A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Danielayoshida 24/11/2023

?Durante duas semanas, não escrevi nada neste caderno porque o reli. E vi que as palavras não dizem nada. As raivas, os pesadelos, o horror escapam à palavra. Ponho essas coisas no papel quando retomo forças, no desespero ou na esperança. Mas a derrota, a degradação, a decomposição não estão marcadas nestas páginas. Além disso, elas mentem tanto, se enganam tanto!?
(p.151)

gabi 15/11/2023

Porque elas não fariam o que fizeram?
Esse livro traz 3 contos diferentes sobre mulheres que tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo e agora tem que lidar com isso. Nas situações descritas, as quais são bastante revoltantes e angustiantes, nosso primeiro pensamento é "meu deus pq ela continua vivendo assim??". Parece tão óbvio que a realidade retratada ali é algo problemático e que as soluções para os problemas dessas mulheres são tão claras que parece inconcebível que elas mesmas não percebam isso.
Antes de ler o livro, vi uma resenha que dizia o seguinte: leia esse livro sempre pensando "pq elas não fariam o que fizeram?". Acho que olhar os contos dessa forma nos faz compreender melhor os motivos por traz das atitudes dessas mulheres. Pra quem entende mesmo que o mínimo de teoria feminista sabe que acreditamos que as mulheres são criadas sob uma estrutura patriarcal que as ensina a viver sempre em função de proporcionar o melhor para os homens, muitas vezes deixando de lado os próprios objetivos, desejos e ideias. Pensando nisso, fica mais claro entender pq em "A idade da discrição" a mãe fica tão furiosa quando o filho decide desviar completamente daquilo que esperava-se para ele, afinal ela mesma foi ensinada que a responsabilidade da criação dos filhos era papel social da mulher, e portanto, um "erro" no comportamento do filho era "sua" culpa.
No segundo conto, "Monólogo", vemos o desespero e angústia de uma mãe que perde os filhos e o marido e se vê sozinha no mundo. Sem saber o que fazer dali em diante ela culpa todas as pessoas pelas coisas que lhe aconteceram, afinal ela dedicou tudo o que tinha para deixar sua família feliz e no fim não lhe restou nada, nem mesmo essa família.
No terceiro e último conto, "A mulher desiludida", somos apresentados ao diário de Monique, onde ela conta como se sente em relação a traição do marido. Com o passar dos dias vemos como gradualmente Monique passa a se culpar por não ter sido boa o suficiente como mãe e como esposa, apesar de todos ao seu redor dizerem que ela está enganada pois sempre foi uma pessoa alegre que iluminava aquilo ao seu redor. Ela passa a fazer de tudo para se tornar uma nova pessoa e conseguir reconquistar o marido. Em suas palavras: "Agora, tricotar, cozinhar, ler, ouvir disco, tudo me parece vão. O amor de Maurice dava importância a cada minuto de minha vida. Ela está vazia. Tudo está vazio: os objetos, os instantes e eu." Maurice, o marido, não consegue por um fim na relação pois tem medo de deixar Monique sozinha, já que ela havia abdicado de todo o resto para viver como dona de casa por ele. Minha primeira reação lendo os relatos de Monique foi acreditar que ela estava sendo ingênua e ridícula, afinal o marido estava traindo-a havia mais de 2 anos. Me lembrei então "pq ela não faria tudo o que fez?". Foi ensinada a vida inteira a fazer o marido feliz, cuidar da casa, dos filhos, e agora se achava um fracasso por ter falhado nisso e tentava desesperadamente conseguir tudo aquilo que perdera de volta.

Apesar de ser mais conhecida pelos livros teóricos, Simone de Beauvoir traz uma importante visão do que é ser mulher na sociedade neste livro de ficção. Achei genial a forma como ela construiu as histórias e usando como ponto de vista oq falei antes, entende-se o pq desse livro ser tão importante pro feminismo.

Aline Guedes 15/11/2023

Ainda estou meio sem palavras
Terminei essa leitura já faz dois dias e ainda não sei como escrever uma resenha sobre ela...

O impacto dessa leitura em mim foi além das minhas expectativas. A escrita é incrivelmente boa, mas além disso, os temas têm um peso absurdo, e foram abordados de uma forma que me impressionaram.

Cada história tem um tema central: a velhice, o luto, uma traição. Mas acho que não dá para generalizar dessa forma, seria muitos simples e injusto com a autora. É muito além disso. E reconheço alguns aspectos que se repetem nas histórias, como questões culturais, onde a mulher fica num papel limitado, a falta de sororidade, a toxicidade dos relacionamentos, e principalmente, o que mais chamou minha atenção, é como todas as personagens colocam a expectativa da própria felicidade no outro.

Essa última questão, para mim, é parte do que conecta as histórias. Essa coisa de colocar a responsabilidade das nossas realizações, das nossas alegrias, sempre no outro. Como se não pudéssemos sermos felizes e realizadas sem outra pessoa. Seja filho, marido, amiga, mãe, o que for. Essa dependência de aprovação, de acolhimento, de validação, que muitas vezes pode sim, vir de nós mesmas, e ser suficiente, foi o que mais mexeu comigo ao acompanhar as histórias.

Ver a dor das personagens ao perderem o afeto, o acesso a pessoas amadas, o respeito, terem dúvidas, se questionarem... Me fez refletir sobre muita coisa. Taí uma leitura para nos fazer pensar.

Simone de Beauvoir ganhou uma fã.

irys. 20/10/2023

La Femme rompue
Publicado em 1967 e segue tão vigente.
Retrata três histórias, em comum, mulheres cuja cólera, sofrimento e solidão são resultado do patriarcado.
Não há erro em ser a própria prioridade, em ser uma dona de casa, ter uma profissão, de ser casada ou solteira, muito menos em envelhecer.

Não nascemos mulheres e sim nos tornamos.

"A porta se abrirá lentamente, e eu verei o que há atrás da porta. É o futuro. A porta do futuro vai se abrir. Lentamente. Implacavelmente. Estou no limiar. Só existem esta porta e o que espreita atrás dela. Tenho medo. E não posso pedir socorro a ninguém. Tenho medo".

Dressinhadessa 11/10/2023

Olha vou te falar acompanhar essas mulheres do livro não foi nada fácil mas poderia acontecer com qualquer uma de nós somos feitos de revolução e crise existencial poeira de constante crise??
Fica a dúvida persistente que ninguém saberá responder...

Carolina2422 08/10/2023

Gostei da primeira história, AMEI a segunda, quase não suportei a terceira e terminei o livro querendo ler tudo da autora!

Evelyn Véras - 30/09/2023

?Como viver sem acreditar em nada, nem em mim mesma??

"Só quando se perde a ilusão é possível enxergar, sem véus, a precária e provisória condição humana que nos faz instáveis e condenados à degradação. "

"Criança, adolescente, os livros me salvaram do desespero: isso me convenceu de que a cultura é o mais alto valor, e eu não consigo encarar essa certeza com olho crítico."

"A eterna juventude do mundo me deixa sem ar. Coisas que eu amava desapareceram. Muitas outras me foram dadas."

"Que alívio! É tão cansativo detestar alguém que se ama!"

"Eles me julgam me condenam e nenhum deles me ouve."

"Em geral, a solidão não me amedronta. E até, em pequenas doses, me relaxa: as presenças que me são caras me sobrecarregam o coração."

jonesygirl 27/09/2023

Diferentes perspectivas da dor de uma mulher.
Os três contos se complementam muito bem ao descrever a angústia feminina que, em algum ponto, chega a parecer histeria. A dor de se perder, a dor de ser mãe, a dor da traição. O que mais me encantou na escrita da Simone foram os diálogos, e ela quebra isso no meio do livro ao fazer o monólogo incessante, sem pausas. Com certeza "A Mulher Desiludida" foi a história que mais me marcou. Abriu meus olhos e perspectivas sobre casar, ter filhos e a posição de ser uma esposa, tudo que vem acarretado ao casar, ter filhos, carreira... O fim do livro com o reencontro de uma filha muito racional com a mãe em um colapso mental mostra a parte da personagem que se exteriorizou quando sua filha saiu de casa. Muito bom. Gostei muito mesmo dessa leitura, pretendo reler no futuro.

sara.w0 27/09/2023

A mulher desiludida é pouco
QUE AGONIA SENHOR!!!
A cada linha, parágrafo eu sentia mais profundamente a melancolia e a dor das personagens, embora a perspectiva seja diferente todas as três são bem relacionadas.

Leonardo Bezerra 25/09/2023

Que livro maravilhoso!!! Comecei a ler sem expectativas e me surpreendi muito positivamente. Cada conto retrata uma mulher diferente em momentos diferentes. O melhor, para mim, com certeza foi o último.

Lu F. 19/09/2023

?Em geral, a solidão não me amedronta. E até, em pequenas doses, me relaxa: as presenças que me são caras me sobrecarregam o coração?

Interessante. São 3 histórias, com 3 protagonistas em momentos de vida diferente, nas que compartilham de uma grande angústia existencial.

Me deixou triste, especialmente a última história. Mas é uma leitura que vale a pena.