O Velho e o Menino

O Velho e o Menino Roberto Adami Tranjan

Resenhas -

jsilveira 18/01/2023

Raridade
Um livro escrito com sabedoria. Traz consigo muitos ensinamentos bons. Faz-nos refletir sobre a jornada da vida.

caiocorrea_art 05/01/2023

Sábio e lúdico
O Velho e o Menino é um livro que fala sobre busca e descoberta de propósito, mas não daquela forma de livros tradicionais de autoajuda que te dão listas de tarefas e tabelas para você fazer e que supostamente irão resolver sua vida.
O Velho e o Menino conta uma história bonita da relação de um sábio e um jovem que está em busca do seu propósito. Nesse enredo nós podemos identificar como a busca por um propósito é algo quase instintivo, mas quando não paramos para pensar a respeito, muitas vezes somos levados a aceitar propósitos muito mais ligados ao emocional do que ao racional. O autor tem um jogo de palavras muito bom que ajuda a fixar as ideias e trazer uma memória afetiva aos ensinamentos. E conforme vamos dando camadas de conceitos para essa busca, você achando o cerne da questão, a resposta para aquela pergunta mais profunda.
É uma leitura super simples, eu li o livro em 3 dias e sem parar a vida para isso. Daqueles livros que vale ter sempre por perto para uma consulta rápida.
Vale para dar de presente e para você ter.
Ou seja, vale!?Livre-se

Hebert Oliveira 05/12/2022

Maravilhoso
Esse foi um dos livros que devorei sem parar. Trás princípios e ideias maravilhosas que colocando-as em prática, muda uma vida.

_gimmaia 24/11/2022

Bom!
Esse livro me ajudou em uma fase da minha vida em que me sentia sem rumo e sem direção. Aprendi muitas lições que não imaginava que aprenderia com ele.

Welber 12/11/2022

Razoável..
Propósito, talvez seja essa a lição principal do livro, para que se tenha uma vida prazerosa precisamos de propósito e as vezes só uma pessoas com certa experiecia de vida que pode nos apontar o que realmente importa.

Gabriela.Baumam 11/10/2022

Narrativa envolvente
Leitura muito leve e gostosa, a narrativa nos prende e nos envolve. Ajuda muito, realmente, na luta pela descoberta de nosso propósito.

Igor.Rocha 28/09/2022

Educativo
Apesar de não ser um livro tão dinâmico ao contar uma relação de amizade entre um discípulo e seu mestre, a proposta é cumprida. A divisão de como buscar o propósito foi bem feita, tornando praticável as propostas feitas ao longo da obra. Vale a pena a leitura com certeza, pelo ótimo conteúdo apresentado em poucas páginas.

Feh 16/09/2022

Nem quente, nem frio...morno.
Muito abaixo das minhas expectativas. Mesmo assim existe lições válidas.
Por ser um livro curto. Vale a pena viajar nos conhecimentos do velho Taful.

Não é mesmo, Aladim?

Rafa.Guma 14/07/2022

Maravilhoso.
Uma das leitura que você mais consegue tirar reflexões para a vida e o desfecho foi o que mais me surpreendeu, o autor conseguiu deixar literalmente para a última página o segredo de todo o livro.
Recomendo a leitura.

Rapha 22/06/2022

Os desígnios me fizeram refletir.
O livro conta a história de um menino que conheceu um velho muito sábio, esse velho traz ao menino uma série de questionamentos sobre a vida e o nosso papel no mundo.

Ele pede pra o garoto fazer os seus 3 desejos - levando em consideração que serão realizado - e no decorrer do livro vai trazendo os desígnios, que nós faz pesnar pastante sobre o que realmente queremos.

Na minha cabeça é certo que todos possuem talentos, e que esse nossos talentos nos dão vantagem competitiva. Mas não pode de maneira alguma ser apenas isso (ser melhor que o outro). Acredito que é sobre DAR O SEU MELHOR, pra que guardar o seu melhor para você sendo que já é seu, dê ele pra o outro e tenho certeza que você se tornará melhor ainda.

No decorrer do livro tive várias reflexões do tipo: "qual é meu talento máximo" e "Como posso fazer para que isso transborde de mim e ajude todos a minha volta".

Eu acredito que a chave é: ser tão bom em algo que irá afetar - positivamente - todos que passarem por você.

Carla 29/05/2022

Li esse livro com 11/12 anos e não entendi bulhufas nenhuma. Mas fui reler 6/5 anos depois e assim q livro amores, bem autoajuda e td mais, mas é tão bom de ler, a leitura flui, e não é tão coach digamos assim.
O livro td faz vc pensar nos seus sonhos e propósitos, e com o decorrer do livro vc acaba repensando td q um dia achou q era certo.
Leiam!!!

Nicolle.Capellari 22/05/2022

"[...] - Vou tentar resumir: pressionados pelos resultados, muitas vezes nos esquecemos do processo - concluí. - E quando a recompensa fica restrita somente aos resultados, o trabalho é "ufa!" - aquele que provoca um sentimento de alivio, não de alegria.

- Muito bem, Aladim! A alegria, esta levíssima e agradável sensação, está no conjunto "resultado mais processo". Só assim, em vez do "ufa!" surge o "oba!". E quando o trabalho se transforma em obra [...]"

Brina 21/05/2022

O defeito do livro de autoajuda é que parece que ele não engloba o todo, tipo todos os tipos de pessoas e sim uma bolha bem específica que pode aplicar os "ensinamentos". Não é todo mundo que pode desenvolver ou evoluir da forma que o autor propõe. Acho q antes de sair propondo mudanças na vida das pessoas devemos pensar primeiro qual o nosso lugar, como o mundo é regido e quem tem o "direito" de realmente por em prática. Não sei se estou desgostosa ou apenas decepcionada com a vida, mas certos movimentos não dependem so das nossas atitudes, quem dera fosse assim.

Danielle.Bertagnolli 30/04/2022

Você sabe qual é o seu propósito?
Em O velho e o menino, Roberto Tranjan nos conduz nas reflexões pela busca da descoberta do propósito.

Helogalan.reads 19/04/2022

Não conhecia esse livro antes de ler, foi uma leitura obrigatória do meu curso. Esse livro é maravilhoso e inspirador acima de tudo.

A primeira impressão que tive sobre esse livro, foi um livro de autoajuda, mas não é, ele nos ensina como descobrir o nosso propósito de vida, os passos necessários em uma narrativa fantástica de se ler. Uma história de um velho e um menino, Aladim e o Velho Taful.

É lindo ver como Taful se tornou um pai para Aladim, preencheu todo o vazio dentro dele. O Velho Taful é um daqueles personagens que ansiamos conhecer, conversar e aprender.