A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Jurubeba1 28/02/2024

De todas as reflexões que você pode tirar desse livro, a que mais me comoveu foi a dependência que cada uma sentia em relação às figuras masculinas de suas histórias.
Apesar de serem 3 mulheres diferentes e terem problemas distintos, no fundo todas sofriam pelo mesmo: a solidão de ser mulher em um mundo machista.

Esse livro me deixou destruída por saber que essas histórias são extremamente reais (até hoje)

yorocean 24/02/2024

Sentimentos.
Ler esse livro me fez sentir muitos sentimentos, e em certas partes me deixava com um nó na garganta e ainda não sei descrever o porque.
quando começava a ler eu era facilmente absorvida pela obra e assim que terminei fiquei com esse sentimento indescritivel, com certeza lerei mais Simone.

steplopes 24/02/2024

"Tornar-se mulher não é para fracos, nem para jovens."
Esse livro aqui me comoveu tanto que precisei pausar a leitura de tanto que fui tocada, pressionada. O senti muitas vezes tocando em feridas que dificilmente serão curadas em algum momento, em especial os últimos capítulos.

Me vi em cada uma das histórias, em cada uma das mulheres, senti a cada uma sua angústia diante de cada desilusão.

Simone é uma autora incrível, sua escrita não é rebuscada, mas inteligente, fator que me encanta e comove. Todas as suas histórias têm delicadezas que se encontram apenas em mente feminina.

Dito isto, um livro que deve ser consumido de forma lenta e gradual, conforme seu coração for sendo tocado, assim como uma tristeza que se vai curando. Ainda, é uma leitura adorável, sensível e tocante. É possível sentir a dor dos personagens e se doer por eles também.

Um magnífico 5 estrelas e uma recomendação com um coração completamente tocado e apaixonado por esse livro incrível!

camiscaarvalho 20/02/2024

Leitura sensível e bastante atual ainda sobre as fragilidades femininas, nossas escolhas, percursos de vida e desdobramentos. Sofri muito pela última protagonista, que dor! Excelente leitura! Minha segunda obra da autora, igualmente maravilhosa.

malu334 04/02/2024

Ser mulher
Adorei como esse livro me deu novas perspectivas sobre a vida e nossa humanidade. no primeiro conto, pude entender (mesmo que seja algo óbvio) que nossos sentimentos vão existir até nossa morte; que vamos ser idosos que ainda desejam ser apreciados e amados e sentiremos sim ciúmes e ?birra? por algo, e me deu um final com a mesma impressão da frase de hora de aventura: enquanto eu souber da forma da minha alma, ficarei bem.
já o conto ?a mulher desiludida? mexeu tanto comigo que eu ficava mal e angustiada junto com ela. a real era que ela seguiu as vontades que todas nós tivemos pelo menos uma vez de empurrar com a barriga e não enfrentar a situação. eu pelo menos interpretei desse jeito. foi horrível ver ela se perder cada vez mais por um homem que não a enxerga e a aprecia no âmago do ser (como todos eles não fazem), ver ela perceber que se fez a sombra de alguém e ver que era ?vazia? sem ele, se sentindo falhando em seu propósito de criar amor em sua volta. desejei várias vezes poder eu mesma aconselhar ela e valorizar ela.
esse livro só mostra o quanto a mulher não é sentida, o quanto nós amamos e sentimos com paixão por outros, e o quanto buscamos por isso. são mulheres que quando percebem não serem necessárias como se esforçava tanto pra ser, desmancham; e isso acontece tanto na vida real, que mesmo eu sendo tão nova, não consegui não me solidarizar com elas.
adorei a escrita da simone e quero ler mais dela

oilanazu 04/02/2024

Aquele livro que é 'literalmente eu'
Enquanto eu ia lendo eu fui atualizando aqui, e com isso falei sobre os dois primeiros contos quando acabei eles, portanto falarei mais do último aqui, que é o que dá nome ao livro: a mulher desiludida.

sobre os dois primeiros, eu me encantei. ambos seguem linhas narrativas bem diferentes (na escrita), mas também possuem algo muito notório em comum: a urgência feminina de se fazer presente, de ser notada, amada, reconhecida, e eu amei isso.

agora, sobre o último conto, acredito que foi com ele que eu me apaixonei completamente pela escrita e pelo estilo narrativo da autora. é uma situação tão cotidiana e tão distante ao mesmo tempo que parece assustador. é algo que você vê acontecendo com outros e imagina que nunca acontecerá com você até que acontece, enfim, GENIAL!
eu não quero me estender muito, por isso não dei spoiler sobre os contos aqui, é algo que você precisa ler e sentir a experiência da primeira vez, então só leiam!

skuser02844 24/01/2024

A mulher desiludida
O livro é dividido em três partes: A idade da discrição; Monólogo de Marielle e a Mulher desiludida. Ambos contam a história de três mulheres com mais de 40 anos, vivendo em uma década em que o papel social, relações familiares e perspectiva de futuro eram muito mais difíceis para as mulheres. É sabido que em qualquer década, em qualquer lugar que se tem notícia, ser uma mulher, é viver em constante estado de insalubridade. Mas precisamos lembrar que as que vieram antes de nós enfrentaram tempos muito mais sombrios. Por isso não canso de dizer que eu amo lê mulheres e sobre mulheres, poder se enxergar em vivências e histórias ainda que de outras épocas, é fortaleza e acalanto.

thaismilenam 23/01/2024

Fiquei desiludida
Das três histórias, a mais difícil de compreender foi a primeira, pois com a minha pouca idade, tive poucas perspectivas de como é a relação com um filho. a segunda e a terceira, me envolveram mais. mas conforme lia a última, podia sentir elas se complementando. a história foi extremamente triste, completamente real, e fundada nos relacionamentos. os homens tratam as mulheres como posse e objeto. a narrativa da Simone me lembrou muito da de Maria de Jesus, por conta do estilo, da denúncia da voz da narradora. cortou o coração, mas não pela ficção e sim pelo aviso implícito.

Rodolfo Mondoni 19/01/2024

NECESSÁRIO
Descobri que precisava ler esse livro ao longo de suas páginas. A leitura me ajudou a entender melhor minha mãe, minha esposa, enfim, é um livro fundamenta. E a Simone escreve magistralmente.

Bianca 17/01/2024

To em completo choque com a escrita da simone de beauvoir, é aterrorizante o quanto essa mulher consegue colocar a gente dentro da pele de todas as personagens dos 3 contos, vivi 3 vidas diferentes.
comentei o primeiro conto agora vao sobre os outros dois.
- O monologo é uma das historias mais sombrias que ja li, e o uso do fluxo de pensamento nos fazem sentir toda a solidao, o desespero e a paranoia da personagem

- A mulher desiludida: senti vontade de arrancar meus proprios olhos enquanto lia, é triste pensar o quanto varias mulheres quando descobrem traiçao, começam a se questionar e nao fazer isso com o parceiro traidor.

daleriku 12/01/2024

Algumas citações e acontecimentos do livro realmente me pegaram e sinto que vão me marcar por um longo tempo.
"Nenhum homem ama por mais de 20 anos, há é uma raridade que ele tenha te amado por 15" não foram essas as exatas palavras, mas são as que eu não vou esquecer.
Três mulheres, três relacionamentos fadados a desavenças e fins. Até onde vamos quando nos acomodamos em algo e não vemos uma opção diferente para seguir?

doraareads 10/01/2024

Mulheres, apenas leiam!!!
Que livro forte, meus amigos!! três contos que falam com profundidade dos dramas relacionados a ser mulher! Não espere alegria!

Lucas 05/01/2024

A autora retrata de forma bem profunda a vida de três mulheres que passam por dificuldades em seus relacionamentos interpessoais. O que mais chama a atenção no texto é a forma como os personagens são construídos e seus sentimentos, pensamentos e ações.

Aya 05/12/2023

A mulher desiludida
O livro conta com três contos que mostram mulheres como protagonistas em situações de angústia em meio ao ato de envelhecer. Achei os dois primeiros contos medianos, embora pude entender como eles se ligam com a vida da autora e afins. O último conto eu amei, sem palavras. Muito imersivo. Senti a dor que a personagem sentiu, sua angústia, e ao mesmo tempo que torcia para que ela saísse dali, entendi sua dependência emocional. Gostei muito.

Juno.Cruvinel 03/12/2023

Leitura intensa
É inegável a qualidade da escrita da Simone.. nesse livro ela mostra toda sua intensidade. Eu gostei dos dois primeiros contos, o terceiro confesso que me cansei um pouco.