A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Ray 27/06/2023

Angústia
Um dos livros que mais demorei para ler, foram uns seis meses de angústia! A leitura era procrastinada muitas e muitas vezes, pois não queria me deparar com a angústia das personagens dos contos. O último foi o mais sofrido e difícil, teve um momento que fiquei tão irada com a obsessão e repetição da personagem que até gritei com o livro. E ainda assim, mesmo angustiante, é uma obra prima. Virou tema de terapia. Leiam Simone.
Milena.Paco 26/07/2023minha estante
Eu achei que era única com essa angústia de ler o que Monique passava.
Eu estou muito nervosa com tudo isso e esperando um final onde ela saia disso kkkkk

Rafaela.Romeroo 31/03/2022

Ver uma mulher ser manipulada por um homem dói em você também?
Eu tive um relacionamento profundo de amor e ódio lendo esse livro, quase no fim da leitura eu estava conversando com pessoas que já o leram sobre o quanto eu estava achando que Simone de Beauvoir não era pra mim, até que eu comecei a entender o motivo de tudo o que eu estava sentindo... Quando terminei o livro eu passei muito tempo pensando sobre ele, até que cheguei a conclusão de que eu gostei muito e quero ler tudo o que ela escreveu.

Aqui temos 3 contos e cada um fala sobre a vida de uma mulher, 3 mulheres ricas e maduras que passam por situações que as desiludem. Esse livro é tão importante hoje como foi na época de seu lançamento, e ler a situação dessas mulheres só me fez pensar na frase escrita por Mary Shelley "Não desejo que as mulheres tenham mais poder que os homens, mas sim que tenham mais poder sobre si mesmas."

O primeiro e segundo conto são ótimos e têm o seu valor e suas peculiaridades, mas o terceiro foi visceral pra mim, ele de alguma me quebrou e me deixou muito angustiada, além de indignada e puta da vida. Maurice e Monique são casados a vida toda e um dia ele decide contar a ela que tem um caso extraconjugal, e de algum jeito ela aceita e faz de tudo para que ele consiga manter os 2 casos, tudo para não perdê-lo. Eu não quero falar mais pra não atrapalhar a experiência de quem ainda não leu, mas todo o jeito que o Maurice manipula a Monique disfarçadamente e nas entrelinhas me doeu demais.

Depois de pensar muito sobre os 3 contos eu cheguei a conclusão de que esse livro me incomodou e me doeu tanto pelo medo de me ver ali e me transformar em alguma daquelas 3 mulheres, e principalmente por estarmos em 2022 e as mulheres ainda precisarem se preocupar com tudo o que é relatado ali. Juro, é insano.

Micaela 21/06/2022

perfeito p/ club do livro
Esse é aquele tipo de livro que te deixa de cabelo em pé sem aceitar os acontecimentos, gostei de ler apesar de ter sido um processo doloroso. Esse livro me deixou com aquela sede de "QUERO MUDAR O MUNDO" "não aceito essa injustiça", o último conto foi o que mais me tocou queria ter feito algo por Monique.

Haryadne.Moreto 24/04/2023

Mulher Destruída
E um livro curto da Simone com três textos.
1 texto: Uma mulher, escritora, que planeja a vida do filho de acordo com suas ideologias. O filho sempre fez tudo que a mãe queria e em um determinado momento decide se casar, trocar de profissão e sair da Universidade. Começa aí o sofrimento desse filho, marido e da mãe para entender todo esse processo. Já que a mãe não aceite essas mudanças do filho.
2 texto: Esse eu confesso que me deixou um pouco sem entender. Uma mulher que a filha se suicidou e está lutando com o ex-marido para ficar com seu filho.
3 texto: Depois de alguns anos de casados e duas as filhas já adultas, Monique descobre que seu marido, Maurice, tem outra mulher. No início Monique acha que se aceitar o caso do marido com o tempo ele se desinteressará da amante. Só que ela não consegue lidar com toda essa mudança. Acompanhar essas descrição dos acontecimentos através do que ela vai escrevendo em seu diário e envolvente e ao mesmo tempo comovente. Impossível não viver a mesma agonia, a mesma triste, as mesmas emoções. Algumas momentos tive vontade de entrar no livro e dizer umas verdades para Monique kkk. Acho que esse ultimo texto, que dá nome ao livro, foi para mim o mais envolvente. Terminei o livro e não conseguia parar de pensar.
Em todos os textos não tem nada para descobrir em si, não tem mistério, mesmo pq os desfechos já estão no início dos textos. Para mim é sobre os sentimentos e como cada um vai lidar com aquela determinada situação; é como os acontecimentos pode te destruir, te arrasar.

Bruna Tiene 16/06/2023

Simone maravilhosa!
Demorei para entender as mensagens, mas quando bateu a compreensão, o surto veio!

De início achava que o segundo conto seria o que não me agradaria, e o último o melhor...mas agora, com tudo finalizado, e me dando um tempo para pensar, acho que o segundo é o mais impactante!

Foi meu primeiro contato com a escrita da Simone De Beauvoir, e achei uma leitura bem gostosa, apesar de lenta!

Recomendo fortemente para as mulheres 40+, vocês se sentirão abraçadas e com a sensação de ter gritado ao mundo todos os sentimentos e aflições que passa sem ao menos saber!!!!

Amei!

Flávia M 31/03/2016

"Tenho medo. E não posso pedir socorro a ninguém."

Essa é a primeira obra que li de Simone De Beauvoir e fiquei desconcertada com a sensibilidade imensa que ela possui para descrever, com suas palavras e diante de seu ponto de vista (os acontecimentos sempre se passam em Paris e sempre com personagens que possuem uma boa situação financeira), a situação da mulher dentro das relações cotidianas.
Diria que a ordem dos contos se dá pelas suas respectivas forças, o primeiro conto é bem mais leve de se ler que o segundo e o segundo infinitamente mais leve que o terceiro. A questão do tempo está presente em todos.

Gostaria de falar mais sobre os dois primeiros contos, mas "A mulher desiludida" me desconcertou de uma forma que fica até difícil lembrar com precisão dos primeiros. Nessa novela, por meio de cartas, podemos acompanhar o dia-a-dia de uma mulher que vê seu casamento e em consequência disso, sua vida, se definhar sem poder fazer absolutamente nada para se defender. É injusto e revoltante e a culpa de tudo sempre é sua, sempre é ela que está sendo exageradamente cuidadosa ou não, sempre é ela que está oprimindo seu marido, sempre é ela que está diante de todas as acusações, sempre é ela que tem que ser exageradamente compreensiva. E mesmo depois de descobrir que vivia em mais de oito anos uma mentira, é ela que está sendo mesquinha e egoísta. É ela que não compreende a "psicologia masculina". O que estaria, verdadeiramente, por trás desse pensamento? É toda uma engrenagem que a faz viver naquela redoma, se dedicar inteiramente e só aos filhos, ao marido e quando perde tudo aquilo pelo que seu esforço de vida foi voltado, se vê vazia e perde-se de si mesma. E ela se vê sozinha. Afinal, quem iria compreender uma mulher que "se deixou levar" tão facilmente pela tristeza, que não faz nada para se cuidar? É repugnante aos olhos dos outros uma mulher em sua idade que não se cuida.

A gente vê essa situação ao nosso redor o tempo todo, em menor ou maior grau, mas a culpa sempre é daquela pessoa que não faz nada para sair daquela relação abusiva, que se corrói diante dela. Em suma, o que está por trás das palavras aqui é muito mais importante do que é dito, o que leva Monique a ter aqueles pensamentos diante de si mesma e a culpa que carrega nas costas por toda a situação é algo que ainda vai ficar por um tempo na minha cabeça.

emily rossi 08/03/2020

Escrita romântica
Acompanhar a escrita da Simone De Beauvoir em uma temática diferente a de sua obra mais famosa foi surpreendente. As nuances entre a pauta principal da autora é carregada por suas personagens, tornando-a eternamente reconhecível.

nathaliapalmeida 30/07/2020

Exaustiva e provocante
Exaustivo e provocante, assim é "A mulher desiludida". Terminei a leitura exausta, mas pensativa. Recomendo aos que tenham interesse no universo feminino maduro.

Bruna 27/01/2022

Quando pego um livro escrito pela Simone para ler, vou cheia de expectativas, e felizmente, todas realizáveis.

Essa mulher entende a alma feminina, ela desbrava com sabedoria cada recôndito que não é explicitado, que não é revelado pelo enquadramento antiquado dessa sociedade machista.

Nesse livro temos três contos de mulheres maduras que tem suas vidas e convicções viradas do avesso após os 40 anos.

Conseguimos sentir a angústia das personagens, a mulher, mãe, com seu prazo de validade expirado, a mulher madura, trocada por uma mais nova, a descoberta e apropriação de si mesma, o acostumar com as mudanças que não esperavam, a ruptura abrupta dos laços matrimoniais, abrindo um vazio existencial, são questões prementes em todo o livro.

“O desolador, quando se envelhece, não está nas coisas, mas em nós mesmos.”

Gabi 15/03/2022

*4,5

O livro reúne três histórias de três mulheres diferentes. As três em idades mais avançadas, são surpreendidas pelas tragédias da vida e passam a se ver obrigadas a repensar seus ideais, sua história, sua relações e seu próprio ser. Como uma filósofa existencialista, Simone de Beauvoir nos joga em uma torrente de questionamentos desconcertantes, ainda que importantes. As personagens se veem sem chão, retiradas do véu de ilusão que cobria seus olhos e que as faziam viver a vida normalmente.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Simone de Beauvoir e me vi muito tocada, como se os questionamentos das personagens fossem os meus. Ainda que sejam mulheres em outros momentos de vida distintos dos meus, todas já com filhos crescidos, famílias constituídas e algumas com carreiras definidas, elas se colocam questões atemporais, que nos fazem refletir sobre a tal pergunta tão difícil: afinal, quem somos nós? O que nos define? E, claro, o que nos estrutura? O que é tão fatal perdermos? O que pode causar a ruína dessa estrutura que chamamos de eu? Essas são perguntas essenciais que vão permear as três histórias, ainda que sejam tratadas de formas diferentes e com personagens com histórias diferentes.

Jessica.Chamma 03/04/2022

Amei!
Como pode um livro escrito em 1967 ser tão atual?? Por muitas vezes eu esqueci disso e achei que era um livro escrito nesses últimos tempos! Amei a primeira e a última novela igualmente