Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Fernanda 29/02/2020

Para todxs
Todxs deveriam ler esse livro. Utilidade pública real oficial!

Angra - @angra_pio 09/03/2020

Uma luta por um mundo melhor!
Feminismo em comum para todas, todes e todos, é um bom começo para entender sobre esse movimento levantado por mulheres que cada dia cresce mais. Conta de uma forma bem resumida porém clara o sofrimento que mulheres viveram por muito tempo e ainda se vive em uma sociedade dominada pelo patriarcado, e não só isso! todos lutamos por um mundo melhor com mais justiça para mulheres, negros, gays, trans e etc.

Bruna Tiene 15/03/2022

Necessário!
Um livro que prova que tamanho não é documento!
Pequeno e rápido, mas com tanta riqueza de informações e pautas tão necessárias!!!
Principalmente quando fala sobre o Lugar de Escuta!!!

Recomendo para quem está iniciando os estudos sobre feminismo!!!

Michele 21/03/2020

Necessário
Leitura extremamente necessária nos dias de hoje

edooardar 31/03/2020

Todos deveriam ler. É um livro em que a autora tem uma opinião forte e nos faz pensar a respeito de muitos momentos dentro da sociedade, mas ainda sim é a visão da autora, sendo ela com a experiência dela a referência sobre o assunto e cabe a cada um avaliar as situações por seus olhos e pelas experiências vividas e assim ter sua própria opinião.

airallis 07/04/2020

Introdutório
Feminismo Em Comum é basicamente um livro que introduz o feminismo à vida de uma pessoa. Pode ser lido por mulheres e homens de todas as idades. Eu particularmente gostei bastante por se aprofundar em vários tópicos dentro do próprio feminismo. Adorei o livro!

veroneze.ta 31/01/2022

Ressignificação
"A transformação da sociedade precisa ser pensada rumo a uma vida melhor para todas as pessoas. Isso implica pensar outro projeto. Outra politica, outro poder, outra educação, outra ética, outra economia."

Um livro que trabalha definições, lugares de dor, lugares de fala, e que propõe mudanças. Mudanças políticas, éticas e poéticas.

Ótima leitura.

Sissi 09/05/2020

Livro muito bom sobre a importância do feminismo e como ele é necessário para a libertação não só das mulheres, mas de outras minorias.

Diogo 11/05/2020

Primeira leitura essencialmente feminista
Decidi começar meus estudos sobre o feminismo com esse livro de Marcia por ser alguém que eu já admirava e por ser uma leitura "introdutória" mesmo (comecei por ele, mas no meio do caminho li "Sejamos Todos Feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie que tem um estilo completamente diferente)

Me arrependi um pouco. No geral, o livro é bom e traz discussões e questionamentos importantes. Afinal, o trabalha da filosofa não é responder perguntas, mas instigar discussões engrandecedoras.

Contudo, a leitura não é das melhores por alguns motivos que considero problemáticos em um livro teórico. O primeiro deles é que não há referências suficientes. Ela coloca uma nota ou outra, cita algumas pensadoras en passant e é basicamente isso. A ideia da nota não é somente dar o crédito a quem pensou, estudou e publicou primeiro sobre o tema, mas apresentar ao leitor outros pensadores e caminhos de estudo.

Depois tem o fato de Marcia ir e voltar com o mesmo assunto diversas vezes no livro e, em muitos momentos, sem se aprofundar neles (tudo bem, é um livro introdutório, mas isso só gera confusão). E, ao que me parece, há certas contradições em seu discurso. Essa última parte não sei se é devido à minha interpretação leiga e de homem branco ou ao fato de existirem muitas vertentes do feminismo. Só para exemplificar, em determinado momento, ao discutir lugar de fala, fiquei com a impressão de que seres não mulheres devem participar do movimento sim, mas conter tal ato ao apoio da causa. Apesar disso, mais para o final do livro, ela dá até um exemplo de um caso em que um homem teve o lugar de fala em um movimento feminista e foi aparentemente bem sucedido.

Eu entendo que o movimento é uma constante construção, mas algumas coisas geraram dúvidas. Enfim, é um bom livro, com ressalvas. Vale a leitura para reflexão, concordando ou não, com os posicionamentos da autora.

Jéssica 24/05/2020

Ensinamentos para uma sociedade melhor
Um livro com ensinamentos importantes e essenciais na sociedade do dia de hoje. O vocabulário é um pouco difícil e me exigiu ler as mesmas frases algumas vezes para entender completamente a mensagem a ser transmitida, mas o livro é muito bom!

Leticia.Frascolli 13/01/2022

Força.
"Nosso feminismo não nasce em nós, foi herdado e transformado devido a um sistema de injustiças a qual opomos a luta."

Prissscila 28/12/2020

Junções de temas essenciais sobre o feminismo.
Livro importante para entender o contexto do feminismo. Acredito ser necessário ter uma base sobre o assunto para compreender melhor os temas abordados pela autora.

Marianaa 20/01/2021

Resenha: Feminismo em Comum
Esse livro é muito bom, amei muito alguns capítulos e aprendi muito com outros. O livro nos mostra a importância do feminismo para a mudança do nosso país e da vida de todos que carregam o signo "mulher" consigo, não só estes, mas também todos aqueles que sofrem com o patriarcado e o capitalismo. É uma experiência muito leve de aprendizagem, espero que mais pessoas leiam, afinal tem uma linguagem muito tranquila e de fácil compreensão.

Fernanda.Avila 23/01/2021

Para todos? O feminismo sim, o livro nem tanto.
Bom, apesar de se intitular feminismo em comum para todas, todes e todos, eu tenho lá minhas ressalvas quanto a isso. Não pelo feminismo, acho que ele de fato é para todo mundo, mas pelo livro que achei menos acessível do que se propõe. É bom? É sim. Bom. Não excelente. Tem passagens excelentes e reflexões profundas em meio a alguns tantos discursos herméticos. Ainda assim, aprendi bastante. Recomendo? Depende da sua paciência. Se for curta, nem um pouco. Se for acima da média pode ser de grande utilidade.