A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Thay 21/03/2023

3 histórias
São três contos que contam as histórias de três mulheres de meia idade e de como lidam com seus dilemas, como a saída do filho de casa, a falta de credibilidade e a traição do marido, entre outros desafios como a velhice. Dá uma revolta mas eu indico a leitura.

just.elis 14/03/2023

Tolerate it - taylor swift
Acho que entrega o que promete. nenhum dos contos foi exatamente marcante e memorável, mas eu gostei do segundo. eu entendi a proposta de mostrar a narradora adoecendo aos poucos no segundo conto, e eu li tudo bem rápido (comecei e terminei em um dia)
monique e mauricie são simplesmente tolerate it, da taylor swift
eh isto

Carol1349 07/03/2023

A mulher que abre mão de tudo para cuidar da família. Posição que realmente deseja ou apenas estaria desempenhando o seu papel de mulher perante a sociedade? Até que ponto a mulher perde tudo de si por causa de suas relações afetivas? Esse livro nos faz pensar muito sobre isso. Leitura sensacional!

agaetisbyrjun 13/02/2023

Envolvente
Dos dois contos, o que eu mais gostei foi o segundo que leva o nome do livro de fato. Senti muito as emoções da Monique, uma mulher angustiada e triste por causa do seu casamento estar se definhando. Definitivamente odiei o Maurice, não consegui sentir nada por ele além de raiva. Homem chato.

Espero brevemente começar uma nova leitura da Simone, esse livro foi uma boa introdução à sua escrita.

Maria3897 06/02/2023

Muito bom!
Relações familiares e o papel da mulher neles. Esse livro me proporcionou uma ampla gama de experiências pelas quais nunca passei e as quais me rodeiam sem que eu perceba atentamente suas dimensões.

Pam 30/01/2023

Me encontro agora em um estado de completa reflexão. Que livro. Que contos. Simplesmente um arremesso de emoções complexas na cara do leitor.
Esse último conto me trouxe um desespero, uma raiva, um silêncio, um vazio que poucas histórias conseguem me passar. Eu senti tudo que a personagem estava repassando e nunca vivir nem de perto oq ela estava vivendo. Queria mais, queria saber oq acontece mais a frente, mas é isso, a história acaba sem um final. Como se eu tivesse acompanhado a vida de uma pessoa por um período e só, não terei mais contato com ela...e não sei oq sentir sobre.

No fim, gostei muito dessa obra. Dos três contos de formas distintas. A mulher desiludida te incita a pensar em coisas que não queremos pensar. Ela incita as emoções ruins. Ela nos faz pensar.

aline.tozier 22/01/2023

O primeiro livro que leio da simone, sempre quis ler um livro de alguma filósofa, gostei bastante da escrita dela, principalmente dos mínimos detalhes. O conto que mais gostei foi o segundo.
Os sentimentos da monique, meu pai, que personagem.

Luma 07/01/2023

?Eis o privilégio da literatura. As figuras se deformam, empalidecem.
As palavras, nós as levamos conosco.?

Tive altos e baixos com esse livro. Gostei bastante da primeira história, "A Idade da Discrição", e a segunda, "Monólogo" também foi um tanto interessante. Mas, de maneira geral, nada se compara à narrativa da última história, que dá nome ao livro. Em "A Mulher Desiludida", temos uma narrativa angustiante, inquietante e torturante. A visão da mulher que viveu pelas filhas e agora vive pelo marido, ainda que ele tenha lhe causado tanto sofrimento, me deixou inquieta, principalmente pelo fato de ela se manter em um ciclo vicioso terrível.
Dou 3,5 porque as outras duas histórias anteriores não foram tão impactantes e também porque de maneira geral não foi uma coleção tão incrível quanto eu imaginei.

Maria 01/01/2023

É um livro sobre mulheres maduras, o que pra mim, na casa dos 20 e poucos, foi complicado a compreensão de sentimentos de cada uma. Em momentos me irritei em como uma mãe é "controladora", em como nós mulheres nos sujeitamos a comportamentos imorais masculinos por serem aceitáveis socialmente. "É normal o homem ter um caso depois de anos de casamento" e engolir aquilo, porque é o comum... Mas no fim, quis abraçar cada uma delas.
Simone sabe conversar de forma clara e franca sobre como o patriarcado nos oprime a ponto de aceitarmos humilhações e até agressões diárias. Breve, porém bonito e marcante.

Minhas duas passagens favoritas do livro:

"Criança, adolescente, os livros me salvaram do desespero: isso me persuadiu que a cultura é o mais alto valor e eu não consigo encarar essa convicção com olho crítico."

"Menos eu me reconheço em meu corpo, mais me sinto obrigada a me ocupar com ele."

Ana Paula 20/12/2022

É uma leitura proveitosa, acho que é uma leitura mais madura, mas eu entendi bem as dores das personagens os sentimentos conflitantes. Acho que cabe uma releitura futuramente!

Samara 19/12/2022

Uma narrativa parada
Segundo livro da Simone que leio, é um livro de contos que conta a história de três mulheres de formas diferentes. É uma narrativa parada sem muita profundidade
Thaty.Abbondanza 19/12/2022minha estante
A escrita dela geralmente é assim ? Mais parada

Serena12 16/12/2022

O primeiro conto me deixou em êxtase, comecei lendo muito rápido, até que simplesmente não me interessou mais. O segundo conto foi a leitura mais rápida, porém não me agradou muito. O terceiro no início foi um pouco chato, mas no finalzinho me interessei mais.

Nao lembro muito bem a primeira e a segunda história. Caiu na mesmice.

Mas na terceira história fiquei mto impactada. Eu fielmente acreditava em um final bom. Nenhuma mulher merece passar por isso e a autora consegue deixar bem claro como a personagem se sente, ao ponto de você ficar desconfortável também. Você SE imagina e sente a dor.

Amor de homem eh geralmente um amor ingrato, enquanto o da mulher eh um amor que aguenta tudo. Triste.

Giovanavski 25/11/2022

Que livro sensacional!!! Amei ler as histórias de Simone, com certeza me tornei uma fã da sua escrita.
Esse livro só não recebeu 10, pois tive uma má simpatia com a personagem só segundo conto. Entretanto, Simone ultrapassou minhas expectativas. Ansiosa para ler mais coisas da autora!!!

Jung TFanny 10/11/2022

Uma leitura deliciosamente angustiante
O livro é composto por três histórias, com três protagonistas femininas diferentes e com dramas diferentes, mas todos girando em torno de questões sobre a liberdade e uma sociedade patriarcal.
A narração de cada história te coloca na beira de um abismo, em pura angústia. É super possível se identificar com os personagens e participar de suas crises existenciais. Tenho vontade de ler mais livros da autora, fico feliz que meu primeiro contato tenha sido com esse livro.