A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Giovanna 09/11/2022

nunca li tanto sobre crises existenciais na minha vida
Tive interesse em ler alguma obra de Simone De Beauvoir para construir um senso crítico próprio sobre suas ideologias e sua pessoa no geral e disso saí com a mesma impressão inicial: uma feminista liberal que aborda discussões muito interessantes, porém que não se adequam a realidade da maioria das mulheres.
Com relação a leitura em si posso dizer que esse livro não é nem um pouco fluido e chega até a ser um pouco monótono nos dois primeiros capítulos, mas isso é recompensado no último capítulo ?A mulher desiludida?, de forma que você consegue sentir todas as angústias e a decadência psicológica da personagem principal de um jeito muito único.
Posso dizer que recomendaria sim essa obra e que no geral ela me foi proveitosa, porém não foi nada estonteante e não leria outras obras da autora também.

Kecia.Viana 09/10/2022

Representação de várias mulheres
Temos 3 textos falando sobre mulheres reais e seus conflitos.

1. O envelhecimento (o que eu mais gostei).
2. Sobre aceitação de uma mulher que fala sem pudor.
3. Machismo e alienação da mulher.

Leitura fluida e necessária.

Queria conversar com homens sobre a leitura.

FláRocha 28/09/2022

Duro
Um livro difícil de ler, muito dolorido. Deu no na garganta e me revirou o estômago. As desilusões das mulheres diste livro podem ser as minhas ou de qualquer mulher com mais de 40 anos. Às vezes dava vontade de abraçar as personagens; em outros momentos dava vontade de bater! Foi o primeiro livro da autora que en ei, e já quero muito ler todos.

Tayanne 21/09/2022

Senti muita coisa lendo esses contos, mas principalmente raiva e tristeza. É triste vê como percebe-se que a existência de uma mulher tem que ser validada pelo o que ela é para com os outros, e que, mesmo se esforçando, não é suficientemente valorizada.

Denise Ximenes 16/09/2022

"À ausência não se pode responder!"
Eu não sabia que poderia admirar ainda mais Simone de Beauvoir. Sua escrita, nesse livro, é incisiva! Aqui, ela narra a vida de três mulheres que, de alguma forma, representam todas nós!

Primeiro, o impacto do envelhecimento. Ousamos reconhecer que, com o tempo, vão-se os anéis? Vemos a transformação do tempo com maturidade? Enfrentamos as mudanças... ou fingimos não vê-las?

Depois, a expressão do pensamento de uma mulher, que vive a reprovação social por assumir uma postura autêntica e não se render ao fingimento. "Sinto nojo dessa prudência de quem não tem coragem de assumir uma posição."

Por fim, por meio das páginas de um diário (que dá nome ao livro), a protagonista vivencia os absurdos propostos por uma sociedade que banaliza o compromisso e endossa a atitude machista, perpetuando a submissão feminina.

Que iniciativa maravilhosa trazer à tona as mazelas que muitas mulheres vivenciam e que, por inércia ou insensatez, acabam por pactuar!

A própria autora nos encoraja à reflexão: "À ausência não se pode responder!"

Perdida_nas_Estrelas 15/09/2022

Destruição
Começo por dizer que o termo "desiludida" utilizado na tradução do título para o português não me parece tão bom, vejo através dos contos que traria melhor a essência do livro algo como "destruída" ou mesmo "rompida". Mas em relação aos textos de fato, ficou muito difícil para escrever sobre pois eles nos causam uma dor profunda pois falam de sentimentos que mulheres sentem todos os dias, e caso você não o tenha sentido, você vai conhecer alguém daquela forma.
Os textos falam de rompimentos muito dolorosos na vida de três mulheres, para mim o primeiro conto é o que podemos chamar de mais otimista, os outros vão te afundando cada vez mais no poço da solidão, da injustiça e raiva (talvez).
As três protagonistas sem encontram em momentos de suas vidas onde se questionam sobre o envelhecer e suas consequências em seus corpos e suas mentes, e também se culpabilizam por alguns fatos ocorridos em suas vidas. A injustiça que esses contos me trazem vêm daí: por que as mulheres são levadas a crê que são culpadas? Quando o marido a trai, ela se culpa; se uma filha morre, ela se culpa; se pessoas se distanciam ou o marido está mudado, ela se culpa.
A sociedade machista/sexista nos cria para sermos as culpadas de tudo na nossa vida. Simone de Beauvoir consegue trazer coisas tão cotidianas e tão dolorosas em suas palavras, ao mesmo tempo em que são ficções também o são tão verdadeiras.

Alexia 19/08/2022

Dividida em três partes, essa obra traz um conto para cada história de mulheres do cotidiano que vivem os assombros de vidas reais ligadas não apenas à passagem do tempo, mas também às impotências e, sumariamente, às fragilidades que, de tempos em tempos, qualquer uma de nós, eruditas ou não, poderemos passar em algum momento da vida.

Três contos; três mulheres: "A idade da discrição", "Monólogo" e "A mulher desiludida". Uma vive a incerteza de suas idealizações para com o filho, o inconformismo sob viver com um companheiro acomodado e as questões da idade e do corpo; a outra - num texto sem vírgulas ou acomodações - adoecida, vive a solidão e a decepção por seus fracassos além do luto da perda de sua filha para o suicídio; e a última é acordada da ideia terrivelmente massiva de que o corpo de uma mulher sempre deverá estar padronizado, com isso, a protagonista se vê abandonada, privada do amor do marido e questiona a própria jornada.

A Mulher Desiludida traz uma leitura densa em demasia para alguns gostos, no entanto, extremamente necessária. Contudo, a compreensão não virá escrita e nem estampada em suas páginas, é preciso não apenas conhecer as histórias, mas enxergar por suas entrelinhas o quão necessitadas somos das chaves que só o feminismo tem para muitas de nossas portas. Eis uma obra sem vendas, belezas ou qualquer que seja a forma usada pelas sociedades de esconderem o real papel da mulher, em vida e pós-morte.

Alìce 17/08/2022

C?est la vie!
Gente, vou dizer? Esse livro me pegou de um jeito, principalmente no meio, que fiquei reflexiva por um bom tempo? Não sei explicar, é como se Simone estivesse narrando a história da minha vida, me identifiquei tanto com Monique, mostrando a vida como ela é, sendo tragada por ela, essa é a vida real, é linda, é traiçoeira.

Geisi.Ferla 09/08/2022

Intenso
Três histórias diferentes que mexem com nossa percepção emocional. Sentimentos muito bem descritos que nos fazem sentir nas entranhas os sofrimentos das mulheres.

Luisa 20/07/2022

acabei de lembrar que ainda não tinha feito a resenha desse. achei muito interessante mas demorei um tanto pra terminar as três histórias. quando engatei na leitura da terceira, já tinha esquecido um pouco sobre as outras duas, mas lembro que fiquei curiosa na primeira e bem desestimulada na segunda. a terceira foi lenta mas foi a melhor. provavelmente é um bom livro pra uma leitura mais madura, quem sabe em algumas décadas eu releia?

dionisocastro 19/07/2022

Impressionante a forma como a história de três mulheres francesas refletindo sobre sua própria solidão e envelhecimento me tocam tão profundamente que vivo cada uma das histórias como se fosse a minha própria. Simone de Beauvoir tem esse efeito em mim.

Eu conheci a Simone de Beauvoir em discussões sobre feminismo e antes de ler esse livro, resumia a autora a suas teorias apenas. Foi uma surpresa mais que especial descobrir, que além de cunhar algumas das mais importantes teorias de gênero, ela também se revelou como uma das minhas escritoras de ficção favoritas.

Meus pais, professores de ensino médio, receberam dinheiro do Estado para comprar vários livros e, na falta de opções mais conhecidas, decidimos por escolher encher nossas prateleiras com livros de Beauvoir. Uma das melhores decisões que tivemos.

Em meio a uma das épocas mais pesadas da pandemia e o vácuo que terminar Anna Kariênina me deixou, encontrei esse livro. Qual não foi a minha surpresa ao encontrar três histórias tão profundas e tão bem escritas. Poucas pessoas são capazes de usar a primeira pessoa e o formato diário quanto Simone de Beauvoir.

É um livro curto, mas pelas suas temáticas exige tempo para sua leitura. Também exige o máximo possível de saúde mental. As teorias completamente existencialistas de Beauvoir invadem de forma profunda a vida dessas mulheres e colocam a realidade em cheque.

Certamente um de meus livros favoritos e um dos que mais me fez pensar.

Flora.Lorena 09/07/2022

O livro é composto por 3 contos, 3 mulheres que passam por diferentes momentos de suas vidas. A escrita de Simone nos transporta para o íntimo dessas mulheres, nos faz sentir um pouco na pele delas. Creio que seja essa a capacidade que distingue escritores geniais dos apenas bons, Simone é genial por conseguir fazer suas personagens viverem em nós.

Karen 22/06/2022

3 mulheres
Simone de Beauvoir com maestria demonstra tantas ações que uma mulher deve evitar para permanecer feliz com alguém, e, principalmente, sozinha.
Ao longo de três contos, o leitor acompanha três mulheres e três histórias, uma mais penosa que outra, mas todas valiosas. Diz-se que a experiência traz sabedoria, porém, com que facilidade podemos desviar de erros a nossa vida se soubermos colher essa mesma sabedoria da experiência alheia!
Assim nos presenteia a autora com essas experiências, demonstrando a importância do amor próprio e da independência emocional. Recomendadíssimo.

Micaela 21/06/2022

perfeito p/ club do livro
Esse é aquele tipo de livro que te deixa de cabelo em pé sem aceitar os acontecimentos, gostei de ler apesar de ter sido um processo doloroso. Esse livro me deixou com aquela sede de "QUERO MUDAR O MUNDO" "não aceito essa injustiça", o último conto foi o que mais me tocou queria ter feito algo por Monique.