As Oito Montanhas

As Oito Montanhas Paolo Cognetti

Resenhas - As Oito Montanhas

bella 27/07/2021

Pietro é um garoto da cidade, solitário e pouco sociável. Ele vê sua vida transformada pelo montanhismo e por uma duradoura amizade, que nasce quando sua família descobre o vilarejo de Grana, aos pés do Monte Rosa. Pietro se encanta pela natureza do lugar e conhece outro garoto da sua idade, Bruno, com quem dá início a temporadas de explorações e aventuras em meio a trilhas íngremes, o moinho e casas abandonadas. Nesse tempo Pietro aprende que a montanha também guarda ensinamentos, um modo muito próprio e único de encarar a vida. Esse aprendizado é o maior legado de seu pai, que, muitos anos depois, deixa uma herança que reaproximará Bruno e Pietro.
As oito montanhas é um livro memorável, que explora relações complexas e fortes. De modo tocante, aborda a tentativa de aprender e de buscar nosso lugar no mundo com uma narrativa literária, intensa e lírica, que atravessa três décadas de uma amizade inigualável e nos inebria com o ar puro, a luz e as cores das estações alpinas.

Ezeq 22/11/2021

Reflexões sobre a solitude
Recentemente, tenho pensado muito sobre o que é se sentir, de verdade, pertencente a algum lugar. Lendo esse livro, me senti como se eu também pudesse me sentir muito mais vivo e pleno vivendo na calmaria (às vezes não tão calma assim rsrs) das montanhas. Durante várias partes da leitura, dei uma pausa e refleti sobre a vida, sobre os rumos que tomamos, sobre histórias que deixamos para trás ao iniciar outras, etc. Pra ser sincero, fiquei um pouquinho melancólico.
Sobre a história em si, eu acho que queria algo a mais, não sei bem... Fiquei com uma sensação de incompletude por alguns pontos que foram deixados de lado, já que ambos os protagonistas não dominavam muito bem o dom do diálogo, o que fez com que acontecimentos do passado raramente fossem trazidos à tona, e isso me incomodou um pouco, porque fiquei querendo saber a todo o tempo sobre uma lacuna enorme que existe na história. No mais, eu gostei muito do livro, mas, por esse quesito mencionado, perdeu a chance de se tornar um dos meus favoritos.
Para terminar, deixo uma rápida citação de Byron, que, para mim, dialoga muito bem com a obra:
"Existe prazer nas matas densas.
Existe êxtase na costa deserta.
Existe convivência sem que haja intromissão no mar profundo, e música em seu ruído.
Ao homem não amo pouco, porém muito a natureza."

JL Marcal 20/11/2021

Uma bela história
Uma linda história sobre família, amizade, escolhas e reconciliação. O final foi bem inesperado, mas, ironicamente, também não foi. Recomendo demais!!

marcele.Guima.22 01/10/2022

Bastante reflexivo, faz a gente pensar na nossa vida e nas nossas atitudes, leitura fluída e bem rápida .

Vini 21/08/2021

Lindo, filosófico e tocante
Com certeza me tirou da zona de conforto. É um livro muito bem escrito, com personagens complexos e reflexões lindas sobre a vida.
Só consegui entender quão bonito ele é já no final, recomendo muuuito, é lindo!!!

Cilleni 25/02/2020

Livro bom recomendo
O livro fala sobre as relações humanas como amor amizade família.

Ramirez 22/08/2019

Horrível
Sinceramente não sei nem como consigui terminar de ler

Izabela.Leitte 11/10/2023

Encontra se no mundo nunca é um caminho simples. Significa que teremos altos e baixos assim como subir montanhas?
Somos natureza.