
O livro conta a história de Percy Jackson, um menino disléxico que enfrenta diversos problemas na escola. Até que em um certo dia tudo muda e ele descobre que é um meio-sangue, filho de algum Deus e irá enfrentar sua primeira missão.
O início do livro não é lá muito bom, o autor parece que joga as coisas na sua cara sem se preocupar muito com a ambientação da história, logo no início temos Percy numa situação de perigo se mostrando um herói.
A escrita é um tanto quanto primária, portanto é um bom jeito de introduzir a mitologia para as crianças.

Nanda 24/03/2017

Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Percy Jackson é um garoto de 12 anos, que todo ano é expulso de um colégio por sempre está metido em alguma confusão. Percy descobre que na realidade a dislexia e transtorno do déficit de atenção que ele tem é normal pelo fato de que ele é um meio-sangue. Em uma viagem, ele constata que seu melhor amigo é um sátiro e tem que lutar com um minotauro para se salvar.

É nessas condições que Percy acaba parando no acampamento destinado para crianças igual a ele. Percy percebe que tudo o que ele aprendeu na escola sobre mitologia grega é verdade, ficando sabendo também que é filho de um deus.

O raio-mestre de Zeus foi roubado, ele pensa que foi Percy quem roubou. Assim, Percy sai em uma missão atrás do objeto roubado para provar sua inocência, ele tem apenas dez dias para encontrá-lo, com a ajuda do seu amigo sátiro e da filha da deusa Atena. Além disso, Percy terá que desvendar a profecia do Oráculo, encontrar um ladrão, lidar com seus novos poderes e descobrir quem o trairá.

Eu gostei da história, apesar de que a história só me envolveu depois de ler quase 100 páginas. Uma das coisas que mais gostei da história, foi o fato do autor Rick Riordan não jogar a história de mitologia grega na sua cara e você que se virasse pata entender, ele explicou sobre cada mitologia que aparecia. A história é bem infanto juvenil, estão se você está acostumado com histórias, onde os personagens são mais velhos, é bem provável que de início não goste. Com certeza vou querer lê a continuação.

site: https://www.instagram.com/minhadesordemperfeita/

desencaixados 22/03/2017

Estou viciado na série
O Ladrão de Raios é o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrita por Rick Riordan e publicada pela Editora Intrínseca. No primeiro livro vamos conhecer um pouco sobre Percy Jackson um garotinho de apenas 12 anos e que pela sexta vez estava prestes a ser expulso do colégio interno, muitos acreditavam que o menino tinha algum tipo de problema e sempre colocavam isso em sua cabeça, mesmo ele tendo quase a certeza que tinha nada de errado. Pela primeira vez na vida Percy consegue fazer amizade com uma pessoa, o nome do seu novo amigo é Grover e a amizade fora feita no último colégio interno que eles estavam estudando.

Um excussão estava preste a ser realizada pelo colégio e Percy não estava muito animado, pois na maioria das vezes que fora expulso de colégios foram devidos alguns comportamentos durante excussões e ele não queria ser expulso novamente. Sendo obrigado a participar daquela atividade em classe fora do colégio ele não se sente confortável ao perceber que Nancy Bobofit estava implicando com seu amigo indefeso, o garotinho estava prestes a explodir e avançar em cima dela, mas não queria dá aquele gostinho de derrota e preferiu contar até 10 para ter controle da situação.

Durante a excussão Percy passou por uns maus bocados e tudo que ele queria era voltar à Academia Yancy — esse era o nome do colégio interno. Tudo estava indo bem até que Nancy volta a implicar com seu único amigo, Grover, e Percy perde o controle sendo repreendido por Sra. Dodds, professora que fazia de tudo para ferrar o pobre garotinho. Levando-o para dentro do museu que haviam feito a excussão ela o surpreende se transformando em uma criatura sobrenatural, na qual Percy Jackson ou se preferir Perseu Jackson não estava conseguindo raciocinar o que realmente estava acontecendo. Com o aparecimento repentino do seu professor Sr. Brunner ele consegue ser salvo, mas, ainda assim, se questiona com o que acabara de acontecer.

Juntando-se a Grover ele começa a questionar onde a sua professora estava, Grover e todos os outros diziam nunca ter visto a misteriosa Sr. Dodds e uma chuva de indagação começa a cair sob a cabeça de Percy Jackson. Voltando à Academia Yancy ele escuta uma conversa de Grover e Sr. Brunner e algumas coisas são esclarecidas, mas tudo começa a fazer sentindo quando o colégio interno entra de férias e todos retornam para casa. Percy Jackson não estava contente em retornar para casa, o fato de aturar seu padrasto Gabe Cheiroso — apelido dado ao seu padrasto — o incomodava, mas a única coisa o deixava feliz era rever sua mãe. Como na vida nem tudo é perfeito alguns eventos de deixar qualquer pessoa louca acontecem durante o retorno para a casa e o que Percy havia escutando na Academia Yancy estava começando a fazer sentido, ele não entendia porque Grover não saia de seu pé, mas aos poucos as coisas foram sidas esclarecidas.

"Durante o ano inteiro me meti em brigas para manter os valentões longe dele. Perdi o sono temendo que, sem mim, ele fosse apanha no ano que vem. E ali estava Grover agindo como se fosse ele a me defender. (página 32)"

Com eventos sem explicações aguçando seus pensamentos o pequeno garoto foge de Grover e consegue chegar em casa, ele acaba tendo uma surpresa quando sua mãe chega dizendo que iriam para a praia passar as férias, mas as coisas saem do controle novamente. Durante as poucas horas que eles chegam à praia tudo que havia sido escondido de Percy começa a se despencar e todas suas dúvidas começam a ser esclarecidas, além disso, Percy Jackson corre um grande perigo.

Como único meio de escape Grover aparece e sua mãe conta toda a verdade para o filho, eles partem para o Acampamento Meio-Sangue, mas durante o caminho Percy vê sua mãe transformar em pó e seu amigo Grover ter patas no lugar de pernas. Chegando ao Acampamento Meio-Sangue quase mortos Percy se depara com um lugar lindo e totalmente diferente de quase tudo que já viu, mas o que ele não sabia que muitas coisas ainda não tinham sido reveladas e que uma grande missão estava em suas mãos. Descobrindo ser um semi-deus filho de Poseidon, Percy Jackson visita o Óraculo e é revelado uma missão que para muitos era quase impossível, uma guerra estava prestes ocorrer no Olímpio e ele era o único a salvar todos. Percy parte para missão contando com ajuda de um sátiro e uma menina de cabelos loiros, Annabeth. O garotinho de 12 anos será capaz de salvar o Olímpio e evitar uma guerra devastadora? Será que tudo ouvido por Percy no Oráculo foi compreendido como deveria? Você só vai descobrir fazendo a leitura do livro e conhecendo a minha experiência com Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Acompanhada por mais quatro livros, a série Percy Jackson e os Olimpianos começa com um livro arrebatador. Esse primeiro contato com a história conhecemos um pouco mais sobre cada personagem e entendemos melhor sobre os deus e suas capacidades. Além disso, já é nos apresentado uma missão, ou seja, não é um livro de apenas apresentação, muito pelo contrário, é um livro com uma história totalmente instigante.

Confesso que meu primeiro contato com Percy Jackson foi assistindo ao filme, eu fiquei muito contente em ter assistido a adaptação cinematográfica baseada no livro, achei que o livro seria mil maravilhas e coloquei na cabeça que deveria fazer a leitura o mais rápido possível, mas não foi bem assim. Meu primeiro contato com a obra (livro) foi decepcionante, achei que iria ler uma história que já conhecia e que, além disso, saberia mais detalhes. E muito pelo contrário, a adaptação não tem quase nenhuma fidelidade ao livro, creio que não foi uma adaptação e sim uma inspiração cinematográfica, me parece que o diretor pegou os personagens, a tese da história e criou um roteiro diferente, mas que não fugisse tanto da trama. Fiquei muito chateada por ter encontrado uma história diferente e coloquei na cabeça que não iria gostar dos outros livros, mas acabei relendo a obra e advinha o que aconteceu? Eu estou completamente apaixonado pela série, já estou acabando de ler o segundo livro e estou louco para iniciar o terceiro. Acho que minha primeira leitura não foi prazerosa por não ter sido em um momento certo, mas também o fato de não ter costume de ler fantasia influenciou muito.

Pelo visto a resenha vai ficar um pouco grande, mas é porque estou escrevendo detalhadamente e tirando as dúvidas de alguns leitores que acompanham o blog. Como sei que algumas pessoas não gostam de resenhas longas irei expressar minha opinião daqui em diante e irei escrever uma matéria exclusiva sobre os três personagens que no meu ver são os principais, Percy Jackson, Grover e Annabeth, além disso vou aproveitar e escrever algumas curiosidades nessa matéria. Então em breve tem matéria exclusiva sobre a série.

Uma coisa que me deixou um pouco incomodado foi a forma que o autor decidiu a idade dos personagens. O único que participou do trio aventureiro e que já era “velho” era o sátiro Grover, Percy e Annabeth são crianças e achei muito pouco retrato isso. A forma que eles pensam dá a entender que são adultos ou jovens entrando na fase adulta, mas as únicas vezes que lembramos que eles são adolescentes bem novos é quando eles brigam por motivos banais, disputam quem é melhor que o outro e tomam atitudes infantis, mas durante a leitura é muito fácil esquecer que estamos acompanhando crianças em uma missão e não jovens adultos.

"Eu estava esperando há muito tempo por uma missão, Cabeça de Alga — disse ela.— Atena não é fã de Poseidon, mas se você vai salvar o mundo, sou a melhor pessoa para impedir que você estrague tudo. (página 155)"

Por outro lado a escrita de Rick Riordan é muito boa. Eu comecei ler o livro em uma tarde e quando chegou a noite desse mesmo dia eu já tinha lido 150 páginas, a leitura fluiu muito rápido e as aventuras e enrascadas que os personagens entram me deixaram muito curioso colaborando com uma leitura prazerosa. Além disso, o autor procura sempre nos passar informações que não temos, digo em relação as histórias dos deus, Acampamento Meio-Sangue e entre outros. São grandes pontos positivos que devemos levar em consideração.

Os personagens são bem construídos e não deixaram pontas soltas, ou melhor, deixaram mas são esclarecidas no segundo livro — já estou quase finalizando a leitura de O Mar de Monstros e posso te afirmar isso. Não aprofundarei nos personagens, pois irei falar sobre ele em uma matéria exclusiva, mas apesar dos pesares (falta de atenção na maturidade dos personagens) eles são personagens de nos arrancas risadas, suspiros e muitas vibrações de animação.

O cenário criado pelo autor foi bem elaborado, ele conseguiu lembrar de todos os seres da mitologia grega, além disso, lembrou de seres esquecidos nos livros de fantasias — digo pelos poucos que já fiz a leitura —, seres mitológicos bem interessantes e que dariam uma boa história. O Acampamento Meio-Sangue é muito bem retratado pela escrita do autor e isso enriquece muito na hora pensarmos como é o ambiente. Achei o cenário fantástico, outro ponto positivo que deve ser levado em consideração.

Talvez essa seja uma das maiores resenhas que já escrevi no blog e peço perdão para aqueles que não gostam, mas saiba que fiz de tudo para reduzi-la. Enfim, eu recomendo o livro para todos, todos mesmo, é um livro infantojuvenil com fantasia e não contém um vocabulário difícil, mas recomendo os jovens leitores lerem com calma, pois eles irão encontrar com algumas cenas um pouco complicada para absorver e isso pode ser um pouco complicado para eles. Depois de tudo que você leu volte a questionar, o garotinho de 12 anos será capaz de salvar o Olímpio e evitar uma guerra devastadora? Será que tudo ouvido por Percy no Oráculo foi compreendido como deveria? Saiba mais se aventurando em Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

site: http://desencaixados.com/resenhas/resenha-o-ladrao-de-raios/
Ana Carolina 23/03/2017minha estante
undefined

Ana Carolina 23/03/2017minha estante
?

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Em alguns momentos essa história lembra a de Harry Potter, já que se trata de um garoto que não sabe direito de onde veio, nem que possui uma espécie de ‘super poder’, só sabe que não é igual a todo mundo, e quando descobre a verdade, tudo muda. Também tem uma ‘escola’ na parada (Hogwarts e Camp Half-Blood) e amigos inseparáveis, mas as comparações podem parar aí. Uma história foca no mundo da magia e a outra no mundo da mitologia grega. Rick Riordan teve a ideia de criá-la depois que seu filho pediu que ele escrevesse sobre mitologia, sua matéria favorita e matéria na qual Rick lecionou durante anos. Na saga, Percy Jackson descobre aos 12 anos que é um semideus, filho de Poseidon, e que vai precisar entrar numa guerra para impedir que toda a civilização ocidental seja destruída. Enfim, apesar de ser infantojuvenil (ouso dizer que é um tiquinho mais infantil que a do bruxinho), também pode agradar, e muito, aos adultos fãs de histórias de deuses gregos.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Bruna.Gomes 16/03/2017

Maravilhoso
Ótima leitura, muitas aventuras, vontade de ler tudo de uma vez.

Endriu 16/03/2017

O ladrão de raios - Rick Riordan
É um bom livro, mistura dois mundos opostos um do outro, o mundo real e o mundo dos antigos, ou seja, dos antigos Deuses Gregos e faz isso de uma maneira muito dinâmica.
Ele desperta interesse desde o começo, pois ocorre muitos fatos inesperados na história e também algumas curiosidades sobre o personagem principal, sobre o seu passado e principalmente sobre seu futuro e de sua mãe que é incerto.
O livro deveria se aprofundar mais na mitologia, ele só cita alguns personagens Gregos e não explica suas histórias e isso faz falta em alguns aspectos.