A Louca da Casa

A Louca da Casa Rosa Montero

Resenhas - A Louca da Casa

Frank 14/02/2021

Me parece uma autobiografia ficcional em que a autora elogia ou difama diversos escritores. Parece que eu estou lendo um blog de coisas aleatórias, em que cada capítulo não se encaixa com o próximo. Parece que juntaram postagens e emcaparam num formato de livro. A autora narra 3 relacionamentos que ela teve, mas são tão parecidos que no segundo eu achei que estava repetindo páginas. Fiquei entediado em diversos momentos e demorei de ler este livro.
Leo 31/03/2024minha estante
Jovem, os três "relacionamentos" narrados aos quais você se refere não são parecidos. São o mesmo relacionamento, contado de três maneiras diferentes. São exemplos de como os escritores partem de um fato real para criar variações e chegar à trama final. A própria Rosa Montero explica isso no último capítulo do livro. E não se trata de uma autobiografia ficcional, é um ensaio com trechos autobiográficos. Tem certeza de que leu o livro com atenção? Ou fez uma leitura marromenos e veio opinar no Skoob?

Aline 26/09/2017

A Louca da Casa - Rosa Montero
Um livro sobre livros e para quem gosta de livros. Através de ensaios, um pouco de biografia (da autora e de outros autores famosos), e ficção, o livro aborda o processo criativo, motivações e dificuldades que envolvem os hábitos de leitura e escrita.
Se você gosta de citações, vai adorar! Eu adoro, meu livro está todo marcado.
É bem capaz também que você acabe a leitura com uma listinha de novos livros "para ler" que a autora vai citando em meio à curiosidades sobre seus autores.
Um recurso interessante usado por Rosa foi contar a mesma história (sobre um relacionamento amoroso que teve com um ator famoso) três vezes ao longo do livro, mudando alguns dados e o final. Com isso ela nos mostra que um bom escritor pode levar uma história e os seus leitores para onde e como quiser! Ainda nos deixa com a pulga atrás da orelha: será que aconteceu mesmo? Nunca saberemos.
O título do livro faz menção a uma frase de Santa Thereza: "A imaginação é a louca da casa".
Segundo Rosa Montero, o que nos distingue do resto dos seres é o poder de imaginar, criar histórias, contá-las. A imaginação é uma espécie de loucura.
É um livro leve, bem humorado. Parece que a autora está conversando com você.
Como boa geminiana, que gosta de saber um pouco de tudo, adorei! Terminei o livro já com vontade de reler (e não costumo reler livros).
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️
(Não ganhou 5 estrelas porque os capítulos não tem ligação entre si, então o livro não te prende. Você pode muito bem fechar e voltar a ler um tempão depois...e foi isso que aconteceu comigo.)
Brenda.Podanosqui 21/07/2020minha estante
Que instigante!!!

Carol 31/10/2021

Livro sobre livros
Muito interessante saber um pouco mais sobre os processos das pessoas. Livro de leitura rápida e fluida,daqueles de uma sentada. 3 estrelinhas porque não achei genial e acho que nem era pra ser. Cumpre seu papel de ser um livro ok.

Cacau @dra.leitora 30/10/2016

Pensando sobre literatura
Esse livro foi indicado pela TAG experiências literárias e a leitura para mim foi muito reflexiva, então demorei um pouco para concluir.
Uma coisa que me incomodou bastante foi o primeiro ecos da leitura da revista da TAG. Lá eles diferenciam feminismo de anti-sexismo, na realidade o feminismo prega a igualdade de gêneros, então anti-sexismo e feminismo são a mesma coisa e a TAG diferencia um do outro, ao contrário da Rosa que deixa bem claro no livro que ambos os termos são sinônimos apesar das pessoas darem cargas diferentes para cada um. O femismo que prega que as mulheres são melhores que os homens, e se contrapõe diretamente ao machismo, duas teorias que são péssimas e preconceituosas.
Achei o livro bem interessante e as várias histórias sobre M. me fizeram rir bastante. As diversas histórias sobre os autores me fizeram pensar sobre como o ser humano vive para alimentar seu ego.
Foi um livro bem diferente para mim, hora eu estava amando a leitura, hora eu estava dormindo em cima do livro, ainda estou na dúvida sobre quantas estrelas ele merece.

Rafael 30/08/2019

Sobre leitores e escritores
Leitores vorazes e, arrisco dizer, até os tímidos, talvez não tenham a dimensão do quão humana é a condição do escritor. Isto é, por vezes, e me corrijam se eu estiver errado, nós, leitores, consideramos os escritores como seres transcendentais que habitam um paraíso particular inacessível para nós, meros "mortais". É como se eles, os escritores, fossem dotados de alguma habilidade extraordinária, para não dizer quase divina, que os autorizam a tocar nossa alma por meio daquilo que escrevem. Lapidando palavras, eles nos transmitem sentimentos, contam estórias e nos convidam à refletir sobre a nossa própria condição humana. Seja por meio de um pequeno conto, seja pelo mais extenso romance, a literatura, e, por conseguinte, os escritores, revelam, de uma maneira ou de outra, um pouquinho de cada uma das incongruências que nos cercam e que nos constituem como seres humanos. Mas, se os escritores são assim tão especiais, nem que seja só para mim, do que eles são feitos? É essa inquietante pergunta que Rosa Montero deseja responder ao dissecar, nesta curta e belíssima obra, a essência dos escritores, singularmente dos romancistas. Misturando dados biográficos com reflexões e anedotas sobre diversos escritores famosos, a autora, de forma magistral, nos convida a conhecer esse ser aparentemente desconhecido que é o escritor(a). Suas angústias, medos, fraquezas, belezas, satisfações, realizações, dentre tantas outras características são expostas carinhosamente por Rosa nesse livro que se mostra essencial para todos aqueles que se consideram leitores, sejam esses de que estirpe forem. Mais que consumir literatura, é preciso enxergar que do outro lado das linhas justapostas num texto existe alguém. Alguém que tem sentimentos, alguém que teme não ser lido ou ser esquecido. Um ser por vezes vaidoso, por outras desidioso, capaz de nos proporcionar tanta felicidade quanto um doce sorvete bem gelado numa tarde quente de verão. Recomendo a leitura de cada linha desse magnífico livro para quem, como eu, é apaixonado por literatura e, por sua vez, pelos escritores que a constituem.

Eliane 24/02/2013

O processo de criação do escritor(a)
Livro interessantíssimo sobre o processo de criação. Autobiografia e metalinguagem. Fascinante!!! A escritora Rosa Montero escreve sobre suas inspirações, medos, experiências que foram mote para seus romances e também revela os mesmos processos vividos por escritores importantes para a humanidade.

Lucinha 27/12/2020

Rosa Montero fala sobre a imaginação e a vida de escritores, sua história e personagens, principalmente sobre a sua própria.

É praticamente um livro de histórias sobre os contadores de histórias, uma conversa com a autora sobre todo o processo de imaginação para a criação.

Mi Hummel 02/02/2013

A Louca da Casa convida a entrar.

" O que o romancista faz é desenvolver múltiplas alterações, essas irisações da realidade, da mesma maneira que o músico compõe diversas variações sobre a melodia original. O escritor pega um grupo autêntico da existência, um nome, um rosto, um pequeno episódio, e começa a modificá-lo mil e uma vezes, substituindo os ingredientes ou dando-lhes outra forma, como se tivesse aplicado um caleidoscópio sobre sua vida e estivesse rodando indefinidamente os mesmos fragmentos para construir mil figuras diferentes." p. 226

Esse parágrafo resume a essência do pequeno livro de Rosa Montero. Uma verborragia intensa e deliciosa de suas pretensas memórias misturadas com suas ilações sobre o ofício de ser romancista.

M. é a grande estrela de seu caleidoscópio. Ele é a música que serve como exemplo do parágrafo acima: remontado, desdobrado, recolado inúmeras vezes, pouco importando se se trata de uma grande inverdade da Louca da Casa.

Não há como descrever por aqui o que é este livro.
Ele não me chamou a atenção, nem um pouco: eu relutei em comprá-lo. Mas me rendi aos comentários que li sobre e decidi responder à um arrastamento interior, meio que involuntário.
E então vi-me acossada pelos inúmeros universos paralelos que a obra propõe.

Recomendo.

Bete Lima 18/12/2010

Esse livro apresentou Rosa Montero ao leitor brasileiro e surpreendeu pela criatividade do texto e o universo fascinante que é revelado. Nele a vida se transforma num verdadeiro coquetel de biografias e autobiografia romanceada.

O seu romance com um famoso ator de cinema e o fato de que ela se via como uma anã quando era pequena será mesmo uma autobiografia verdadeira ou a imaginação se encarrega de fantasiar as lembranças?

Não se pode confiar em tudo porque as memórias nem sempre são o que parecem.

“A louca da casa”, como o título bem diz é um livro sobre a fantasia e os sonhos, os medos e dúvidas dos escritores e dos leitores. É como o baú de um mágico repleto de objetos inesperados.

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/a-louca-da-casa-rosa-montero.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Sandra :-) 22/05/2010

Uma delícia de livro
Indispensável para quem gosta de literatura e, principalmente, para quem gosta de escrever.
Causa estranheza quando ela deixa de falar de literatura para contar uma experiência amorosa dela, a qual reescreve com três finais diferentes, talvez para deixar claro que não foi um caso real, para mostrar como a louca da casa funciona.
Mas para mim isso não conseguiu tirar o prazer de ter lido (e relido) esse livro. Um ensaio sobre a literatura.

Paula 22/05/2010minha estante
Hum...fiquei com vontade de ler o livro, parece bom! Nunca li nada da Rosa Montero, vou procurar! Valeu pela dica, Sandrinha! :) beijo!

Dri Ornellas 05/07/2009

Fiquei muito dividida com este livro: as melhores partes dele são as que falam sobre a vida, hábitos ou acontecimentos de escritores; o problema é a mistura com a vida pessoal da autora, na verdade, isso não deveria ser um problema, a questão é que, como a Claire disse, ela repete história, o que é pior: ela repete a mesma história 3 vezes com finais diferentes!

MDavino 28/03/2009

Excelente!
Maravilhoso! Rosa Montero é fera, escreve com uma competência e envolve o leitor na sua mistura entre o que é memória e o que é ficção. Não importa saber ao certo. Sua relação com a escrita, a fantasia, enfim, merece ser lido e relido!