A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Maria 13/09/2023

A mulher desiludida
O livro conta com 3 contos: A idade da discrição; Monólogo; A mulher desiludida. Eu simplesmente amei todos os contos.
Você percebe que Simone dá voz diferente a academia uma das personagens de cada conto. É angustiante, é reflexivo, é sensacional!

juliarfs 11/09/2023

Mulher só sofre
Meu primeiro contato com a escrita da Simone de Beauvoir, acho que começar por contos foi o ideal. As histórias são muito boas, mas achei um pouco cansativo de ler; se fosse um romance eu provavelmente teria ficado entediada e desistido da leitura. São três contos que falam sobre as mulheres na sociedade - se refere às mulheres de antigamente, mas facilmente poderiam ter sido escritos hoje em dia.

"Como chorei naquele primeiro encontro com a morte! Pouco a pouco, chorei cada vez menos: meus pais, meu cunhado, meu sogro, os amigos. Também é isso envelhecer. Tantos mortos atrás de si, lamentados, esquecidos."

Jacqueline Marinzeck 03/09/2023

Profundamente tocante
São três contos maravilhosos sobre o sentimento da mulher em certas ocasiões. Não é, de forma alguma, uma tentativa de generalizar o que é ser uma mulher e o que sente uma mulher, mas assemelha-se e se aproxima o suficiente de muitas realidades (inclusive atuais).
O primeiro conto fala sobre os sentimentos de uma mãe frente a seus filhos, o segundo é um fluxo de consciência sobre uma mulher que reflete sua própria vida e o terceiro fala sobre uma mulher que se espreme diante da traição do marido e de todo seu passado que a consome.

Com certeza eu lerei mais obras da Simone. Antes eu tinha um leve preconceito, bobo talvez. Mas vale a pena lê-la.

Marina629 25/08/2023

Um livro para mulheres maduras
Trata-se de um livro delicado e de fácil leitura, com um tamanho relativamente compacto. Os três contos abordam a temática comum de conflitos internos vividos por mulheres maduras, porém cada um deles se distingue de maneira significativa. O primeiro, intitulado "A Idade da Descrição", foi especialmente tocante para mim, pois aborda medos pessoais que tenho em relação ao futuro e à minha conexão com meu filho. O segundo conto é mais desafiador devido ao seu formato de monólogo, escrito sem pontuações para capturar o fluxo de pensamento rápido. Apesar disso, apresenta uma história profundamente triste e comovente sobre solidão, mesmo sendo narrada por uma personagem de caráter detestável. O terceiro conto, "A Mulher Desiludida", é o mais extenso e pode parecer um pouco repetitivo em alguns trechos, o que torna a leitura um tanto arrastada. Embora tenha me identificado menos com este, achei interessante acompanhar os trechos do diário de uma mulher que enfrenta sofrimento e medo, inicialmente relutante em admiti-los até atingir um ponto insustentável. No conjunto, é uma leitura que recomendo enfaticamente.

William LGZ 22/08/2023

Leitura enriquecedora
Três contos de três mulheres em diferentes contextos sociais, porém cujos problemas as levam para o mesmo destino: refletir a realidade em que vivem e sua vida ao todo, que mostram como apesar de cada uma ser divergente da outra seu gênero e principalmente a forma como a sociedade enxerga elas, em seus papéis como mulheres, as tornam semelhantes na dor.

É muito interessante como a escrita da autora se adapta conforme cada uma das personagens, cujas histórias são narradas em primeira pessoa, e como ela consegue trazer a nós, leitores, meditações e observações profundas e filosóficas através de fenômenos do cotidiano, que poderiam acontecer ou estar ocorrendo com você, sua mãe, sua tia... a lista segue.

Embora eu tenha achado monótono em certas partes, e ficado agoniado em uma específica onde o emprego de pontuações é propositalmente desvirtuado, é um livro que vale muito a pena ser lido pois decerto irá engrandecer sua visão do mundo e auto-análise. Eu recomendo.

RayLima 22/08/2023

Mulheres perdidas
A Mulher Desiludida é um livro que reúne as história de três mulheres que estão passando por momentos difíceis. O que elas têm em comum além da desilusão? Todas estão lidando com o peso que é envelhecer, um processo difícil para todos, mas especialmente mais complexo para as mulheres, a quem a sociedade cobra uma eterna jovialidade de corpo e espírito. E esse peso de ir contra as leis naturais do tempo custa muito psicologicamente e emocionalmente.

?É na velhice que os fantasmas do arrependimento e da culpa costumam aparecer com mais frequência. Quando se chega a um tempo no qual o que ainda falta viver é muito menos do que o que já se viveu, o passado, as memórias e as escolhas que não foram feitas invadem o presente e exigem uma injusta prestação de contas para a qual dificilmente nos preparamos.?

Narrado em primeira pessoa o livro se divide em três partes: ?A idade da discrição?, ?Monólogo? e ?A mulher desiludida?. Cada parte é narrada por uma personagem diferente, as histórias são independentes. A primeira narradora é uma mulher com quase 60 anos de idade, bem sucedida academicamente, mãe de um filho único e casada com um cientista. Ela e o marido tem visões distintas sobre a velhice. Ela vai ter que aprender a assumir e aceitar as mudanças dessa fase após ser surpreendida com uma novidade que lhe foge do controle.

?No oceano do tempo, eu era um rochedo batido por ondas sempre novas e que não se move nem se gasta. E, de repente, o fluxo me arrasta e me arrastará até que eu encalhe na morte.?

A segunda narradora, que nos fala através de um monólogo, é uma mulher odiosa, amarga e ressentida pelos traumas causados pela mãe e pelos homens de sua vida. Agora ela vive solitária, remoendo seu passado e tendo que carregar o fardo pesado de seus erros, que acabaram lhe custando muito caro.

?Ninguém nunca pensa em mim. É como se eu tivesse sido apagada do mundo. Como se eu nunca tivesse existido. Será que eu existo??

A terceira narradora certamente foi a que mais mexeu comigo. Através de seu diário vamos acompanhar por alguns meses essa mulher, esposa e mãe zelosa, que sempre se doou tanto pelos outros (marido, filhas, amigos) descer ao fundo do poço após a descoberta de uma grande desilusão. Ela percebe então que não sabe mais quem é ela mesma e quase chega à loucura tentando juntar as peças que compõem seu passado em busca de uma saída pro futuro.

?Meu Deus, uma vida é tão plana, é clara, decorre naturalmente quando tudo vai bem. E basta um esbarrão. Descobre-se que é opaca, que não se sabe nada sobre as pessoas, nem sobre si próprio, nem sobre os outros: o que são, o que pensam, o que fazem, como nos veem.?

Obs.: Essa terceira narrativa me lembrou bastante o livro ?Dias de abandono? da Elena Ferrante, então se você já leu e gostou, provavelmente irá gostar desse livro também.

Obs.2: Eu só havia lido ?O segundo sexo? da Simone de Beauvoir, então esse é o primeiro livro de ficção dela que eu tenho o prazer de ler, com certeza foi um ótimo começo e me empolgou para ler mais obras da autora.
Fabio 22/08/2023minha estante
Que resenha hein?
Uma máquina de escrever!!!!!
Parabéns ,Ray!???

RayLima 22/08/2023minha estante
Obrigada, Fábio ?

Alê | @alexandrejjr 24/08/2023minha estante
Parabéns pelo belo texto, Ray, em especial pelo título! Gosto muito quando outras pessoas por aqui no Skoob colocam títulos em suas resenhas, apontamentos ou comentários. Pra mim é um item indispensável, pois confere uma digital, única e exclusiva, a cada texto. Assim como tu relatasse, também estou tendo minha primeira incursão à ficção da Beauvoir numa novelinha póstuma ? que, confesso, não sei se foi a melhor escolha. Até o momento tenho gostado do estilo refinado e, ao mesmo tempo, simples da prosa dela. Gosto dessa literatura que busca profundidade sem floreios.

RayLima 24/08/2023minha estante
@alexandrejjr eu gostei muito da escrita dela nesse livro, me lembrou bastante o estilo da Elena Ferrante, que eu também sou fã! Elas escrevem sobre sentimentos bem específicos da perspectiva feminina, creio que para os homens deve ser difícil esse tipo de leitura.

edzlke 21/08/2023

Doloroso!!
Meu primeiro Beauvoir foi Desentendido em Moscou, e eu lembro que à época da leitura eu me impressionei positivamente com o modo como a autora conseguiu me fazer sentir os mesmos sentimentos que a personagem feminina sem artifícios complexos. Beauvoir apenas conhece a si mesma e ao seu gênero, chegou a tal profunda compreensão do que sente que consegue explanar qualquer sentimento como se explicasse o que é dia e o que é noite.
Os dois primeiros contos são bons, tratam de crises familiares e sentimentais, mas o último, A Mulher Desiludida, é algo surreal.
Eu honestamente senti como se eu fosse a mulher traída por tantos dias quanto demorou a leitura. Eu entrei na pele da personagem e me dilacerava qualquer ação do marido da mesma como se fosse o meu próprio. Eu me exasperava com a incapacidade dela de agir, mas ao mesmo tempo eu não sei também se eu agiria. O amor é destrutivo quando se torna dependência emocional, e Simone de Beauvoir sabe fazer o leitor sentir exatamente o que ela busca. Foi excepcional, doloroso e majestoso!

Carol.mozz 28/07/2023

"É na velhice que os fantasmas do arrependimento + aparecem"
Sinceramente o prefácio foi a melhor parte pra mim, então fica ai uma parte dele e um resuminho de cada conto:
" O envelhecimento das mulheres é ainda um tabu, especialmente em uma sociedade que incensa a juventude e nega a morte. Especialmente em uma sociedade que continua atribuindo às mulheres papéis de cuidadoras e responsáveis pelos idealizados equilíbrios emocionais familiares. Não são poucas as que, na última quadra da vida, se ressentem de não terem protagonizado a própria existência."

- A idade da descrição: uma mãe frustrada com os ideais do filho e começa a questionar a si mesma.

- Monólogo: Falar bem verdade foi bem chatinho e não prestei muita atenção. Mas pelo que lembro é uma moça que perdeu a filha, mas a mulher tem morais bem questionáveis.

- A mulher desiludida: O marido tem ima amante e a mulher percebe que durante o relacionamento foi se resumindo ao marido, e não se reconhece mais sem ele por isso não impõe limites.

malu 28/07/2023

Comprei esse livro sem saber de nada além de que a autora era uma das maiores existencialistas já vistas. Ler conhecendo mesmo que muito pouco do que Beauvoir escreveu enquanto intelectual faz tudo ficar mais interessante. A história se torna irônica e ainda mais genial.

ste0205 27/07/2023

Adorei essa leitura! Personagens complexas e cheias de camadas, ao mesmo tempo que criticava as atitudes eu me identificava e sentia empatia por elas.

Mariana Rodrigues 26/07/2023

A Mulher Desiludida
Publicado em 1967, pouco antes de Simone de Beauvoir completar sessenta anos, A mulher desiludida representa toda a potência literária de uma escritora brilhante em seu auge. O livro reúne três histórias independentes, narradas por suas protagonistas ? mulheres confrontadas com situações de ruptura que colocam em xeque suas certezas. Na primeira, uma intelectual de esquerda se vê em conflito com as posições cada vez mais conservadoras do filho, ao mesmo tempo que luta contra a fatalidade do envelhecimento. Na segunda se dá o monólogo de uma mulher angustiada e fora de si, após dois casamentos fracassados e o suicídio da filha. O último texto trata do desmoronamento da vida de uma mulher abandonada pelo marido e desprezada pelas filhas. Sob o ponto de vista íntimo e dilacerante dessas personagens, os contos refletem sobre a condição da mulher e seu papel numa sociedade ainda dominada pelos homens.

Milena.Paco 26/07/2023

Muito bom, leitura bem tranquila e reflexiva
O último conto foi o que mais me deixou angustiada. Até pensei que poderia voltar, fiquei tão esperançoso quanto a protagonista.

Nana 24/07/2023

Livro nr 27 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "França"

Esse é meu segundo livro da Simone de Beauvoir e gostei muito dos dois. O primeiro que li dela foi "Mal-entendido em Moscou"
Aqui temos três contos ótimos, com personagens muito convincentes, o tempo todo tive a sensação de estar lendo histórias reais.

O primeiro conto: "A idade da discrição", eu amei, me identifiquei, sofri e me emocionei junto com a protagonista.
O segundo: "Monólogo" é uma loucura, me deixou angustiada com o desespero daquela mulher. Mas gosto quando a leitura me tira da zona de conforto e me joga na realidade da vida.
O terceiro: "A mulher desiludida" também é muito incômodo pois trata da traição, sendo que senti raiva do marido Maurice, e ao mesmo tempo eu tinha vontade de dizer para a Monique "deixa esse homem ir, não fica mendigando o amor dele por favor", aiiii que desespero me deu!

Bom, em resumo, na minha opinião é uma ótima escritora, um ótimo livro e recomendo principalmente para mulheres maduras (acima dos 40 anos) pois nos faz refletir e ajuda no crescimento pessoal.

0sabela 23/07/2023

A mulher desiludida
Ruim, o livro prometeu muito para não ser quase nada. Nos contos as personagens são INSUPORTÁVEIS, os contos são extremamente confusos e não são bem desenvolvidos.
Mas talvez só não seja meu tipo de livro.
Denise Ximenes 23/07/2023minha estante
Nossa, minha percepção foi diferente! Talvez seja o momento de ler, que não é propicio sempre!

Denise Ximenes 23/07/2023minha estante
Bela, fiz uma resenha. Se animar, fique à vontade para ler a minha percepção sobre o livro!

DAbora.Gregorini 22/07/2023

Não se sai ileso de um livro escrito por Simone de Beauvoir. As três histórias são muito bem escritas e, apesar de diferentes, tem um fundo comum. Gostei mais da última que é a que dá nome ao livro, senti a angústia da personagem