O Homem de Giz

C.J. Tudor

Resenhas - O Homem de Giz

mello 23/06/2021

livro otimo final horrível
fiquei o livro inteiro muito nervosa e presa à história, para chegar no final e parecer que a autora estava com pressa e teve que inventar um final em cinco minutos.
Caroline 23/06/2021minha estante
Omg

ce 24/06/2021minha estante
EXATO!!!!

deelabooks 11/08/2020

essa escritora promete
uau, primeiro de tudo devo dizer que a escrita dessa autora é ótima, ela me prendeu desde a primeira situação esquisita que acontece no livro, a narrativa não fica parada em apenas uma coisa, até porque o livro todo se trata de duas linhas de tempo sendo apresentadas, o ano de 1986 e de 2016, nesse vai e vem a autora coloca questões em nossa mente o tempo todo, você vai ficar muitas vezes com aquela confusão "wtf???" que dá quando lemos este tipo de livro. acho que por isso é um dos meus gêneros favoritos.

o plot twist da história não foi tão radical quanto imaginei que poderia ser, tantos elogios sobre o livro achei que teria uma reviravolta muito arquitetada e surpreendente, mas foi bem tranquila, eu diria, foi algo seguro para a autora. mas o suspense que ela faz realmente merece elogios.

indico esse livro para quem gosta daqueles mistérios bem estruturados no decorrer da narrativa, o fim pode até agradar você se este livro for um dos primeiros que você ler desse estilo. creio que será uma boa oportunidade de conhecer mais esse mundo do mistério e thriller.

meu Instagram sobre livros: @deelabooks

site: https://instagram.com/deelabooks?igshid=gd1ggsim547b
Mi Rubin 11/08/2020minha estante
Ela promete e crumpe, pq a crescente dela a cada livro é nítida ?
Lendo As outras pessoas, e tô meio que surtando haha ?

deelabooks 11/08/2020minha estante
ah que boom, até agr só li o homem de giz msm, espero ler ela logo mais :)

Mi Rubin 11/08/2020minha estante
Boa leitura ?

samara 10/08/2022

a história me entreteu demais, tanto que bati meu recorde de leitura, mas realmente, o final é meio nhê.

Isamariana 08/04/2024

Reformulando uma frase para resumir isso aqui: "Livro estranho com gente esquisita".

Bom, o livro conseguiu me prender e deixar curiosa até a metade.

Tiveram muitos pontos decepcionantes, em algumas partes achei a história rasa e enrolada com coisas repetidas. A autora coloca muitos detalhes no intuito do suspense, mas acaba tornando muito chato.

O livro é um grande mistério em torno de quem matou a garota, porém sempre vão entrando outros acontecimentos em torno da trama. Quando o assassino é revelado no final, não me surpreendi. Achei uma coisa mal fórmulada, nada elaborado, parece que foi jogado lá e com muitaaaa enrolação para chegar nisso.
Já o segundo plot que nos mostra quem estava com a cabeça, me surpreendeu. Os personagens são estranhos, mas não esperava por aquilo.

Algumas revelações no meio do livro foram me dando ânimo para continuar, mas quando começava a enrolar novamente já vinha a preguiça.

Não foi um livro tão bom assim, na metade dele já daria para ser revelado tudinho e isso foi bem ruim de ler.
Acho que esse é o típico livro ou você ama ou você odeia.
Hadassa62 08/04/2024minha estante
Eu gostei e ele me prendeu,mas o final é meio capenga msm

Isamariana 08/04/2024minha estante
Ele me prendeu só até a metade, depois desandou kk

@Caroline 08/04/2024minha estante
Achei o final bem ridículo na verdade kkkkkk sem sentido, da cabeça tbm me surpreendeu

Isamariana 08/04/2024minha estante
Kkkkkk foi muito tosco o final, bem decepcionante

Art3mis 15/10/2021

Ai gente...
A trama é interessante, os personagens são interessantes, o cenário construído com a época é interessante porém acabou não indo (pelo menos para mim)... Eu gostei bastante da forma como foi escrita alternando entre passado e presente, todos os elementos dos anos 80, claras referências ao King, porém fiquei confusa em mais da metade da escrita, toda hora fiquei confusa se era algo mais sobrenatural ou se era algum personagem maluco, demorou um bom tempo pra ser esclarecido que era um thriller com mistério.
Também tive a sensação que apertou muito na mesma tecla em vez de seguir em frente, engatou diversas vezes sem ir a lugar nenhum, personagens pouco explorados, sei muito pouco sobre a índole e caráter e acredito que seja proposital na intenção de quebra de expectativa com os personagens porém o caso é que lendo o livro todo eu não consigo descrever direito nem o protagonista. Tentaram acerta no stranger things com crianças que a gente sente carisma e conhecemos mas acertou no sexta feira 13, onde a única função dos jovens (pouco explorados) é ser a vítima.
Não foi a melhor das experiências...
brugoo 15/10/2021minha estante
a melhor resenha que já vi sobre o livro! foi exatamente assim comigo quando li... sem contar o final péssimo e certas coisas que não foram explicadas

Yas 15/10/2021minha estante
O final é bem confuso. Eu tava cheia de expectativas quando eu comecei a ler o livro, mas deixou muito a desejar

Miih 21/01/2022

O homem de giz
É um livro bom. Pra quem está de ressaca literária, O homem de giz é um livro perfeito pra sair dela.
É um livro que te prende, muitos mistérios, personagens estranhos, quando vc acha que finalmente tudo vai se resolver, o mistério volta e volta com novas pistas.
Vou ser sincera, este livro estava em minha estante a 2 anos, não tive coragem de ler, mas depois criei vergonha na cara, e juro pra vcs, foi a melhor decisão que eu tomei.
Wilma 21/01/2022minha estante
É muito bom mesmo esse livro ?

lulu 21/01/2022

esperava mais pela fama que tem
a leitura foi mega rápida! desde o começo me intriguei bastante com o plot, e a divisão dos capítulos, entre o protagonista mais novo e o protagonista mais velho, atiça o leitor a querer saber mais e mais da cronologia dos fatos.
e é um desenvolvimento muito bom, acredito eu. até um pouco antes do final, eu estava amando e não conseguia parar de ler!
são acontecimentos muito intrigantes e as aparições dos bonecos de giz me deixou cada vez mais curiosa!!!
são acontecimentos detalhados, que na maioria das vezes, pode ter gatilho. ate onde eu me recordo, não indico a leitura/indico pular o trecho, pois há um episódio de assédio sexual explícito!
do começo até um pouco depois da metade, tava tudo bem. mas tudo tem um porémzinho.
o final é péssimo, eu gostei tanto do desenvolvimento que finjo que é uma história inacabada. porque é mt melhor pensar assim. parece que realizaram o final às pressas, são coisas que não tem nada com nada, o rolê sobre os bonecos de giz nunca foi explicado. o final é totalmente sem coesão e coerência, chega a ser entediante quando comparado ao resto da leitura.
se vc abandonar o livro antes do desfecho, vc sai feliz da vida!
Carol Kowalski 21/01/2022minha estante
C. J. Tudor e Jo Nesbo - dois escritores que fui pelo Hype e não vi isso tudo. E olha que gosto de suspense, policial e detetive. Não tive vontade de continuar a série de livros.

Layso 05/01/2021

o livro é uma delícia, fácil a leitura e te prende demais, tem uma vibe crianças do it: a coisa e a cada capítulo q passa vc fica "mas q porra tá acontecendo aqui??".
Mesmo tendo ficado um pouco confusa eu me senti bobinha quando terminei de ler, pq eu n esperava aquilo no final do livro. EU me surpreendi e me senti enganada por todos os personagens
C.J Tudor serve muito
Marcos.Amorim 05/01/2021minha estante
Estou amando também!

Mia 28/03/2021

Eu esperava mais sobre o homem de giz... como protagonista da história, sabe? Esperava um final melhor, mais bem construído. O final nada tem a ver com nada. :/

Marcus 19/02/2021

Cara, nem consigo explicar o quão fluido foi essa leitura pra mim. Eu comecei a ler sem muita expectativa, mas foi uma coisa amarrando na outra e quando eu percebi, terminei o livro. Gostei do suspense criado e das situações instigantes. O livro me lembrou muito It a Coisa, talvez por isso tenha me cativado tanto. Colocar um grupo de crianças frente a um mal desconhecido, ainda que esse mal não seja sobrenatural, nos dá uma visão sobre um prisma mais inocente da situação, sem contar que, como acontece no já citado clássico do Stephen King, a narrativa é intercalada entre os personagens principais da trama quando crianças e eles adultos. Com certeza eu recomendo.
San 19/02/2021minha estante
Gostei muio desse livro.

Marcus 19/02/2021minha estante
É bem legal né?

San 20/02/2021minha estante
Gostei mais desse do que "O que aconteceu com Anne".

ANDER CELES 24/01/2022

Faltou alma! E faltou esqueleto! Um monte de pedaços...e só.
Muitas ideias misturadas, mas não costuradas. É assim que me senti lendo esse livro. Ideias boas, inclusive, mas que não fizeram sentido pra construção de narrativa. Sabe quando vc vai criar uma história, aí vc cria o banco de ideias, com tudo que seria interessante para uma história, mas não necessariamente para a mesma. Só que vc junta as ideias na mesma, forçando umas conexões que não convencem ou até mesmo se tornam irrelevantes para a trama principal.

Faltou esqueleto. Faltou um corpo principal para essa história. Foi um monte de mistérios dados aos pedaços, mas vc fica sem saber qual era o principal. O homem de giz? Qual foi a importância que teve o homem de giz pra história, gente? Nenhuma. Não dava camada nenhuma pra narrativa. Não ajudou a resolução de nada.

Personagens totalmente descartáveis, totalmente substituíveis. Uma história sem profundidade, parece a narrativa de casos de crime. Ler me lembrou bastante do livro "Boneco de Pano", que não te dá muito background das personagens, nem nada, parecendo um roteiro de filme. Só que o roteiro de filme tem a atuação das pessoas, que faz a gente entender qual é a de cada personagem. Se em um livro, onde vc não vê a atuação dos personagens, você não criar um bom embasamento pras personagens, fica tudo muito superficial.

E a respeito da comparação com "Boneco de Pano", isso fica apenas na questão de raso desenvolvimento das personagens, porque "Boneco de Pano" tem um esqueleto, vc entende o que tá acontecendo. O que não acontece aqui.

Aliás, haja inspiração da autora em outros livros, hein? Essa é grande fã de Stephen King. Usar o método passado-presente, infância-fase adulta, pra contar a história, foi brilhantemente feito pelo rei. Até Felipe Castillo tentou fazer isso em "Serpentário", com certo sucesso até o meio do livro. Mas aqui isso foi ruim. Atrapalhou a história. Poderia até ter alguns flashbacks do passado, mas deveria se concentrar no presente, na investigação de fato. Fora ter bebido da fonte de "It", a autora tbm se "inspirou" em "Pet Cemetery", em uma cena de velório que é exatamente a mesma da cena de velório do livro do King. Exatamente a mesma, nos mínimos detalhes.

Bom, resumindo? Ideia interessante, mas muito mal organizada. Não se trata de dar respostas prontas pro leitor, se trata de contar direito a história para que cada fato faça sentido.

Julia.Gasparetto 05/05/2021

Eu gostei muito do livro, achei muito bom o desenvolvimento e adorei a caracterização dos personagens!! A história me deixou ansiosa, apreensiva, curiosa e inquieta, de forma que quase não conseguia dormir pensando no livro.
Muitas pessoas falam mal desse livro, e confesso que fiquei com um pouco de medo de me decepcionar, mas eu até me surpreendi.
Não entendi muito bem o final e fiquei meio confusa, mas foi COMPLETAMENTE diferente do que eu esperava.
Ainda estou assimilando tudo que aconteceu, mas gostei muito do livro.

Alê Guimarães 13/09/2020

Fraco demais
Definitivamente eu não sirvo para ler esses hypes, não funcionam comigo. Narrativa fraca, personagens superficiais e estereotipados, clichê narrativos bobos e que não empolgam em nenhum momento. A solução do mistério parece preguiçosa enfim, lembrou-me um filme de domingo à noite no SBT.
carmesiabooks 13/09/2020minha estante
Oioi!! Tudo bem?
Criei um insta pra falar sobre livros e gostaria de te convidar pra gente trocar experiências.
Ficaria muito feliz se vc pudesse me seguir!! É @_carmesia .
Instagram.com/_carmesia

Abrahan 15/09/2020minha estante
Sim, eu estou vendo muita gente comprando esse livro com os do king, eu comprei alguns e estou esperando chegar, agora tenho mede de ser ruim como esse livro.

Abrahan 15/09/2020minha estante
O pior é que quando o "padre" é apresentado fica óbvio que ele será o vilão e sinceramente essa ideia de "ele ficou doente e incapacitado" não colou nada

Alê Guimarães 15/09/2020minha estante
Exato, Abrahan. Achei muito fácil a solução encontrada pela autora. Fora que em nenhum momento o livro gera a ansiedade necessidade para um bom triller. Não me apeguei a nenhum personagem, parecem todos muito falsos. Nenhuma morte me causou impacto ou surpresa.

Abrahan 16/09/2020minha estante
Sim.

alicezinhw 24/10/2023

Te amo cj tudor!!
Livro massaaaaaaa
seria mais emocionante se minha amiga não tivesse me dado o spoiler do plot final kk, falando nesse plot, eu não desconfiaria nunca se não fosse por ela.
enfim, gostei da leitura