Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Beatriz 13/02/2023

Depois de 6 meses batalhando pra ler a Ilíada e persistindo apenas graças aos memes , eu fiquei relutante de pegar a odisseia mas OBRIGADA UNIVERSO foi incrivelmente legal e divertido e bizarramente melhor que a Ilíada ( talvez eu esteja do lado do povo maluco que acredita que duas pessoas diferentes escreveram ). Enquanto na Ilíada o foco é a guerra , tendo muitas e muitas cenas que são só a descrição de mortes aleatórias , a apresentação de personagens e das origens só pra eles serem mortos na próxima página , na odisseia eu senti realmente o significado de uma narrativa épica. O foco aqui era o Odisseu pós guerra de Tróia , tentando chegar em Ítaca ( que tava ocupada por nobres que queriam casar com a Penélope e no caminho desonravam o odisseu , o Telêmaco , e saqueavam a cidade ) e todas as loucuras que ele passou pra chegar até lá : nada mais nada menos que encontrar todos os monstros possíveis , quase ser transformado em porco pela Circe , pegar várias tsunamis porque Possêidon é o hater número 1 do odisseu , encontrar ciclopes e quase ser comido por eles , ir pro mundo dos mortos sem estar morto , se disfarçar de mendigo umas mil vezes , e é claro muita pitada da melhor especialidade do odisseu : mentiras super hiper ultra elaboradas ! Mentir talvez seja a palavra mais citada nesse livro , e é o maior traço de personalidade do odisseu. Eu achei a odisseia MIL vezes mais divertido e fácil de ler do que a Ilíada mas meu coração ainda está com ela porque nada superou o impacto emocional da cena do Heitor na muralha com a Andromaca antes de ele ser morto , a cena da andromaca descobrindo a morte dele , e a cena do Príamo arriscando a vida e se despindo de todo o orgulho pra ir implorar pro assassino do filho pelo retorno do corpo dele pra família. Não me emocionei assim com a odisseia , mas encontrei mais curiosidade pra saber o que ia acontecer aqui.

Arthur 13/02/2023

Odisseia
Provavelmente meu poema épico preferido (junto de Paraíso Perdido), muito interessante a maneira com que a história é contada, tem uma estrutura próxima de um romance, começando in media res, com retornos narrativos, possuindo um começo, meio e fim bem claros, a história se encerra quando o poema termina, diferente do que ocorre em Ilíada, por exemplo. Odisseu sempre sendo um personagem interessante e com um profundidade moderna.

Milly 10/02/2023

Um clássico
Foi o primeiro clássico que li, envolvente pra mim.
Um poema épico,cheio de palavras diferentes,a narrativa das aventuras e descrições.

dridri 10/02/2023

é
Gostei, esi tal de ulisses bem aventureiro. leitura bem rapidinha e dá pra saber um pouco do que foi aprontado, na volta dele pra ítaca. dei umas risadas boas.

Rafael 07/02/2023

Epopeia humana
Sublime! É essa a palavra que define a epopeia de Odisseu no seu retorno à Ítaca. No início, achei que não ia conseguir acompanhar os versos e que muito ficaria incompreendido. Porém, mais uma vez a editora 34 entregou uma tradução primorosa que permitiu sentir na pele as desventuras do grande Odisseu. Fantástico como Homero constrói a narrativa, revelando como o povo ocidental enxergava, na época, os Deuses e o destino dos humanos. Impressiona, também, ver como muitas das coisas daquele tempo ainda repercutem na vida social e na condição humana de hoje. A hospedagem, aqui entendida como o acolhimento do estrangeiro que, por alguma razão, visita sua morada, é, igualmente, um dos enfoques dessa obra, mostrando que os Deuses valorizam a solidariedade humana. Aliás, os seres humanos da narrativa, cujo destino (jornada de vida) foi primordialmente traçado pelos Deuses, revelam como o homem daquele período lidava com a morte, os infortúnios do viver e o imponderável, ou seja, a alea que domina nosso dia a dia e que, na nossa ignorância, é explicada por algo que transcende (divino), como se fôssemos marionetes manejadas por forças ocultas. Tudo isso sem olvidar da trama magistralmente construída para contar a estória desse arguto herói inspirado por Atena que é Odisseu. Vale muito a pena ler essa obra que, para além de ser a fundação da literatura ocidental, é um monumento à natureza humana.

Luccrazy 06/02/2023

Odisseu glorioso, Filho de Laertes, Engenhoso
A saga de Odisseu em retorno pós Tróia à sua Ítaca e aos seios de sua amada Penélope. Homero irradia poesia pura, humana, divina e vingativa. Zeus se une a Atena para proteger e trazê-lo de volta à sua familia mas não antes sem passar por monstros, ninfas, atentados de deusa (Calipso) ou dos pretendentes de sua esposa.
Arrebatador.

Fran 06/02/2023

Odisseia... Poema épico
Ulisses, um herói mítico da guerra de Tróia. Gostei mais do que o Iliade, embora por vezes me perdi na narrativa voltava e relia.

Durante a leitura, me pegava a lembrar de muitos filmes de ficção que narram histórias de guerreiros que sofrem desventuras e são vencedores... até lembrei das "Aventuras de Pi".

Alguns acreditam que a obra de Homero, só foi escrita séculos depois. Alguns sugerem que ela era escrita em papiro pelo próprio Homero, outras falam está obra era "narrada" em versos por Homero e que foi sucessivamente repassada para outras pessoas e que Homero era analfabeto. Seja lá qual for a a história verídica, um fato é, está obra inspirou muitos filmes e romances. Até mesmo a Literatura de Cordel, acredito que teve influência Homérica... falo isso, porque lembro de ouvir na minha infância, leitura de muitos cordeis com guerreiros semelhante a Ulisses.

Recomendo

King Nikolai wife 03/02/2023

me recuso a fazer resenha de um livro que é quase histórico
Assim, se vc n tem saco pra ler poema então nem tente ler um livro épico, agora se vc tem te digo que vc paga a experiência com a alma pq o grego antigo quebra seus miolos mesmo traduzido.

akame7 02/02/2023

''Nada há pior para os homens mortais do que errar sem destino''
E finalmente cheguei ao fim kkkkkkk.

Enrolei muito para terminar esse livro porque creio que uma obra tão importante para a literatura ocidental não deve ser lida de qualquer jeito, para passar o tempo.

Odisseia me abriu para um universo que antes evitava, o fantástico. Nunca achei que iria mergulhar tão fundo num enredo de deuses. Um enredo que resgata fios do real. Estudar essa obra foi muito importante pessoalmente e profissionalmente. A quantidade de referências em outras produções artísticas que encontrei durante o desvendar desse mundo é absurda.

Ter estudado na faculdade o mundo grego, sua literatura, cultura, a figura de Homero e os outros diversos contextos que envolvem a Odisseia, sem dúvidas, me prepararam para uma compreensão mais completa.

Gostei muito da história e dos dramas que ela envolve. Tenho minhas críticas pessoais a Odisseu e sempre procuro buscar novas maneiras de enxergar todo o ocorrido, pois creio que isso enriquece a arte e a vida. Tomarei coragem para encarar a Ilíada (algum dia).

Luann 01/02/2023

"Não saber torna impossível evitar
que a mesma coisa aconteça novamente.
Por outro lado, é libertador.
O mundo pode ser perigoso e coisas ruins
acontecem às vezes, mas não há nada que você
possa fazer, exceto viver sua vida.
E seria uma tolice se, enquanto você a vivesse,
você não a aproveitasse."

Francisco240 28/01/2023

Por que demorei tanto para ler essa difícil monumento ?
Uma história bem difícil de se compreender em algumas passagens, mas no geral a epopeia é bem interessante e vem fazendo referências a todo momento a miologia grega.
Minha única ressalva dentro dessa leitura foi apenas a tradução que não foi feita do original e sim de uma tradução francesa junto com as notas de rodapé que ficam no fim do livro e eu odeio isso.
Mas foi sem dúvida uma das melhores leituras que eu já vi, apesar de ter sido um pouco corrida kkkkk

Daiane574 27/01/2023

Odisseia narra os anos em que Ulisses voltava para casa depois da guerra de Tróia, e as dificuldades que ele precisou enfrentar.

Sr.Wedd 24/01/2023

Foi o segundo livro que li quando tinha 12 anos, foi a melhor escolha na biblioteca da escola, tem um lugar especial no meu coração
??

Thais Gonçalves 24/01/2023

Odisseia é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental. Historicamente, é a segunda ? a primeira sendo a própria Ilíada ? obra da literatura ocidental.