A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Mary 14/07/2023

Triste
É um livro de três contos sobre três mulheres diferentes, foi uma leitura de fácil entendimento, fluiu rápido.
As três mulheres são muito humanas tanto que em alguns momentos tive raiva delas mas também tive pena.
Todas elas sofrem com o machismo mas também reproduzem o comportamento machista de alguma forma.
O conto que mais mecheu comigo foi o último que dá nome ao livro, senti muita pena de Monique.
Sem dúvidas Simone de Beauvoir é genial.

Gusma 14/07/2023

"Como eu gostaria de me ver com outros olhos que não os meus
É incrível como em poucas páginas a gente consiga adentrar tão profundamente nos personagens.

São 3 narrativas diferentes, que trazem o íntimo de mulheres lidando com suas questões e que todas acabam passando pela categoria da idade. As prisões de ser uma mulher "madura" e ter que se encaixar em um padrão de comportamento, que essas personagens acabam fugindo dessa norma, por não estarem bem. Por serem adultas com muitas dores e marcas pra lidar.

Esse livro traz muitos pensamentos e auto reflexões que são interessantes de refazer ao longo da vida. Nesse sentido, que digo que é um livro pra ter na estante e reler quando for necessário.

"Meu deus, uma vida tão plana, é clara, decorre naturalmente quando tudo vai bem. E basta um esbarrão. Descobre-se que é opaca, que não se sabe nada sobre as pessoas, nem sobre si próprio, nem sobre os outros: o que são, o que pensam, o que fazem, como nos veem."

tguedes2 29/06/2023

"Quando uma mulher é sozinha cospem nela"
Meu primeiro Simone de Beauvoir! Finalmente me iniciei na autora e posso dizer que achei A Mulher Desiludida muito interessante.

Primeiro, o que me chama a atenção é o fato de Simone escrever personagens falhas e detestáveis. A autora consegue, mesmo diante de personagens controversas, fazer perceptível as violências por elas sofridas e, em alguns casos, como essa violência é véspera das violências que elas mesmas causam. Violência é ciclo. O machismo, além do impacto imediato na vida dessas mulheres, traz um impacto mediato na vida daqueles que estão ao seu redor.

Segundo, cada história é marcada por uma narração completamente diferente. Fica evidente que a autora dominava um leque amplo de modos e vias de contar histórias.

E terceiro, Simone consegue se comunicar através dessas páginas, principalmente com suas leitoras, mesmo diante de uma certa falta de profundidade (afinal, este é um livro de contos). "Mulheres, vivam para si", ela parece gritar a cada linha escrita.

A leitura de O Segundo Sexo tá vindo aí! Tô bem ansiosa para explorar mais de Simone de Beauvoir.

Ray 27/06/2023

Angústia
Um dos livros que mais demorei para ler, foram uns seis meses de angústia! A leitura era procrastinada muitas e muitas vezes, pois não queria me deparar com a angústia das personagens dos contos. O último foi o mais sofrido e difícil, teve um momento que fiquei tão irada com a obsessão e repetição da personagem que até gritei com o livro. E ainda assim, mesmo angustiante, é uma obra prima. Virou tema de terapia. Leiam Simone.
Milena.Paco 26/07/2023minha estante
Eu achei que era única com essa angústia de ler o que Monique passava.
Eu estou muito nervosa com tudo isso e esperando um final onde ela saia disso kkkkk

Rafaela.Fernanda 27/06/2023

A mulher desiludida
Meu primeiro contato com a escrita da autora e foi uma grande surpresa. Acreditei que seria um livro denso de difícil leitura, porém estava enganada.
O livro é dividido em três contos e todos são muito bons. Recomendo a leitura!

Bruna Tiene 16/06/2023

Simone maravilhosa!
Demorei para entender as mensagens, mas quando bateu a compreensão, o surto veio!

De início achava que o segundo conto seria o que não me agradaria, e o último o melhor...mas agora, com tudo finalizado, e me dando um tempo para pensar, acho que o segundo é o mais impactante!

Foi meu primeiro contato com a escrita da Simone De Beauvoir, e achei uma leitura bem gostosa, apesar de lenta!

Recomendo fortemente para as mulheres 40+, vocês se sentirão abraçadas e com a sensação de ter gritado ao mundo todos os sentimentos e aflições que passa sem ao menos saber!!!!

Amei!

13/06/2023

Três historias, três mulheres diferentes que vivem as consequências das ações inevitáveis do tempo e das escolhas. Um tema universal tratado de forma brilhante e sensível, mas com uma profundidade de tirar o fôlego! Livro indispensável para o repertório, além de ser uma boa maneira de adentrar no universo de Simone Beauvoir ??

soubarroca 13/05/2023

Simone, Simone
Uma obra que me surpreendeu pela simplicidade e qualidade da escrita. Achei que seria uma obra mais "erudita".

Simone admirava mulheres de sucesso, mas também dirigia seu olhar fantástico àquelas que falhavam.

Cristiane 02/05/2023

A mulher desiludida
Esse livro é muito atual, apresenta três novelas sobre três mulheres maduras que enfrentam dilemas para sobreviver.
Na primeira novela um casal de intelectuais, com aproximadamente 60 anos se encontram diante da seguinte questão: "É possível ser criativo, produzir na velhice?"
Na segunda novela, a mais difícil de ser lida, devido a falta de vírgulas, a enxurrada de pensamentos, faz com que nos afoguemos na quase neurose dessa mulher madura, que passou por dois casamentos e o suicídio de uma filha.
A terceira novela é a mais revoltante e atual, a crise no casamento. Após 20 anos de casada, a esposa descobre que o marido tem um caso. Ele, como todo cretino, joga toda culpa da traição nela, que aos poucos se sente perdida, ludibriada... Ele é tão cruel que faz com que Monique acredite que a culpa do fim do relacionamento é dela.
Ótima leitura.

sarahoqueiroz 27/04/2023

Um livro difícil
É perceptível a opinião da Simone sobre o papel da mulher na sociedade e a importância de ter uma vida que foque em si mesmo em detrimento de uma vida relagada ao cuidado dos outros.

Haryadne.Moreto 24/04/2023

Mulher Destruída
E um livro curto da Simone com três textos.
1 texto: Uma mulher, escritora, que planeja a vida do filho de acordo com suas ideologias. O filho sempre fez tudo que a mãe queria e em um determinado momento decide se casar, trocar de profissão e sair da Universidade. Começa aí o sofrimento desse filho, marido e da mãe para entender todo esse processo. Já que a mãe não aceite essas mudanças do filho.
2 texto: Esse eu confesso que me deixou um pouco sem entender. Uma mulher que a filha se suicidou e está lutando com o ex-marido para ficar com seu filho.
3 texto: Depois de alguns anos de casados e duas as filhas já adultas, Monique descobre que seu marido, Maurice, tem outra mulher. No início Monique acha que se aceitar o caso do marido com o tempo ele se desinteressará da amante. Só que ela não consegue lidar com toda essa mudança. Acompanhar essas descrição dos acontecimentos através do que ela vai escrevendo em seu diário e envolvente e ao mesmo tempo comovente. Impossível não viver a mesma agonia, a mesma triste, as mesmas emoções. Algumas momentos tive vontade de entrar no livro e dizer umas verdades para Monique kkk. Acho que esse ultimo texto, que dá nome ao livro, foi para mim o mais envolvente. Terminei o livro e não conseguia parar de pensar.
Em todos os textos não tem nada para descobrir em si, não tem mistério, mesmo pq os desfechos já estão no início dos textos. Para mim é sobre os sentimentos e como cada um vai lidar com aquela determinada situação; é como os acontecimentos pode te destruir, te arrasar.

Marcos Nandi 22/04/2023

O destino não está em suas mãos. Lide com isso!
O presente livro conta com duas narrativas de mulheres abusadas pelo sistema imposto por uma sociedade estruturada no patriarcado.

Aqui é uma estrutura ficcional, apesar de não ser tanto! Já que tudo que consta nas linhas deste livro, pode muito bem acontecer com pessoas reais, em especial, mulheres que são pressionadas pela sociedade a serem mães, a serem donas de casa etc.

Todos os conflitos do livro são muito reais e me lembram muito os livros da Elena Ferrante.

Achei sensacional!

Conto 1 - A idade da discrição: Que texto difícil, duro, cruel, mas sensacional. Um conto sobre a velhice e o "deixar partir", liberar o filho do seu ninho.
Temos a história de um casal de sessenta anos lidando com o fato do filho tomar suas próprias decisões e que vai de encontro contra os ensinamentos que lhe foi ensinado na infância.
A mãe é a mais afetada.
A mais ferida. E a que mais sofre frustração, inclusive, em relação a seu livro que está aquém das expectativas da crítica.
Que texto verdadeiro, a todo momento a gente entende os motivos da mãe, a decepção que a mesma sente por envelhecer e por ser aviltada.
Obviamente a Simone levanta questões importantes como o conflito de gerações (dentro da própria esquerda), a vontade de ascender profissionalmente a custa de seus ideais, e claro, a força da mulher como mulher per si, que a sociedade impõe uma maternidade de forma compulsória e que impõe também, o não aceite sobre a velhice e soprepuja qualquer talento que se tenha. Sensacional!

Conto 2 - A mulher desiludida: O conto/novela que dá título ao livro, vai dar conta de uma mulher que resolve se despir de sua solidão escrevendo um diário.
Uma mulher que se dedicou à vida e à criação de suas duas filhas e ao seu casamento longevo de 22 anos.
Até que ela descobre um relacionamento extraconjugal do marido.
Na solidão pelo crescimento de suas filhas e a traição de seu marido, a protagonista faz uma verdadeira escolha de Sófia. Aceitar a traição e "dividir" o marido com a amante? Ou começar tudo do zero?

O conto me lembrou muito da relação entre ela e o Sartre, sua dependência emocional e a abertura de uma relação de forma abrupta e não consensual.

Marcela Carrera 09/04/2023

Perturbador..
Tenho muita certeza que Elena Ferrante bebeu muito dessa fonte aqui, eu lia os contos e só vinha ela na cabeça.

Eles vão piorando e te perturbando com o passar do tempo, o último foi o mais forte pra mim, o que mais fiquei inquieta, tive que dar uma pausa várias vezes para poder respirar e assimilar tudo (sem exagero). Me angustiou, me incomodou diversas vezes e me entristeceu também, porque sei que MUITAS MULHERES passam por essa situação e se permitem por ser dependente emocionalmente do companheiro, elas simplesmente não conseguem sair dessa.

É um livro que vale muito a pena ser lido.
Indico demais.

Laísa 08/04/2023

Caramba. Fiquei tão envolvida com o conto da Mulher desiludida que sofri, tive pesadelos, e só falava sobre Mauricie e Monique.
Como já sabem o livro conta com 3 contos, o primeiro eu achei fofo. O segundo é muito bom, um monólogo. O terceiro, eu já estava tão envolvida na situação que eu queria entrar no livro e dá uns tapas no Mauricie.
Enfim, o livro é maravilhoso. E apesar de antigo, é muito atual.

Charleees 27/03/2023

A MULHER DESILUDIDA foi o meu primeiro contato com a literatura da Simone de Beauvoir, nele são reunidos três contos, todos narrados por protagonistas mulheres com mais de quarenta anos, o tema velhice é abordado nos três contos de formas distintas, mas inteligente.
No conto a idade da descrição, uma escritora passa por uma crise existencial quando ver seu único filho mudar suas ideologias políticas, sofrer críticas na sua obra recém lançada e perceber que o marido não é mais o mesmo depois da terceira idade.
O segundo conto Monólogo, traz uma narrativa assustada e descontrolada de uma mulher que perdeu sua única referência de posição feminina como esposa e mãe, após dois casamentos fracassados e o suicídio da própria filha. Durante o conto ela fala sobre amor e ódio e como foi uma boa mãe e boa esposa.
Já no terceiro conto A mulher desiludida (meu favorito) vemos Monique, casada, mãe de duas filhas que ver seu casamento ameaçado quando o marido começa a se envolver com uma mulher mais nova, mas ela acaba aceitando que o marido viva o caso extraconjugal, mesmo estando ao seu lado, mas as crises e dúvidas continuam pairando sobre ela quando se vê abandonada pelo marido e desprezada pelas filhas.
Simone com certeza foi uma mulher a frente de seu tempo, tratava de temas complexos para sua época de forma natural, seus textos são muito bons, de linguagem fácil e fácil compreensão. Os contos refletem sobre a condição da mulher e seu papel na sociedade.

* Resenha Dezembro de 2015