Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Adriana 11/03/2023

Ah, esse feminismo?
Devo confessar que estou apaixonada pelos livros feministas que venho lendo, nesse último mês. Esse livro de Márcia Tiburi, não foi diferente. São poucas páginas, divididas em 17 capítulos de muito aprendizado e reflexões. É bem difícil destacar qual trecho do livro é mais interessante, porque ela cita os diversos aspectos pelos quais perpassa o feminismo. Acho que vale super a pena, a leitura, como ela disse, pra todas, todes e todos.

Milena 30/03/2020

O feminismo, no significado mais simples do movimento, é a busca pela igualdade social e política entre homens e mulheres. Escrito por Marcia Tiburi, o livro ‘Feminismo em comum: para todas, todes e todos’, aborda o tema de um ponto de vista mais filosófico e traz a questão do feminismo desde o surgimento do termo, explicando o contexto e os ressignificados que ‘mulher’ e ‘feminismo’ tiveram ao longo do tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a obra também aborda a significação e a questão do patriarcado - sistema em que os homens têm o poder de liderança em diversas esferas - , enraizado fortemente na sociedade, e sua relação com o capitalismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste pequeno livro, além de explicar conceitos e trazer uma breve análise histórica, a autora levanta o feminismo como forma de desconstruir a ideologia do patriarcado de maneira que isso favoreça não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é rápida e essencial, principalmente pelo contexto que vivemos, em que a todo instante somos bombardeados com informações e muitas vezes não sabemos o que é verdade.

______

Quer conferir outras resenhas? Me segue no Instagram!

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Cecí 13/01/2024

Uma síntese filosófica válida, mas um tanto prolixa.
"O que seria a essência quando se trata de compreender um ser humano que, na história, na sociedade, na cultura e na vida cotidiana, se modifica dinamicamente?".

Encontrei esse livro em uma promoção nas Lojas Americanas e concluí que não haveria possibilidade melhor de conhecer mais do trabalho de Márcia, do qual tenho ressalvas, pagando apenas R$10.

Ele cumpre o que promete: sintetiza conceitos contemporâneos da luta feminista sob uma abordagem mais filosófica e é um ponto de partida pra quem deseja se iniciar no tema, com boas referências bibliográficas. Mas peca em ser prolixo e repetitivo, em especial nos capítulos finais, onde a conclusão parece um tanto apressada.

taylany.rodrigues 06/04/2020

Importante.
Aborda um tema super importante e respeito isso. Não dei 5 estrelas porque não concordei com algumas colocações, o que não desmerece em nada a obra.

Agnes Louyse 14/03/2024

Ótimo guia para iniciantes no assunto
Foi transformador para mim e minha primeira leitura sobre o feminismo e suas origens e como nossa sociedade atual é inserida no contexto. Vale mto a pena a leitura!

Luisa 11/04/2020

Achei extremamente repetitivo e a leitura acabou se tornando muito cansativa

Amanda 15/04/2020

Comece por aqui
Me considero leiga e analfabeta quanto a livros de filosofia e de feminismo, por isso não posso discutir a respeito do tema ou da relevância técnica da escritora. O que posso dizer é que se trata de uma leitura fácil, um texto de compreensão simples que pode não trazer pensamentos revolucionários a todos, mas que inicia um autoquestionamento e pode ser uma porta de entrada a todos os que querem entender as mazelas da sociedade pelo olhar do feminismo.

Amanda 02/05/2020

Para criticar é preciso conhecer. Então indico este livro para todas as pessoas, independente de amar ou odiar o feminismo.

"lutar pelos direitos das mulheres é lutar pelos direitos dos negros; lutar pelos direitos dos negros é lutar pelos direitos das mulheres e índios, das pessoas trans e dos trabalhadores; lutar pelos direitos dos trabalhadores é lutar pelo direito das mulheres que são trabalhadoras. Quando lutamos por um lugar de fala lutamos pelo lugar de todos."

Paty 26/12/2021

Amei esse livro entregou tudo e mais um pouco do que eu esperava ja estou pretendendo ler os outros livros dessa autora .so achei ele muito pequeno , ele ja é fino e ainda é menor que o normal

Ariel 24/07/2018

Esperava mais. Acho que muitas ideias ficaram inacabadas, meio perdidas. Não é um livro ruim, mas é pouco profundo e ela poderia explorar mais alguns conceitos, algumas questões.

Adriana Scarpin 09/04/2018

Eu nem sou tão fã da Tiburi, acompanho as colunas dela na Cult e olhe lá, esse livro em especial parece dividir-se em capítulos como fossem suas colunas com linguagem coloquial e pouco aprofundadas, mas o resultado geral é satisfatório se pensarmos nele como um textão de facebook que prioriza o depoimento pessoal. Só à titulo de comparação fiquem que a Rebecca Solnit que é muito mais brilhante em suas considerações a respeito do feminismo contemporâneo.

Sissi 09/05/2020

Livro muito bom sobre a importância do feminismo e como ele é necessário para a libertação não só das mulheres, mas de outras minorias.

Diogo 11/05/2020

Primeira leitura essencialmente feminista
Decidi começar meus estudos sobre o feminismo com esse livro de Marcia por ser alguém que eu já admirava e por ser uma leitura "introdutória" mesmo (comecei por ele, mas no meio do caminho li "Sejamos Todos Feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie que tem um estilo completamente diferente)

Me arrependi um pouco. No geral, o livro é bom e traz discussões e questionamentos importantes. Afinal, o trabalha da filosofa não é responder perguntas, mas instigar discussões engrandecedoras.

Contudo, a leitura não é das melhores por alguns motivos que considero problemáticos em um livro teórico. O primeiro deles é que não há referências suficientes. Ela coloca uma nota ou outra, cita algumas pensadoras en passant e é basicamente isso. A ideia da nota não é somente dar o crédito a quem pensou, estudou e publicou primeiro sobre o tema, mas apresentar ao leitor outros pensadores e caminhos de estudo.

Depois tem o fato de Marcia ir e voltar com o mesmo assunto diversas vezes no livro e, em muitos momentos, sem se aprofundar neles (tudo bem, é um livro introdutório, mas isso só gera confusão). E, ao que me parece, há certas contradições em seu discurso. Essa última parte não sei se é devido à minha interpretação leiga e de homem branco ou ao fato de existirem muitas vertentes do feminismo. Só para exemplificar, em determinado momento, ao discutir lugar de fala, fiquei com a impressão de que seres não mulheres devem participar do movimento sim, mas conter tal ato ao apoio da causa. Apesar disso, mais para o final do livro, ela dá até um exemplo de um caso em que um homem teve o lugar de fala em um movimento feminista e foi aparentemente bem sucedido.

Eu entendo que o movimento é uma constante construção, mas algumas coisas geraram dúvidas. Enfim, é um bom livro, com ressalvas. Vale a leitura para reflexão, concordando ou não, com os posicionamentos da autora.

Jéssica 24/05/2020

Ensinamentos para uma sociedade melhor
Um livro com ensinamentos importantes e essenciais na sociedade do dia de hoje. O vocabulário é um pouco difícil e me exigiu ler as mesmas frases algumas vezes para entender completamente a mensagem a ser transmitida, mas o livro é muito bom!