O Homem de Giz

C.J. Tudor

Resenhas - O Homem de Giz

pseudoraquel 08/04/2024

11 de fev
Todos, TODOS os personagens desse livro cometem erros (em sua maioria, crimes) e o achei extremamente real por isso, embora, odiei a maneira como os personagens ADULTOS e PAIS perdoavam facilmente pedofilia.

Juucky 08/04/2024

Livro bom, mas com final decepcionante
Bom, de modo geral, é palpável a adrenalina e a tensão ao decorrer da história, e é por isso, somente por isso, que dei 4 estrelas (caso contrário teria dado bem menos). O livro consegue te prender do início ao fim com os mistérios, te deixando curioso na medida certa para continuar a leitura, mas ele peca muito, MUITO MESMO, no final. O plot é interessante, mas não é adequado para o livro. No final parecia que a escritora tava com preguiça de fazer a conclusão e foi jogando tudo com uma explicação rasa como se o protagonista estivesse nos dando uma aula. Os personagens secundários quase não tem personalidade, já que foram """inspirados""" nos personagens de IT: A coisa. Aliás, falando nisso, senti que que a autora foi pegando um elemento de cada livro do King e jogando no dela, pois senti cenários familiares com outros livros dele além deste. (spoiler) NÃO É TERROR SOBRENATURAL, É TERROR PSICÓLOGO (spoiler). Acho um exagero dizer que ela é a versão feminina do King, mas só li esse livro dela e espero que os outros sejam melhores. Eu recomendaria esse livro pelo início-meio, mas acho que não vale a pena ler tantas páginas para o final ser broxante. Mas pra quem gosta de uma tensão realmente viciante como o livro proporciona, vão fundo, só não esperem muito do final.

Isamariana 08/04/2024

Reformulando uma frase para resumir isso aqui: "Livro estranho com gente esquisita".

Bom, o livro conseguiu me prender e deixar curiosa até a metade.

Tiveram muitos pontos decepcionantes, em algumas partes achei a história rasa e enrolada com coisas repetidas. A autora coloca muitos detalhes no intuito do suspense, mas acaba tornando muito chato.

O livro é um grande mistério em torno de quem matou a garota, porém sempre vão entrando outros acontecimentos em torno da trama. Quando o assassino é revelado no final, não me surpreendi. Achei uma coisa mal fórmulada, nada elaborado, parece que foi jogado lá e com muitaaaa enrolação para chegar nisso.
Já o segundo plot que nos mostra quem estava com a cabeça, me surpreendeu. Os personagens são estranhos, mas não esperava por aquilo.

Algumas revelações no meio do livro foram me dando ânimo para continuar, mas quando começava a enrolar novamente já vinha a preguiça.

Não foi um livro tão bom assim, na metade dele já daria para ser revelado tudinho e isso foi bem ruim de ler.
Acho que esse é o típico livro ou você ama ou você odeia.
Hadassa62 08/04/2024minha estante
Eu gostei e ele me prendeu,mas o final é meio capenga msm

Isamariana 08/04/2024minha estante
Ele me prendeu só até a metade, depois desandou kk

@Caroline 08/04/2024minha estante
Achei o final bem ridículo na verdade kkkkkk sem sentido, da cabeça tbm me surpreendeu

Isamariana 08/04/2024minha estante
Kkkkkk foi muito tosco o final, bem decepcionante

Taty 08/04/2024

Achei meio besta, nada muito surpreendente. Não me surpreendi muito com os acontecimentos finais pq meio que tava na cara que ele era louco.

little freak 08/04/2024

Deliciosamente surpreendente ou surpreendentemente delicioso?

Amei isso, fazia tanto tempo que eu não lia um livro que me prendesse desse jeito. A escrita é impecável e essa coisa de ficar transitando entre 1986 e 2016 - a pré-adolescência e a meia idade do protagonista - foi muito genial, porquê cada vez que o capítulo acabava deixava um gostinho de "quero mais" muito agonizante mas muito bom.
Foi bomba atrás de bomba, literalmente. Se os outros livros dela forem tão bons quanto esse, eu serei uma leitora feliz.

Stella 07/04/2024

Não é meu tipo de leitura, tenho muito receio de pegar livros de suspense pra ler porque durmo a noite e eles me tiram o sono rs porém eu gostei muito da leitura. Achei os capítulos bem amarrados e feitos de uma forma que realmente não da vontade de largar enquanto vc não chega no próximo. Os capítulos intercalam entre passado e presente, o que os deixa mais envolventes e, de algum modo, supreendentemente você culpa todo mundo por tudo e se surpreende em vários pontos. Achei que algumas perguntas ficaram em aberto, pelo menos pra mim, quer dizer, julgo que alguns fatos tiveram outras colaborações, pelo menos deu a entender.

Enfim, gostei bastante da dinâmica e como realmente não é meu gênero eventual, possivelmente isso tenha me prendido mais.

g4biee 07/04/2024

Previsível, mas não tanto.
Já desconfiava quem era o perturbado da cabeça desde o começo, mas o final me fez perceber que ele era mais perturbado do que dava pra imaginar.

Julia.Gr 06/04/2024

Decepção?
Me emprestaram este livro e achei a capa chamativa como se só de olhar para a capa fosse uma história boa. Maaas, todos temos o choque de realidade, né? Gostei da quebra de tempo do livro, mas coloquei muitas expectativas para ele, mais do que ele realmente cumpre.
Senti que o final foi preguiçoso, como se a autora quisesse apenas terminar o livro logo.
Foi meio revoltante e pensei em abandonar, mas brasileiro não desiste, né meus queridos?
Fui até o fim mesmo não curtindo muito. ??

Milena 06/04/2024

Uma onda de suspense com terror, com um final inesperado e imprevisível,boa de experimentar, indicaria muito para os meus amigos que gostam de terror

Phillipy1 06/04/2024

E o que aconteceu com a cabeça?
Há dois anos venho tentando ler esse livro, e nunca conseguia, pois achava cansativo a história se passar entre presente e passado. Mas esse ano, decidi que ia tirar da aba dos abandonados, e meu Deus, que leitura excitante. Foi se aproximando do fim e eu não consegui parar de ler, queria saber o que aconteceu, quem matou a menina, o Motivo e o que aconteceu com a cabeça.

Eu nunca teria esperado por esse desfecho, meu Deus, sensacional.

Frank48 06/04/2024

Muito envolvente
Por indicação de uma amg, resolvi ler esse livro e após ter lido que não tinha gostado tanto. Esse aqui me prendeu muito fácil! Eu amei cada parte dele e achei incrível que inicialmente eu gostava mais das partes de 1986 e no final as partes de 2016 ficaram mais interessantes! O final foi um pouco previsível e eu lembrei de manual de assassinato para boas garotas. Mas eu amei muito e indico muito pra quem quer ler um livro rápido

Carla.Parreira 04/04/2024

O homem de giz (C. J. Tudor). A história apresentada neste livro começa em 1986, na cidade de Anderbury, onde um grupo de quatro amigos (três meninos e uma menina) de cerca de 12 anos estava constantemente procurando algo para passar o tempo e também tentando escapar dos valentões que os perseguiam. Naquela época, eles criaram um código secreto, composto por desenhos de homenzinhos rabiscados no asfalto. No entanto, um desenho misterioso os levou até um corpo desmembrado e espalhado num bosque. O livro é narrado em primeira pessoa por um dos personagens, Eddie, e a narrativa é intercalada em duas linhas temporais distintas, sendo o passado (1986) e o presente (2016). O tempo passa, e os amigos crescem, enfrentando os desafios e dilemas da vida adulta. Ainda assim, o passado tem uma forma de rondar-lhes ressuscitando velhos sentimentos e trauma. A busca por respostas e a tentativa de compreender o que realmente aconteceu no passado os leva a descobrir verdades surpreendentes e, consequentemente, a enfrentar os demônios do seu próprio passado. Enquanto o tempo passa, o livro explora temas mais profundos, como a amizade, a responsabilidade, a lealdade e o significado de verdade e falsidade. Os personagens enfrentam conflitos internos e externos, questionando suas opções e ações passadas. A história também aborda a importância da redenção e do perdão. Trecho sublinhado: "...Nós achamos que queremos respostas. Mas o que realmente queremos são as respostas certas. É a natureza humana. Fazemos perguntas que, esperamos, nos tragam a verdade que queremos ouvir. O problema é que você não pode escolher suas verdades. A verdade tem o hábito de simplesmente ser a verdade. A única escolha real que você tem é acreditar ou não..."

DannySousahh 04/04/2024

Segredos Podem Destruir Uma Amizade ?
Misterioso e impactante, essas são no meu ponto de vista a definição desse livro.

O livro me fez lembrar do filme ?It a coisa? pois a história é vivida por um grupo de amigos que inclui uma única garota e que adoram andar de bicicleta.
Mas será que os segredos que os cercam podem fazer com que continuem amigos ? Que continuem confiando um no outro ?
Bom?. Veremos que até os segredos mais ?Simples ? podem não só acabar com uma amizade como também pode destruí-la para sempre.

A história se alterna entre presente e passado e te envolve de uma forma que não tem como explicar! Só lendo mesmo pra entender doque estou falando.