A mulher desiludida

A mulher desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Claire Scorzi 03/02/2009

Feminismo Responsável
Três novelas significativas. "Idade da discrição", onde, além do conflito com as escolhas do filho adulto, a protagonista narradora vê-se diante do temor de ter perdido a criatividade como escritora.
No segundo, "Monólogo", uma mulher irada extravaza seu ódio e revolta diante do suicídio da filha - suicídio pelo qual ela é parcialmente responsável, embora não o admita.
No terceiro ,"A mulher desiludida", uma esposa de meia-idade depara-se com o afastamento do marido, que escolheu ficar com a jovem amante.
Nos três, a escrita é um jogo de sutileza e camuflagem: o que não é dito, ou dito ao contrário. As personagens femininas - em especial na 2ª e 3ª novelas - enganam a si mesmas, mas o leitor atento não é enganado por elas.
Minha preferência é pelo 1ª, pois o tema da perda da criatividade no escritor me empolga: estaremos mesmo destinados a nos repetir após os 50 anos?
No mais, este livro exemplifica o que considero um feminismo responsável: Simone de Beauvoir não transforma suas protagonistas em vítimas, mas deixa claro que muitas vezes somos cúmplices de nossa própria sujeição.

Carla Valle 25/01/2009

Toda mulher deveria ler esse livro! Uma leitura de doer na pele e na alma, reconhecemos nossas mães, tias e as vezes um pouco de nós mesmas. Maravilhoso! Mudou minha vida!

Raquel Lima 21/01/2009

Adorei!
São três contos. No primeiro, uma professora na casa dos 50 anos aposentada,com seu marido, filho seguindo uma carreira, casado...e ela ?...Simone, faz uma análise, do quanto nós, mulheres, representamos, entregamos um " FUTURO", em ver o filho bem sucedido na carreira, na vida...e quando este "futuro" chega?..O que fazemos ? Onde ficamos neste momento ? talvez neste momento, tão angustiante, vemos que não pensavamos em um futuro, verdadeiramente, nosso.
O 2º é um monologo assustador, eletrizante, quase suei ao ler...
O 3º com certeza, a protagonista é nossa conhecida...Uma mulher de meia idade que um belo dia, pergunta ao marido se ele tem uma outra mulher e ele diz, sim. E aí ? O que fazer ?
Leiam, todos, mulheres e homens!!

Márcia Andréa 17/01/2009

Uma mulher realmente desiludida, amargurada.