A Canção das Águas

Resenhas - A canção das Águas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mrs Luna 03/09/2020

Passeando de barquinho
Carô Oresteia, é imediata da Cormorant, barco de seu pai, que é um contrabandista conhecido nas terras dos rios, há anos ela espera que o Deus do Rio a abençoe assim como fez com seu pai, com seu avô e todos os seus ancestrais antes dela.
Sua vida era Cormorant, navegando pelos rios juntamente com seu pai e Fee, mas um dia após um ataque a baia sua vida é completamente mudada ao aceitar uma missão para a Magravina, uma espécie de governadora daquela região, ela devia levar um baú para Valonikos, a única regra era não abrir sua carga, porém ela mesma não resistiu a curiosidade e abriu a carga, o que ela não esperava era a reviravolta que esse ato iria causar em sua vida.
Em a canção das águas temos a história de Carô e a corrida para levar Markos para Valonikos, para a segurança, nesse livro repleto de aventuras nas águas do reino onde eles vivem.
A história é uma surpresa completa onde os papéis acabam sendo invertidos, já que a nossa mocinha é quem tem que proteger o mocinho, mesmo ele não sendo completamente indefeso, ainda assim depende e muito da coragem e astúcia de nossa heroína.
Dentro das aventuras vividas por eles conhecemos mais esse mundo, as habilidades de Carô como capitã de seu próprio barco, bem como questões do destino, e não, não estou falando de romance e sim de destino de uma forma geral, relacionado a vida, aspirações e desejos.
Tudo o que Carô quer é ser a capitã da Cormorant e navegar pelas águas dos rios, mas o destino lhe reservou bem mais, até mesmo do que ela estava esperando.
O livro tem uma escrita fluída com uma trama que segue de uma forma rápida, fazendo com que você queira absorver mais e mais.

Maria 26/08/2020

Acabei o livro agora e eu ja imaginava que ia gostar pois, sou suspeita, adoro histórias de navegações e piratas, mas não se engane, como a personagem diz, ela é uma corsária.
No inicio me senti um pouco perdida com todas as denominações de navios e barcos, e é ótimo quando um dos personagens comenta "você sabe que não entendo do que você esta falando" pois me senti representada hahaha,
mas é exatamente isso que faz diferença, no final do livro ja entendia e estava encantada mais ainda com tudo que o livro coloca.
O livro flui de uma forma muito boa e cada capitulo te deixa querendo saber o próximo, os momentos de ação eu gostei muito pela parte estratégica escrita (normalmente eu nao gosto muito das partes de ação em livros pois so fala de como alguem acertou alguem com floreios). E sim, os personagens me cativaram, a aventura e o mundo me cativou e terminou sem que necessariamente tenha que ler um proximo livro, o que as vezes é bom também. Além de que sim, amei o casal e a forma como nao foi repentina tudo que aconteceu. O que posso dizer é que estou muito feliz de ter lido e escolhido esse como a leitura que queria fazer.

Mônica 06/07/2020

Esperava mais
A ideia do livro é incrível pra amantes de ação, magia e piratas, e foi por isso que fiquei frustrada ao chegar nas últimas páginas não aguentando mais um livro arrastado, sem detalhes, com personagens secundários quase sem nenhuma construção, uma história que poderia ser profunda e rica mas que infelizmente foi contada de uma forma rasa

Carol.Iris 04/06/2020

Incrível
Eu amei a leitura,é cativante,fluida e cada elemento na quantidade certa de aventura e emoção.

Ju 22/05/2020

Tirei da estante
Esse livro tava na minha estante desde 2018 se não me engano e sempre tive a vontade de ler, mas estava sem tempo!
Não me arrependi nem um pouco de ter tirado ele de lá para conhecer a história da Carô e já amo

Monique 01/05/2020

Maravilhoso
Lendo pela segunda vez e amando pela segunda vez também. Esse livro é incrível e é um dos meus preferidos. A escrita é leve e a leitura flui; a história é interessante e original. Adoro o fato de a mocinha da história ser totalmente independente e poderosa enquanto o homem é bobo e mimado. É um livro tão bom que a leitura passa num piscar de olhos e o final chega rápido. Super recomendo e estou ansiosa para o volume 2.

Veronica 17/04/2020

Grata surpresa!
Tinha o livro há anos na estante e nunca me interessei em ler. Com a quarentena, resolvi dar uma chance ao gênero e, apesar do início nada sedutor, fui envolvida pela história com a mesma intensidade que os protagonistas. Não é meu estilo preferido, mas para quem já passou dos 16 anos e não tem preconceitos, recomendo a leitura. Já estou à caça da continuação.

Lua 17/04/2020

Cativante!
Uma história interessante com personagens femininas fortes e independentes. Uma história de fantasia muito cativante.

site: https://www.instagram.com/p/Byk95iflGEF/?utm_source=ig_web_copy_link

Luisa - @livrementefalando 12/04/2020

Não vejo a hora de ler a continuação do livro. História muito boa sobre piratas, luta de classes e a descoberta de quem você mesmo é.

NightPhoenixBooks 30/03/2020

Apesar de ter me perdido em alguns dos jargões, que leitura fantástica! Me senti em uma das embarcações, com a brisa do mar e o gosto do sal na pele

AndyinhA 30/01/2020

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história é boa, gostei do universo criado pela autora, os personagens cativam, e a nossa protagonista Carô é ousada, guerreira e sabe o que quer, ou pelo menos o que ela não quer. Passou a vida inteira num barco como mercadora, mesmo tenho metade da família uma posição importante, ela gosta dessa vida.

O livro começa com uma grande aventura, pois ela precisa levar uma encomenda para um lugar que parece ser simples, mas claro que as começas começam a desandar logo no início e uma grande aventura começa. Teremos tesouros, magia, perseguição. Me lembrou um pouco ‘Piratas do Caribe’, mas uma versão adolescente.

A autora foi feliz em criar seu próprio mundo mágico, com deuses do rio e do mar, uma pegada meio mitologia grega/romana e como isso seria se fosse de verdade. Temos um vocabulário rico e foi difícil no início me ambientar nessas informações sem me perder, mas aos poucos as informações entram na cabeça.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2019/12/JornadaPoison.html

Isa Books 14/08/2019

Fui seduzida pela canção
Quando fiquei diante de A Canção das Águas pela primeira vez (assim que foi publicado), naquele momento não conseguiu despertar em mim qualquer interesse em lê-lo.
Passado bons tempos, me reencontro com obra e, como de fato um chamado das águas, me vi querendo enfim embarcar nessa jornada.

Estou surpresa, pois a obra foi melhor do que eu estava esperando, rapidamente me vi envolvida na narrativa, que por sinal é ágil e frenética de certa forma.
Carô é uma personagem que não cativa pela sua simpatia (se é que me entendem), mas pelas suas atitudes empoderadas, sem lamúrias ou frescuras, estando sempre no comando de suas ações, sem esperar ser salva.
Mas, ao contrário de nossa aventureira protagonista - que já nasceu pronta para o que der e vier - o inicialmente chamado Tarquin foi crescendo ao longo da trama, amadurecendo e deixando de lado toda sua arrogância e chatice.

A única ressalva que tenho e que infelizmente me impediu de dar 5 estrelas a esse livro, foi o fato da autora abrir muitas portas e não conseguir fechar algumas delas. Sabem aquela expressão "querer abarcar o mundo com as pernas"? Pois é, ela criou um universo mágico com seres e pessoas de poderes peculiares mas ficou tudo muito vago, como um farol distante em mar aberto. Lamentei essa ausência de profundidade na narrativa.

Agora que fui seduzida por essa canção só me resta correr atrás da sequência. FUI!

@blogleiturasdiarias 03/03/2019

Resenha | A Canção das Águas
Primeiro enredo lido sobre piratas, e saio contentíssima com o encontrado. Sarah Tolcser nos leva profundamente ao mundo marítimo dos navios, seres do mar, lendas e aventura. A Canção das Águas surpreende os fãs de fantasia!

Caroline Oristea faz parte do povo das barcas. Crescendo ao meio das águas, dos barcos e tripulação marítima, aos 17 anos ela ainda não ouviu o chamado do Deus do Rio, o qual sempre esteve presente na sua família passando esse "dom" de pai para filho. Quando seu pai é preso por recusar a transportar uma carga misteriosa, Carô decidi fazer essa viagem no lugar do seu pai, para assim salvá-lo e tirá-lo da prisão. Mesmo sem a ajuda do Deus do Rio, ela decide enfrentar essa missão.

O que Carô não esperava, é que o simples fato de carregar uma carga misteriosa mudaria completamente sua vida. Ela agora se vê envolvida em uma trama política e amorosa que coloca em risco sua vida e todos que estão a sua volta. Afinal que carga misteriosa é essa?! Que missão de importância lhe foi dada?! Será que o Deus do Rio enfim vai tocá-la?!

Nunca tinha entrado em um enredo tão específico quanto esse. Cheio de termos próprios do cotidiano de quem trabalha e vive num barco, foi inicialmente difícil me ambientar. Isso porque os nomes, objetos e componentes não tem explicação na narrativa. A autora coloca a informação e cabe a nós leitores procurar, se quisermos entender melhor. Na minha opinião um glossário com essas explicações ajudaria — e não se faz presente. Por exemplo, em momentos que se falava nas necessidades de fazer ajustes no barco ou até mesmo quando a autora faz a diferenciação de um modelo para outro, se não houver conhecimento prévio ou interesse em pesquisar, o contexto fica um pouco perdido. Mesmo com esse transtorno inicial, foi fácil me adaptar e fazer com que o desenvolvimento andasse. Não somente, me fez gostar bastante dele.

“Existe um deus no fundo do rio. Algumas pessoas podem lhe dizer que isso é só uma história. Mas nós, povo das barcas, sabemos que não é bem assim.“

A mistura dos elementos mágicos — deuses do rio e do mar, a existência de magia — com a ambientação náutica foi certeira. Sarah soube entrelaçar esse pontos de forma natural, como se não existisse um sem o outro, o que te prende do início ao fim. Achei interessante ela criar um mundo próprio a partir desses itens, pois conversará com o leitor que espera algo diferente. Adicionado do fato de termos um romance construído gradativamente — o que particularmente amo — torna o exemplar interessante para quem busca esse tipo de assunto.

Carô é que me foi a grande surpresa. A idade da protagonista me trazia certos receios pois livros que trazem personagens nessa faixa etária tendem a serem intensos nas emoções. E não que ela não seja. Diferentes de outras obras, existe um amadurecimento permeado em ações e decisões que ela toma para si. Forçada a amadurecer por causa dos acontecimentos, ela caminhou bem nas escolhas que fez. Existe algumas discrepâncias quando o romance floresce, porém que dá para relevar.

O maior ponto positivo e atrativo do exemplar é a quantidade de aventuras e situações tensas. São raros os momentos da história não ser mexida — até mesmo nas páginas iniciais temos uma movimentação dinâmica, mostrando a proposta do volume. É cheio de reviravoltas eletrizantes, então espere vários instantes de respiração presa.

O final surpreende, ainda que também se encaminha para algo que podemos prever. Ele não é aberto já que fecha esse ciclo apresentado, deixando um certo gancho para o sucessor — sim leitores, é uma duologia. Fiquei feliz e foi uma obra que não esperava grandes coisas — tinha ouvido certo comentários negativos — onde me vi amando a leitura.

"– A magia não torna um homem mau – disse ele. – É apenas uma habilidade. Não é inerentemente boa nem má. É o que há no coração que o torna mau, como acontece com todo mundo."

De uma forma geral, as fãs de fantasias esperem um prato cheio de emoções. Se a temática sobre piratas, embarcações, aventuras em alto mar é do seu interesse, temos o exemplar perfeito. Apesar das ressalvas, eu o favoritei por todo seu contexto de escrita, forma de construção do enredo e personagens que me conquistaram. Mais que recomendado!

Na parte física, Plataforma 21 arrasa né?! A capa é linda! Confesso que foi a primeira coisa que me chamou atenção para a obra, e sua parte internar não tem nada a perder. Com mapa que nos auxilia na leitura, e detalhes nos inícios de capítulos, fica difícil não gosta da edição. Reforço o fato de faltar um glossário para melhor entendimento dos termos inseridos, entretanto vejo que foi opção da autora. A narrativa é feita primeira pessoa pelo ponto de vista da Carô.

Se a Plataforma 21 não atrasar ou decepcionar — deixemos esse assunto sobre decepções para outra postagem — o segundo volume sai ainda esse ano, o qual tenho grandes expectativas e quero ler! Espero que tenham gostado!

site: http://diariasleituras.blogspot.com/2019/02/resenha-a-cancao-das-aguas-sarah-toclser-plataforma-21.html

Gramatura Alta 12/02/2019

A CANÇÃO DAS ÁGUAS é o primeiro volume da duologia Jornada das Águas, da autora Sarah Tolcser, publicado pela Editora Plataforma 21. Esse é um livro de fantasia Young Adult, que aborda diversos temas interessantes, como o empoderamento feminino e o papel da mulher como um todo, seja dentro de um relacionamento ou em meio a sociedade em que ela está inserida.

Nesse livro, conheceremos a história da Caroline Oresteia, uma jovem de 17 anos que é filha do capitão Nicandros Oresteia. Ela e seu pai trabalham em uma pequena barca e ganham a vida fazendo entregas, seja de produtos lícitos ou até mesmo de contrabandos. Carô cresceu com a certeza que um dia iria receber o chamado do Deus do Rio, que conversa com os marinheiros na linguagem das pequenas coisas. Todavia, anos se passaram e até o momento, ela ainda não recebeu o chamado e está cada vez mais frustrada com isso, pois todas as gerações anteriores de sua família, conversavam com o Deus do Rio – inclusive seu pai – e, aparamente, ela é a única que não foi agraciada com este dom.

Durante uma de suas entregas, Nick atraca no porto Pontal de Hespera, que foi atacado por um cúter que pertence a um grupo pirata denominado Cães Negros. Eles afundaram onze barcas e ali, em meio a toda aquela destruição, Nick recebe uma proposta para transportar uma carga misteriosa – que aparentemente foi a causa de toda aquele massacre – até Valonikos, uma cidade que fica a uma semana de viagem. Todavia, Nick se recusa a transportar a carga e é preso. Agora, cabe a Carô a missão de transportar a carga até seu destino e assim libertar o seu pai da prisão.

Carô parte de Hespera com Fee – que faz parte da raça de homens-sapos, que segundo histórias, nasceu da união do Deus do Rio com a filha de um barqueiro -, uma Carta de Corso e o caixote. Ela recebeu ordens rígidas para não o abrir. Mas essa não será uma jornada fácil, pois existem diversas pessoas interessadas na carga que farão qualquer coisa para colocar as mãos nessa preciosidade.

A CANÇÃO DAS ÁGUAS é um livro intenso que me surpreendeu bastante. Como a trama gira em torno de uma viagem marítima, eu esperava algo bem monótono, no entanto não foi o que eu encontrei. Durante essa viagem, temos aventura, fantasia, mitologia, romance e piratas da pior espécie, sem esquecer, é claro, das intrigas políticas.

Carô é uma personagem bem cativante, eu adorei sua personalidade, ela é forte, independente, aventureira e, acima de tudo, não é cheia de mimimi como vemos em diversos livros do gênero. Mas, apesar de tudo, ela também tem suas inseguranças, o que a torna bem “humana”.

Durante a história, a autora levanta diversos questionamentos sobre o papel da mulher e o seu direito de escolha. Isso foi algo que eu achei bem interessante, principalmente pelo público do livro ser mais jovem. Acho que a autora mostrou, de uma maneira simples e bem clara, que quando uma mulher diz não, é não! Esse direito de escolha não deve ser tirado dela, independente do meio cultural ao qual está inserida.

O romance foi algo que eu gostei bastante. No entanto, senti que tudo aconteceu muito rápido – estou reclamando? Não! –, mas esperava que isso fosse trabalhado um pouco melhor, principalmente pelo fato de que eu não gostei nem um pouco do personagem masculino no começo. Olhando pelo contexto geral, eu achei que o romance levantou diversos questionamentos, tanto para os personagens, quanto para mim como leitora, e acho que ele não estava ali apenas para tornar as coisas mais interessantes e sim para levantar e debater questões importantes como o consentimento.

Os personagens são fortes e decididos, eu adorei a forma como a Sarah trabalhou cada um deles, desde os principais até os antagonistas. A narrativa da autora é extremamente envolvente e fluída; os mistérios são interessantes e me mantiveram presa na história do início ao fim; o cenário político foi bem trabalhado e, apesar de ter ficado um pouco confusa no começo, situei-me relativamente rápido em tudo o que estava acontecendo.

Em relação à parte física do livro, essa capa é linda, o título do livro está em alto-relevo, as folhas são amareladas e a fonte usada facilitou bastante a leitura. A cada novo capítulo, temos um detalhe em forma de onda, que eu particularmente achei bem fofo. A narrativa é feita em primeira pessoa pela Carô. Eu confesso que senti falta de um segundo ponto de vista, gostaria de ter a oportunidade de ver as coisas por outro ângulo, mas, infelizmente, não aconteceu.

A CANÇÃO DAS ÁGUAS é o livro de estreia da Sarah Tolcser e ela cumpriu perfeitamente o seu papel me introduzindo nessa jornada. Eu estou muito ansiosa pelo segundo livro, ele foi publicado dia 05 de junho e tem como título: Whisper of the Tide. Espero que a Editora não demore a lançá-lo aqui.

site: http://gettub.com.br/2019/02/11/a-cancao-das-aguas/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6