Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

holyyap 22/11/2022

Vc não vai conseguir parar de ler!
Maravilhoso! Envolvente, empolgante e, pelo menos para mim, inesperadamente emocionante! Ao ler vc entende a razão de essa história sobreviver ao tempo e continuar tão presente como referência para outros autores. Não é apenas as andanças de Ulisses e a interação com os deuses, mas as suas características como personagens e suas relações com amigos e familiares que tornam em uma história maravilhosa! Vc não vai conseguir largar de jeito nenhum!

Nayara 20/11/2022

Bem singelo
Histórias bem resumidas, dão uma boa introdução ao que seriam, mas sem aprofundar nos contos.
Legal

JAlia.Reginato 14/11/2022

Muito bom!
Sempre gostei muito de mitologia grega, então quando a escola passou esse livro pra ler, já sabia que iria gostar.
Também sempre gostei de ler sobre as aventuras de Odisseu!

Thalia 12/11/2022

Clássico dos clássicos
A narrativa homerica invoca diversas vozes em sua narrativa, dívida em três partes (Telemaquia, o regresso e Ítaca) e narra as aventuras do herói Ulisses que vê seu regresso da guerra de Tróia amaldiçoado. Ulisses passa por diversas provações e realiza muitos feitos em sua ansia do retorno à pátria e a sua família.

Iass 31/10/2022

O homem multiversátil
"Não há um só herói que não se encontre agora em seu solar, a salvo do mar cinza e guerra, tirando o nosso, que arde pela esposa e volta"

Peter.Molina 29/10/2022

Viagem e vingança
Para ler este livro recomendo a leitura antes da Ilíada, para que não fiquem perdidos a respeito das histórias narradas. Aqui temos o retorno de Ulisses para sua casa depois da guerra de Troia, passando por mil e um sofrimentos e encontrando a mulher sendo cortejada por vários pretendentes e com os bens devastados. O livro possui uma introdução bem grande que conta muito da história do livro, mas que achei necessária para uma melhor compreensão. As aventuras de Ulisses são empolgantes e a cena da vingança vai sendo construída com cuidado. A edição da Penguim é muito boa e a linguagem acessível. Clássico da literatura essencia.l

Yatofabi 27/10/2022

Meio complicado de ler no começo mas quando você se acostumar,ficar tudo muito divertido do começo ao fim.

Mateus 26/10/2022

Ulisses
Essa edição ajudou 100%. Se não fossem as anotações, muitas coisas passariam despercebidas por mim, assim como Ilíada, vou ter que re-ler, a impressão que fica é que não entendi o teor total da obra, me obrigando a revisitar a mesma.

Gabriel 25/10/2022

Odisseia - Homero
"Odisseia" é um poema épico cuja a autoria é atribuída ao sedo grego Homero e que se utiliza do hexâmero datílico e de recursos da oralidade para narrar o retorno de Odisseu (Ulisses) à Ítaca após o término da guerra de Troia.
Ulisses havia deixado sua esposa Penélope e o filho Pelêmaco para lutar na guerra de Troia, cuja duração fora de dez anos. No entanto, após o fim do conflito, tem de lidar com uma série de desafios e obstáculos para retornar, o que demora mais dez anos, sendo que, ao chegar, ainda tem de lidar com um grupo de pretendentes que queriam se casar com Penélope e tomar o poder de Ulisses em Ítaca.
A obra é dividida em três partes: telemaquia, apólogos e mnesteroforia. A primeira trata de Telêmaco; a segunda trata das aventuras de Ulisses e a terceira, por fim, trata da vingança de Ulisses contra os pretendentes de Penélope.
Uma obra essencial para aqueles que desejam te contato com grandes clássicos da literatura.

ceci :)) 16/10/2022

eu li esse livro no início do ano então não lembro direitinho KKKKK mesmo já sabendo a história eu amei ler e não esperava gostar tanto quanto eu gostei, eu achava que eu não ia entender nada dia tava rolando é surpreendentemente eu entendi KKKKKKKK amo

milliaways 14/10/2022

Quando leio uma obra dessas eu ouço a voz daqueles que dizem no meu Instagram e adjacências: "Por que você lê só clássicos?" Bem, além da óbvia resposta sobre necessitar conhecer o legado da humanidade, é para conhecer as histórias que outras pessoas acharam incríveis antes de mim. E assim essa o é.

O único problema da Odisseia é o próprio Ulisses. Cheio de erros, quer sempre planejar a frente, mas só o faz por ter os deuses do seu lado, se não já teria morrido há muito. Algumas mensagens são claras: 1) Nada acontece senão na vontade dos deuses; 2) Até o mais imbecil e fraco dos homens é um semideus se os deuses estão do seu lado.

Igor Rocha 13/10/2022

Tão bom quanto Ilíada
Odisseia, depois da Bíblia, é o livro que mais influenciou o imaginário ocidental. Esta narrativa épica conta as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca, em seu retorno para casa após a guerra de Troia. Ao voltar, ele ainda terá de derrotar os que o creem morto e cobiçam sua mulher, Penélope, e seus bens.

Pedro 10/10/2022

O clássico dos clássicos!
Acho um pouco complicado fazer a resenha desta grande história, que é uma das mais antigas que possuímos e que foi uma das grandes bases de nossa cultura ocidental. Porém, darei meu melhor.

A Odisseia narra os acontecimentos posteriores aos narrados na Ilíada, obra posterior de Homero. Aqui somos apresentados aos numerosos trabalhos sofridos por Odisseu (também conhecido como Ulisses) ao voltar para sua terra natal, Itaca.

Não pretendo das spoiler (se é que é possível, se tratando dessa obra), já fiz isso o suficiente em minhas análises individuais dos cantos. Portanto, vou me ater mais ao subtexto da obra. Até porque, tratando-se de mitos, não devemos nos esforçar para analisar esses personagens, mas utilizar esses personagens para analisarmos a nós mesmos, uma vez que são arquétipos puros.
A Odisseia nada mais é do que a história de homem aceitando sua condição de homem. Isso seria aquele que sofre trabalhos e aceita-os de bom grado. O que vem para os homens não é nada além de desgraças e infortúnios. Porém, por Odisseu saber seu lugar ele vive uma vida rica e nobre, buscando sempre a circunstância que o faz virtuoso. Creio que seja isso, resumindo.

Não dei 5 estrelas porque muitos capítulos são beeeem atestados, principalmente depois que Odisseu chega a Ítaca. Entretanto, reconheço que isso se dê por conta da natureza do estilo poético, e seria um anacronismo de minha parte tirar mais do que já tirei por isso.

Por fim, não é uma leitura fácil. Eu já havia lido a Ilíada do mesmo tradutor e foi o maior desafio literário que já passei. Porém, depois que se entende como ler na forma de poema conseguimos entender melhor e apreciar a beleza desse texto milenar.
Pedro 10/10/2022minha estante
Pooo, foi errado. Era pra ser 4,5 a resenha. Como muda isso?

Jessica Moraes 10/10/2022minha estante
acho que só da meia estrela no app do celular.

Natanael Nonato 09/10/2022

Sensacional!
Todos que desejam se aprofundar nos clássicos gregos devem entender que a tradução importa muito. Eu tentei ler pelas traduções que tentavam preservar a estrutura métrica dos versos, mas elas tentavam recriar também a linguagem elevadíssima do original e acabava me perdendo pela complexidade do texto. Resolvi então tentar com a edição da Penguin e voila. Foi incrível a experiência com a Odisseia! Que livro maravilhoso, cheio de aventuras, cheio de verdades universais que sobrepõem todas as gerações. É verdade que existe muitos mitos, nomes e acontecimentos no livro, mas a Grécia Antiga é um pote riquíssimo que demanda um tempo maior e uma busca mais ampla que vai além dos textos por si só lidos.

Aqui na Odisseia temos como ponto central o valor da fidelidade. Depois da Guerra de Troia, Odisseu se vê aprisionado numa ilha com uma ninfa que não o deixa partir por amar ele. Todos os dias ele sente saudade de sua esposa e de sua casa. Penélope, a esposa de Odisseu, está ansiosamente esperando seu amado retornar para casa há 20 anos. Telêmaco, o filho de Odisseu, sente falta da figura paterna e sem saber quem foi seu pai, inevitavelmente sabe quem ele próprio é. As aventuras de Odisseu tentando retornar para casa é incrível e a cultura ocidental usufruiu bastante dessas referências. A história do ciclope, das sereias, da flor de lotus, etc... Vários arquétipos também podem ser tirados dessa obra e por esse motivo se passaram quase 3 mil anos e a Odisseia, juntamente com a Ilíada, continuam como a base de toda a nossa literatura.

É interessante observar que as coisas geralmente começam do mais simples e rudimentar e com o tempo se desenvolvem, mas na literatura temos como ponto de partida o que há de mais belo e elevado desde o início. Incrível.