Interferências

Interferências Connie Willis

Resenhas - Interferências

Marlene C. 19/04/2018

[Resenha] Interferências - Connie Willis
Briddey Flannigan trabalha na empresa Commspan que é concorrente direta da Apple, seu namorado Trent, é um dos melhores partidos dentro da empresa, ela namora ele a apenas algumas semanas, mas sente que Trent é o homem da sua vida. Por isso, quando Trent sugere que eles façam um EED – procedimento cirúrgico que promete o aumento da empatia entre o casal e que consequentemente gera uma conexão emocional – ela aceita sem pensar duas vezes.

Briddey é uma jovem que já não aguenta mais a intromissão de seus familiares em sua vida e ela ver o EED, como uma via de escape. No entanto, como esse é um procedimento muito requisitado ela e Trent terão que aguardar em uma imensa fila de espera, o que dará a oportunidade aos seus familiares e conhecidos de opinar a respeito do EED.

Sua família é totalmente contra o procedimento, assim como o C.B. Schwartz, um nerd da computação que também trabalha da Commspan e aparentemente se preocupa muito com ela. Todavia, Briddey está decidida a fazer o procedimento e vai de boa vontade quando Trent consegue uma vaga de última hora, tudo ocorreu bem, a cirurgia foi um sucesso! ou não? Briddey agora terá um grande problema em mãos, pois, ao invés de se conectar com seu namorado, ela conectou-se emocionalmente a um conhecido.

“Só que algumas pessoas acabam conectadas demais, entende, principalmente quando se trata de relacionamentos.”

Interferências é um livro que se passa em um futuro não tão distante, onde a tecnologia avançou de um modo bem gradativo e está ainda mais presente na vida dos seres humanos. Essa é uma obra que levanta uma questão muito importante a respeito da tecnologia que é: até onde a comunicação é boa? A que ponto deve chegar esse mundo tecnológico, para que o ser humano perceba que há sim, pontos negativos em tanta comunicação.

Briddey é uma personagem que me encantou nas primeiras páginas do livro, apesar de que eu não concordo com diversas de suas atitudes e escolhas. Acho sim, que ela tem um parafuso a menos em ter aceito um EED tão rápido, mas quem sou eu para julgar? Ela estava apaixonada e acreditava que o procedimento mudaria totalmente a dinâmica do seu relacionamento, no entanto, preciso afirmar, que eu adorei o crescimento da personagem, ela é uma mocinha que se mostrou bem forte, apesar de ter passado por uma poucas e boas no decorrer da obra.

C.B. Schwartz foi um personagem que ganhou meu coração nas primeiras páginas, ele é um nerd da comunicação e trabalha no subsolo da empresa, por isso, não é visto com bons olhos pelos colegas de trabalho, no entanto, quando ele se abre para o mundo e mostra seu verdadeiro caráter, é impossível não amar esse personagem, não torcer pela sua felicidade e realização pessoal.

"Retiro o que disse antes sobre não receber nenhuma emoção de você - disse ele - Acabei de receber... E nem sei como definir... esse sentimento incrivelmente intenso de amor vindo de você. - Ele a abraçou - Você percebe o que isso significa, meu amor?

Sim, pensou ela. Significa que meus problemas são maiores do que eu imaginava."

Trent foi o personagem que no começo despertou um certo interesse da minha parte, em especial pelo fato dele está na linha de frente de um projeto que promete revolucionar o mundo da comunicação e competir diretamente com a Apple, que está lançando um novo aparelho inovador no mercado. No entanto, tirando isso, meu interesse pelo personagem morreu, ele é os típicos namorados estereotipados: bonito, inteligente e bem-sucedido, mas que apesar de suas qualidades, não conseguiu despertar a minha empatia ou até mesmo um certo carinho.

Os personagens secundários foram de grande participação na trama. Uma personagem em especial que eu gostaria de citar é: Maeve, ela é sobrinha de Briddey e sofre com uma mãe super protetora que controla todos os seus passos, dentro e fora do ambiente virtual, ela é uma menina inteligente e muito esperta, que apesar de estar sufocada pela mãe, sempre arruma um jeito de se “conectar” e burlar as regras.

"E você sabe para quem as pessoas mais mentem? Para si mesmas. São mestres absolutas da auto ilusão."

O romance entre os personagens é algo bem sutil e eu achei isso incrível. A relação de amizade e confiança que surge entre eles, vai dando lugar para um sentimento mais forte e impossível de ser contido. Os diálogos são maravilhosos e em sua maioria bem divertidos. A família da Briddey é realmente um evento a parte, dei muitas risadas com a interação entre os personagens.

A diagramação é bem simples. A narrativa é feita em terceira pessoa, alternada entre os personagens. A capa é linda e combina muito com a história e com a descrição dos personagens, as páginas são amareladas, não encontrei nenhum erro ortográfico, no entanto, achei a fonte um pouco pequena e apesar de não ter tido uma grande dificuldade na leitura, ela realmente me incomodou um pouco.

Interferências é um livro que mescla romance, mistério e ficção científica. Esse foi um livro que me pegou de surpresa e arrebatou meu coração, tudo sobre ele é incrível, desde os personagens até o desfecho final.

Acervo do Leitor 12/04/2018

Interferências de Connie Willis | Resenha | Acervo do Leitor
Na ânsia de conhecermos cada vez mais as pessoas deixamos de lado a empatia e o contato para buscarmos informações virtuais. Redes sociais, comunicação por dispositivos eletrônicos, textos e imagens que possam auxiliar nossos relacionamentos. Mas toda essa virtualidade está “aproximando” quem está longe e por vezes afastando quem está perto. Devido ao desejo de conhecimento associado a dependência de tecnologias foi criado um procedimento revolucionário! Por meio de uma neurocirurgia duas pessoas agora terão a capacidade de se conhecerem um pouco mais. Uma tecnologia que promete aumentar a sensibilidade e empatia quanto aos sentimentos do seu companheiro. Mas será que o homem está tão insensível ao próximo que isso se faz necessário? Ou seria apenas mais uma loucura dos tempos modernos? É hora de descobrir…

“Por que toda frase que começa com ‘Precisamos conversar’ acaba mal”

Briddey está namorando Trent. Trent está trabalhando demais cobrando C.B. Schwartz. C.B está preocupado com Briddey, que só tem olhos para Trent. Nossos três protagonistas trabalham com telefonia celular. Buscam um novo aparelho que promete deixar obsoleto o próximo Iphone. C.B criando, Trent gerenciando e Briddey cobrando. Mas há muito mais em jogo. Com seu sangue irlandês, carisma e cabelos ruivos Briddey conquistou o cobiçado galã Trent e seu “porsche”. Mas Trent está muito preocupado, ele precisa saber se ela é a pessoa ideal, ele precisa de mais “conexão”! O conceituado Dr.Verrick criou uma tecnologia que promete uma maior interação e empatia entre os casais. Com uma fila de celebridades fazendo uso desta operação como Brad Pitt, Angelina Jolie e Kim Kardashian ele criou a febre do momento. Trent e Briddey possuem planos que envolvem estar na fila de espera pra esta operação, mas por C.B eles nunca deveriam sequer pensar a respeito.

C.B. Schwartz é um gênio da informática. Com seus cabelos desgrenhados e roupas amassadas ele passa seus dias no “porão” da empresa desenvolvendo tecnologias avançadas para telecomunicações. Ele só tem olhos para telas e circuitos, pelo menos todos pensavam assim. Quando a fofoca que seus colegas de empresa Trent e Briddey iriam fazer esta operação chega aos seus ouvidos, ele resolveu intervir. Sempre calado resolveu falar pelos cotovelos e citar até Hitler e Joana D`Arc para convencer a bela de “cabelos de fogo” a desistir. Estaria ele apenas interessado em seu coração e com medo de perde-la de vez para Trent com sua empatia “anabolizada”, ou ele sabe um pouco mais sobre o procedimento do Dr.Verrick do que aparenta? Mas C.B nunca foi ninguém para Briddey e ela irá fazer a operação. O procedimento é bem sucedido. Briddey se conecta, mas não com Trent. O que começou com um sonho de um futuro louco amor se tornará um pesadelo que remeterá a segredos do passado e umas inusitada telepatia.

“Nunca subestime o poder de um bom livro.”

SENTENÇA

Essa obra escrita pela aclamada Connie Willis é uma comédia romântica com uma pequena pitada de ficção científica. Leve e com um carregado tom irônico o livro poderia ter oferecido muito mais. A primeira parte do livro soa como uma inteligente crítica a moderna dependência das mídias e redes sociais, algo como um bom episódio da série “Black Mirror” (Netflix), mas esse não é o foco real da obra, apesar de parecer. O livro após um razoável interlúdio abordando a não aceitação do fracasso da operação entre Trent e Briddey se torna extremamente repetitivo. Do meio para o final, por mais que a autora introduza alguns segredos na trama, que não conseguem abrilhanta-la, o foco gira em torno da “relação” entre C.B e Briddey. O “charminho” batido do funcionário deslocado conquistando o coração da gatinha de família descolada. A história acaba se estendendo demais desnecessariamente e se torna bem previsível. Apesar da ótima escrita e da premissa interessante (no início) não me convenceu. Não por ser fofo ou bobo, mas simplesmente por ser chato.

site: http://acervodoleitor.com.br/interferencias-resenha/
Virna 24/05/2018minha estante
Dá um alivio tão grande quando a gente pensa "mal" de um livro e vemos que não fomos os únicos.

Lu Oliveira 27/03/2018

"O que eu quis dizer é que, às vezes, as pessoas são diferentes por dentro do que parecem ser por fora..."
"E você sabe para quem as pessoas mais mentem? Para si mesmas. São mestres absolutas da autoilusão."
Briddey namora Trent, um cara super cobiçado na empresa que trabalha. A nova moda agora entre os casais é o EED, um pequeno procedimento cirúrgico que promete aproximar ainda mais as pessoas aumentando a capacidade de se conectarem emocionalmente. Você e seu parceiro devem fazer o procedimento e, em até 48 horas, vocês poderão sentir tudo o que seu parceiro sente, seja raiva, medo ou amor, e assim, ter a certeza do quanto ele te ama de verdade.
Briddey a pedido de Trent fará o EED e todo mundo na empresa só fala nisso e no quanto ela é sortuda, mas tudo que ela quer é se casar e ir morar bem longe da família maluca, que adora se meter em sua vida.
Com a Apple prestes a lançar um novo smartphone que irá revolucionar o mercado, a Commspan precisa de um novo projeto que irá bombar no mercado das telecomunicações. Briddey decide conversar com C. B., um nerd que trabalha no subsolo da empresa, para ver se ele tem alguma ideia mirabolante que irá ajudá-los. Só que, ao invés disso, o rapaz lhe bombardeia com diversos motivos pelo qual ela não deve fazer o EED de jeito nenhum.
Trent acaba conseguindo adiantar a data do EED e fazem tudo secretamente. Só que, algo dá terrivelmente errado e, ao invés de estar conectada emocionalmente com o namorado, ela está conectada com C. B. Como isso pode ter acontecido, se não há laços emocionais entre eles? E para piorar, por que ela consegue se comunicar telepaticamente com ele, se o EED permite que apenas sintam as emoções um do outro? Como contar isso à Trent? Ele vai pensar que ou ela não o ama ou que está louca.
Connie Willis traz uma mistura de romance com ficção científica com um tema atual. A autora fala sobre a banalização dos sentimentos na era digital e como estamos deixando o contato pessoal morrer e valorizando o virtual. Ler Interferências foi uma boa experiência, mas muitas vezes durante a leitura, o ritmo caía e eu fiquei um pouco cansada. Achei a explicação sobre o porquê deles conseguirem se comunicar telepaticamente um pouco confusa.
Se você gosta de livros de romance ou ficção científica, sugiro dar uma chance, pois mesmo que O livro do juízo final ainda seja o meu favorito, Interferências vale a pena. É um livro como aqueles filmes da sessão da tarde, que podem passar mil vezes, mas você sempre vai querer ver/ler pra se distrair.