Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Larissa 19/06/2022

Onde começou
Lendo odisseia pude perceber o quanto do nosso imaginário, filmes, livros, novelas, enfim, tem características presentes na escrita de Homero, ou seja, a origem de várias histórias, ditados populares, vem tudo do Homero.

Alguns cantos eu lembrei de Percy Jackson, na parte do ciclope e do lotus que tem função alucinógena.

A noção do belo tratada como sendo algo dado pelos deuses, ou seja, a beleza é sinal de que a pessoa é bem cuidada pelos deuses e assim, importante aos olhos deles.

A história pode ser resumida basicamente assim: Odisseu foi para a guerra e quando estava voltando para casa, vários acontecimentos o fizeram ficar por 20 anos longe de casa, como o próprio nome diz, odisseia em várias línguas significa uma viagem cheia de aventuras e dificuldades, e é exatamente isso que o Odisseu, ou Ulisses, encontra. Ele é preso por uma deusa, quer dizer, alguns debatem sobre isso, será se ele ficou preso mesmo? Ou ele que mentiu dizendo isso para se passar como o bonzinho? Ele mente com muita facilidade, isso vocês vão vendo ao decorrer da narrativa, então não é uma teoria tão fora da realidade assim. Eu particularmente, prefiro acreditar que ele queria muito voltar para a família dele, sua esposa Penélope e seu filho Telemaco.

Enfim, como eu dizia, ele foi preso pela deusa, capturado por um ciclope, suportou o mar revolto causado pela ira de Poseidon, e por aí vai, ele passa por muitos perrengues, e tudo vale a pena no final, não preciso dizer que tem um final feliz né? Kkkkkk

Amei de coração essa leitura, estava com certo receio quando comecei, pois li ela na versão da Martin claret e minha nossa, que troço difícil de ler viu, não recomendo pra quem está fazendo a primeira leitura, depois eu fui para a edição da cosac e melhorou bastante, mas ainda senti que estava meio difícil, quando eu fui para a penguin foi só o mar de rosas, a leitura fluiu maravilhosamente bem.

Madu 13/06/2022

Odisseia
Caramba, que obra maravilhosa!!!!
Toda a humanidade deveria ter conhecimento sobre tal obra.
Bem reflexiva, a história é perfeita, o aprendizado também e a questão da inspiração da mesma, muito bom!!

Camila | @abismos.literarios 05/06/2022

Para além de grandioso.
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Após 10 anos do fim da Guerra de Tróia, Odisseu (ou Ulisses) ainda não conseguiu regressar para sua terra, e aqui vamos conseguir acompanhar todas as aventuras e dificuldades que este encontrou no caminho até conseguir de fato retornar, após 20 anos longe de casa, nem os deuses facilitaram sua volta.

Aqui teremos dois momentos se entrelaçando na história, enquanto Odisseu tenta trilhar seu caminho de retorno, repleto de provações e dificuldades, após ter enfurecido Poseidon, Telêmaco, seu filho, precisa lidar com os pretendentes que disputam a mão de sua mãe, Penélope, já que todos acham que Ulisses jamais irá chegar novamente a Ítaca. Penélope tenta enrolar quanto pode, mas quando chega o décimo ano após o fim da guerra, fica difícil adiar ainda mais essa situação. Durante todo esse tempo, os pretendentes vivem às suas custas, consumindo tudo aquilo que a terra e os animais lhes oferecem. Assim, numa última tentativa de conseguir notícias de seu pai, Telêmaco decide navegar até onde houve regresso da Guerra de Tróia para buscar informações, contando com a ajuda da deusa Atena.

Enquanto Telêmaco está em sua viagem, Ulisses está na ilha de Calypso há 7 anos, onde chora todos os dias por não conseguir sair de lá. Somente quando Zeus interfere, é que se torna possível sua partida. Mas Poseidon ainda está ao seu enlaço e não vai tornar essa jornada fácil em nenhum momento. Ulisses já perdeu todos os seus companheiros nessa jornada, já enfrentou ciclopes, a deusa Circe, sereias, a horripilante Cila, as vacas sagradas do deus do sol; já passou por terras, mares e até foi ao submundo falar com os mortos.

Quando finalmente Ulisses chega em terras hospitaleiras, este consegue carona para finalmente chegar em sua casa. Chegando lá, ainda não pode correr para os braços da esposa e do filho, pois precisa compreender como a situação está; assim, ela vai aparentar ser um mendigo antes de poder agir de fato. E, então, teremos a vingança de Ulisses, o “filho de Laertes, criado por Zeus, Ulisses de mil ardis”, com a ajuda da deusa Atena.

Assim como disse na resenha de Ilíada, é impossível escrever algo que faça jus a grandeza dessas obras. É uma jornada incrível e uma experiência maravilhosa. Odisseia é uma leitura mais fluída, talvez por não ter relatos imensos das batalhas e mortes, páginas e páginas com nomes e detalhes minuciosos de lutas travadas, como em Ilíada. Você devora cada página com anseio imenso para saber o que Ulisses vai enfrentar e como será quando finalmente regressar. Ambas as obras são incríveis, mas com pontos e movimentos diferentes.

Mais uma vez, aqui teremos uma introdução e prefácio grandiosos e esclarecedores, além de uma tradução impecável e acessível; os pontos que tornam a @penguincompanhia – me atrevo a dizer – a melhor.

Penso que essa é uma experiência válida para todo leitor; de fato, uma experiência transformadora. Sempre imaginei ser uma missão impossível, que jamais iria compreender e apreciar tais obras, tanto por seu período histórico, tanto por ser escrita em cantos e principalmente por medo da linguagem. Eu não poderia estar mais enganada. Após um ou dois cantos, você se acostuma totalmente com o formato em cantos e com a linguagem, e então a leitura flui facilmente e te instiga a avançar folha após folha para saber como tudo irá terminar.

Mesmo tendo muitas obras que nos trazem informações sobre Ilíada e Odisseia nas entrelinhas, ler diretamente as obras é totalmente diferente e inexplicável. Como amante da mitologia grega, já havia lido muitas obras que traziam detalhes dos deuses, mitos e batalhas aqui apresentados; mas nada consegue transpor a grandeza real desses dois livros. Por fim, só posso recomendar que vocês leiam e tirem as conclusões por si só.

site: https://www.instagram.com/p/CebXoCsL8AY/

Tarciso.Rodrigues 04/06/2022

Não a toa Homero foi derivado a um sinônimo de grandeza
Homérico. Um grandioso épico, fantástico. O posfácio da edição da Editora 34, na tradução de Trajano Vieira, que trouxe nele, uma análise geral da obra, fez-me querer aprender grego para esmiuçar esse texto, e relê-lo com mais atenção a pequenos detalhes da linguagem. Uma leitura difícil, sim, mas impressionante, grandiosa.

Trevosinha 28/05/2022

Muito bom adorei. Li ele no trabalho. Pretendo ler o de 9000000000000000000 páginas com certeza kkkk

Marcelo Duarte 26/05/2022

Arrepiantemente eletrizante, do início ao fim!
Me pergunto como puder não ter lido esta obra antes. Quase um crime! História fantástica com uma narrativa incrível, eu imaginava cada cena, foi uma obra imersiva lara mim. Torcia a cada momento para o protagonista voltar a sua casa e colocar ordem no caos que havia se estabelecido em sua casa! Simplesmente fantástico! Está valendo muito a pena investir nos clássicos, esse foi o quarto clássico e estou muito feliz pelas escolhas de leitura que fiz!

cibelefrahm 21/05/2022

Um resumo da Odisseia com linguagem simples e acessível. Ajuda a conhecer os principais acontecimentos da história de Odisseu.

gabilecey 16/05/2022

Inapropriado para crianças
Ilustrações apelativas e desnecessárias para uma criança, manteve a história fiel excluindo este pequeno detalhe.

Manu 14/05/2022

Depois de quase 5 anos de formada no ensino médio, reler livros como esse me faz sentir um pouco de saudade das aulas de literatura e história da escola.

Marcelo Purificação 10/05/2022

Um herói esquecido
É muito interessante a história de um herói de Guerra, a Guerra de Tróia... E quando retorna a sua terra ele não é reconhecido nem pelo mais próximos, até a sua revelação.

Filipe 07/05/2022

Embora seja um clássico de inegável qualidade e grandiosidade, para mim, o destaque da edição se dá à incrível introdução de Bernard Knox, que cumpre bem o papel de tornar o livro mais acessível.

Homero é gigante, e a Odisseia também. Não é uma leitura na qual se possa dar ao luxo de perder a atenção, pois muita coisa acontece em cada página e verso narrado.

No mais, mitologia grega é sempre fascinante, e ler algo que foi escrito há quase 3 mil anos, é uma sensação maravilhosa.

Leandro257 06/05/2022

Indispensável
[Concluído em 29 de abril de 2022]
Quem nunca ouviu falar da famosa viagem de Odisseu (ou Ulisses, dependendo da tradução) para sua terra, Ítaca, que perdurou por 10 anos?
Como na Ilíada, também não irei me demorar aqui, mas fica reforçada aqui minha recomendação de leitura. Um baita clássico, divertidíssimo, instigante e que, sem dúvidas, ajudou a fundar a literatura do ocidente, juntamente com a Ilíada. Ave, Homero.

Vee 06/05/2022

Um clássico muito bom, apesar da dificuldade inicial da linguagem do livro, após superar essa barreira o resto flui, e as aventuras de Ulisses vale a pena conferir, o jeito que ele escapa do Polifemo é genial, adorei demais

clara 06/05/2022

uma odisseia
de fato foi uma odisseia ler esse livro, e não consigo pensar no que dizer que já não tenha sido descrito por diversas pessoas, somente que fiquei totalmente apaixonada por essa narrativa! ter em mãos esse poema que foi um dos responsáveis por moldar a literatura ocidental é especial demais; poder enxergar nele o que temos em tantas histórias hoje e entender que aquilo ali serviu de base é lindo.
tantos séculos separando a Odisseia dos tempos atuais não impediram de nos enxergarmos em tantas cenas, ainda mais naquelas de grande emoção, e de torcermos pra que Odisseu chegasse em casa. fantástico acompanhar essa aventura tanto pelo enredo quanto pelos processos narrativos.
destaque especial pra tradução incrível dessa edição, que parece ter trazido uma grande fluidez ao texto, tornando mais tranquilo o processo de ler um clássico tão extenso e cheio de especificidades devido a forma com que era narrado na época. uma leitura essencial, única e marcante.

Kelvin.Araujo 03/05/2022

Leitura que vale muito a pena
Não sou entendedor do assunto, mas a história e muito bacana sim, de fato tende a ser mais romântica que a Ilíada. Recomendo fortemente a leitura, pois é de fácil assimilação, levando em conta que gravar todos os nomes ou boa parte é mais difícil, então sugiro tentar lembrar pelo contexto, ia que vários personagens possuem muitos nomes.