Uma irmã

Resenhas - Uma Irmã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

i.need.books 19/02/2023

Não recomendo
As ilustrações são lindas. O protagonista é horrível e faz coisas horríveis e totalmente erradas na idade dele. Não soube tratar de assuntos importantes envolvidos na história.

Recomendação de idade (minha opinião) +16

junirou 12/09/2023

Tanto faz?
Não ia nem resenhar essa HQ, mas eu gosto de escrever. Então vamos lá.

Uma história crua e por vezes até um pouco meio desconfortável pra alguns leitores ? (provavelmente por conta das ilustrações de conteúdo sexual presente na obra) ? e provavelmente uma surpresa a todos que forem tentar ler/ver a obra.

Os traços da ilustração da HQ são lindos, a história na verdade é até bem realista em certos pontos de vista e ela explora essa ideia de um lado mais sexual presente na vida de dois adolescentes uma menina de 16 e menino de 14. (Na real isso foi bem uma surpresa, eu esperava uma coisa e encontrei outra.)

Ao meu ver, sim, toda essa coisa em volta da narrativa de "descoberta sexual" na adolescência não é lá bem explorada na obra.
Mas acredito que essa HQ não foi feita para menores de 16 anos. Então certos tópicos explorados no decorrer da narrativa dessa tal descoberta da adolescência podem parecer um pouco forçada ou até um exagero, já que não é da realidade de muitos adolescentes de 14/16 anos. Não acho que seja exatamente feio. Só não é do "comum" (é comum, só não no meio literário) e nem necessariamente incorreto. Mas, vai incomodar muita gente.

No mais, é uma história até interessante. Não sei se recomendaria, mas sei que chegou até mim, e eu li. Só que achei muito esquecível que aliás foi só por esse motivo que dei uma nota razoável... 2,5.
Mauriceia2 12/09/2023minha estante
Parece interessante a história

junirou 12/09/2023minha estante
Pior que é?!

Hisabela 12/09/2023minha estante
Parece ser bem controversa

DAN LIMA 22/10/2021

Ao ter suas férias transformadas por uma visita inesperada, Antoine se depara com a
a jovem Hélène...a partir desse momento novas descobertas acontecerão. Ambos
adolescentes, na flor da idade.
Uma leitura que, no desenrolar da história, foi subindo de nível, da ingenuidade
passando pela curiosidade até o sexo propriamente. De forma sutil e delicada até certo
ponto.
A história em si, ela prende a atenção, fazendo com que o leitor mergulhe na mente dos personagens, provoca reflexões importantes sobre a descoberta do sexo, as amizades, as companhias e a importância do ambiente familiar.
Sinceramente, achei que a HQ apelou para determinados assuntos de forma incômoda e desnecessária. Poderia ter explorado os assuntos de uma forma mais plausível. Ah, o seu final deixou a desejar. Esperava mais da literatura.

Luis.Fernando 14/11/2021

Rapaz...vou te dizer que muita gente vai ler errado essa HQ.
E com tantas séries sucesso de streaming, que fala ABERTAMENTE sobre sexualidade na adolescência, falar que essa HQ é "Errada" é hipocrisia.

Cinara... 09/12/2021

Cheira à férias de todo mundo em algum lugar do passado...
" - Tenho sempre a impressão de estar sozinha, ainda que rodeada de gente.
- Mesmo quando tá com a gente?
- Não com vocês estou muito bem."

Pra mim foi indescritível, como alguém pode te tirar da realidade e te jogar anos atrás de sua infância?
A sensação de reconhcer tudo, lugares, pessoas, mesmo sem nunca ter vivido o que está lá , mas ao mesmo tempo ter vivido página por página.

Rafa @primeiroscapitulos 04/03/2020

Sexual d+
Trabalho ótimo, bonito, mas a sexualização infantil me incomodou, a garota tem 16, ele somente 13. A descoberta existe, mas acho 13 cedo d+.
Hely 04/03/2020minha estante
Os franceses costumam abordar muito o tema sexo nas suas Hqs, existe até uma Hq infantil que aborda tal tema, mas de maneira mais educativa.

//Essa Hq fez até polêmica no Brasil durante as eleições, pois estavam dizendo que fazia parte de um tal de "Kit Gay".

Rafiza 29/06/2020minha estante
foi um ponto que me questionei se, caso fosse o homem com 16 nao haveria mais problematização nesse sentido.

Rafa @primeiroscapitulos 01/07/2020minha estante
Menina de 13 e menino de 16 é pesado tbm, não é problematização e sim q não achei correto

K-Roll 02/11/2020

Extremamente erótico e se trata de uma hq dobre duas crianças (uma de 13 e outra de 16). Não digeri mt bem

Matheus.Soares 10/09/2023

Delicado e bonito
Há tempos tinha vontade de ler esta hq, e finalmente pude agora. Não me decepcionou, é uma história muito bonita e comovente sobre descobertas, o primeiro amor, o aprendizado com a vida e sobre acontecimentos inesperados e marcantes. Gostei demais.

Andresa 26/12/2019

O singelo caminho para o despertar da sexualidade
Antoine é um menino de 13 anos. Ele tem um irmãozinho mais novo, Titi, e ambos são bons garotos. Eles estão indo passar as férias em uma casa da família, numa região litorânea, e tudo parecia pacato até os pais receberem, por uma semana, uma amiga da família com sua filha, Hélène, de 16 anos.

A garota passa a dormir no quarto com os 2 irmãos e a acompanhá-los em seus passeios. Ela é a típica adolescente rebelde: não trata a mãe com respeito, vive no celular, fuma, usa drogas e bebe. Apesar disso, ela encanta Antoine e vice-versa, e eles mergulham juntos nessa jornada da descoberta da sexualidade na adolescência.

Correndo o risco de ser puritana, achei as experiências com bebidas, drogas e sexo um pouco pesadas para a idade do personagem. Essas cenas de descobertas sexuais são bem constantes e, embora algumas sejam tratadas com um romantismo bem singelo (o apreciar das curvas do corpo feminino, por exemplo), não acredito que eram todas realmente necessárias.

Senti falta de mais profundidade na história, especialmente para entender Hélène. Pelo pouco que conta, é possível definir a razão de ela se comportar como se comporta, mas há uma fala dela, sobre solidão, que ficou no ar sem nenhum tipo de comentário a mais.

Antoine é um garoto bonzinho, que respeita os pais e seus próprios limites. Não tem medo de parecer careta e isso me agradou muito no quadrinho, especialmente porque ele traz essa leveza pra Hélène também.

No geral, é uma história rápida e até gostosa de ler. Queria que tivesse mais páginas e aprofundamento, mas vale a pena para curtir os belos traços entre uma leitura e outra.

site: https://blogumdiamelivro.blogspot.com/2020/12/quadrinho-uma-irma-de-bastien-vives.html

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Esperava outro tipo de história, falando mesmo de uma irmã. Mas é isso que dá não ler sinopse rs. De qualquer forma, a história é legal e vale perder um tempinho com ela.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Xulio Mackfly 27/05/2021

Trama adolescente
Uma história tipo O meu primeiro amor com presença de anita rsrs, aquelas descobertas que temos na adolescência

jotaefesanchez 01/12/2022

Uma graphic novel sobre a chegada da adolescência, da puberdade, as descobertas dessa fase e tantos problemas inerentes a isso.

Com protagonistas buscando seu lugar, experimentando o que podem, durante um período de férias no litoral da França.

A arte minimalista é impecável e diz muito através das imagens de personagens e expressões quase sem traços.

Apresentada de forma sensível, ainda que crua e impactante, não é uma obra que vai agradar a todos, principalmente sob uma análise superficial, considerando apenas a problemática da idade dos personagens.

Aline Araujo 08/01/2024

Incômodo
Acho que um dos objetivos dessa hq é incomodar. A trama começa com um aborto espontâneo e as possibilidades daquele nascimento, então progride para o relacionamento de adolescentes descobrindo a sexualidade e repletos de curiosidade.

Tem muitos trechos que deixam o leitor desconfortável. A Helène é cultuada e desenhada segundo o desejo do protagonista, que tem apenas 13 anos.

O título deixa margem para o leitor pensar que os protagonistas vão ter algum laço familiar (o que é bizarro), por isso eu acho que uma das intenções é incomodar.

Lis 20/09/2022

Ela foi qualquer coisa, menos uma Irmã
Iniciei a leitura sem ter qualquer conhecimento sobre a obra, nem mesmo li a sinopse, em grande parte das vezes gosto da surpresa de descobrir a premissa da história lendo o livro, como o garoto disse no quadrinho "montar um quebra cabeça olhando a imagem de referência não tem graça", mas a surpresa que tive com esta HQ não foi do meu agrado.
As cenas eróticas foram suavizadas pelo tom pastel e os rostos sem expressões, a temática seria "as descobertas do início da adolescência" mas a discrepância de idade (Se trata de uma criança de 13 com uma garota de 16) se assemelha com erotização infantil.

Luuma 06/12/2021

Uma hq sobre descobertas?sobre o despertar do desejo.
Achei a leitura bem interessante, gostei bastante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5